Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CANDIDATOS A GOVERNADOR DA BAHIA ainda não empolgam o eleitorado

Povo está decepcionado com políticos de uma forma geral e desconfiam de suas promessas
19/08/2018 às 19:01
   MIUDINHAS GLOBNAIS:

   1. Por enquanto, os candidatos a governador da Bahia em suas andanças pelo estado ainda não empolgam o eleitorado. Nem mesmo o governador Rui Costa (PT), candidato a reeleição e com a maior estrutura entre todos consegue fazer grandes concentrações. 

   2. Optou na visita às 16 cidades de três regiões do Estado, no final de semana, por fazer carreatas e pequenos encontros. Esteve razoável e abaixo do que se esperava. Em Serrinha, ex-reduto petista, sua passagem não conseguiu reunir 300 a 500 pessoas, sem emplogação. Um fiasco.

   3. Os outros candidatos sofrem mais ainda. José Ronaldo (DEM), salvo o encontro que fez em Feira de Santana onde era prefeito, nos demais locais que passa faz reuniões em salas, salões, casas de eventos e caminhadas como aconteceu em Salvador, no bairro do Uruguai, com ACM neto ao lado. Marcos Mendes foi a Itapetinga para um encontro com professores. João Santana (MDB), João Henrique (PRTB) e Célia Sacramento não tiveram agenda neste final de semana ou se tiveram não divulgaram.

   4. Até agora, os candidatos a presidente não vieram a Bahia. Diz-se que Fernando Haddad (PT) vem na terça. Geraldo Alckmin (PSDB) apoiado por Zé Ronaldo ainda não marcou nada. Bolsonaro, nome defendido por João Henrique, pior ainda. Boulos está sem agenda na Bahia, do PSOL; e Henrique Meireles, do MDB, idem. Mariana Silva candidata de Célia Sacramento também não tem agenda no estado.
                                                              ******
   5.  Em votação realizada na sede da entidade, o especialista em gestão organizacional e desenvolvimento humano Wladimir Martins foi escolhido o novo presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, regional Bahia (ABRH-BA). Martins toma posse em janeiro do próximo ano para o triênio 2019/2021.

   6. Sobre os planos para a gestão à frente da Associação, Martins destaca: “Pretendemos ampliar o quadro de associados e o engajamento de voluntários, buscando a continuidade do caminho sólido que vem sendo construído e a manutenção dos propósitos da ABRH de difundir as melhores práticas em gestão de pessoas, além de garantir o reconhecimento do público, em geral”.

   7. Martins atua a mais de 20 anos na área de Gestão de Pessoas, ocupando cargo de diretor de desenvolvimento humano e organizacional, hoje é sócio diretor da Opus Human, pós graduado em gestão de pessoas e em Dinâmica de Grupos, com expertise em coaching de carreira, vocacional e executivo, tendo participado da Estratégia da Magia no Backstage da Disney pelo Disney Institute, em Orlando, nos Estados Unidos para estudar a excelência Disney e do leadership coaching certification da Ohio University.

   8. Com uma mobilização envolvendo 124 pontos de vacina, 1.700 profissionais e 126 veículos, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador conseguiu garantir apenas neste sábado (18) um incremento de 13% na cobertura vacinal da campanha contra pólio e sarampo. 

   9. Neste Dia D, foram aplicadas cerca de 25 mil doses dos imunobiológicos, ampliando de 7% para 20% o índice de imunizados na capital baiana. Além da proteção contra as duas doenças, a estratégia teve como objetivo atualizar a caderneta de vacinação das crianças, como a aplicação da segunda dose contra a influenza, por exemplo.

   10. A meta é imunizar 95% do grupo prioritário formado por 134 mil crianças em Salvador, com idade entre 1 e menores de 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias), seguindo determinação do Ministério da Saúde. A mobilização começou no último dia 06 segue até 31 de agosto.

   11. “Iniciamos a campanha de vacinação coincidindo com a deflagração da greve dos servidores municipais, o que impactou nos nossos números nas duas primeiras semanas. Agora estamos com os profissionais de volta aos seus postos de trabalhos e todos empenhados para garantir o acesso do público alvo à vacina e assim mantermos nossas crianças protegidas. Hoje colocamos um ‘grande exército’ da saúde nas ruas para garantir essa proteção”, afirmou Luiz Galvao, secretário municipal de Saúde.

  12. Os deputados Waldenor (federal) e Zé Raimundo (estadual) deram uma ligeira trégua nas atividades políticas para acompanhar Feira Literária de Mucugê – Fligê, que acontece desde a quinta-feira (16) e termina neste domingo (19).  

   13. O evento que já se consolida na programação cultural do estado, reúne escritores renomados da literatura brasileira, novos autores, editoras e um público variado com jovens e adultos da região da Chapada Diamantina e de outros lugares do estado e do país. Nesta terceira edição homenageia a escritora negra Conceição Evaristo, candidata a ocupar cadeira na Academia Brasileira Letras.

   14. “É hora de beber um pouco da fonte literária que jorra nesta feira, que nos apresenta tão variada programação, hora de ouvir a sabedoria e a reflexão de Conceição Evaristo e de outros importantes autores e autoras”, disse Zé Raimundo.  Como professores universitários, ele e Waldenor também aproveitam o evento para rever e conversar com colegas e amigos, alunos e intelectuais que lotam os espaços onde estão sendo realizadas as conferências, mesas de conversa, debates e outras manifestações literárias e artísticas da ampla programação da Feira.

   15. Secretários de Segurança Pública de vários estados do Brasil conheceram os benefícios do SAC Digital. A apresentação do aplicativo único de prestação de serviços públicos na Bahia durante mais uma reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública. O evento aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

   16. A ferramenta foi apresentado pela assessora de Governança de Soluções da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), Katia Argolo. Ela apresentou a importância do SAC Digital para a SSP, que é responsável por alguns serviços públicos, como a emissão de carteira de identidade, o certificado de antecedentes criminais, e o Disque Denúncia, dentre outros.

  17. O objetivo principal do SAC Digital é construir um modelo de prestação de serviços e gestão pública, baseado na disponibilização de serviços eletrônicos personalizados para o cidadão. Inicialmente, os cidadãos têm 19 serviços digitais disponíveis através do endereço www.sacdigital.ba.gov.br ou baixando o aplicativo SAC Digital. Periodicamente, haverá novos incrementos de pacotes de serviços.

   18. O Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar realiza, às 10h30 desta segunda-feira (20), uma solenidade para a elevação de piloto a comandante de aeronave, conclusão do curso de tripulantes operacionais e entrega de três novas viaturas, dois caminhões tanque abastecedor e uma Ranger.

  19. Após passar por diversos treinamentos internos e avaliações profissionais, o capitão Silva agora está apto a exercer a função de comandante de aeronave na plenitude que a legislação aeronáutica exige. 

  20. Já os sargentos Sabino e Isaque, concluintes do curso de tripulante operacional no Graer, sob a coordenação do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), irão exercer ações de auxílio aos pilotos e executar atividades de socorro, salvamento e proteção como o atendimento pré-hospitalar, defesa da tripulação, salvamento em altura, entre outros.

  21. Estudantes e professores da rede estadual de ensino estão participando de uma capacitação em Práticas Educativas Inovadoras de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM). A atividade, que começou nesta segunda-feira no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, visa implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas escolas estaduais e esta formação tem como foco a organização e a realização de feiras regionais nos Núcleos Territórios de Educação (NTE), buscando inovar os ambientes de aprendizagem.

   22. A iniciativa é um desdobramento do edital submetido e selecionado pela TechCamp 2018, pela coordenadora do Programa Ciência na Escola (PCE), da Secretaria da Educação do Estado, Shirley Costa, e o professor de História, Delmaci Ribeiro de Jesus, que leciona no Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, localizado em Catu (91 km de Salvador). 

   23. O  STEM TechCamp Brasil é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, com o objetivo de estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em STEM, com potencial para implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de Educação Básica de todo o Brasil.
20.  

   24. A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara realizou audiência pública para discutir a securitização de créditos e seus impactos na geração de dívida pública e na destinação de arrecadação tributária.

   25. A audiência atende a um requerimento do deputado federal Félix Mendonça Jr (PDT-BA) e contou com a participação de representantes de várias entidades ligadas a tributos e finanças.

   26. De acordo com Félix, o modelo de securitização de créditos tem como base o Projeto de Lei Complementar 459/17 (que permite a cessão de créditos tributários pela União, estados e municípios de sua dívida ativa aos bancos).

   27. “Ele já foi implantado em alguns estados e municípios, mas tem sido objeto de questionamento por diversos órgãos e entidades de controle regionais e nacional. Da forma que está, o projeto cria a figura do “agiota estatal”, por querer tomar empréstimo e não incluir o registro no endividamento público”, afirmou.