Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SOCIEDADE BAIANA espera decisão TRE sobre os candidatos fichas limpas

Gestores que tiveram contas rejeitadas são candidatos e isso desmoraliza o TCE e o TCM
18/08/2018 às 12:47
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) definirá, nesta terça-feira (21/8), o plano de mídia do estado para a propaganda eleitoral em rádio e TV nas Eleições Gerais de 2018. A cerimônia ocorrerá na Sala de Sessões do Eleitoral, com sede na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), Nº 150. Conforme o Calendário Eleitoral, apesar da campanha nas ruas ter iniciado na quinta-feira (16/8), a propaganda em rádio e televisão passará a ser permitida apenas a partir do próximo dia 31 de agosto.   

2. A definição do plano de mídia ocorre por meio de sorteio, em audiência pública com a participação de representantes de partidos políticos e coligações concorrentes ao pleito do próximo dia 7 de outubro, além de profissionais das empresas de comunicação da capital baiana. Na ocasião, será sorteada a ordem de veiculação da publicidade em rádio e TV para todos os dias em que durar a campanha por esses meios (até 4 de outubro, três dias antes da eleição), bem como as emissoras geradoras do horário eleitoral gratuito.

3. Antes disso o TRE deveria se reunir e decidir se os candidatos que tiveram contas rejeitadas pelo TCE e TCm podem ser candidatos. Uma lista foi entregue ao presidente do TRE desde a semana passada e a população clama por moralidade para que não haja dúvidas quanto ao voto. Ora, votar numa pessoa subjudice ou amparado em liminar não é interessante e o eleito não sabe disso. Daí que o TRE poderia dizer logo quem pode e quem não pode e publicar sua decisão na imprensa e no Diário do Judiciário.
                                                             ******
4. Agenda do candidato Marcos Mendes (PSOL) ao governo da Bahia:  Domingo (19)
8h30 – Visita à Feira de São Caetano e Panfletagem- Ilhéus - Segunda (20)
9h – Reunião com o Diretório da Executiva Estadual do PSOL/BA – em Salvador.
14h – Estará na cidade de Cachoeira, acompanhando a candidata a vice-governadora, Dona Mira, que participará do Debate “Mulheres Negras na Política, que acontecerá na Universidade Federal do Recôncavo na Bahia (UFRB).

5. A partida entre Biritinga e Ichu pelo Campeonato Intermunicipal de Futebol acontece no próximo domingo (19), com transmissão ao vivo pela TVE. A segunda rodada da competição acontece no Estádio Municipal Manoelito de Carvalho (Moreirão), a partir das 15h.

6. Além da TV, os torcedores poderão acompanhar os jogos pela página oficial da emissora no Facebook (/tvebahia), pelo canal do Youtube (/intermunicipalnatve) ou pelo Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline. A partida será apresentada por Valter Lima, com comentários de Elton Serra. Para interagir por meio das redes sociais basta utilizar a hashtag #IntermunicipalNaTVE ou enviar suas fotos e vídeos acompanhando o torneio para o número de Whatsapp (071) 9 9626 0307. Os vídeos serão exibidos ao longo da programação.

7. Sessenta projetos voltados para a área de sustentabilidade foram inscritos na chamada temática Cidade Sustentável, a terceira dos editais de inovação da Prefeitura, promovidos por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com o Senai Cimatec. O resultado da chamada, que também tem o apoio da Construtora Civil, será divulgado no dia 31 de agosto. Podem ser escolhidas dez equipes, que receberão aporte de até R$ 150 mil, que serão divididos entre a capacitação dos profissionais e a execução dos projetos.

8. Micro e pequenas empresas, startups e microempreendedores individuais (MEIs) tiveram até o último domingo (12) para apresentação das propostas. As soluções inscritas têm como foco os desafios urbanos de Salvador na área da sustentabilidade em seis eixos: construções sustentáveis, urbanismo integrado, saneamento ambiental, monitoramento e licenciamento ambiental, energias renováveis e mobilidade urbana. O objetivo do edital é tornar a cidade uma referência em ações sustentáveis.

9. O vereador Hilton Coelho (PSOL) apresentou projeto de lei na Câmara de Salvador que torna obrigatória a inclusão da Lei Federal n° 8.069, de 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei Federal n° 11.340, de 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha, na lista de conteúdos exigidos nas provas objetivas de conhecimentos específicos, nos editais dos concursos públicos para as áreas jurídica, de assistência social, educação, saúde e segurança pública, em Salvador.

 10. Segundo o legislador, o projeto de lei tem como intuito ajudar na divulgação e no aprendizado das duas leis citadas, manifestando uma posição afirmativa de defesa dos direitos humanos, fazendo com que, obrigatoriamente, um maior número de pessoas tenha contato com os textos. Desta forma, o servidor público municipal deve conhecer os direitos dos cidadãos, para que melhor exerça suas atividades.

 11. “É notável a luta crescente pela valorização dos Direitos Humanos. Contudo, apesar da crescente discussão e importância dada à pauta, direitos fundamentais são continuamente negligenciados, a exemplo dos altos índices de violência contra mulheres, crianças e adolescentes que é uma realidade no Brasil. 

   12. Nosso país está entre os cinco países sem conflito armado declarado, com maiores taxas de homicídio de adolescentes e crianças entre 12 e 19 anos. A questão racial fica evidente, sendo que 75% dos mortos eram negros”, destaca Hilton Coelho.

 13. O campeonato Novo Basquete Nordeste (NBN) Sub-17 chega à etapa final entre os dias 16 e 19 de agosto, reunindo, em Salvador, 14 equipes masculinas e femininas dos estados de Pernambuco, Sergipe, Bahia e Alagoas.  Nessa fase da competição, 280 atletas vão disputar 30 partidas. A tabela de jogos foi apresentada em um café da manhã que reuniu imprensa, atletas e técnicos, nesta terça-feira (14), no Hotel Golden Tulip, na capital baiana. 

14. Promovida pela Liga Nordeste de Basquete, com o apoio da Federação Baiana de Basketball e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a competição tem como objetivo estimular e difundir a prática do basquetebol no nordeste brasileiro, contribuindo para a elevação do nível técnico das equipes e esportistas da região.

15. Morreu neste sábado (18), aos 80 anos, Kofi Annan, ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e Prêmio Nobel da Paz.

16. Annan, de nacionalidade ganense, morreu durante esta madrugada em um hospital em Berna, na Suíça, informou a fundação Kofi Annan nas redes sociais. A causa da morte ainda não foi divulgada.

17. Nem uma palavrinha da comunidade negra da Bahia.

18. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) irá ampliar o atendimento de mais 7 linhas para o Terminal Aeroporto, a partir deste sábado (18). Desde a inauguração do terminal, apenas uma linha, a 1024 (Jardim das Margaridas) estava operando no local devido à falta de espaço disponibilizado pelo governo do Estado à Prefeitura.  

19. A partir deste sábado (18), essas linhas deixam de passar pela Rua Gerino para atender à população com mais conforto e segurança na Plataforma A do Terminal. Abaixo a relação das linhas:

- 1003: Aeroporto-Lapa
- 1001: Aeroporto-Praça da Sé 
- 0410: Sieiro-Aeroporto 
- 1002: Aeroporto - Campo Grande
- 1625: Paripe – Aeroporto (Via Cajazeiras) 
- 1632: Fazenda Coutos - Aeroporto
- 1653: Paripe- Aeroporto (Via São Rafael)