Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PT registra candidatura Lula a presidente e já tem pedido impugnação

Nesta sexta-feira (17), Rui Costa sai em caravana pela Bahia, iniciando o percurso pelas cidades dos territórios Piemonte da Diamantina e Piemonte do Itapicuru.
15/08/2018 às 12:41
 MIUDINHAS GLOBAIS:

 1. O PT protocolou na tarde desta quarta-feira (15) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido de registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a disputa pela Presidência da República.

  2. Entre os políticos que participaram do ato de registro estão o candidato a vice na chapa, Fernando Haddad, a ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e a deputada estadual gaúcha Manuela D'Ávila (PCdoB), que assumirá a vaga de candidata a vice assim que a situação jurídica de Lula se resolver.
                                                                             *****
  3. Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu no início da noite desta quarta-feira (15) o primeiro questionamento à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República. Caberá ao ministro Admar Gonzaga analisar o caso.

   4. O questionamento foi apresentado por Kim Kataguiri, um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL), poucos minutos depois de o PT entregar o registro da candidatura de Lula ao TSE.

   5. No pedido, Kataguiri argumenta que Lula foi condenado em segunda instância e, por isso, não pode ser candidato por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa.

   6. Kim Kataguiri já havia impugnado (contestado) anteriormente a candidatura de Lula, antes mesmo de o PT protocolar o registro.
                                                                         *****
   7. Com 34 votos favoráveis, a Câmara Municipal aprovou, na tarde desta quarta-feira (15), o parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios recomendando a aprovação, com ressalvas, das contas de 2015 do prefeito ACM Neto. Votaram contra a líder da bancada da oposição, vereadora Marta Rodrigues (PT), Aladilce Souza (PCdoB), Hilton Coelho (PSOL), Sílvio Humberto (PSB) e Igor Canário (PHS).

   8. Marta Rodrigues apresentou voto em separado na Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, recomendando a rejeição das contas por considerar graves as irregularidades apontadas nas seis ressalvas do TCM, que também sugeriu duas investigações sobre contratos do Executivo. “Por muito menos todas as contas do gestor anterior foram rejeitadas. Vamos ao Ministério Público para garantir que a Lei da Transparência seja respeitada”, declarou a líder da oposição.

   9. Policiais militares da Operação Gêmeos prenderam dois homens por tráfico de drogas durante incursões na localidade conhecida como Morro do Borel, no bairro da Boca do Rio, na segunda-feira (13).

   10. Quando os suspeitos visualizaram a guarnição em diligência, tentaram fugir adentrando em um barraco na região. Após o cerco, eles foram alcançados e presos. Na busca pessoal, a PM apreendeu com a dupla 490 pedras de crack, cinco pinos de cocaína, R$ 229,00 em espécie, uma agenda contendo a contabilidade da venda de drogas e uma balança.

   11. Os acusados e o material apreendido foram apresentados à 9ª delegacia.

   12. O estado de abandono em que se encontra o Espaço Cravo, instalado numa área do Parque Metropolitano de Pituaçu, em Salvador, foi criticado pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB). O espaço é uma espécie de museu a céu aberto com parte do acervo de esculturas do artista plástico Mário Cravo Júnior, que faleceu no último dia 1º, aos 95 anos.

   13. Geilson esteve no parque na manhã desta quarta-feira (15/08) e saiu preocupado com o que viu: dezenas de obras de arte que o artista espalhou na área do parque abandonadas, sendo destruídas pela ferrugem, muitas parcialmente cobertas pelo mato.

   14. Ele lembrou que Mário Cravo Júnior foi um dos mais importantes representantes do movimento modernista na Bahia. “Pintor, escultor, gravador, desenhista, foi um artista completo no campo das chamadas artes visuais e com sua obra, incluiu a Bahia no cenário das artes nacionais”.

   15. Em coletiva de imprensa durante o registro da candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República, confirmando Haddad como vice, hoje à tarde (15), em Brasília, o candidato à reeleição ao Governo da Bahia, Rui Costa (PT), fez um chamamento ao ex-prefeito de São Paulo para vir à Bahia. 

   16. “Haddad, eu quero que o mais rápido possível você vá lá para a Bahia, pois na Bahia nós vamos ganhar a eleição, pra presidente da República, pra governador e pra senador, para esse país voltar a crescer e gerar emprego. Chega de depressão, chega de conflito no país. O Brasil precisa voltar a crescer, ser respeitado lá fora. E só tem um jeito de fazer isso que é através da eleição”, garantiu.

   17. Nesta sexta-feira (17), Rui Costa sai em caravana pela Bahia, iniciando o percurso pelas cidades dos territórios Piemonte da Diamantina e Piemonte do Itapicuru. O candidato chega às 10 horas no aeroporto de Jacobina, passando a percorrer todos os trechos do trajeto de ônibus, conversando com moradores de cada município. 

   18. Na sequência, ainda na sexta, a caravana vai às cidades de Caém (13h), Saúde (15h), Pindobaçu (17h), Antônio Gonçalves (18h30) e Senhor do Bonfim (19h30), começando pelo bairro Bonfim III e encerrando na Praça Antônio Gonçalves, onde será realizado o comício da coligação. Todos os 27 territórios de identidade do estado serão visitados pela chapa majoritária, ao lado dos pré-candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD).

  19. O dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo em Lauro de Freitas será realizado neste sábado (18), das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde da Família e em outros 22 pontos.

   20. A meta é vacinar 25 mil crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias até o final da Campanha, que será encerrada no dia 31. Até essa data as crianças também podem ser levadas às Unidades Básicas de Saúde da Família de segunda a sexta-feira, sempre das 7h30 às 12h e de 13h as 15h30.

   21. O sarampo é uma doença que pode levar à morte. Os sintomas são tosse, febre, irritação ocular, corrimento no nariz e manchas vermelhas na pele. Pode causar também infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão é pelo ar, por meio de tosse, espirro, fala ou respiração e a única forma de prevenção é a vacina.

   22. Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Por isso, a orientação é que os pais não deixem de vacinar as crianças.