Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TRE pode melhorar a qualidade na vida política baiana afastando 1.734

A 2ª Turma do STF decidiu retirar da 13ª Vara Federal de Curitiba, comandada pelo juiz Sergio Moro, trechos das delações premiadas em que executivos da Odebrecht se referiram ao ex-presidente Lula da Silva.
14/08/2018 às 12:32
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os juizes do TRE da Bahia têm em mãos duas listas de gestores que foram gongados pelo TCE e TCM por uma série de atos indevidos - são 1.734 gestores - com rejeições de contas, improbidade administrativa, aplicações indevidas de recursos públicos etc - e há proposições dos dois tribunais para que sejam inelegíveis. Ou seja, não poderiam disputar o próximo pleito eleitoral como candidatos a governador, vice, senador e deputados - federal e estadual. O TRE dará uma grande contribuição à moralidade se assim agir.

   2. Imaginem vocês que há nomes de candidatos a deputados que tiveram contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores e pelo TCM e estão envolvidos em processos administrativos cabulosos. Como então, uma pessoa dessas pode ser candidato a deputado e exercer um mandado na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal? Não dá. A população confia no TRE.
 
   3. Os diretórios estaduais dos partidos políticos, bem como os representantes das coligações têm até 19h desta quarta-feira (15/8) para requerer junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) os registros de seus candidatos a governador, vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual. O prazo é válido também para que os diretórios nacionais façam o registro de candidatura para os cargos de presidente e vice-presidente da República junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

   4. De acordo com o artigo 8º, da Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, os partidos políticos tiveram até o último dia 5 de agosto para decidir sobre os candidatos a serem levados às urnas. As Eleições 2018 acontecerão no próximo dia 07 de outubro, das 8h às 17h. Caso haja segundo turno para presidente e/ou governador, o novo pleito acontecerá dia 28 de outubro, também das 8h às 17h.          
                                                                                 ******                             

   5. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira retirar da 13ª Vara Federal de Curitiba, comandada pelo juiz Sergio Moro, trechos das delações premiadas em que executivos da Odebrecht se referiram ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Parte dos depoimentos será transferida para a Justiça Federal em Brasília. A decisão foi tomada porque, para a maioria dos ministros, o caso tem correlação com a investigação já aberta na capital federal.

   6. Nos depoimentos retirados de Moro, o patriarca da família, Emílio Odebrecht, descreveu o relacionamento mantido com Lula desde sua campanha, os motivos pelos quais passou a contribuir para ela e seu objetivo de mudar o rumo do setor petroquímico nacional. Pedro Novis, ex-executivo da empresa, relata o relacionamento do grupo empresarial com os ex-presidentes Lula e Dilma.

   7. Na mesma decisão, também foram retirados de Moro e enviados para a Justiça Federal em Brasília os depoimentos que narram como os pagamentos teriam sido feitos ao governo Lula e o funcionamento das planilhas “Italiano” e “Pós-italiano”, em suposta referência aos períodos em que Antônio Palocci e Guido Mantega ocuparam cargos no governo. Na segunda-feira, o juiz aceitou uma denúncia contra Mantega e livrou
Palloci.
                                                                                   ******
   8. O Aberto de Futsal, nas categorias masculina e feminina, abriu os Jogos Abertos de Feira de Santana deste ano, evento realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. As partidas foram realizadas no Complexo Esportivo Oyama Pinto, no Campo Limpo. O Aberto acontece pela segunda vez.

   9. O destaque da rodada de sábado passado foram as goleadas pelo torneio feminino – em três partidas foram marcados 21 gols, média de sete por jogo. Nos cinco confrontos do masculino as redes foram balançadas em 17 oportunidades.

   10. Seis equipes se inscreveram para o torneio feminino – uma de Salvador. Outras 15 – um da capital, estão participando da competição masculina. Os jogos acontecerão aos sábados, sendo que as mulheres jogam entre as 14h e 17h e os homens, das 17h às 21h.

   11. A partir desta quarta, 15, a Estação da Lapa recebe a campanha de vacinação contra o sarampo e poliomelite. A ação será realizada até o sábado, 18, sempre das 9h às 11h, no primeiro pavimento do terminal. A campanha vai agregar ainda serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, além de orientações ilustrativas sobre o sarampo e poliomelite. 

   12. Os serviços e as orientações serão prestados por dos alunos do curso Técnico em Enfermagem do Centro Tecnológico Se7e, com supervisão técnica de uma enfermeira responsável. Também na quarta-feira, dia 15, a Bahia FM estará no local para realizar as tradicionais brincadeiras, com música e distribuição de brindes.

   13. Autoridades locais, dirigentes do Sebrae, empreendedores e a sociedade civil participaram do lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional denominado Sul da Bahia Global, na noite de segunda-feira (13), no Teatro Municipal de Ilhéus. A cidade foi escolhida para a apresentação do projeto, de iniciativa do Sebrae, que envolve também os municípios de Itabuna, Itacaré, Una, Canavieiras e Uruçuca.

   14. Conforme a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, o  movimento nasceu com a aplicação do programa Líder e escolheu o Sul da Bahia como sede do projeto piloto. “Estabelecemos um recorte territorial de seis municípios da região com características e vocações econômicas similares. Durante 96 horas, ao longo de 2017 e 2018, realizamos vários encontros para a formação de um grupo que pudesse pensar o Sul da Bahia e levantar todos os indicadores regionais”, explicou.

   15. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia  (Detran-BA) autorizou, nesta terça-feira (14), em Catu, na região metropolitana, a implantação do projeto de sinalização vertical, horizontal e semafórica, para melhorar as condições do tráfego no município. A obra representa um investimento de mais de R$ 260 mil.

   16. A comerciante Doralice de Jesus, 56 anos, é dona de um restaurante popular e aposta que a nova sinalização vai ajudar nos negócios. "A demarcação de vagas de estacionamento facilita a vida de quem vende e da clientela. Os moradores e visitantes terão mais tranquilidade para se locomover pela cidade, que precisava de faixas de pedestre e sinaleiras", declarou.

   17. "Essas intervenções no trânsito de Catu vão ter reflexos na circulação de veículos e redução de acidentes, além de contribuir para o trabalho dos agentes de fiscalização", afirmou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.
16. Nesta quinta-feira (16), peças de artesanato de sete artesãs e artesãos dos municípios de Lauro de Freitas e Salvador serão certificadas com o Selo A Bahia Feita à Mão, que visa diferenciar e legitimar o artesanato do Estado. A solenidade acontece às 15h30, no Salão Nobre da Escola de Belas Artes da UFBa, no Canela, em Salvador

   18. O Programa de Certificação do Artesanato Baiano é uma ação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro, e tem como objetivo, valorizar o artesanato estimulando a sustentabilidade da produção e a qualidade dos produtos, contribuindo para o incremento da renda dos artesãos, em seu contexto histórico, cultural e ambiental.

    19. Para a coordenadora estadual de Fomento ao Artesanato, Luciana Embilina, “o Selo é de fundamental importância, além de proteger o oficio, garantindo o saber fazer artesanal, a originalidade, bem como as condições socioambientais ideais em todo o processo de produção, também retrata a história, cultura e tradição do nosso povo”, garante.

   20. A Feira Literária de Mucugê (Fligê) começa nesta quinta-feira (16). Até domingo (19), 10 mil turistas devem visitar a cidade (situada a 480 quilômetros de Salvador), um dos principais destinos da Chapada Diamantina. No roteiro de atrações, os amantes da leitura e literatura podem desfrutar de encontros, bate-papos e rodas de conversas com os escritores.

   21. Realizado com apoio do governo estadual, o evento estimula o turismo e movimenta a economia do município. A rede hoteleira lotada é um dos indicativos do êxito desta iniciativa. Conforme levantamento da Prefeitura de Mucugê, o retorno financeiro da Feira Literária chega a R$ 10 milhões em exposição na mídia e atração de visitantes.

   22. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Euvaldo Ribeiro, das 10 mil pessoas esperadas, seis mil devem pernoitar na cidade. “A grande procura levou a rede hoteleira a atingir 100% de ocupação. Muitas casas também foram alugadas devido à plena ocupação dos hotéis”, disse.