Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ACM Neto determina apuração de ação da Guarda em manifestação na Smed

Quem pretende usar o serviço Hora Marcada do Sistema Ferry-Boat no feriado da Independência do Brasil, 7 de setembro, já encontra vagas extras disponíveis nesta data
08/08/2018 às 18:25
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O prefeito de Salvador, ACM Neto, determinou a apuração do comportamento de cada membro da guarnição da Guarda Civil Municipal que participou da ação que tentou garantir o acesso ao trabalho de servidores à Secretaria Municipal de Educação (Smed), na manhã de ontem (07). “Se ficar constatado qualquer excesso, deverão ser tomadas as medidas cabíveis”, afirmou, observando que “não se justifica que professores impeçam o acesso a prédios públicos nem tampouco reações exageradas por parte de guardas municipais”.
 
   2. O prefeito ponderou a necessidade de serenidade neste momento, destacando o compromisso de que seja restabelecido o diálogo e construído o entendimento, a fim de se evitar que as crianças e jovens da rede de ensino do município tenham sua aprendizagem prejudicada.  
 
   3. “A Prefeitura de Salvador tem a responsabilidade de garantir o ensino público fundamental a centenas de milhares de crianças e jovens. Essa é uma obrigação compartilhada com professores, auxiliares, coordenadores e diretores, servidores indispensáveis à manutenção do funcionamento das escolas municipais. O interesse comum de nossa sociedade precisa prevalecer nesse momento. Continuamos abertos às negociações”, asseverou.
                                                                           *****
   4. O Estado da Bahia vai contratar a Fundação Carlos Chagas (FCC) para organizar o concurso público para auditor fiscal do Estado. Serão ofertadas 60 vagas para a função, que integra o quadro de recursos humanos da Secretaria da Fazenda (Sefaz). O certame será realizado pela Secretaria da Administração (Saeb). O nome da organizadora do concurso será publicado em Diário Oficial do Estado (DOE). Ainda não há previsão para a publicação do edital.

  5. Uma operação da Polícia Militar resultou na prisão de três homens, inclusive um foragido, e na apreensão de dois revólveres, dois rádios comunicadores, uma balaclava e munições de diversos calibres nos povoados de Ibó e Barreiras, região de Abaré, a 552 quilômetros de Salvador.

   6. Realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, a operação, que teve como objetivo cumprir mandados de prisão e busca e apreensão, envolveu policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) e do Serviço de Inteligência da unidade que pertencem ao 20º Batalhão da PM.

   7. A Marina da Penha, na Ribeira, será totalmente requalificada pelo Estado, ao custo estimado de R$ 21 milhões. O  projeto executivo de requalificação será encaminhado em setembro, pela Secretaria de Turismo do Estado, ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, órgão que financiará a obra, quando será iniciado o processo de licitação.

   8. Elaborado no âmbito do Prodetur – Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo e operacionalizado pelo Ministério do Turismo, o Projeto de Requalificação da Marina de Penha prevê a construção de um prédio administrativo com lobby de espera, pontos de venda de roteiros e  auditórios para transmissão de vídeos educativos sobre a Baía de Todos-os-Santos. 

   9. No local, também serão realizados eventos, haverá espaço para restaurante, café e serviços de internalização das embarcações (Polícia Federal e Polícia Militar Náutica) – e, ainda, um galpão destinado a 56 vagas secas, além de anexos (portaria, depósito de resíduos e ponto de controle do píer). Serão 5.287,94 metros quadrados em terra, além da área em mar com o conjunto dos flutuantes.

   10. Na área externa marítima, está prevista a colocação de píeres flutuantes, com capacidade para 120 embarcações, rampa de acesso ao mar e travel lift, enquanto a área externa terrestre contempla estacionamento, pátio de serviços e vagas secas descobertas.

   11. O Clube de Desconto do Servidor oferece várias opções de farmácias conveniadas com abatimentos para funcionários públicos. São drogarias e farmácias de manipulação em Salvador e no interior do Estado. Os descontos variam entre 10% e 70%, a depender do tipo do produto e do estabelecimento. 

   12. Duas grandes redes de farmácias são as parceiras mais recentes do Clube de Desconto: a Drogasil e a Drogaria São Paulo, ambas oferecendo descontos de até 30%. Servidores também têm a disposição a rede Drogaria da Gente, Extratus Vida - Manipulação de Fórmula, TheoPharma, Farmácia Pro Vida, Farmácia Vida e Saúde.    

   13. A Drogasil oferece descontos que variam entre 15% e 30% na compra de medicamentos. Medicamentos tarjados de marca e remédios que não precisam de receita têm 15% de abatimento. Já os remédios tarjados genéricos têm 30% de desconto. O abatimento é válido para qualquer uma das 1.700 lojas da rede no país, sendo 47 na Bahia.

   14. A secretaria da Educação do Estado da Bahia vai contar com o apoio do Ministério da Educação (MEC) para novos cursos de nível superior na rede estadual, além da liberação de recursos de emendas parlamentares. O apoio foi firmado durante a III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), realizada ontem (06), em São Paulo. 
 
   15. O apoio do Ministério da Educação vai ao encontro da proposta de implantar na Bahia o curso superior de Tecnólogo na rede de Educação Profissional e Tecnológica, além de apoio também para a implantação do mestrado profissional na modalidade de Ensino à Distância (EaD) para professores da rede estadual. 
 
   16. “O Ministério deve intermediar junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a organização deste mestrado profissional aqui na Bahia, uma vez que a Capes é uma fundação vinculada ao MEC. Também articulamos com o ministro a liberação das emendas parlamentares para o sistema de Educação do Estado da Bahia”, destacou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, durante a reunião, que também contou com a presença do ministro Rossieli Soares.

   17. A CCR Metrô Bahia vai antecipar as comemorações para o Dia dos Pais, celebrado no dia 12. Na próxima sexta-feira (10), das 9h às 12h, o Dia dos Pais no Metrô vai oferecer serviços gratuitos de saúde e bem-estar na Estação Rodoviária de Metrô. Em parceria com a Clínica Dr. Minuto e a SE7E Centro Tecnológico, os usuários poderão realizar aferição de pressão e glicemia, avaliação nutricional e massoterapia. 

   18. A atração musical fica por conta do Coral da Polícia Militar, que se apresenta em dois horários: das 10h às 10h45 e outra, das 11h às 11h45. A ação também vai contar com um espaço reservado para fotos com revelação instantânea. Todas as ações serão abertas ao público e integram o projeto Vem pra Cá, que promove eventos durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.

   19. O advogado Gutemberg Barros, ao lado dos colegas de profissão, Eduardo Dornelas, Carlos Queiroz e Marcelo Queiroz, estão organizando o Seminário Temas Jurídicos Essenciais na Atualidade. O evento será realizado no Salvador Shopping Business, nesta quinta-feira (09.08). Gutemberg, especialista em Direito Tributário e Societário, vai palestrar sobre ‘Gestão Legal de Patrimônio’.

   20. Quem pretende usar o serviço Hora Marcada do Sistema Ferry-Boat no feriado da Independência do Brasil, 7 de setembro, já encontra vagas extras disponíveis nesta data, sentido Salvador/Ilha de Itaparica. A Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema, disponibilizou 250 vagas extras do serviço exclusivo aos veículos, distribuídas nos horários: 1h, 2h, 3h, 4h e 5h. 

   21. A disponibilidade destas e das vagas nos horários convencionais pode ser acompanhada através do site de venda portalsits.internacionaltravessias.com.br. O pagamento para esta modalidade é feito com cartões de débito ou crédito.

  22. Os clientes podem obter mais informações ou tirar dúvidas sobre o Hora Marcada através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo telefone 0800 028 2723. Disponível de segunda a sexta das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h, o contato também pode ser feito pelo e-mail demandastravessias@sollobrasil.com.br. Os detalhes sobre a operação para este período serão divulgados pela empresa nos dias mais próximos ao feriado.