Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CRIMES CONTRA MULHERES crescem no Brasil e tornam mais frequentes

A Associação Baiana de Startups (ABAS) realiza, no dia 9 de agosto, o primeiro evento “VAMOS FALAR DE”
06/08/2018 às 08:52
 1. Por mais que se fale na defesa das mulheres, na proteção, no acolhimento, a cada dia assistimos no país e novos casos de crimes de femincídio assustadores. Em Salvador, Santa Catarina e Guarapuava (PR) recentemente aconteceram 3 casos chocantes. 

   2. O caso da recepcionista Isabel Cristina Bramont Moraes, 35 anos, que foi levada morta pelo companheiro Jairo Ernandes à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapuã, em Salvador, ganhou um novo rumo.

   3. Segundo informações cedidas pela Polícia Civil nesta segunda-feira, 6, o laudo cadavérico aponta que a mulher foi morta por asfixia. O caso ocorreu no dia 22 de junho.

   4. Segundo A Tarde, a polícia também informou que inquérito foi concluído e, em seguida, encaminhado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).

  5. O documento indicou uma denúncia por feminicídio, que foi aceita, e já há uma ação penal em curso contra Jairo por homicídio qualificado, segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil.

  6.  Um homem de 39 anos confessou ter matado a própria mulher, de 28 anos, que estava grávida de três meses, no último domingo, no interior de Santa Catarina. Segundo a Polícia Militar, ele tinha passagens criminais por vias de fato, ameaça contra a mulher e violência doméstica. O casal estava junto há quase um ano, segundo a família da vítima.

   7. Segundo um parente de Andreia Araujo, que preferiu não se identificar, as denúncias contra Marcelo Kroin foram feitas por ex-namoradas dele. O relacionamento dos dois era visto como "normal", mas o marido da jovem vinha se revelando cada vez mais ciumento.

   8. — Eles tinham um relacionamento normal, como todo casal, mas bateu um ciúme doentio nele, acabaram brigando, ele bateu nela, a matou — disse o parente ao EXTRA, por telefone, nesta segunda-feira.

   9. Após uma denúncia anônima, policiais militares encontraram o corpo da vítima enrolado em um cobertor dentro de um veículo na cidade de Jaraguá do Sul, a 187 quilômetros de Florianópolis.

   10. Ministério Público do Paraná (MP-PR) tem até esta segunda-feira (6) para oferecer denúncia à Justiça contra Luís Felipe Manvailer, de 32 anos, suspeito pela morte da mulher, Tatiane Spitzner, de 29 anos, em Guarapuava, na região central do estado.

   11. A advogada foi achada morta depois de cair do 4º andar do prédio onde morava com o marido.

   12. À RPC, o MP-PR adiantou que vai pedir à Justiça que Luís Felipe vá a júri popular. Ele deve ser denunciado por homicídio qualificado, por quatro motivos: meio cruel, que foi a asfixia; impossibilidade de defesa da vítima; motivo torpe, um crime para terminar uma discussão; e feminicídio, que é assassinato pelo simples motivo da vítima ser mulher.
                                                                     *****
   13. Entre os próximos dias  09  a 11, realiza-se no Wish  Hotel da Bahia  a V Jornada Baiana de Angiologia e Cirurgia Vascular, um encontro científico que congrega novidades para a área da medicina vascular e angiologia. Os renomados angiologistas  Robert Nascimento e Jong Park, ambos de São Paulo e especializados no uso de endoprotese e balão farmacológico respectivamente, serão palestrantes do Simpósio Medicicor , que integra a programação do evento na manhã do dia 10. A promoção e organização da jornada é da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular - Regional Bahia.

   14. União dos partidos de esquerdas e dos movimentos sociais, populares e sindicais foi apontada pelo pré-candidato a deputado estadual, vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), como um dos pontos fundamentais para a retomada da democracia e para fortalecer a campanha de Lula livre no país. 

   15. Durante plenária de movimentos sociais do campo, nesta segunda-feira (6), com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), o edil petista destacou a formação da chapa de Lula com o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad na vice e o apoio do PCdoB como “um passo importante para a unidade”. Suíca tem realizado agendas em diferentes regiões e acredita que o PT precisa ampliar sua atuação na Assembleia Legislativa da Bahia.

   16. Secretários estaduais de Educação de todo o País participaram, nesta segunda-feira (06), na III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), em São Paulo. Em pauta, a qualidade da Educação Básica com a presença de especialistas e do ministro da Educação Rossieli Soares.

   17. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, participou da atividade e fechou o apoio do Ministério da Educação à proposta de implantar na Bahia o curso superior de Tecnólogo na rede de Educação Profissional e Tecnológica, além de apoio também para a implantação do mestrado profissional na modalidade de Ensino à Distância (EaD) para professores da rede estadual. 

   18. “O Ministério deve intermediar junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a organização deste mestrado profissional aqui na Bahia, uma vez que a Capes é uma fundação vinculada ao MEC. Também articulamos com o ministro a liberação das emendas parlamentares para o sistema de Educação do Estado da Bahia”, destacou Pinheiro.

   19. Uma plenária popular organizada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), em Serrinha, no domingo (5), em defesa da liberdade e da candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República reuniu, segundo os organizadores do evento, 200 lideranças políticas e sociais, como o deputado Jorge Solla, o prefeito de Santa Bárbara, professor Jailson, e o ex-deputado federal Amauri Teixeira, além de vereadores e lideranças de movimentos sociais de 12 cidades do Sisal e do Portal do Sertão.  

   20. O pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, participa nesta terça-feira (7), às 9h, no Hotel Mercure, no bairro do Rio Vermelho, do Encontro com Pré-Candidatos ao Governo do Estado Bahia, organizado pelas federações da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB); do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA); e das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O objetivo das três federações é conhecer os planos de Rui para o desenvolvimento da economia do Estado.

   21. O candidato ao governo pelo Democratas, José Ronaldo, visitou na noite de domingo em Licínio Almeida e participou da XII Cavalgada, em Tatuapé. Ele foi recebido pelo Dr. Charles e participou também de um bate-papo com moradores e líderanças locais. Presença de vereadores das cidades de Licínio de Almeida, Caculé, Rio do Antônio, Mortugaba, Igajeru, Lagoa Real, Jaguaraci, Ibiassucê.

   22. José Ronaldo ouviu as lideranças e disse que o povo precisa ter voz. “É um prazer encontrar tanta gente animada e com vontade de renovação. Onde chego, ouço tristes relatos de falta de atenção. O povo precisa e merece ser assistido com educação de qualidade, saúde e segurança. O sertão precisa ter voz e jamais ser deixado de lado, como está sendo”.

   23. A Associação Baiana de Startups (ABAS) realiza, no dia 9 de agosto, o primeiro evento “VAMOS FALAR DE”, que pretende levar mensalmente, ao ecossistema All Saints Bay e empreendedores em geral, assuntos que contribuam de forma direta e impactante para o desenvolvimento de startups.

   24. O assunto de estreia será “PRODUTO”, a peça chave no sucesso de uma startup e que vem após uma boa validação do negócio. Para falar do tema o empreendedor Marcelo Ramos da SimplesVet. Ele vai apresentar dicas e contar os segredos de Dual Track Agile e Productboard.

  25. Empreendedores interessados podem se inscrever pelo link https://goo.gl/cDegMQ e comparecer na Rede+ da Tancredo Neves, às 19h00. Os participantes desta primeira edição já vão sair da aula com a programação do próximo mês.

  26. Neymar e o PSG estão de volta a Paris após a conquista da Supercopa da França, na China. E o craque brasileiro passou por exames médicos nesta segunda-feira como mostram as fotos publicadas pelo clube nas redes sociais. Ney disputou 15 minutos da vitória por 4 a 0 sobre o Monaco.

   27. O dia também foi de reapresentação no clube. Daniel Alves, Mbappé e Cavani estão de volta ao batente. Desses, o jovem atacante francês é quem chega com mais moral por ter conquistado a Copa do Mundo.

   28. O PSG volta a campo no fim de semana para enfrentar o Caen (dia 11), em sua estreia no Campeonato Francês. O time defende o título.