Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Intercâmbio de Saberes é aberto para debate sobre violência de gênero

Foi entregue com dez leitos, entre obras e equipamentos, a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Porto Seguro.
05/08/2018 às 10:50
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Educação, arte, cultura, empoderamento, mulheres francesas e o município de Lauro de Freitas.  O que esses componentes têm em comum são as práticas de enfrentamento ao machismo, sexismo e racismo, que vitima milhares de pessoas no mundo, especialmente as mulheres, crianças e jovens.

   2. Parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) com o Femmes Dans Le Monde Institute, o projeto “Intercambiando Saberes” promove no período de 3  a 17, atividades de arte e educação para alunos, profissionais e sociedade civil, através da troca de experiências com 12 mulheres de Montreuil, França.

   3. A abertura do projeto aconteceu nesta sexta-feira (3), no Cine Teatro de Lauro de Freitas. Rodas de conversa, cursos, aulas interativas de português e francês, atividades de música, artes plásticas e exibição de filmes estão na programação do evento.

   4. Com apresentações musicais da Orquestra Unissom, a abertura do “Intercambiando Saberes” causou encantamento no público presente. Os hinos nacionais do Brasil e da França selaram o comprometimento do projeto para o  enfrentamento das violências que assolam o mundo.

   5. A co-idealizadora do Intercambiando Saberes e membro fundadora do Femmes Dans Le Monde, Kátia Cunha, sintetizou as ações do projeto. “O intercambiando Saberes acolhe hoje em Lauro de Freitas, mulheres e também homens franceses, afrodescendentes, que reafirmam seu pioneirismo nas iniciativas públicas e de luta pelo respeito aos direitos humanos. 

   6. Durante essas duas semanas de evento, iremos trabalhar questões que transcendem as fronteiras do nosso país e encontram eco na luta e nas demandas de mulheres baianas, brasileiras, francesas, europeias, latinas e africanas”.

   7. O Secretário de Educação, Paulo Gabriel Nacif, destacou a importância do projeto para a construção de estratégias de enfrentamento às violências de gênero e raciais. “A diversidade de pessoas é sem dúvida a maior riqueza do mundo. Mas temos que considerar que a diversidade no Brasil é sinônimo de desigualdade. 

   8. Minorias sociais como mulheres, negros, homossexuais e pobres, sofrem violências diariamente nesse país. É importante que um projeto como esse, onde há troca de saberes e cultura, possa contribuir na construção de estratégias para superarmos as desigualdades”.

   9. Durante as falas no ato de abertura houve tradução simultânea para o idioma francês. O grupo trazido de Montreuil acompanhou atentamente todas as colocações dos convidados e interagiu com a apresentação de encerramento feita por Dona Aidê e seu grupo cultural de Portão. Na programação, as atividades com francesas serão desenvolvidas nas comunidades de Itinga, Vida Nova, Vila Praiana, Portão e Centro, nas escolas, na Reserva Indígena Thá Fene e no quilombo do Quingoma

   10. Bárbara Chaves, secretaria de Políticas para Mulheres, ressaltou as iniciativas de Lauro de Freitas. “Temos uma movimentação feminina muito forte na cidade. Projetos que estão sempre se direcionando ao combate da violência contra a mulher. Temos a prefeita Moema Gramacho à frente da gestão, a Ronda Maria da Penha e tantas outras mulheres que trabalham para a melhoria da cidade. Essa troca de saberes vai servir muito para implementamos ainda mais politicas publicas na cidade”, completou.

   11. Além da secretária, estiveram presentes, Terezinha Barros, coordenadora da Universidade Livre e idealizadora do projeto Intercambiando Saberes, Kadjidia Ducouré, diretora da Esperanto Montreuil, Idaci Ferreira, coordenadora da Cidade Educadora, Lula Maciel, secretário de Governo, Nildon Pitombo, subsecretário de Educação do Estado da Bahia, vereadores e representantes sociais.
                                                              *****
   12. A cidade de Ipiaú (369 km de Salvador), no Sul da Bahia, terá uma Fábrica-Escola do Chocolate, implantada no Centro Territorial de Educação Profissional Médio Rio das Contas (CETEP). Instalados nos centros de Educação Profissional e Tecnológica, os equipamentos servem como laboratório para que os estudantes que fazem os cursos técnicos de nível médio tenham aulas práticas e possam desenvolver projetos, pesquisas e intervenções sociais, aperfeiçoando a formação profissional.

   13. O prédio onde a Fábrica está sendo instalada, em Ipiaú, foi vistoriado nesta sexta-feira (3), pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que autorizou a continuidade das obras da fábrica-escola e de módulos de laboratórios do programa Brasil Profissionalizado, além de ter firmado parcerias com o município e com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para um novo perfil de oferta na rede estadual em Ipiaú.

   14. “Além da continuidade das obras, autorizamos aqui a abertura da parceria com o município nessa questão da formação, portanto, para que as turmas do 9º ano do Ensino Fundamental possam se integrar ao projeto aqui do chamado novo itinerário vocacional para o Ensino Médio. 

   15. Os nossos estudantes da primeira turma de alternância que nós vamos formar na rede estão aqui nessa escola e estamos aplicando algumas coisas no município e também a preparação para que essa escola, a partir de fevereiro, possa receber aqui também já o novo itinerário para a Educação Superior, que é o curso de Tecnólogo”, afirmou o secretário, ao completar que o CETEP vai passar a experimentar uma maior interação com a UNEB, a partir de ambientes compartilhados dentro da unidade para o processo de ensino e aprendizagem.

   16. O matemático iraniano Caucher Birkar recebeu uma nova medalha Fields neste sábado (4) após ter sido furtado dentro do Riocentro, momentos após ter recebido a comenda pela primeira vez.

   17. Durante o discurso, ele agradeceu a presença de todos e contou a sua versão dos acontecimentos.

   18. "Muito obrigado por estarem aqui pela segunda vez nessa cerimônia. Eu estava sentado na primeira cadeira e, quando a cerimônia terminou, as pessoas vieram me dar os parabéns e eu deixei as coisas na cadeira. E então alguém veio por trás", destacou, sobre o momento que foi furtado.

   19. A polícia já identificou dois suspeitos de terem roubado a medalha e divulgou um vídeo que seria do momento que a mochila com os pertences do matemático foi levada. Ninguém foi preso ainda.

   20. A medalha é considerada a maior honraria da Matemática mundial e é concedida a dois, três ou quatro matemáticos com menos de 40 anos. O prêmio é distribuído a cada quatro anos por suas contribuições à disciplina. A medalha Fields é de ouro e custa U$ 4 mil, o equivalente a R$ 15 mil.

   21. Acontece na próxima segunda-feira (06), a posse das novas presidentes estadual e municipal do partido Democratas na Bahia, Roberta Caires e Taiana Leal, respectivamente, bem como a vice no estado, Mabel Amaral. O evento acontecerá na capital baiana, no Hotel Fiesta, a partir das 18h e contará com a presença do presidente nacional da sigla e prefeito de Salvador, ACM Neto, o presidente estadual e deputado federal, José Carlos Aleluia, além do pré-candidato ao governo do estado, José Ronaldo. 

   22. De acordo com Roberta Caires, a participação feminina na política é indispensável e tende a aumentar no ano de 2018. “Estamos entrando em um período muito importante para a democracia, por isso, precisamos incentivar a participação ativa das mulheres na política brasileira. Estamos avançando e conquistando cada vez mais espaço, mesmo assim, a caminhada ainda será longa”, pontuou a presidente. 

   23. Já Taiana Leal reforçou o crescimento da participação da mulher no ambiente político e lembrou a participação da mulher na expansão da sociedade. “Muitas conquistas foram obtidas pelas mulheres ao longo dos anos, dentre elas o direito ao voto e a maior participação social. No entanto, quando se trata de questões políticas, a mulher ainda é muito subjugada. 

   24. A presença cada vez maior de mulheres em cargos públicos, políticos ou como candidatas é algo fundamental para o fortalecimento da democracia” finalizou a presidente municipal do DEM Mulher.

   25. Foi entregue  com dez leitos, entre obras e equipamentos, a ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Porto Seguro. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, "a nova unidade vai atender à oferta de leitos de UTI disponíveis para o Sistema Único de Saúde nas cidades de Porto Seguro e Eunápolis", afirma o secretário.

    26. Outros serviços estão em fase de implantação, como hemodinâmica (Cardiologia) e oncologia. Isso fará com que os pacientes sejam atendidos na própria região e diminuirá a demanda enviada para a capital.

   27. O Hospital Regional de Porto Seguro integra a Rede de Atenção às Urgências (24 horas), a Rede de Atenção Psicossocial e a Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, sendo referência para os municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Belmonte, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Santa Cruz Cabrália, além de receber demanda espontânea de outros municípios circunvizinhos que não dispõem de outra unidade com complexidade