Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

AÇÕES DA PETROBRAS sobem forte após lucro de R$10 bilhões no trimestre

A Petrobras dá sinais de vida e mesmo com a greve dos caminhoneiros e a questão dos preços do diesel a Petrobras tem excelente lucro no trimestre
03/08/2018 às 18:00
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governo Michel Temer tem uma comunicação tão ruim que não sabe captar nem as coisas boas. Hoje, o principal índice da bolsa, a B3, fechou em forte alta nesta sexta-feira (3), acima de 81 mil pontos, guiado pela valorização ações da Petrobras, após lucro trimestral de mais de R$ 10 bilhões, com investidores também repercutindo positivamente os últimos desdobramentos do panorama eleitoral.

   2. O Ibovespa subiu 2,26%, a 81.434 pontos. Veja mais cotações. Foi a maior alta diária em mais de um mês, e o patamar mais alto desde maio, quando o índice chegou a 82.738 pontos. Na semana, o índice subiu 1,96%. No ano, há alta acumulada de 6,59%.
                                                                  *****
   2. A APLB-Sindicato realiza assembleia geral dos educadores da rede municipal, nesta segunda-feira (06/08), às 14h30, no Ginásio dos Bancários. A assembleia tem como objetivo avaliar e discutir a greve da categoria e deliberar sobre os próximos passos do movimento. Pauta:Informes;Propostas;Encaminhamentos.

   4. No próximo sábado (4), a CCR Metrô Bahia realizará intervenção em trecho da Avenida Paralela, sentido Aeroporto.  A via marginal em frente ao Shopping Paralela será interditada para o tráfego de veículos, das 23h30 às 5h do domingo (5), para a implantação de parte da passarela que liga a Estação Tamburugy de Metrô ao entorno. 

   5. A avenida será sinalizada e contará com agentes de trânsito para orientar os condutores. Os motoristas poderão seguir viagem utilizando a via principal da avenida. O novo equipamento está previsto para ter suas obras concluídas até o final de agosto e vai contar com rampas, escadas rolantes inteligentes, piso tátil e câmeras de segurança.

   6. Estão abertas as inscrições para os empreendimentos que desejam participar do Bahia Rural Contemporânea e IX Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes), evento que será realizado em paralelo com a Feira Internacional Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições Agropecuária de Salvador, de 24 de novembro a 2 de dezembro de 2018. As inscrições das propostas serão aceitas até o dia 15 de setembro. O edital, com mais informações, está disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 

   7. A IX Febafes tem como objetivo promover a articulação e integração entre os empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária com as diversas redes de comercialização do mercado nacional e internacional, dando visibilidade à produção de alimentos saudáveis da agricultura familiar e promovendo a inclusão socioeconômica de diversos empreendimentos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. 

   8. A Câmara de Salvador realiza nesta segunda-feira (6), sessão especial para outorga do Título de Cidadão de Salvador ao superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Virgílio de Paula Tourinho. De iniciativa do vereador Paulo Câmara (PSDB), a honraria será entregue às 19h, no Plenário Cosme de Farias.

   9. Virgílio Tourinho é graduado em Administração e Logística pela Universidade Salvador (Unifacs), além de ser técnico em Mecânica Industrial pela Escola Técnica Federal da Bahia. Ingresso na PRF em 1994, aos 26 anos, o atual superintendente já atuou desde atividades de campo até à área de gestão.

  10. Um quilo de maconha prensada foi apreendido por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe)/Chapada, na cidade de Milagres, na noite de quarta-feira (1º).

  11. A guarnição realizava patrulhamento na Rua da Cascalheira, por volta das 23h, e abordou um suspeito que estava com um cigarro de maconha. Ao ser questionado onde comprou a droga, o usuário indicou o endereço aos policiais. Quando chegaram ao local, os militares fizeram a revista e apreenderam no imóvel um quilo de maconha prensada.

   12. Os dois homens que estavam com a maconha foram presos em flagrante e encaminhados, juntamente com a droga, para a delegacia de Milagres para o registro da ocorrência.

   13. Mais de 100 atendimentos, entre reconhecimentos de paternidade, registros civis e orientações ao público foram realizados na manhã desta sexta-feira, dia 3, como parte dos projetos Paternidade Responsável e Sou Gente de Verdade, desenvolvidos pelo Ministério Público estadual. A ação foi realizada no bairro de Cajazeiras XI, em Salvador, e integra o projeto Energia com Cidadania, promovido pela Coelba com o apoio do MP.

   14. Participaram do evento o promotor de Justiça Adilson Oliveira e servidores do Núcleo de Promoção da Paternidade Responsável (Nupar) e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis, Fundações e Eleitorais (Caocife). Ao todo, 1.153 foram realizados em 2018, sendo 113 só na 11ª edição desta sexta. Desde janeiro, o projeto já esteve nos bairros de Cajazeiras, Coutos, Engenho Velho de Brotas, Mata Escura, Paripe, Periperi, Plataforma e São Caetano, além do município Lauro de Freitas.

   15. Com três mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia, Leur Lomanto Jr. mira a partir de agora um novo desafio em sua carreira política. O deputado estadual confirmou hoje (03/08), durante a Convenção Estadual do Democratas, no Hotel Fiesta, em Salvador que vai participar das eleições de outubro, como candidato a deputado federal.

   16. “Depois de servir aos baianos com o meu trabalho na Assembleia Legislativa quero trabalhar mais pela Bahia, no Congresso Nacional.  Pretendo contribuir mais com o meu estado, liberando recursos e emendas para os municípios e participando ativamente dos debates. Além disso, quero lutar em favor de propostas que ajudem a renovar o sistema político, buscando reformas, que possibilitem o enxugamento da máquina pública e a melhoria da atuação parlamentar ”, afirmou.

   17. Começou nesta quarta-feira (1º) o 19º Fórum de Gestores Municipais de Políticas da Igualdade Racial, que reúne no Hotel Sol Bahia, em Salvador, gestores de promoção da igualdade racial de mais de cem municípios baianos. Neste primeiro dia, a programação do evento também ofereceu formação em Extensão de Povos e comunidades Tradicionais. 

   18. Presente na abertura do Fórum, que segue até quinta (2), a titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, destacou a presença expressiva de comunidades quilombolas no estado da Bahia. “A diversidade do povo baiano envolve indígenas, fundo e fecho de pasto (caracterizados pela posse e uso comunitário de terra), geraizeiros, povos de terreiros, marisqueiras e pescadores, entre outros. Durante o evento, serão discutidos os direitos e a aplicação das políticas públicas em seus territórios”, explicou. 

   19. O Partido dos Trabalhadores (PT) oficializa a candidatura do governador Rui Costa à reeleição neste sábado (4), durante Convenção Estadual no Parque de Exposições de Salvador. O ato terá início às 9h e também confirmará os nomes dos pré-candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e ao Senado, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), na chapa majoritária.  

   20. Se você gosta de tecnologia e inovação, então, pode se enquadrar em uma das vagas de emprego e estágio, que estão abertas no Centro de Projetos Fraunhofer, localizado no Parque Tecnológico de Salvador. A instituição, que possui vínculo com a UBFA, está à procura de colaboradores para preencherem vagas destinadas a engenheiro de software e estágio na área de desenvolvimento. Os currículos devem ser enviados para contato@fpc.ufba.br.

   21. Até a próxima terça-feira (07), feriados municipais alteram o funcionamento das unidades da Rede SAC nos municípios de Brumado, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Inhambupe.

   22. Bom Jesus da Lapa, onde se comemora a Romaria do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Lapa, é a cidade com maior alteração no atendimento do Ponto SAC: a unidade local estará fechada entre esta quinta (02) e a próxima terça (07), retomando o funcionamento habitual na quarta-feira (08).

   23. Também no dia 02 estarão fechadas as unidades de Barreiras, que retoma o atendimento já na sexta (03) e de Luís Eduardo Magalhães, cujo funcionamento volta ao normal na segunda-feira (06).

   24. Inhambupe e Brumado, por sua vez, não estarão funcionando na segunda (06). Em ambas as unidades, o atendimento retorna normalmente na terça-feira (07).

   25. No próximo domingo (5), o metrô terá seu horário de funcionamento antecipado para as 4h. O esquema especial de operação é para atender ao público da gravação do DVD de Ferrugem, que acontecerá no sábado (4), na Arena Fonte Nova. O evento espera reunir 30 mil pessoas. 

   26. A Estação Campo da Pólvora de Metrô, que fica a cerca de 400 metros do estádio, terá seu funcionamento para embarques antecipado para às 4h. Até as 4h50, as demais estações das linhas 1 e 2 estarão abertas apenas para o desembarque de passageiros. A partir desse horário, o metrô segue a operação normal com embarque e desembarque em todas as estações.