Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PARTIDOS POLITICOS fazem convenções partidárias na Bahia até sábado

A partir das convenções as chapas serão registradas no TRE
01/08/2018 às 09:41
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os partidos políticos têm até dia 5 de agosto para a realização das convenções visando as eleições de 2018. O PT de Rui Costa vai realizar sua convenção no Parque de Exposições da Bahia, Salvador, dia 4, sábado. João Henrique (PRTB), Marcos Mendes (PSOL), Célia Sacramento (Rede) e João Santana (MDB) já realizaram suas convenções. 

   2. A Convenção Estadual do Democratas será realizada nesta sexta-feira (03), no Hotel Fiesta, Avenida ACM (Itaigara), a partir das 9 horas. O ato homologará a candidatura de José Ronaldo, ao governo do estado; e confirmará os nomes dos deputados federais Jutahy Junior (PSDB) e Irmão Lázaro (PSC) para disputar as vagas do senado federal.

   3. Nascido em Paripiranga, no sertão baiano, José Ronaldo de Carvalho deixou sua cidade natal ainda menino para continuar os estudos em Cícero Dantas. Logo depois, foi fazer o ensino médio e trabalhar em Feira de Santana. Na Princesa do Sertão, foi gestor do hospital da cidade. Foi vereador, prefeito em quatro mandatos, deputado estadual três vezes, deputado federal e, como líder municipalista, chegou à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB).

   4. Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 01, a Convenção Estadual do MDB que definiu o nome do presidente estadual da sigla, João Santana, como o candidato ao Governo da Bahia para as eleições deste ano. Também foi definido, na ocasião, o nome da Professora Jeane Cruz para o cargo de Vice-governadora e do Dr. Jorge Viana para o Senado.

   5. Em sua fala, o ex-ministro disse que um dos motes do seu governo será combater o desemprego com o desenvolvimento e a estruturação da economia no estado, principalmente através da agricultura e do turismo. "São duas áreas fundamentais que o governo abandonou completamente. Acabou com os órgãos principais, como a Bahiatursa e a EBDA, e ainda destinou uma parte insignificante do orçamento", acusa Santana.

   6. Santana aproveitou a ocasião para apresentar a sua companheira de chapa e candidata a Vice-governadora, Professora Jeane Cruz. Militante política, Jeane sempre advogou em defesa da educação. “Me sinto muito feliz e honrada em ter sido escolhida para ser candidata a vice de um candidato integro, trabalhador, sério, que quando chegar ao governo vai fazer diferença na Bahia”, disse.

   7. O evento contou com a presença do deputado federal Lúcio Vieira Lima, de prefeitos, como Herzem Gusmão (Vitória da Conquista) e Rodrigo Hagge (Itapetinga), dos candidatos a deputados estaduais e federais, de diversos correligionários e lideranças políticas.

   8. O Partido Republicano Brasileiro, seção Bahia (PRB/BA), vai realizar a Convenção Estadual partidária, na próxima sexta-feira (03), a partir das 14h, na Casa do Comércio (Avenida Tancredo Neves, 1109). A solenidade contará com a presença da presidente da sigla no estado e deputada federal Tia Eron, deputados estaduais, vereadores e postulantes do estado a cargos no Congresso Nacional e Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Além disso, o partido definirá as estratégias para as eleições do dia 7 de outubro.

   9. Atualmente, o PRB é composto por uma bancada de 21 deputados federais, dois senadores, 40 deputados estaduais, 106 prefeitos e 1.619 vereadores. No atual governo, o partido está à frente do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, sob a liderança do ministro Marcos Jorge.
                                             *****
   10. MORTE DE MÁRIO CRAVE JR: Em nota, o governador Rui Costa falou da importância de Mário Cravo  Júnior para a arte produzida na Bahia. “Mário Cravo Júnior soube ser local e universal em sua arte única. Escultor, gravador, desenhista e professor, percorreu o mundo, juntou conhecimento e experiências; e voltou à Bahia como professor universitário e diretor de museu, com uma bagagem artística extraordinária. Perdemos um ilustre nome das artes, que se eternizará na memória de todos os baianos. Neste momento de dor, solidarizamo-nos com os familiares e amigos mais próximos e transmitimos nosso profundo sentimento de pesar”, disse o governador.

   11. PREFEITO ACM NETO: O prefeito ACM Neto lamentou a morte do artista plástico Mário Cravo Júnior, nesta quarta-feira (01), aos 95 anos, por falência múltipla de órgãos. “O mundo perde, hoje, um dos maiores expoentes da arte moderna. Escultor, pintor, gravador e desenhista, Mário Cravo Júnior foi responsável por difundir a cultura produzida na Bahia com brilhantismo, ao lado de artistas como Carybé, Carlos Bastos, Jenner e Genaro de Carvalho. Desejo serenidade à família do artista neste momento de dor e luto”, disse ACM Neto.

   12. Na reabertura, hoje (01.08), dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o presidente Angelo Coronel homenageou o artista plástico baiano Mário Cravo Júnior com um minuto de silêncio e uma salva de palmas. Cravo faleceu nesta terça-feira, aos 95 anos. “Mário Cravo Jr., ao lado de Carybé, Carlos Bastos, Jorge Amado e Caymmi, foram responsáveis pela difusão da Bahia como polo cultural, artístico e turístico do Brasil. 

   13. A Bahia, neste instante, fica um pouco menos iluminada, com a perda de um mestre e de um gênio das artes. Meu abraço solidário, e de todos os parlamentares da ALBA, aos familiares e amigos de Mário Cravo Jr. por este momento de muita tristeza”, disse Angelo Coronel.

   14. O chefe do Legislativo já apresentou uma moção oficial de pesar pelo passamento do escultor, pintor, gravador e desenhista que, segundo Coronel, está na galeria dos grandes artistas plásticos baianos de todos os tempos. “Era também o pai de Mário Cravo Neto, grande fotógrafo, desenhista e escultor, dedicado à temática afro-brasileira, falecido em 2009. 

  15. Para mim, a imagem clássica de Cravo é a fotografia em que ele aparece com uma máscara de soldador e um maçarico na mão. Parecia um chapista de automóvel, mas era um originalíssimo artista em pleno exercício de sua criatividade. E ele não era um artista de galeria: sua arte é popular, está nas ruas e praças de Salvador”, declarou o presidente da ALBA.

  16. NOTA DOS DEMOCRATAS: "A Bahia perde Mário Cravo Junior, um dos principais personagens da sua cultura; último e grande representante do movimento modernista. Sua geração marcou a nossa historia e mais do que nunca devemos pensar em preservar a memória desse fabuloso artista de obras que marcam a identidade baiana, como o Monumento às Quatro Raças, na Praça Cayru e a Cruz Caída, na Praça da Sé. Ele era a Bahia em sua mais pura representação".

                                                                     *****
   17. Gestores escolares e coordenadores pedagógicos dos colégios estaduais de Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS) – que são ligados ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26 – participaram, nesta quarta-feira (1º), de um encontro de alinhamento e orientação para análise e contribuição à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) relativa ao Ensino Médio, a ser implantada e homologada no Conselho Nacional de Educação. 

   18. A atividade aconteceu no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na segunda-feira (6), novos encontros estão agendados em Vitória da Conquista, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus.

   19. Os encontros serão realizados nos NTE até o dia 9 de agosto. O objetivo é orientar as escolas sobre como devem preparar a ambiência para os estudos, análises e contribuições à BNCC. Para facilitar o fluxo, um  roteiro de atividades complementares foi disponibilizado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e também uma consulta pública para contribuições. 

   20. O ex-prefeito de Heliópolis, Walter de Almeida Rosário, terá que devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 30 mil, valor que deverá ser atualizado monetariamente até a data do pagamento, conforme decisão da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA na sessão ordinária desta quarta-feira (1º/08) que desaprovou a prestação de contas do convênio 044/2012. 

   21. O convênio, firmado com a Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), órgão vinculado à Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, teve como objeto a cooperação financeira para a realização do Projeto São João da Bahia/2012 e, entre outras irregularidades, não foi comprovada a aplicação dos recursos conveniados nem a realização dos eventos aos quais a verba se destinava. 

   22. Aprovado por unanimidade, o voto do relator do processo, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, ainda incluiu a aplicação de multa de R$ 1 mil ao ex-prefeito, em razão das falhas constatadas pela equipe de auditores do TCE/BA.