Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

INCÊNDIO NA ASSEMBLEIA: Plenário é transferido para auditório do Anexo

Faltou solidariedade com a Casa Legislativa diante do incêndio que causou danos materiais na Assembleia
30/07/2018 às 09:46
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O plenário da Assembleia Legislativa será provisoriamente transferido para o Auditório Jorge Calmon nesta quarta-feira (1º), em decorrência da interdição parcial do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, atingido por um incêndio que danificou o terceiro andar. Todos os órgãos de apoio ao plenário funcionarão no anexo Senador Jutahy Magalhães, até o encerramento dos trabalhos do Departamento de Polícia Técnica e a posterior limpeza.

   2. O presidente Angelo Coronel instituiu um Grupo de Ação Administrativa (GAA), para adotar as ações emergenciais de forma que não haja paralisação dos trabalhos legislativos – e hierarquizar as providências necessárias à recuperação da área atingida. Para Coronel, é importante que a perícia seja concluída no menor prazo possível, mas enquanto isso não ocorrer o Legislativo cumprirá com suas obrigações, como sempre aconteceu, sendo o desconforto momentâneo suprido pela certeza do dever cumprido.

   3. Nesta segunda-feira (30), o GAA reuniu os diretores, coordenadores e gerentes dos departamentos sediados no edifício principal para informar sobre as primeiras decisões que assegurarão o funcionamento da Casa, além de pedir o empenho e a colaboração de toda a “família do Legislativo” até que o período emergencial seja ultrapassado. Não há prazo para o retorno das atividades no Palácio Luís Eduardo Magalhães. A expectativa é que isto aconteça após a liberação pelo DPT e pela perícia da seguradora que foi acionada nesta segunda-feira. 

   4. Entre as mudanças definidas está a suspensão de todas atividades relacionadas com aperfeiçoamento de pessoal na Escola do Legislativo – que funciona no anexo Senador Jutahy Magalhães. Salas utilizadas para cursos ou treinamento “hospedarão”, provisoriamente, segmentos como a própria Diretoria Financeira, a Secretaria Geral da Mesa, Diretoria de Apoio Parlamentar, a Secretaria Geral das Comissões, o Departamento de Taquigrafia e outro órgãos.

   5. O Grupo de Ação Administrativo permanecerá se reunindo na sala de reuniões da TV Assembleia e a Superintendência de Recursos Humanos já estava funcionando em outro espaço. Após a liberação do prédio será iniciada a limpeza, bem como o monitoramento do escoamento e secagem da água utilizada para apagar o incêndio. 

   6. As obras devem ser retomadas após estes procedimentos. As empresas responsáveis são Cland Construção e Locação LTDA e Fialho Reis Construções e Reformas LTDA-ME. Ambas contratadas em regime de licitação com o critério menor preço. 
                                                                           *****
   7. A Coordenação de Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresentou, nesta segunda-feira (30/07), o primeiro laudo de perícia oficial sobre o incêndio ocorrido no último sábado (28/07) no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, principal prédio da Assembleia Legislativa da Bahia. De acordo com o laudo da Codesal, as causas do incêndio só serão determinadas pelas perícias do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

   8. No laudo da Codesal, o engenheiro José Carlos Palma relatou que se tratou de um “incêndio parcial, atingindo o 3º pavimento da edificação, deixando totalmente destruídas as instalações do Departamento de Recursos Humanos e Diretoria Financeira sem comprometimento da estrutura da edificação, que posteriormente deverá ser avaliada por empresa especializada”.

   9. Além do terceiro andar, o laudo relata as ocorrências verificadas nos outros pavimentos. No primeiro subsolo, o forro está com infiltrações generalizadas com risco de queda, assim como os vidros da cobertura do plenário; no 2º subsolo, houve infiltração no forro de gesso, devido a água jogada no combate ao incêndio; o térreo apresenta a cobertura de fibra de vidro totalmente danificada e o piso alagado; primeiro e segundo pavimentos, não houve danos visíveis, precisando apenas de limpeza.

   10. Na conclusão do laudo pericial, a Codesal interdita o terceiro andar até que sejam realizadas as seguintes intervenções: recuperação das instalações elétricas e hidráulicas; recuperação dos forros de gesso; substituição das esquadrias destruídas; e recobrimento das armaduras da viga. O plenário fica interditado até a recuperação da cobertura. E os demais pavimentos até a recuperação dos forros e a limpeza da área.
                                                                          ***** 

   11. O que causa espécie é que nenhuim deputado da Casa se manifestou sobre o incêndio, se preocupou de público ou se solidarizou. A Casa Legislativa tem uma importância muito grande e será que não enxergam nem isso!
                                    
                                                                        ****
  12. O pré-candidato ao governo do estado pelo Democratas, José Ronaldo, participou, neste domingo (29), do lançamento da pré-candidatura do vereador Lulinha (Feira de Santana) a deputado estadual.  No evento, o ex-prefeito de Feira de Santana recebeu o abraço de D. Almerinda Silva. “José Ronaldo ama Feira e ama a Bahia. Eu tenho certeza que ele vai acabar com a Regulação na saúde e vai dar mais segurança para a gente. Eu estou com ele e já comecei a falar com meus parentes. Zé vai ser o melhor governador da Bahia”.

   13. No evento, José Ronaldo declarou seu apoio a Lulinha. “Como eu estava com saudade do abraço, do sorriso do meu povo feirense. Desde que assumi a pré-candidatura, estou viajando pela Bahia e não pude participar de um ato político em Feira. Hoje eu não poderia deixar de demonstrar meu apoio publicamente ao amigo Lulinha. Obrigado, meu amigo, por me proporcionar esse reencontro com o meu povo. Estaremos juntos para mudar a Bahia”.

   14. Através das suas redes sociais e na apresentação de uma moção de pesar na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Alex da Piata (PSD) lamentou o falecimento do vice-prefeito da cidade de Itaparica, Admilson Bazar (PR).

   15. Bazar morreu na noite deste domingo (29) em um acidente de carro na localidade de Mocambo, na Ilha. As informações preliminares são de que o veículo teria caído em um buraco, saído da pista e batido de frente com uma árvore. 

    16. “Peço a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor, diante dessa perda imensurável”, lamentou o político.

   17. Na noite desta terça-feira (31), às 19h, policiais militares irão entregar os donativos arrecadados na Campanha do Agasalho 2018 para pessoas em situação de rua na capital baiana, bem como distribuir mingau, café e pão para aqueles que mais precisam.

   18. O ponto de encontro será na Igreja da Conceição da Praia, de onde os veículos sairão com as equipes da PM para entregar cobertores e roupas doadas nas localidades do Comércio, Largo dos Mares, Sete Portas e Aquidabã.

   19. A Campanha do Agasalho 2018 iniciou em maio e contou com o envolvimento e a solidariedade de muitos baianos, que entregaram os donativos nas Bases Comunitárias de Segurança (BCS) dos diversos bairros da capital e do interior.

   20. A iniciativa envolveu o Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), por meio das BCS, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).