Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Documentos contábeis e financeiros ALBA estão preservados, diz Coronel

Prefeitura de Salvador conclui demolição de prédio abandonado em Ondina onde construirá ponto de ônibus.
29/07/2018 às 18:52
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os documentos contábeis e financeiros, bem como de todo o setor administrativo da atual gestão, estão preservados, pois foram digitalizados, e os mais antigos foram microfilmados e estão sob a guarda da Empresa Gráfica da Bahia – EGBA. A informação foi passada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputado Angelo Coronel. 

   2. “Esse trabalho de digitalização acontece graças ao programa ‘Papel Zero’ que lançamos logo no início da nossa gestão”, lembrou o presidente em entrevista coletiva concedida, neste domingo (29.07), no auditório Jorge Calmon Filho, na ALBA, ao lado do comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Telles de Macedo.

   3. A digitalização e microfilmagem de toda a documentação administrativa e financeira foi fator determinante para a redução do prejuízo documental decorrente do incêndio que atingiu o 3º andar do prédio principal, na tarde de ontem. Além da digitalização de toda a documentação da atual gestão, documentos relativos a 2016 e 2015 estão microfilmados, sob guarda da EGBA. 

   4. O fogo teve início por volta das 15h20 mas graças a uma ação rápida, efetiva e preponderante do Corpo de Bombeiros, cuja operação foi comandada diretamente pelo comandante-geral do CBPM, Coronel Telles, o fogo foi dominado e as chamas ficaram confinadas no mesmo andar. Portanto, preliminarmente, se espera que só documentos em tramitação terão de ser recompostos, processo considerado passível de realização sem grandes complicações.

   5. O presidente da ALBA alertou que o levantamento total dos prejuízos só será possível após a realização de todas as perícias técnicas e policiais no andar atingido. “A Codesal esteve no prédio, e interditou apenas o terceiro andar, mas ainda teremos as perícias da polícia técnica e de engenheiros estruturais e elétricos que farão uma avaliação antes da liberação do prédio para uso normal”, completou Angelo Coronel. 

   6. Ele instituiu um Gabinete de Ações Administrativas, sob seu comando, para centralizar decisões, pois quer o Legislativo em funcionamento pleno no menor prazo possível e manteve para o dia primeiro, nesta quarta-feira, a reabertura dos trabalhos ordinários. Caso o plenário Orlando Spínola não esteja liberado para uso, as reuniões ocorrerão no auditório Jorge Calmon.

   7. Em ofício encaminhado ao governador Rui Costa, o presidente da Casa solicitou a designação de um delegado especial para presidir o inquérito. “Nós solicitamos que seja um delegado que tenha experiência em investigação de incêndio”, completou. Na coletiva, o presidente estava acompanhado do Superintendente de Recursos Humanos, Francisco Raposo, do Superintendente Administrativo e Financeiro, Carlos Roberto Pinto, do comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Telles de Macedo, e do Comandante da Casa Militar da ALBA, Coronel Xavier.

   8. A operação do Corpo de Bombeiros, foi comandada diretamente pelo Coronel Telles. Durante a entrevista ele garantiu que não houve qualquer crise de falta de água e que o trabalho dos bombeiros foi dentro das normas e padrões de eficiência. “Tanto isso é verdade que conseguimos dominar o fogo rapidamente, isolando o mesmo no 3º pavimento contendo desta forma a expansão do fogo”, ressaltou o comandante. Coronel Telles, lembrou ainda que não teve nenhuma vítima, ficando o prejuízo restrito a danos materiais.

   9. Angelo Coronel disse ainda que logo que assumiu a presidência da Casa solicitou uma análise junto com o Copo de Bombeiros sobre os riscos na Casa. “O relatório indicava a necessidade de troca de todos os forros e divisórias de fibra de vidro, material inflamável, existentes na Casa. Também desse produto é feito o teto do prédio, o que, infelizmente, possibilitou a migração das chamas de uma ala para outra, constatou.

  10. Quando iniciamos as reformas já fomos trocando todo o material de acordo com as novas normas de segurança e prevenção”, esclareceu lamentando que “infelizmente não teve tempo de concluir a obra do terceiro andar, que estava prevista a troca de todo o telhado e divisórias, além da revisão de toda a parte elétrica”, completou.

   11. Todas as reformas já realizadas na ALBA passaram a utilizar materiais antichama, que impedem a propagação do fogo. “Fizemos isso na reforma do Plenário, nos subsolos, no primeiro andar e na garagem e refeitório. Estávamos já no terceiro andar, mas não tivemos tempo”, completou. O presidente ressaltou ainda que todas as obras realizadas na Casa têm o acompanhamento de engenheiros civis, elétricos e hidráulicos. “Nós buscamos sempre agir dentro das normas legais e dentro das normas de segurança”, finalizou.

   12. Os gabinetes parlamentares, repartições e serviços que funcionam nos anexos Nélson David e Wilson Lins, bem como no edifício Senador Jutahy Magalhães não sofrerão alterações em suas rotinas – incluídas aí lideranças partidárias, Mesa Diretora, TV Assembleia, segurança, biblioteca, o posto bancário, transportes, serviço médico, entre outros. 

   13. Essas foram as primeiras decisões do Gabinete de Ações Administrativas, GAA,  criado pelo presidente Angelo Coronel, sob a sua coordenação, para a implementação de ações emergenciais – e de médio prazo – para o funcionamento pleno da ALBA e até a recuperação completa do edifício sede do Legislativo.

   14. O edifício Deputado Luís Eduardo Magalhães permanecerá fechado nesse início de semana. Portanto, os funcionários lotados nos órgãos administrativos localizados ali não precisam se deslocar amanhã (30.07) para a Assembleia Legislativa, exceto os diretores, coordenadores e gerentes que estão convocados para uma reunião às 14h, no auditório Jornalista Jorge Calmon. 

   15. Pela manhã, o pessoal da Engenharia e Informática se reunirão com o superintendente de Administração e Finanças, Carlos Roberto Pinto e com o Chefe de Gabinete da presidência, Márcio Barreto, para estudar as providências que serão adotadas após a liberação do prédio sinistrado.

    16. Só após a conclusão dessa etapa inicial ocorrerá a limpeza das áreas não afetadas pelo fogo e os outros cinco pisos terão o funcionamento regular retomado – inclusive, o primeiro subsolo, onde funcionam o plenário e as comissões técnicas. De imediato os esforços serão concentrados na recuperação imediata do serviço  telefônico, sendo prioridade também o funcionamento da informática, que vai requerer cuidados especiais, pois é possível que a água (dos bombeiros) tenha atingido servidores e outros equipamentos.

                                                                      ****
   17. m dia após o maior tombo diário de sua maior rival, o Facebook, o Twitter decepcionou investidores ao divulgar seu balanço do segundo trimestre. Na última sexta-feira (27), os papéis do Twitter recuaram 20,5% na Nasdaq, índice de ações de tecnologia da Bolsa de Nova York.

   18. Os investidores reagiram mal porque a empresa perdeu usuários, apesar de ter conseguido reverter o prejuízo do mesmo período do ano passado.

   19. O tombo das ações do Twitter ajudou as bolsas dos Estados Unidos a fecharem em baixa novamente nesta sexta-feira. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 1,46%, a 7.737 pontos. As ações do Facebook, que despencaram quase 20% na quinta-feira, recuaram 0,78%.

  20. A rede social registrou 335 milhões de usuários mensais no segundo trimestre, abaixo dos 339 milhões esperados pelo mercado, e ligeiramente menor que os 336 milhões de pessoas no primeiro trimestre.

   21. A empresa informou que a decisão de penalizar usuários "mal comportados" este ano valeu a pena, embora o uso mensal da rede social tenha caído.

   22.. O pré-candidato ao governo do estado pelo Democratas, José Ronaldo visitou no último sábado (28) as cidades de Chorrochó, Jacobina e Várzea do Poço. O objetivo foi conversar com as lideranças regionais, conhecer as demandas e pensar propostas de governo com o objetivo de colocar novamente a Bahia no caminho do desenvolvimento.

   23. Em Várzea do Poço, ele foi recebido pela líder Dona Cirênia e conversou com muitos moradores. “Foi uma bela recepção. Um encontro aconchegante para conversamos sobre o futuro da Bahia. Quero agradecer a todos e dizer que em minha vida aprendi a ser grato e nunca esquecerei do povo de Várzea do Poço. A mudança vai começar no interior e vai chegar à capital”.

   24. Participaram da reunião na Casa de Dona Cirênia, o prefeito de Saúde Sérgio Passos; vereadores Rocão, Eliana, Baixinho, Zé Lucial e Alex Maia e Valdir (Miguel Calmon),Florivaldo (Várzea da Roça); deputados  Elmar Nascimento, Pedro Tavares, vice-prefeito de Pé de Serra Miinho, vice-prefeito de Mirangaba, Adriano, além de lideranças locais e da região.

   25. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia autorizou, neste sábado (28), em Itambé, reformas e outras ações  nos colégios estaduais Gilberto Viana e Polivalente de Itambé. A iniciativa visa levar melhorias às estruturas física e ao eixo pedagógico das escolas, com o objetivo de atender às demandas existentes no município.

   26. No Colégio Estadual Polivalente de Itambé foi autorizada a conclusão da reforma dos Módulos de Laboratórios do Programa Brasil Profissionalizado. Além disso, foi autorizado a implantação de cursos técnicos em Enfermagem e Análises Clínicas, nas modalidades Proeja  e Prosub, além da implantação de uma quadra poliesportiva coberta para atender à demanda da comunidade local.
 
   27. O diretor do colégio, José Souza Viana, A ampliação da oferta de cursos técnicos vai suprir uma necessidade reivindicada pela população, "pois nós temos uma demanda muito grande de alunos que concluíram o Ensino Médio e gostariam de fazer um curso técnico  profissionalizante. A quadra poliesportiva coberta será muito bem aproveitada tanto pelos alunos, quanto por pessoas da comunidade”, afirmou o gestor.

   28. Começa cedo, às 8h desta segunda-feira (30), as comemorações dos 56 anos de emancipação de Lauro de Freitas, quando o desfile cívico das escolas da rede municipal de ensino e cortejo cultural com 26 grupos saem do final de linha do centro. Seguindo a tradição, na sequência desfilam os movimentos sociais.

    29. À tarde, bandas locais atraem o público, a partir das 15h, para a Praça Municipal onde às 20h o pagodeiro Léo Santana comanda 3 horas de show. Denny Denan, ex-timbaleiro encerra a programação musical. É ele quem vai cantar os “Parabéns para a cidade” acompanhado pelas mais de 30 mil pessoas, público estimado para a festa.

   30. Na terça, dia 31, data oficial do aniversário da cidade, a programação começa com missa solene na centenária Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, às 8h, seguida de distribuição de bolo e os parabéns acompanhado por uma charanga. Segunda e terça-feira são ponto facultativo na administração municipal. Apenas os serviços essenciais estarão de plantão.

   31. Foram concluídos neste domingo, 28, os trabalhos de demolição do prédio abandonado na avenida Oceânica, no bairro de Ondina, em Salvador. Por causa do procedimento, o trânsito está bloqueado no trecho entre as ruas Pedra da Sereia e Santa Pua, com acesso liberado apenas para moradores e comerciantes locais.

  32. Segundo informações da prefeitura, o processo de demolição, que começou na tarde do sábado, 28, deve ser encerrado às 22h deste domingo, quando o tráfego será parcialmente liberado, já que o sentido Rio Vermelho segue em obras de requalificação desde o dia 2 de maio.

  33. A expectativa é que seja retirada de 100 caçambas de entulho, segundo o engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Celso Jorge, responsável pela obra.