Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Coelba faz acordo com MP para manter pagamento faturas nas lotéricas

Até a próxima terça-feira (31), artistas e grupos baianos, com ou sem fins lucrativos, podem se inscrever para uma convocatória especial que objetiva ocupar a Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA)
27/07/2018 às 18:58
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. A Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) assinou hoje, dia 27, um acordo proposto pelo Ministério Público estadual sobre a rede de atendimento para pagamento das faturas de contas elétricas nas casas lotéricas. Conforme o documento, a concessionária se comprometeu a abrir negociação com a Caixa Econômica Federal (CEF) para que o contrato, cuja vigência é até maio de 2019, seja prorrogado. 

2. A Coelba assumiu também o compromisso de conceder isenção de multas e juros aos consumidores que, comprovadamente, não conseguiram realizar o pagamento das faturas no período compreendido entre 1º de junho e 17 de julho de 2018. Com o acordo, foi suspensa a audiência pública convocada pela promotora de Justiça Joseane Suzart para o próximo dia 31.

3. Segundo o acordo, as multas e juros não serão cobrados dos consumidores que tenham realizado o pagamento das contas somente pela rede lotérica nos três meses anteriores ao vencido em junho de 2018, que tenham histórico de adimplência e cujo vencimento e pagamento da fatura quitado com atraso tenha se dado entre 1º de junho e 17 de julho de 2018. 

4. Os percentuais de juros e multas devem ser de, respectivamente, 2% e 1% ao mês, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A promotora Joseane Suzart explica que o acordo não impede aqueles consumidores que se considerem lesados de acionarem a Justiça em busca de indenização por danos sofridos.

5. A Coelba informou ao MP que restabeleceu o contrato com a CEF, de acordo recomendação expedida pelo órgão, e desde o último dia 14 foi retomado o sistema de atendimento para quitação das faturas nos estabelecimentos lotéricos do estado. Uma das cláusulas do acordo também prevê a realização de atividades educativas, a exemplo de ações dos programas 'Energia Cidadania' e 'Vale Luz'. A realização dessas atividades foi uma sugestão de líderes comunitários durante reunião realizada entre o MP, Coelba e as lideranças. 
                                                                         ****
6. Entre os dez tipos de câncer de maior ocorrência no Brasil, o tumor orofaríngeo, localizado atrás da boca e que inclui a base da língua, céu da boca, amídalas e paredes laterais, é um dos mais incidentes entre os jovens brasileiros de até 40 anos de idade.

7. Diante do alto índice da doença, o Planserv alerta seus beneficiários sobre os riscos desenvolve-la, já que está associada ao estilo de vida adotado pela pessoa. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar agravam os riscos de desenvolver a patologia.  Além disso, a infecção pelo HPV também contribui para o aparecimento de tumores na região da garganta, por exemplo.

8. Os primeiros sinais do tumor orofaríngeo podem surgir por meio de feridas que não cicatrizam na boca nos primeiros 15 dias, além do aparecimento de nódulos no pescoço. O paciente pode se queixar também de dificuldade ou dor para mastigar ou engolir.

9. A APLB-Sindicato convoca os trabalhadores em Educação da rede municipal de Salvador, que completam 20 dias em greve nesta segunda-feira, 30, para assembleia geral, a partir das 10 horas, no Ginásio dos Bancários (Aflitos). 

10. Neste sábado (28), o Shopping Center Lapa será palco da Orquestra da Polícia Militar da Bahia, na festa de encerramento da 15º edição da Semana dos Avós. Após cinco dias de intensa programação com oficinas e palestras, o evento realizado em parceria com o Sesc Bahia, recebe a Banda de Música Maestro Wanderley, que apresentará um repertório de músicas baianas que fazem parte da história do nosso Estado. 

11. Com o tema “Histórias para contar”, a Semana dos Avós promoveu espaços de diálogo, oficinas de artesanato, mostras de dança afro e de salão, desenvolvidas por grupos da terceira idade do SESC Bahia e da Universidade Aberta à Terceira idade (Uati), projeto da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

12. Fotografia, robótica e até aviação são algumas das 22 oficinas gratuitas oferecidas pelos cinco Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), unidades da Secretaria de Educação do Estado, em operação em Salvador, Senhor do Bonfim, Barreiras, Itabuna e Vitória da Conquista. As inscrições para os cursos na área de audiovisual, ciência e tecnologia estão sempre abertas.

13. A diretora do CJCC Salvador, Isabel Cristina das Virgens, explica que o interessado deve procurar um dos centros e apresentar “cópia de RG, comprovante de matrícula em uma escola da rede estadual e uma foto. Podem participar alunos da rede pública do 9ª ano [ensino fundamental] ao 3º ano [ensino médio]. Não existe limite de idade; temos pessoas com mais de 60 anos. Nas unidades do interior, o procedimento é o mesmo”.

14. Todas as atividades desenvolvidas nos CJCC são interdisciplinares e interseriadas. “Meu objetivo é ter a minha empresa. Eu quero trabalhar com isso para sempre”, afirma João Pedro dos Santos, 15 anos, aluno do Colégio Central e das oficinas de robótica e games.

15. Como criar sua marca? Essa é a pergunta que o especialista Gustavo Mota, fundador da WeDoLogos, vai responder aos internautas. As dicas e orientações serão passadas na live no canal do Sebrae Talks, no YouTube, nesta terça-feira, dia 31, a partir das 19h.

16. Além de participar da live, os interessados podem preencher o formulário e receber o conteúdo exclusivo e gratuito sobre como criar, registrar e inovar uma marca. Quatro etapas farão parte da live. São elas: a importância de ter uma marca; o motivo de contratar um profissional; o porquê de investir no sucesso da sua marca; e as dicas no processo de criação e inovação.

17. No segundo mandato à frente da Santa Casa da Bahia, o provedor Roberto Sá Menezes comemora a conquista da instituição em três categorias do Prêmio Benchmarking Saúde 2018. Pelos trabalhos desenvolvidos no Hospital Santa Izabel, a entidade ganhou o troféu ouro como Hospital Filantrópico e Hospital Filantrópico Compliance. 

18. Os projetos de assistência social que a Santa Casa da Bahia desenvolve no Bairro da Paz, para crianças, jovens e adultos da comunidade, também ganharam o troféu ouro na categoria Ação Social da premiação.

19. Para o provedor, é uma honra contar mais uma vez com o reconhecimento que muito valoriza a atuação da Santa Casa da Bahia na prestação de serviços de alta qualidade para a população. “Seguimos implantando projetos, rotinas e processos pautados em uma gestão institucional moderna e em alinhamento com as tendências de mercado, em plena conformidade com a ética e as leis vigentes”, afirma.

20. Para comemorar o Dia Nacional do Escritor, comemorado no dia 25 de julho, o Clooby do Livro convida a criançada para um final de semana recheado de atividades no piso L1 do Shopping Barra. Neste sábado às 17h e domingo a partir das 15h, o Grupo Filo&Sofia comandará a programação que é responsável pelo aprendizado e diversão dos pequenos, enquanto a escritora Moina Bartilotti auxilia na escolha dos livros e vai autografá-los.

21. O evento é gratuito e busca contribuir com o incentivo à leitura desde cedo, além de mostrar a importância da leitura no desenvolvimento cognitivo. O projeto conta com a curadoria da educadora e escritora Nadja Nunes e o apoio do Caliib – Coletivo de Autoras de Literatura Infantil e Infanto-Juvenil da Bahia.

22. Até a próxima terça-feira (31), artistas e grupos baianos, com ou sem fins lucrativos, podem se inscrever para uma convocatória especial que objetiva ocupar a Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Os formulários online podem ser preenchidos nos sites do TCA (www.tca.ba.gov.br) e da Fundação Cultural do Estado (www.fundacaocultural.ba.gov.br). 

23. Com o intuito de fomentar propostas em diversas áreas das artes - dança, música, teatro, circo, audiovisual, artes visuais, entre outros - e valorizar a cultura desenvolvida na Bahia, o chamamento se destina às propostas que detenham comprovação documental de, ao menos, três atividades produzidas e apresentadas para o público. São válidos itens como notas fiscais, atestados de produção e materiais de divulgação que apresentem a marca da empresa inscrita.

24. A diretora artística do TCA, Rose Lima, explica que “a ideia é compor uma programação artística com diversas linguagens, apresentadas por grupos não apenas da capital, mas de todos os territórios de identidade do estado. É um meio de valorizar e difundir a cultura e, ao mesmo tempo, intercambiar, a fim de que todos tenham conhecimento do que é produzido em toda a Bahia”.