Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA BAIRRO ITINERANTE atende 502 pessoas em apenas 4 horas

Ampliar a regulamentação da profissão nos municípios e discutir os avanços necessários para a categoria são os principais objetivos do Encontro Estadual de Mototaxistas, que acontece no dia 13 de agosto, a partir da 9h, ALBA
14/07/2018 às 11:11
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A primeira edição da Prefeitura-Bairro itinerante movimentou a manhã deste sábado (14) os bairros da Federação e Engenho Velho da Federação. Ao final de mais de quatro horas de atividades, 502 pessoas foram atendidas na Escola Cidade de Jequié em diversos serviços: marcação de consultas, vacinação de animais, pesquisa de emprego, Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, entrega de cartão do SUS e disponibilização de medicamentos. As crianças que acompanharam seus pais também tiveram à disposição muitas brincadeiras e atividades culturais.

   2. “Temos 10 unidades  de Prefeitura-Bairro espalhadas pela cidade disponibilizando mais de 400 tipos de serviços de diversos órgãos à população, sem que  haja a necessidade de  deslocamento até a sede de cada órgão ou secretaria, garantindo um diálogo permanente com o cidadão e agilizando em um prazo reduzido as articulações necessárias para a execução dos serviços desde a solicitação até a resolução dos problemas”, afirmou a diretora-geral das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos.

   3. “Com o programa Prefeitura-Bairro itinerante, além de disponibilizarmos os serviços ainda mais perto das comunidades em unidades móveis e postos avançados, ampliamos as possibilidades de atendimento aos sábados e, eventualmente, à noite para quem não pode comparecer às sedes durante o horário convencional de atendimento das unidades”, acrescentou Ana Paula.
                                                          ******
   4. Ampliar a regulamentação da profissão nos municípios e discutir os avanços necessários para a categoria são os principais objetivos do Encontro Estadual de Mototaxistas, que acontece no dia 13 de agosto, a partir da 9h, no Auditório Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). 

   5. O evento é uma iniciativa conjunta das entidades representativas da classe, em níveis nacional, estadual e municipal e conta com o apoio dos mandatos do deputado estadual Ângelo Almeida, deputado federal João Bacelar e do secretário de Planejamento de Lauro de Freitas, Mauro Cardim.

   6. De acordo com Cardim, “há mais de quatro anos estamos juntos com Osvaldan e com a categioria por essa luta pela profissionalização da atividade e conquista de direitos. A busca é também pela aficiência do serviço e segurança para quem utiiliza a mototáxi, assim como pelo reconhecimento da importância do trbalho dos peofissionais do setor e sua contribuição para a mobilidade urbana”, afirma Cardim,

    7. A organização do encontro envolve a Federação Nacional dos Mototaxistas (FENAMOTOS), Associação dos Profissionais Mototaxistas de Salvador (ASPROMOTS) e Sindicato dos Trabalhadores Mototaxistas da Bahia (SINTRAMOTOS). 

   8. “A atuação dos mototaxistas foi regulamentada a nível nacional em 2009, e precisamos fazer com que isso torne-se realidade também na maioria dos municípios baianos. Mas isso precisa ser feito com responsabilidade e diálogo”, declarou o presidente da FENAMOTOS E ASPROMOTS, Osvaldan Tupyassu.

   9. Entre as principais pautas da categoria estão ainda incentivos para compra do veículo de duas rodas e equipamentos de proteção individual (EPI) como a criação de linhas para financiamento através do DESENBAHIA e redução na cobrança de impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). “Em diversos estados os governos têm criado benefícios para os mototaxistas, a exemplo da redução de impostos, como já acontece para os taxistas. Queremos conversar com o Governo da Bahia para que nós também sejamos beneficiados em nosso estado”, afirmou Osvaldan Tupyassu. 

   10. Um homem e o filho dele, ambos com passagem pela polícia por roubo, foram presos com pinos de cocaína no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O caso aconteceu nesta sexta-feira, 13, na rua Almirante Tamandaré, no bairro de Paripe.

   11. De acordo com informações divulgadas na manhã deste sábado, 14, pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a polícia encontrou, além da droga, R$ 860 em dinheiro com Maricélio Menezes da Silva e Sandro Ferreira da Silva, 23 anos.

   12. Pai e filho foram apresentados na 5º Delegacia Territorial (DT) de Periperi, onde estão detidos à disposição da justiça.

   13. O senador Otto Alencar (PSD) já avisou ao seu partido que não vai apoiar Geraldo Alckmin na Bahia. Deve apoiar o candidato petista.

   14. A ex-prefeita do município de Uruçuca, no sul da Bahia, Fernanda Silva (PT), deixa o cargo da superintendência de Reforma Agrária (Sutrag) para assumir vaga na executiva estadual do Partido dos Trabalhadores. Assumiu o cargo que fica na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o ex-deputado estadual Yulo Oiticica (PT). 

   15. Fernanda será indicada pela tendência Esquerda Popular Socialista (EPS) como vice-presidente do partido no estado e deve ajudar a conduzir a pré-campanha de Lula para presidente da República, de Rui Costa para governador e de Jaques Wagner para senador. A ex-gestora participou de atividade política, nesta sexta-feira (13), com os presidentes estadual e nacional da sigla, Everaldo Anunciação e Gleisi Hoffman, respectivamente, e comentou sobre o assunto.

    16. “São missões diferentes. Na Sutrag foi um processo que me aproximou mais da luta por terra e ajudou a conhecer mais o estado. Agora vou para a vice-presidência do PT estadual em um processo eleitoral que deve retomar a democracia no país e dá sequência ao governo petista na Bahia”, salienta Fernanda. 

   17. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), a ida de Fernanda para a direção estadual do PT tem como objetivo deslocar quadros importantes do governo que podem ajudar nas campanhas petistas no estado. 

   18. “Fernanda é um dos quadros mais qualificados que temos no PT da Bahia, foi candidata a presidente do PT pela EPS no último PED [Processo de Eleição Direta] e tem total capacidade para conduzir esse processo. Tem uma tarefa importante agora no PT que é reeleger Rui e levar Wagner para o Senado”, destaca

   19.‘Conhecendo melhor as serpentes: identificação e biologia’ foi o tema da palestra oferecida pelo Instituto Butantan por meio do apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) de São Desidério, realizada na manhã de sexta-feira 13, no Centro Cultural.

   20. O secretário da Sematur, Joacy Carvalho, estudantes e professores de escolas estaduais, professores, acadêmicos e egressos da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), guias turísticos e a equipe de Brigada de Incêndio do município prestigiaram o evento. “Esta é uma oportunidade importante para os participantes conhecerem sobre a biologia das serpentes, como preservar e desmistificar sobre esse assunto”, afirmou o secretário Joacy Carvalho.

   21. A palestra foi ministrada pelos biólogos Bruno Rocha e Roberto Arruda que visitam o município com uma equipe do Instituto Butantan de São Paulo. Bruno Rocha destacou a respeito do trabalho do Instituto, a profissão de biólogo e acerca da importância de preservar esses animais no meio ambiente. 

   22. “O bioma presente em São Desidério nos atraiu, pois apresenta espécies interessantes para trabalharmos o nosso projeto ‘Escalas da biodiversidade’ que tem o objetivo de tentar descobrir parentescos destas espécies de serpentes”.  

   23. Para o biólogo Bruno Rocha, “o município de São Desidério apresenta lugares propícios para o trabalho, a exemplo de pontos turísticos que são muito interessantes e possuem grande valor e potencial”.

   24. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos aos biólogos que também apresentaram amostras de algumas espécies. “Esses eventos com participação do público escolar é muito produtivo e reflete diretamente na importância da educação ambiental”, apontou o mestrando da UFOB, Georghinton Diego.

   25.  “A palestra foi interessante para aprender a identificar as serpentes, e o que mais me chamou a atenção foi o momento de apresentação de algumas espécies”, complementa a estudante Kelly Silva da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães”, complementa a estudante Kelly Silva da Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães.

   26. Agora todo mundo é democracata em peregrinações pelo interior da Bahia visando as eleições 2018.