Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FEIRA apresenta projeto civil à ViaBahia para acesso Parque Exposições

Veja o que muda nos horários do metrô durante jogo Brasil x Bélgica
05/07/2018 às 18:36
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Um estudo de viabilidade técnica para o acesso de veículos ao Parque de Exposição João Martins da Silva seja realizado a partir da sua entrada principal, na BR 324, foi entregue à ViaBahia, concessionária do trecho da rodovia, entre Feira de Santana e Salvador.

2. O acesso pela entrada principal foi interditado liminarmente pela Justiça, iniciativa do Ministério Público, que pede a construção de um acesso de acordo com as normas de trânsito.

3. O projeto foi elaborado pelo Setor de Engenharia da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito). Representantes da concessionária ouviram as explanações feitas pelos técnicos e pediram um estudo de tráfego à altura do Parque de Exposição.

4. “Apresentamos um projeto para análise prévia pela ViaBahia e acredito que foi bem aceito. Agora, vamos providenciar este estudo para que o projeto final seja apresentado”, afirmou o titular da SMT, Maurício Carvalho.

5. Também participaram da reunião, na manhã desta quinta-feira, 5, o procurador Geral do Município, Gleudson Almeida, os secretários de Transporte e Trânsito, Saulo Figueiredo, e o de Agricultura, Joedilson Freitas, mais a engenheira Andrea Amaral e o estagiário Janderson Lima.

6. Pela ViaBahia, o supervisor da Faixa de Domínio, Dener Pimenta, o engenheiro Gustavo Andrade e o coordenador de Faixa de Domínio, Josué Oliveira.

7. Foram apresentadas as opções de acesso ao parque, principalmente dos animais, e como os ônibus que farão o transporte de passageiros para o local, ficarão durante o desembarque, embarque e estacionados.

8. Consta no projeto que o a estrada que liga o estacionamento interno à avenida Noide Cerqueira passará a ter 12 metros de largura, com duas pistas, e será usada apenas como saída. A entrada dos caminhões com animais será relocada para a sua direita – assim o espaço para desacelerar será ampliado.  

9. O estudo, que a concessionária considera necessário, será ferramenta importante para viabilizar o projeto apresentado pelo município, para mostrar as intervenções que serão feitas na frente do equipamento.
                                      ******
10.  O Programa de Instrutoria Interna, desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb), é finalista no 22º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O programa participa na categoria Inovação em Processos Organizacionais, Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual/Distrital, instituída em 2017 e que recebe inscrições das esferas estaduais. Além da Bahia, também são finalistas neste segmento os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

11.  Criado em 2007, por meio da Lei nº 10.851, o Programa de Instrutoria Interna é uma estratégia eficaz e econômica para o desenvolvimento de competências no serviço público estadual. Trata-se da docência desempenhada por servidores públicos para a disseminação de conteúdos correlatos a sua área de competência, de forma sistêmica em todo o Estado. Política de recursos humanos, a iniciativa valoriza o servidor e seu conhecimento acumulado, o reconhecendo como sujeito detentor de conhecimentos cuja disseminação contribui para a efetividade das ações públicas.

12. Para se tornar um instrutor, o servidor é capacitado em curso básico de formação, ministrado periodicamente pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb). Uma vez credenciado, pode participar de cursos complementares e se candidatar aos processos seletivos para se tornar um formador, que atua selecionando e capacitando os futuros instrutores dos cursos que compõem a grade regular da UCS/Saeb, disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Atualmente, a Bahia conta com 3.082 instrutores internos certificados.

13.  Nesta sexta-feira (6), às 15h, a Seleção Brasileira entra em campo contra a Bélgica para mais uma disputa na Copa do Mundo. Para facilitar o deslocamento dos usuários, a CCR Metrô Bahia vai diminuir o intervalo entre trens neste dia. Das 12h às 15h, o intervalo na Linha 1 será de 3 minutos e 10 segundos e na Linha 2, de 3 minutos e 50 segundos. Das 15h às 19h, o intervalo será de 6 minutos e 20 segundos nas duas linhas.

14. Com mil atendimentos médicos já ofertados gratuitamente a comunidade com diversas especialidades, em quatro bairros de Itabuna com um público de mais de 3 mil pessoas circulantes nas Feiras de Saúde, o projeto Santa Casa Nos bairros chega a sua 5ª Edição.

15. Neste sábado, 7 de julho, cerca de 50 voluntários, entre médicos, enfermeiros e técnicos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna chegam á comunidade do Vila Anália. Das 8 as 12 horas no Colégio Félix Mendonça a comunidade contará com 310 atendimentos médicos nas seguintes especialidades :ginecologia, pediatria, cardiologia, neurologia, geriatria, Hepatoscopista e clínico geral.

16. Além das especialidades médicas, a população contará ainda com a feira de saúde com orientações nutricionais, fisioterapeutas, realização de exames de tipagem sanguínea com o nosso Banco de Sangue, informações sobre Parto Adequado e amamentação para as gestantes, através dos serviços do Parto Adequado e Banco de Leite. Nesta edição ainda contaremos com a realização do teste de audiometria e emissões com especialistas técnicos do CESAI.

17. Para o provedor Eric Júnior, o Mutirão Santa Casa Nos Bairros é um divisor de águas para a Santa Casa de Itabuna. “ Com este projeto disponibilizamos o acesso ao serviço de saúde pública, mostrando a comunidade quais são os nossos serviços rreferenciados. E quais são os nosso canais de entrada para o atendimento pelo Sistema Único de Saúde- SUS”.