Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DRAMA de LIDICE em continuar na muleta do PT ou ser terceira via (TF)

E pode ser a terceira via, em 2020, na campanha municipal a prefeita de Salvador
21/06/2018 às 23:13

Senadora Lidice da Mata elege-se deputada federal sem ajuda do PT
Foto:
    MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. No meio político não há nenhuma surpresa na chapa majoritária do governador Rui Costa à reeleição com João Leão (PP) mantido na vice e Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) ao Senado. Isso já vem sendo comentado nos bastidores da Assembleia há meses.

   2. Natural na política os muxoxos do PSB da senadora Lidice da Mata e do porta-voz deste partido, Domingos Leonelli. A estratégia dos socialistas em querer desqualificar a personalidade de Angelo Coronel e, com essa postura, sensibilizar o governador Rui a mudar a chapa pode ter até algum sentido, mas, é ingênua, inofensiva.

   3. O PT tornou-se um partido fisiológico há muito tempo e Lidice/Leonelli que representam um único ente no PSB, por suas experiências políticas e anos de estrada, deveriam saber disso. Portanto, esse apelo final do PSB não sensibiliza a direção do PT estadual e muito menos o governador Rui, o qual tendo a responsabilidade de reeleger-se não vai mexer num projeto bem organizado e ao que tudo indica vitorioso para atender sentimentos relacionados ao gênero e a ideologia. 

   4. Ora, na campanha passada, é sempre bom lembrar disso, Lidice foi adversária de Rui na disputa ao governo do Estado e marchou com Marina Silva após a morte de Eduardo Campos, e naquela campanha o comandante petista era o então governador Jaques Wagner que, 4 anos depois, apostou em Rui, isolou Gabrielli, Caetano e outros, e o elegeu. 

   5. Agora, em 2018, o principal responsável por sua reeleição é o próprio Rui, Wagner fazendo parte da chapa ao Senado, mas, sem a responsabilidade que teve em 2014. Por posto, caso Rui não seja reeleito, a carapuça vai para ele.

   6. Daí que o governador não pretende correr o mínimo risco, está muito bem avaliado nas pesquisas, e optará por nomes com maior densidade eleitoral e não há dúvidas no meio político de que o PSD de Otto Alencar/Angelo Coronel os tem mais do que o PSB de Lidice da Mata/Domingos Leonelli.

   7. Otto, hoje, respondeu a Leonelli as criticas que fez a Angelo Coronel, um político - segundo Leonelli -  que “não tem nenhum significado maior na política. Difícil a gente encontrar aqui um feito do tal Angelo Coronel pela Bahia ou pelo Brasil”. 

   8. Palavras de Otto: “Não provoquei Leonelli, mas estou sendo agredido. Ele está agredindo Angelo Coronel, está querendo desqualificar e eu sou o presidente do partido. Se tem algum partido legítimo para reivindicar é o PSD, que está na aliança desde 2014. Todos achávamos que não teríamos sucesso, fomos com os partidos aliados, PCdoB, PDT, então não vejo qual a legitimidade maior que tem o PSB. Até porque na época o PSB saiu com candidatura própria”

   9. Quanto ao ex-presidente da Assembleia, novo socialista Marcelo Nilo, sinalizar que pode apoiar o nome de Jutahy Magalhães Jr (PSDB) a senador alertando que seu compromisso é apenas com Wagner e Rui trata-se mais de um balão de ensaio do que qualquer outra coisa. Nilo também sabe, e historicamente isso acontece desde 1986, que o governador eleito puxa em bloco os candidatos ao Senado. 

   10. E veja que assim foi em 2010 quando Lidice elegeu-se senadora ao lado de Pinheiro. Ora, quem os elegeu foi a performance de Wagner reeleito no primeiro turno para o cargo de governador. 

   11. A possibilidade de Lidice integrar uma outra chapa como gostariam o DEM e o MDB é nula, pois, destruiria seu discurso ideológico. E a possibilidade, também, dela sair como candidata ao Senado, single, não existe. É derrota antecipada.

   12. O mais sensato, nos parece, é Lidice candidatar-se a deputada federal e voltar ao sonho de ser a terceira via futura nas eleições municipais de Salgador. E quando a Nilo basta um assessor politico de Rui chamá-lo para saber se ele é governo ou oposição que sua faromba acaba. O próprio Nilo quando presidente da Assembleia dizia que quem é da base do governo vota a favor do governo em qualquer projeto do esecutivo; e a oposição vota contra.
                                                                              ******
   13. A Braskem recebeu nesta quinta-feira (21) o prêmio “Carreira dos Sonhos”, na categoria “Jovens”, após pesquisa realizada com jovens universitários que escolheram a petroquímica como uma das empresas em que sonham trabalhar.

   14. Promovida pela Cia. de Talentos, consultoria voltada à gestão de carreiras, a premiação tem com um de seus objetivos identificar as organizações que mais propiciam o desenvolvimento profissional, e acaba refletindo a expectativa das pessoas de construir uma vida em que o trabalho seja fonte de felicidade e aprendizagem. Em ranking elaborado com base nos resultados deste levantamento, a Braskem foi classificada na 8ª posição.

   15. “Acreditamos que a evolução da Empresa está diretamente ligada ao desenvolvimento de cada Integrante e em sua expectativa de crescimento profissional dentro da Braskem. Propiciar um ambiente saudável, onde as pessoas podem ser elas mesmas, em que prevaleça a confiança e a autonomia na realização de seus desafios profissionais, e oferecer capacitações que contribuam com o aprimoramento de habilidades são algumas das nossas premissas. É muito satisfatório e estimulante saber que o mercado está reconhe.

   16. Obras voltadas para segmentos estratégicos, como infraestrutura urbana, saúde, esporte e lazer, foram iniciadas em João Dourado, no centro norte da Bahia, após a assinatura de ordens de serviço na tarde desta quinta-feira (21). O Governo do Estado ainda promoveu a entrega de equipamentos, veículos e certificados.

   17. Em cerca de seis meses, quem precisar se deslocar de João Dourado para o distrito de Gameleira não vai mais passar por uma estrada de barro irregular. A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) deu início às obras de duplicação e pavimentação em oito quilômetros de travessia urbana da BA-431, no entroncamento com a BA-052. O investimento chega a R$ 3 milhões no trecho, por onde passam cerca de 350 veículos por dia.

   18. Outra obra na área de infraestrutura urbana assegurada pelo Governo do Estado é a expansão da iluminação pública, no valor de R$1 milhão, também passando pela BA-052. "São muitas ações aqui em João Dourado, como estrada e investimento em iluminação pública e agricultura familiar. São ações que vão melhorar a produção e as condições urbanas da cidade", afirmou o governador Rui Costa. 

   19. A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável promoveram nesta quarta-feira, na Câmara de Vereadores, uma reunião com representantes de associações rurais e com o gerente do Banco do Brasil de Itacaré, Leandro Mansur, para discutir sobre a liberação de linhas de créditos do Pronaf. 

   20. Os recursos do programa serão direcionados para os produtores rurais para que seja utilizados no fomento e desenvolvimento 
da produção de alimentos da agricultora familiar.

   21. De acordo com o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a agricultura familiar é de extrema importância não somente por garantir grande parte da produção, como também movimenta a economia do município, da Bahia e do Brasil. Mas para isso é preciso garantir mais linhas de créditos e 
investimentos para que os produtores possam aumentar a produção e gerar mais empregos e renda.