Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ESPANHA DÁ LIÇÃO AO MUNDO DO FUTEBOL e demite técnico ganancioso

A Prefeitura está à disposição da Justiça, assim que for notificada por meio da PGM para prestar os esclarecimentos e apresentar todos os documentos que confirmam a legalidade do projeto do BRT
13/06/2018 às 00:22
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Federação de Futebol da Espanha deu um exemplo ao mundo esportivo do futebol ao demitir o técnico da seleção nacional, Julen Lopetegui, já na Rússia com a "Fúria", por ter assinado um contrato (provavelmente milionário) com o Real Madrid sem comunicar a Federação. Não teve conversa. O presidente da Federação, Luis Rubiales, botou o camarada no olho da rua e já contratou outro técnico Fernando Hierro. 

   2. Vocês já imaginaram se isso acontecesse com a seleção brasileira? Trocar Tite, hoje, por Mano Meneses ou Renato Gaúcho. Pois, na Espanha aconteceu, o mundo não se acabou e os jogadores da "Fúria" apoiaram o presidente da Federação.

   3. Comento isso porque no Brasil ultimamente só se fala em jogadores da seleção sendo sondados, inclusive o craque Neymar, o goleiro Alysson, o meia Fred, o atacante Diego Costa e até o técnico Tite, alguns estão assinando contratos e outras mumunhas e a CBF não dá uma nota dizendo para deixar essas negociações e especulações para depois da Copa, perdendo ou ganhando.  O Real teria sondado Tite e estaria disputando com o Liverpool o goleiro Alisson.

   4. A Federação da Espanha mostrou que nem tudo é dinheiro. Há o amor à camisa e a causa nacional, o porgulho de jogar numa seleção. Os meninos do Brasil, neste momento, faltando 3 dias para o jogo contra a Suiça precisam esquecer os milhões de euros à vista e se eoncentrarem no futebol. O basco Lopetegui ainda vai pagar um preço alto por sua atitude.
                                                              *****
   5. (GLOBO) Ao escolher o Marrocos na disputa que decidiu onde será disputada a Copa do Mundo de 2026, o presidente da CBF, Antonio Carlos Nunes, tinha certeza que seu voto seria secreto. Quando seu voto se tornou público, como previam as regras da eleição, ficou evidente que Nunes havia rasgado um acordo do qual o Brasil fazia parte. E do qual ele próprio era signatário. 

   6. O combinado era simples: os 10 países da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) deveriam votar na candidatura da América do Norte, que seria vencedora, formada por EUA, México e Canadá.

   7. A formalização do apoio estava num documento tornado público pela Conmebol no dia 13 de abril, resultado de uma reunião do Conselho da Conmebol – do qual Nunes faz parte – realizado em Buenos Aires. O acordo seria ratificado em outros dois encontros do mesmo Conselho, um 11 de maio, em Assunção, e outro em 11 de junho, em Moscou. O Coronel Nunes, de 80 anos, estava presente em todos.
                                                *****
   8. A Prefeitura está à disposição da Justiça, assim que for notificada por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), para prestar os esclarecimentos e apresentar todos os documentos que confirmam a legalidade do projeto do BRT. Uma ação popular contra as obras, inclusive, foi negada recentemente pela Justiça, o que demonstra que não há qualquer ilegalidade no que diz respeito a questões ambientais, falta de licença para a etapa atual de intervenções ou de transparência. 

   9. As obras do BRT, que irão mudar a realidade das pessoas que circulam diariamente por uma das regiões mais movimentadas da cidade, seguem normalmente o cronograma previsto.

   10 A deputada Ivana Bastos recebeu, na tarde de hoje (13), dois representantes da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA), João Carlos Martins e Bruno Castro para tratar do processo de votação e aprovação dos PL 20.903/2014, PL 21.053/2014 e PLC 129/2017, os quais visam fortalecer autonomia da Defensoria Pública com garantia do respeito remuneratório à carreira.

   11. A deputada ressaltou que estará empenhada e articulará junto aos seus pares para que os projetos sejam votados ainda nesse primeiro semestre. “a Defensoria é um instrumento de efetivação dos direitos e ampara as pessoas que não possuem condições de pagar um advogado. A população carente tem basicamente nesse órgão uma importante voz em defesa dos seus direitos perante o sistema judiciário, e precisamos ter uma Defensoria forte e bem estruturada”, destacou Ivana.

   12. Desde domingo (10), diversos municípios dos Territórios Bacia do Jacuípe, Sisal e Velho Chico estão sem sinal de celular da operadora Claro. Diante da demora e dos prejuízos causados à população, a deputada estadual Neusa Cadore (PT) cobrou medidas urgentes da empresa que opera o sinal de celular nessas regiões.

   13. Entre os municípios prejudicados estão Nova Fátima, Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Quixabeira, Pintadas, Gavião, Serrolândia, São Domingos, Ichu e Brotas de Macaúba.  “Ligamos e enviamos ofício para a operadora e também para a Anatel para relatar o problema e cobrar a resolução. Entramos em contato também com a Superintendência de Energia e Comunicação da Bahia, numa tentativa de unir forças para essa questão”, relatou Neusa.

   14. Ainda segundo a parlamentar, a população desses municípios tem enfrentando dificuldades. “Precisamos de uma resposta da Claro pois as pessoas tem sofrido com o não funcionamento da rede móvel de telefonia. Da saúde ao comércio tudo está sendo afetado e a população é a mais prejudicada. Espero que a empresa restabeleça o sinal o mais breve possível”, disse Neusa.

   15. A partir desta quinta-feira (14), seis das dez Prefeituras-Bairro de Salvador vão passar a oferecer mais um serviço à população: a emissão de carteira de trabalho. O lançamento da ação acontece às 9h30, na sede da Prefeitura-Bairro Cidade Baixa, na Avenida Porto dos Mastros, 65, Ribeira (em frente à Biblioteca Municipal Edgar Santos). 

   16. A cerimônia contará com as presenças do prefeito ACM Neto; do secretário municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Junior; da diretora-geral das Prefeituras-Bairro, Ana Paula Matos; de representantes da Superintendência Regional do Trabalho na Bahia e demais autoridades.

   17. Além da Cidade Baixa, o serviço também estará disponível nas unidades Cajazeiras, Subúrbio/Ilhas, Pau da Lima, Itapuã e Barra/Pituba. Até o fim deste mês, a emissão das carteiras de trabalho será feita ainda nas unidades Itapuã/Ipitanga, Centro, Liberdade/São Caetano e Valéria. No total, 20 funcionários – dois para cada Prefeitura-Bairro – vão fazer o atendimento ao público, após terem passado por capacitação de 40h, ministrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

   18. A próxima sexta-feira, 15 de junho, marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. 

   19. Para chamar a atenção da sociedade para esta data, um grupo de organizações vai realizar uma mobilização na Estação da Lapa, das 8h30 às 16h30, chamando a atenção para a população de todas as idades sobre essa questão com a disseminação de informação e distribuição de matérias.

    20. Serão entregues às pessoas que passarem pela Estação da Lapa exemplares do Estatuto do Idoso e a Cartilha de Direitos das pessoas idosas. Além disso, serão realizadas apresentações de grupos culturais, com o foco em fomentar o debate e o fortalecimento das mais diversas formas da prevenção contra abusos e maus tratos à pessoa idosa.

   21. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que o projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores, enviado pelo Executivo municipal, não objetiva a supressão do direito a progressão funcional do servidor. O texto apenas estabelece que tal progressão deverá ser necessariamente precedida de avaliação de desempenho, levando em conta itens como a pontualidade e produtividade dos trabalhadores. 

   22. Com tal medida, a sistemática de progressão dos servidores passará a ser idêntica a dos demais colaboradores da Prefeitura, deixando, portanto, de ser automática, como ocorre atualmente, valorizando a meritocracia.