Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Vaticano desmente PT e diz que papa Francisco não enviou terço a Lula

Nesta quarta-feira, dia 13 de junho, a Igreja celebra a festa de Santo Antônio, também conhecido como “Pai dos pobres”. Neste dia, as paróquias e comunidades dedicadas a ele estão com programações especiais.
12/06/2018 às 19:57
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Papa Francisco não enviou um terço ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por meio de um assessor, como publicaram diversos sites desde segunda-feira (11). A falsa informação foi desmentida nesta terça-feira (12) pelo Vaticano, mas só a postagem feita pela página de Lula no Facebook já acumula mais de 20 mil compartilhamentos, segundo a ferramenta de monitoramento Crowdtangle.

    2. Segundo o portal Aos Fatos Org, a frase do Brasil 247 dava conta de que o papa Francisco enviara um terço à Lula, que disse ser essa a “primeira manifestação de apoio explícito ao ex-presidente Lula” por parte do Papa. O Último Segundo, do portal IG, foi na mesma toada: “Papa envia rosário a Lula, mas assessor é impedido de fazer visita”. Já o Política Atual adotou um tom místico na sua manchete: “Papa envia relíquia sagrada e misteriosa a Lula, desejando força na candidatura à presidência”.

    3. Porém, nem o terço foi enviado pelo Papa e nem o visitante era assessor de Francisco. Como informou nota do Vaticano publicada nesta terça-feira (12), teve caráter pessoal a visita de ontem do advogado argentino Juan Grabois à carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula segue preso. 

   4. O terço levado por ele não foi enviado, mas “abençoado” por Francisco, disse a Santa Sé, que esclareceu ainda: “terços como esse são levados, como o Santo Padre deseja, a tantos prisioneiros do mundo sem entrar no mérito de realidades particulares”.

    5. Juan Grabois também não é “assessor do Papa”, como chegou a ser publicado. Fundador do Movimento dos Trabalhadores Excluídos, ele foi consultor do extinto Pontifício Conselho Justiça e Paz, como informou o Vaticano. Em janeiro de 2017, o órgão deu lugar ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e os integrantes do conselho perderam suas funções. Grabois havia sido nomeado pelo Papa Francisco como um dos 15 consultores em 11 de junho de 2016.

   6. Lula não chegou a receber o presente de Grabois diretamente, pois o advogado foi impedido pelos policiais de visitá-lo. Desde abril, o ex-presidente cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. A defesa do petista nega que haja provas dos crimes e recorre da condenação no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no STF (Supremo Tribunal Federal).

    7. Além dos mais de 20 mil compartilhamentos no Facebook, a falsa informação do presente do Papa a Lula também foi replicada por cerca de 16 mil vezes no Twitter do ex-presidente, como mostra busca feita pela ferramenta Crowdtangle.
                                                                                 ******
    8. Nesta quarta-feira, dia 13 de junho, a Igreja celebra a festa de Santo Antônio, também conhecido como “Pai dos pobres”. Neste dia, as paróquias e comunidades dedicadas a ele estão com programações especiais. Confira:

   9. Na Paróquia Santo Antônio Além do Carmo (Largo do Santo Antônio) os fiéis participam de alvorada às 6h e Missas às 7h, 9h, 11h (com Oração por Cura e Libertação) e 16h30. Às 17h30 terá início a procissão, que sairá da Matriz, seguirá pelo bairro do Barbalho e retornará para a Matriz, onde será celebrada a Missa campal, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

   10. Santo Antônio também recebe homenagens na paróquia dedicada a ele, localizada no bairro de Cosme de Farias. No dia festivo a programação começa com alvorada às 5h, seguida de Missa. Às 9h haverá a Bênção de Santo Antônio e ao meio dia será celebrada mais uma Missa. 15h os fiéis recitarão o Terço da Misericórdia. Os festejos serão encerrados às 19h30, quando o frei Sérgio Moreira Rodrigues presidirá a Missa.

   11. Para celebrar a festa de Santo Antônio, na Igreja Santo Antônio da Barra (Ladeira da Barra) haverá Missas ao longo de todo o dia festivo (13): às 6h30, 8h, 9h30, 10h30, 12h, 14h30, 15h30, 16h30, 18h e 19h30.

   12. Com alegria e entusiasmo, a Paróquia Santo Antônio (Fazenda Coutos) celebra a Festa Padroeiro, o Glorioso Santo Antônio. No dia dedicado ao santo (13), os devotos participam de Missas às 7h e 10h. Às 18h terá início uma procissão e a Missa Festiva será celebrada às 19h.

  12. No Santuário da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, dedicado à Irmã Dulce, na data festiva (13) haverá Missa às 17h, seguida de uma animada quermesse, no pátio da Igreja.

   13. O deputado federal Bacelar (Podemos-BA) ocupou a tribuna da Câmara, nesta terça-feira(12), para lembrar os quatro anos de implantação do Plano Nacional de Educação  (PNE). Segundo ele, não existem motivos para comemoração, porque as metas para o setor não foram cumpridas. " Das 20 metas previstas, cumprimos apenas uma e seis andam lentamente, o que é muito pouco. Passados quatro anos, só temos o que lamentar", protestou.

   14. Bacelar acusou o governo Temer de ter agravado o quadro de precariedade no ensino público. "Temos 900 mil jovens fora da escola, e o presidente mais rejeitado da história não faz nada. A educação serve de pauta simpática ao eleitor, no discurso vazio dos políticos durante a campanha, mas depois as ações não são efetivadas. Como estamos em ano eleitoral, precisamos exigir do futuro presidente o compromisso com a execução plena do PNE".  

   15. A Secretaria da Educação do Estado inaugura, nesta quarta-feira (13), às 10h, no auditório Central do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, a primeira classe hospitalar implantada pelo Estado. A ação faz parte do programa SARAHDO – Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares, que visa garantir o direito de estudantes enfermos (Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos/EJA), que se encontram nos leitos hospitalares ou em atendimento médico domiciliar, a darem continuidade aos seus estudos.

    16. Neste primeiro momento, oito professores da rede estadual irão garantir escolaridade, atendimento educacional especializado e tratamento personalizado e humanizado, para cerca de 40 estudantes/pacientes do setor de Hemodiálise do hospital, enquanto passam por sessões de hemodiálise ou diálise. Para isso, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou formação continuada em Classe Hospitalar/Atendimento Domiciliar, a professores da Educação Inclusiva.

   17. O Censo Escolar da Educação Básica 2018 é o tema de uma reunião voltada às escolas privadas de Salvador, que será realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) na quarta-feira (13), das 14h às 17h, no auditório do Colégio Sacramentinas (Avenida Leovigildo Filgueiras, 211 - Campo Grande). 

   18. O objetivo do encontro é prestar orientações técnicas aos representantes das escolas para uso do sistema Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do qual devem ser feitas as declarações no prazo de 30 de maio a 31 de julho.

   19. Realizado anualmente, o Censo Escolar é um levantamento de dados obrigatório de todas as escolas do país, públicas e privadas, com responsabilidade jurídica atribuída ao gestor da unidade de ensino, conforme determina o Decreto Federal 6425/2008 e portarias MEC e Inep 264/2007 e 316/2007. 

   20. Apesar da obrigatoriedade definida pela lei, muitas escolas não têm feito a declaração anual. Das 1662 escolas privadas ativas localizadas em Salvador com cadastro no Inep, apenas 748 participaram da 1ª etapa do Censo em 2017 - o que corresponde a cerca de 45%. É um índice considerado baixo, que acaba comprometendo a elaboração de estratégias públicas nacionais, estaduais e municipais para a área.

   21.  A 27ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada – FENAGRI 2018 – que acontecerá de 11 a 14 de julho de 2018, no Juá Garden Shopping – Juazeiro – Bahia, contará com mais apoio. Após pleito do deputado estadual Zó, nesta terça-feira (12), na comissão de Agricultura e Política Rural, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou a realização do lançamento da Fenagri no dia 20 de junho no colegiado, em Salvador às 9h30, na ALBA e também uma comissão itinerante, no município de Juazeiro no dia 12 de Julho no local do evento. Além disso, o deputado estadual destinou cem mil reais de emenda parlamentar para a Fenagri.

  22. O deputado Zó esteve com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro e coordenador geral da 27ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), Tiano Félix, que justificou no colegiado a importância do evento para a Bahia e o Brasil.

  23. Com intuito de capacitar os agentes para o patrulhamento em festas juninas, a Guarda Civil Municipal promove o curso de "Patrulhamento Preventivo e Procedimentos de Primeiros Socorros em Eventos Juninos”, a ser realizado nesta terça-feira (12), com ´termino na quarta (14), sempre das 8h às 17h, na Base do Grupamento de Operações Especiais (GOE), localizado na Avenida Tamburugy, atrás do Shopping Paralela. O curso será aberto também a servidores das guardas de Amélia Rodrigues, Mata de São João, São Gonçalo dos Campos, Itapetinga e Itororó, numa parceria com as prefeituras desses locais.

   24.  A Secretaria da Administração (Saeb) publica no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (13), resultado final - após recursos - da Perícia Médica dos candidatos com deficiência aprovados nas duas primeiras etapas do concurso público da Secretaria da Educação (SEC). Os candidatos passaram por avaliação na Junta Médica Oficial do Estado da Bahia, no período de 21 a 24 de maio. 

   25. A publicação também pode ser consultada no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br) ou no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), organizadora do concurso.

    26. Realizado conjuntamente pela Saeb e Secretaria da Educação (SEC), o concurso para professor e coordenador pedagógico foi lançado em novembro de 2017 e teve suas provas objetiva e discursiva aplicadas no dia 25 de fevereiro, em todo o estado. Foram 103.592 inscritos e os 41.404  habilitados concorrem a uma das 3.760 vagas: 3.096 para professor e 664 para coordenador pedagógico. O certame tem validade de um ano, prorrogável por igual período, e irá abranger 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).