Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NOVELA da chapa majoritária do PT, Lídice x Coronel e Lula quem decide

O todo poderoso Lula, o 'sabo barbudo' como dizia Brizola, enfia goela abaixo suas decisões como aconteceu com CGlesi presidente. A Bahia espera por sua fala final.
11/06/2018 às 14:59
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ao que tudo indica a formação da chapa majoritária de Rui Costa (PT) à sua reeleição só sairá depois que Lula decidir. Como sempre no PT quem dá a palavra final é o ex-presidente, dono de 30% do eleitorado no país mesmo preso, é quem decidirá se Lidice da Mata, a senadora do PSB vai integrar a chapa ou não. 

   2. Os outros nomes cotados para o Senado são os de Jaques Wagner, também apontado com o possível plano B de Lula para presidente, e Angelo Coronel (PSD), presidente da Assembleia Legislativa ligado a Otto Alencar. Entende-se que a posição de João Leão, na vice, parece sacramentada, embora tudo possa acontecer.

   3. Wagner está correndo da possibilidade de ser candidato a presidente como o diabo corre da cruz uma vez que tem a eleição para senador praticamente garantida, além de ser do PT e postular a vaga que era Walter Pinheiro, hoje secretário da Educação. E Angelo Coronel também estaria numa posição confortável, amparado por Otto Alencar, chefão do PSD na Bahia e municipalista com grandes alianças no interior e quantidade de votos bem superior ao minguado PSB de Lidice.

   4. A senadora acha que por direito também tem méritos para ser o segundo nome da chapa ao Senado, uma vez que seu partido foi aliado de Rui nesses últimos quatro anos, ainda que Lidice tenha sido adversária de Rui nas eleições de 2014. Hoje, saiu uma resolução da executiva do PT na direção de que o partido, na estratégia de Lula, deve aliançar-se nos estados com o PSB e PCdoB visando uma aliança nacional que o ex-presidente pretnde encetar.

   5. Acontece que a candidata do PCdo a presidente, Manuela D'Avila, segundo o DataFolha tem 1% nas pesquisas, o que não representa absolutamente nada numa aliança nacional salvo emblematicamente. Na Bahia, o PCdoB é mais gordinho, mas, não se renova e está há decênios elegendo Daniel Almeida e Alice Portugal. Hoje, não faz a menor (ou maior) diferença para Rui, o qual está fortissimo desde que ACM Neto desistiu de enfrentá-lo.

   6. Rui, em tese, está a cavaleiro para formatar a chapa. A questão é Lula. Nada se faz no PT sem um pitaco do ex-presidente. Imagina-se, pois, que essa é a única esperança de Lidice. Por posto, Angelo Coronel já prometeu até ir a Curitiba entregar a comenda 2 de Julho a Lula e, hoje, entre os aliados de Rui é quem mais fala fortemente contra Temer. Tem sentido.
                                                                           ******
   7. Imagens das câmeras de segurança instaladas na rua Engenheiro Adhemar de Fontes, no bairro da Pituba, podem auxiliar a polícia a identificar os suspeitos de espancarem o empresário Luciano Vieira, de 43 anos, na madrugada de sexta, 8, para sábado, 9.

   8. O empresário foi encontrado caído no local após deixar o Bar Preto, com marcas de socos. Ele foi levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde deu entrada com traumatismo craniano, mas teve morte encefálica.

   9. A delegada Maria Selma Lima, titular da 16ª Delegacia Territorial (DT), explica que as câmeras de segurança ainda estão em análise, mas as imagens apontam que ocorreu uma discussão nas proximidades do bar. 

   10. “A gente ainda não conseguiu depurar, mas tudo indica que houve uma briga na região. Estamos analisando as imagens e ainda vamos ouvir os porteiros da rua”, ressalta.

   11. Crime bárbaro na Salvador a cada dia mais violenta.

   12. A Limpurb está à disposição da polícia para facilitar o acesso junto à Revita, empresa responsável pela limpeza na região da Pituba, das informações necessárias para esclarecer o crime que aconteceu no último sábado (09). Segundo essa empresa, não foi identificado nenhum registro de colisão com seus compactadores nesta noite. A Limpurb repudia qualquer tipo de violência e continua acompanhando o desdobramento do caso.

    13. (APLB) Trabalhadores em educação de Salvador e servidores municipais realizam paralisação nesta quarta-feira, 13 de junho. Os educadores da rede municipal de Salvador, que se estão em Campanha Salarial, realizam Manifestação com paralisação de 24 horas, nesta quarta-feira, 13.

   14. O ato unificado com outras categorias de servidores municipais é denominado Dia do Fico na Luta. A concentração começa às 13:30h, na Praça Municipal.

   15. Cerca de 17,5 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe em Salvador no último sábado (9), quando a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu mais um Dia D de combate à doença. Foram instalados 100 pontos de vacinação por toda a cidade para facilitar o acesso do público alvo durante o dia de mobilização. Com mais essa iniciativa, a cobertura de imunizados subiu para cerca de 82%. A campanha de vacinação contra a gripe termina no dia 15 de junho.

   16. “Estamos empenhando todos os esforços para garantir a proteção contra o vírus. Este é o terceiro Dia D que realizamos, envolvendo centenas de profissionais em praticamente todos os bairros da cidade, além da intensificação das atividades durante a semana. 

   17. Faltam poucos dias para o fim da campanha e temos que chegar aos 90% de cobertura para garantir a segurança de todos. Por isso, contamos também com a sensibilização da população sobre a importância da imunização”, afirmou o secretário de Saúde, Luiz Galvão.

   18. A Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA) realizou na última sexta-feira (8) a noite, formatura de mais uma turma do Curso de Policiamento e Fiscalização Ambiental da Mata Atlântica. A solenidade aconteceu no auditório Paulo Souto (Uesc) e contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e professores e foi prestigiada pelo vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal Soub e pela superintendente do Meio Ambiente, Joelia Sampaio.

   19. Ao representar o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, José Nazal ressaltou que o projeto é pioneiro na formação de agentes ambientais para a multiplicação de conceitos sociais para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e bem informada. “Oferecer melhores condições de atuação na fiscalização e, sobretudo ofertar conhecimento. Assim, evitaremos danos ambientais, cujos problemas têm sido recorrentes”, comentou.

   20. Ocorrerá no próximo dia 13 de junho, a partir de 9h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), o I Fórum Baiano de Negócios e Oportunidades Internacionais. O evento reunirá as mais expressivas instâncias comprometidas com o desenvolvimento social e econômico do estado da Bahia para debater com lideranças, autoridades e estudiosos do Brasil e do exterior as efetivas contribuições que o relacionamento internacional pode aportar no incremento da economia e da inclusão social.

    21. O fórum contará com representações do Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (PNUD), FIEB, Prefeitura Municipal de Salvador, Governo do Estado da Bahia, representantes de corpos consulares, empresários e jovens empreendedores.
17. Adiada por conta da greve dos caminhoneiros, a inauguração das Ludotecas de Boca da Mata (CREAS - Fazenda Grande IV) e Camaçari (CREAS - 02 de Julho) já tem data para acontecer: 14 e 15 de junho, respectivamente.

   22. O projeto, criado pelo Instituto Sabin em 2008, tem o objetivo de dar suporte e potencializar o atendimento de menores vítimas de violência com a ajuda de uma equipe de profissionais especializada.

   23. Ao todo, já são 88 unidades instaladas em fóruns de tribunais, hospitais regionais e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Pará, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

   24. Discutir a importância de líderes capazes de conduzir mudanças e inovação é o destaque do Seminário de Liderança e Gestão de Pessoas, que acontece no dia 14 de junho no Quality Hotel em Salvador. 

   25. A iniciativa, realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA), presta homenagem ao Dia do Profissional de RH, celebrado em 3 de junho. O evento já está com inscrições abertas e tem entrada gratuita para associados da entidade.

    26. Entre os palestrantes convidados está Ana Claudia Oliveira, vice-presidente de Relações Humanas Brasil/Argentina na Continental Indústria Automotiva. Com o tema ‘Liderança Transformadora’, ela pretende fazer uma avaliação desses tempos de mudanças intensas e de como isso impacta nos líderes. 

   27. “A Liderança precisa direcionar as organizações para a transformação e para o futuro, além de ser capaz de inspirar as pessoas e compreender o que as faz se levantarem todos os dias. Os modelos usados até então não nos levarão ao sucesso nesse mundo de mudanças tão intensas e disruptivas. É preciso reinventar, reaprender e se questionar sempre”, destaca a especialista.