Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NA BOCA DA COPA Seleção do Brasil vive momentos que lembra França 1998

Tide não pode perder o foco na seleção brasileira e se for verdade que o Real Madrid está à sua procura deixa pra depois da Copa
08/06/2018 às 21:22

   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Estamos na boca da Copa do Mundo e a seleção brasileira busca o hexa mas há algo estranho no ar que lembra a Copa da França quando o Brasil deu vexame na final e o título ficou com os franceses comandados por Zidane. 

   2. Por coincidência, a França, em 2018, está sendo apontada como uma das mais fortes seleções. Pode até não ganhar. Mas, tem boas chances. O Brasil também tem chances, porém, tá uma especualação enorme faltando poucos dias para sua estréia.

   3. Primeiro foi o caso Neymar Jr com uma contusão no dedo e uma demora enorme para se recuperar vindo fazê-lo no Rio ao lado da namorada. Depois, a sua permanência ou não no PSG, um disse-me-disse enorme, volume de dinheiro fantásatico circulando na midia esportiva de que seria comprado pelo Real Madrid. E agora se estará bem ou não na Rússia? Lembram de Ronaldo Fenômeno na Copa da França? Joga não joga, tá bom não tá.

   4. Surge, então, o caso de Fred, um volante desconecido dos brasileiros, negociado por não sei quantos milhões de euros pelo Manchester United. Mas, logo agora? 

   5. E quem vai ser o centro-avante, Gabrierl de Jesus, que se curou de uma lesão há poucos meses ou Firmino que é do Liverpool. Uma outra coincidência: em 2002, Emerson era o homem de confiança e capitão do time e machucou-se e foi cortado. Em 2018, Daniel Alves, capitão e jogador de confiança de Tite cortado do time por contusão.

   6. E agora surge, a noticia, de que Tite pode ser o novo alvo do Real Madrid . Segundo a Rádio Sagres , o treinador da Seleção Brasileira recebeu teria recebido sondagem do clube merengue para preencher a vaga deixada por Zinedine Zidane , contudo, preferiu conversar somente após a Copa do Mundo sobre seu futuro.

   7. A resposta é a mesma para a CBF, que há tempo tenta renovar o contrato do principal treinador do Brasil por mais quatro anos, garantindo sua presença para o próximo ciclo até o Mundial do Catar. Temendo a possível saída de Tite da Seleção, o presidente eleito da entidade que regula o futebol nacional, Rogério Caboclo, tomou as redes da negociação e, inclusive, viajou a Londres para tentar um desfecho positivo.

   8. Um fator que pesa para Tite fechar com o Real Madrid, além do status de maior clube do mundo, é o fato de haver muitos brasileiros no elenco. Além de Casemiro e Marcelo, Vinícius Jr está para desembarcar na Espanha, enquanto o jovem Rodrygo, dos Santos, é outro desejo dos merengues, que teriam oferecido 45 milhões de euros para tirá-lo do Peixe.

   9. Outra questão muito importante é o idioma. Na Espanha, Tite terá menos barreiras para se comunicar com seus jogadores que em outros países. 

   10. Uma proposta dessas, se ocorreu, deixa o técnico com a cabeça zonza.

                                                    ********
   11. O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em abril, um quadro de maior pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

   12. O ICEB marcou -30 pontos no mês de abril, piora de quatro pontos em relação ao registrado em março (-26 pontos). A expectativa geral do empresariado baiano, dessa forma, continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 20 meses seguidos nessa região. O último registro positivo do referido indicador ocorreu em abril de 2013.

   13. Em abril, após recuo no mês anterior, o pessimismo voltou a subir, mas ainda registrando o terceiro menor nível dos últimos 51 meses. Tal resultado, no entanto, não descaracteriza o movimento mais amplo de resgate da confiança no meio empresarial baiano iniciado há mais de um ano e, também, não enfraquece as suspeitas de que uma nova fase de expectativas positivas esteja prestes a ser inaugurada.

   14. A piora do nível de confiança, captada na passagem de março a abril, evidenciou o retrocesso no indicador de dois dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de 82 para 39 pontos) e Indústria (de 69 para -23 pontos). Por outro lado, os setores de Serviços (de -90 para -69 pontos) e de Comércio (de 38 para 90 pontos) melhoraram as expectativas quanto ao futuro.

   15. A Agropecuária, após a alta do mês anterior, voltou a indicar revés no indicador – abandonando, assim, o posto de atividade mais otimista e revelando seu menor patamar no ano. A Indústria apresentou a maior queda no indicador em abril, voltando a exibir pessimismo após cinco meses consecutivos com algum nível de otimismo.

   16.  A atividade de Serviços, mesmo computando o segundo progresso seguido, continuou com indicador negativo, mantendo-se como a mais pessimista pela sétima vez seguida. Por fim, o Comércio, diante da maior alta da confiança entre os setores, retornou ao posto de mais otimista.

   17. Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Vendas e Capacidade Produtiva apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

   18. Cada hora é uma data: diante da pressão do PSB, o governador Rui Costa deve anunciar a chapa majoritária dia 14. Depende de Lula.

   19. O ex-governador Jaques Wagner depois que tomou um pito de Lula porque sugerira a candidatura de Ciro Gomes a presidente como alternativa ao PT, agora é um defensor de Lula 100%.

   20. Se Lula decidir que Wagner vai ser o candidato a presidente, Lidice entra na chapa de Rui. 

   21. Acontece neste sábado (9), o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a influenza em Salvador, quando serão instalados mais de 100 pontos de imunização pela cidade. O objetivo da estratégia é, principalmente, alcançar as 121 mil pessoas que ainda não foram imunizadas. 

   22. Neste ano de 2018, 88 casos de H1N1 já foram confirmados, com 11 óbitos, sendo o último de uma criança de apenas 02 anos. “Estamos com um aumento dos casos de H1N1, que subiu de 79 para 88 casos em um curto intervalo de tempo, o que é preocupante. 

   23. A imunização é a melhor forma de evitar a doença que pode evoluir para complicações graves ou até mesmo a morte. O inverno se aproxima e é importante que as pessoas não deixem para a última hora”, pontua a subcoordenadora de Imunização do município, Doiane Lemos. Neste sábado, a população terá acesso a imunização em locais como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas e estações de transbordo, além do funcionamento dos tradicionais postos de saúde.  

   24. Durante toda a semana a imunização estará disponível nos mais de 100 postos de saúde da capital, que funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8:00 à 17:00 horas. Iniciada no dia 23 de abril, a campanha de vacinação contra a Influenza, que deveria ser encerrada no último dia 1º, foi prorrogada até o dia 15 de junho. 

   25. A estimativa é imunizar 90% das 541.451 pessoas elegíveis para receberem o imunobiológico, conforme recomendação do Ministério da Saúde. No entanto, até o momento, apenas 497,526 doses foram aplicadas, ou seja, abaixo da expectativa. 

   26. Dos grupos prioritários, as crianças continuam liderando o ranking da menor cobertura (60%), apesar de ser um dos grupos mais vulneráveis a complicações. Entre as taxas de cobertura dos demais grupos apenas as gestantes (62,5%), e os idosos (82,5%) continuam abaixo do esperado.

   27. Deverão procurar as unidades de saúde idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos: 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, professores e portadores de doenças crônicas.

   28. “Todas as estratégias estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde no sentido de elevar os números, mas, contamos também com essa sensibilização por parte da população, já que a preocupação maior não é apenas no alcance de um número, e sim, de proteger vidas.

  29.  É importante não deixar para a última hora, já que o imuno leva de 7 a 10 dias para fazer efeito no organismo”, finaliza Doiane Lemos. Como todos os anos, o imunobiológico disponibilizado para população é trivalente, que protege contra os sorotipos H1N1, H3N2 e Influenza B.  

   30. Uma novidade para os servidores públicos estaduais. A Drogaria São Paulo, que somente na Bahia possui 52 lojas, fechou parceria com o Clube de Desconto do Servidor, possibilitando a compra de medicamentos com abatimentos de até 30%. O melhor ainda é que o desconto é válido para todas as 1.205 lojas da rede no país, espalhadas por vários estados.  

   31. O contrato com a São Paulo foi assinado em reunião na Secretaria da Administração (Saeb), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta quarta-feira (06). O secretário da Administração, Edelvino Góes, acredita que a chegada do grupo representa uma das mais significativas parcerias do Clube de Desconto do Servidor.

   32.  "A inclusão da Drogaria São Paulo, que trabalha com produtos essenciais para a saúde do cidadão, reforça a nossa política de ampliação da rede de parceiros, visando beneficiar o servidor, oferecendo descontos expressivos", ressaltou.

   33. Para a consultora Regional de Convênios do Grupo DPSP, Lívia Santana, a parceria com o Governo da Bahia trará números expressivos para a empresa. "Logo de início, o grupo já demonstra satisfação com os resultados que serão alcançados. Essa parceria com o servidor público baiano será muito sólida", disse.
MAIS NOTÍCIAS

MAIS NOTÍCIAS

Massaranduba recebe 11ª edição do projeto Ouvidoria do Bairro da CMS
 
Celso de Mello libera ação de Gleisi para julgamento no STF
 
LAUDO aponta que Geddel poderia morrer se ingerisse remédios demais
 
Angelo Coronel critica Temer e diz que seu governo perdeu o rumo
 
PSB faz apelo ao governador Rui para Lidice integrar chapa majoritária