Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Convenções partidárias definirão nomes de chapas majoritárias na Bahia

Até o próximo dia 30 de junho os nomes para concorrer a Câmara dos Deputados Senador, vice e governador serão divulgados e registrados
03/06/2018 às 19:44
 MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Chega-se ao mês das convenções partidárias e na Bahia as chapas dos dois principais concorrentes ao governo do Estado, Rui Costa (PT), candidato à reeleição; e José Ronaldo de Carvalho (DEM) ainda não fecharam suas chapas. Deverão fazê-lo até o dia 30 próximo.

  2. O PT havia sinalizado que isso aconteceria no último mês de maio, mas, diante da pressão para que a senadora Lidice da Mata (PSB) integre a chapa adiou-se o anúncio; e o DEM que afinal consguiu uma aliança com o PSDB anunciou apenas o nome do deputado federal Jutahy Magalhães Jr para concorrer ao Senado, faltando, portanto, um outro nome para o Senado e para vice-governador.

   3. No PT parece-nos a situação mais tranquila porque Jaques Wagner já declinou a possibilidade de ser o plano B do partido à Presidência e tem-se como certa que uma das vagas ao Senado é dele, até porque essa vaga pertencia ao PT com Walter Pinheiro, o qual renunciou para ser secretário da Educação e cedeu seu lugar ao pepista Roberto Muniz. 

   4. Rui, no entanto, que é o dono da palavra final ainda não disse nada, se manterá João Leão na vice-governadoria; e se Angelo Coronel é o segundo candidato ao Senado numa articulação que teria sido feita com Otto Alencar.

   5. Rui está à cavalheiro porque com a desistência de ACM Neto para concorrer ao governo pesquisas apontam que vencerá o pleito no primeiro turno, salvo se houver uma hecatombe pelo meio do caminho, o que parece improvável. Daí que, forte como se encontra, é ele que elejerá os senadores e não o inverso. 
  
   6. Mas Rui também não é amador para desprezar um nome que tenha mais votos substuindo-o por alguém de densidade eleitoral menor em nome da ideologia. Isso não existe mais no PT e foi quebrado com Lula/Dilma e nas eleições de Wagner. Não será Rui que vai romprer essa regra. Pelo contrário, quanto maior for sua vitória; maior se apresentará ao país.

   7. E Rui é o nome que o partido tem para o futuro, para o pleito de 2022. Jovem, realizando um governo aprovado pela maioria dos baianos, pode mudar o tom de voz no alcance nacional a partir de 2019 e tornar-se o 'cara' para 2022. 

   8. Bem, não adianta especular: até o dia 30 acontecem as convenções partidárias e é quase obrigatório apresentarem-se com as chapas fechadas.
                                                                                  *****
   9. Começa nesta segunda-feira (04) o 19º Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, que terá solenidade de abertura às 19 horas, no Teatro Castro Alves, e ampla programação no Centro de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaias Alves (ICEIA) a partir desta terça (05) até sexta-feira (08). O Iceia foi totalmente reformado e será entregue à comunidade baiana com a realização do Virtual Educa.
 
   10. Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, a realização do Virtual Educa na Bahia é um marco. “Este é um encontro para debater, conhecer e compartilhar experiências. A partir daí teremos condições de trilhar novos caminhos. É por isso, também, que iremos realizar o encontro no ICEIA, que passou por uma transformação profunda e foi repaginado para esse novo tempo".

  11. - Espero que, a partir de agora, possamos realizar todos os eventos da Eduçação no local. O Virtual Educa servirá, ainda, para que possamos fazer leitura dessas transformações pedagógicas que estamos implementando na rede estadual de ensino”, destacou Pinheiro, que esteve durante toda a semana coordenando os trabalhos no ICEIA.
 
   12. Com o tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”, o Virtual Educa reunirá no ICEIA grandes personalidades da área de Educação do Brasil, da América Latina, do Caribe e da África. 

   13. A programação constará de apresentações de trabalhos acadêmicos de educadores, estudantes e professores e profissionais da Educação, além de palestras de escritores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, envolvendo a temática da Educação no século XXI e sua interface com a inclusão, a diversidade, o meio ambiente, a inovação, a tecnologia e a formação docente. Na sexta-feira (08) será lançado o programa Think Blue, do Banco Mundial, voltado para a preservação e o desenvolvimento sustentável dos oceanos.

   14. Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) voltou a criticar, no IV Encontro Nacional de Agroecologia, realizado em Belo Horizonte entre quinta-feira (31) e este domingo (3), a flexibilização da legislação que trata de agrotóxicos no Brasil, o chamado "Pacote do Veneno", proposto pela bancada ruralista ao governo Michel Temer. Para o parlamentar, a medida representa um verdadeiro retrocesso que atenta contra a saúde pública e a vida da população.

   15. "Todos os estudos científicos comprovam os danos causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos à saúde humana. Se hoje o Brasil já é o principal importador, consumidor e contrabandeador desses agroquímicos, imagina o descalabro que será com a flexibilização", refletiu Galo, que apresentou seus projetos de Lei, em tramitação na Assembleia Legislativa, que visam banir a pulverização aérea de agrotóxicos, o comércio e uso de princípios ativos banidos em seus países de origem e o que defende a instituição da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica na Bahia, entre outros. 

   16. Lideranças políticas do município de Cipó, no nordeste baiano, se reuniram, no último sábado (2), para uma plenária sobre a situação atual do país em defesa da democracia e contra a prisão do ex-presidente Lula.

   17. Com a presença do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), militantes petistas, de partidos de esquerda, movimentos sociais e quilombolas trataram dos cortes de recursos públicos em áreas como agricultura familiar, saúde, educação e reafirmaram o compromisso da retomada da democracia, defendendo a eleição de um governo popular, eleito pelo povo.

   18. “As forças hegemônicas deste país estão agindo para evitar que Lula tenha o direito de ser candidato, pois sabem que nenhum de seus candidatos possuem o número de votos suficientes para eleger nas urnas um representante do capital. O povo precisar ter o direito de escolher em quem votar. E, hoje, a esperança maior para vencer essa crise é eleger Lula”, diz Valmir durante evento ao lado do vice-prefeito de Cipó, Zé Roberto, do líder político, o ex-prefeito Jailton Macedo, além do vice-prefeito de Nova Soure, Marcos Ureilton.

   19. O governador Rui Costa assinou a nomeação dos professores Luiz Otávio de Magalhães e Marcos Henrique Fernandes para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), respectivamente. A publicação estará disponível no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta (30).  

    20. Luiz Otávio e Marcos Henrique vão cumprir o mandato de quatro anos, no período de 3 de junho de 2018 a 3 de junho de 2022. Professor em Vitória da Conquista, o novo reitor já foi coordenador do Colegiado de História por duas vezes e diretor do Departamento de História. Já Marcos Henrique é professor do Departamento de Saúde, no campus de Jequié.

   21. Visando ampliar a oferta e facilitar o acesso da população a exames e consultas especializadas pelo SUS, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) lançou chamamento público para o credenciamento de prestadores de serviços em 23 especialidades. Faltando pouco menos de duas semanas para o encerramento do processo licitatório (05 de junho), muitos prestadores ainda não apresentaram proposta para se credenciar junto ao município.

   22. “Apesar de estarmos ofertando 26 vezes mais exames e consultas de média e alta complexidade pelo SUS, a dificuldade para ter acesso a esses procedimentos ainda é uma das queixas dos usuários. Por isso, empenhamos todos os esforços para realizar esse chamamento, credenciarmos mais prestadores de serviços e ampliarmos a oferta de vagas em todos os Distritos Sanitários de Salvador”, afirmou a diretora de Regulação Controle e Avaliação da SMS, Marta Rejane.

   23.   A partir da próxima sexta-feira (1), será encerrado o atendimento da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) nos postos SAC Cajazeiras e Comércio. Os serviços da companhia continuam sendo realizados nas unidades SAC Lauro de Freitas e Senhor do Bonfim. São serviços como 2ª via da conta, alteração de titularidade e de endereço, ligação de nova unidade, parcelamento de débito e outros.

   24. A Rede SAC possui 68 unidades de atendimento, sendo 36 Postos (na capital e interior) e 29 Pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem, prioritariamente, localidades que não possuem SAC. Para outras informações sobre serviços prestados pela Rede SAC e horários de atendimento de suas unidades, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo SAC Mobile, o portal SAC, através do endereço www.sac.ba.gov.br; e a central telefônica de atendimento, através do 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).