Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

E agora? Socialistas baianos vão achar que na Espanha aconteceu golpe?

Na ótica de petistas, comunistas e socialistas do Brasil tomando como base o que aconteceu com Dilma, na Espanha houve um 'golpe'
02/06/2018 às 19:31
MIUDINHAS GLONAIS:

   1. Ainda hoje, dois anos de passado o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, integrantes do PT, PCdoB e PSB rotulam o presidente Michel Temer, que a sucedeu, de golpista e outras adjetivações bastante fortes. Isso o mínimo que se pode dizer. Os deputados petistas na Assembleia classificam Temer de 'usurpador', 'traidor' e por ai segue. Hoje, um secretária de Estado do governo da Bahia segue chamando Temer de 'golpista'.

   2. O direito ao impeachment está em lei, na Constituição, e deixaram o poder mais recentemente, os ex-presidente Collor de Mello e Dilma Rousseff com seus governos envolvidos em improbidade administrativa e corrupção. Qualquer partido pode requerer ao Congresso Nacional um pedido de impeachment e cabe a Mesa Diretora da Câmara analisar se há motivos para isso e põe pra tramitar e votar.

   3. Neste final de semana aconteceu um episódio assemelhado na Espanha que levou o PSOE, Partido Socialista, de volta ao poder derrubando o premier Mariano Rajoy, do PP, da centro direita, que estava dirigindo a Espanha há 6 anos. 

   4. E como aconteceu isso pegando o mundo político de surpresa? Ora, o secretário geral do PSOE, Pedro Sanchez, entrou com uma moção de censura no Parlamento observando possíveis atos de corrupção do PP ocorridos no período de 1999 a 2005, juntou-se com outros partidos da esquerda, os bascos e os catalães - esses dois últimos querem a independência da Espanha - conseguiu a maioria e derrubou Rajoy.

   5. Ora, na ótica de petistas, comunsitas e socialistas brasis  o que aconteceu na Espanha tomando como exemplo o caso de Dilma foi um golpe. A Espanha, no entanto, não viu assim e o PP nada comentou nessa direção. Mariano Rajoy foi ao Parlamento acompanhar a votação, perdeu e saudou o vencedor Pedro Sanchez, e compareceu ao palácio da Zarzuela onde mora o rei Felipe de Bourbon para a cerimônia de juramento à Constirtuição e ao rei ao lado de Pedro Sánchez.

   6. A cerimônia de posse ocorreu menos de 24 horas depois de Mariano Rajoy ser forçado a deixar o cargo após o Parlamento aprovar uma moção de censura que havia sido apresentado pelo Partido Socialista. A moção de censura (ou de desconfiança) é um instrumento usado na maioria dos países que adotam o sistema parlamentarista. Ela permite que partidos de oposição questionem a capacidade do chefe de governo de continuar no comando do país.

   7. O Partido Popular, de Rajoy, é alvo de um escândalo de caixa dois de campanha. As irregularidades teriam ocorrido entre 1999 e 2005, mas mesmo assim abalaram o governo do ex-premiê.

   8. Sánchez, que é secretário-geral do Partido Socialista, foi quem articulou a moção. A legislação espanhola determina que o partido que pede a censura do governante proponha, simultaneamente, um nome para substituí-lo. Sánchez, então, foi indicado.

   9. O economista de 46 anos é o primeiro premiê empossado por conseguir aprovar uma moção de censura. Ele também entra para a história por ser o primeiro a assumir o cargo sem ser deputado.

   10. A trajetória dele na política começou como militante socialista aos 21 anos. O primeiro cargo eletivo foi como vereador na Câmara Municipal de Madri, de 2003 a 2009.

   11. Ele começou a se tornar conhecido do público em 2014 com a promessa de unir o Partido Socialista e levar a legenda de voltar ao poder. Mas perdeu duas eleições para o Parlamento até conseguir mobilizar o apoio da coalizão de esquerda Unidos Podemos, e de nacionalistas catalães e bascos para derrotar Rajoy.

   12. O líder socialista tomou posse como premiê com a promessa de convocar novas eleições em breve, mas ainda não anunciou uma data para isso.

   13. Analistas questionam a capacidade de Sánchez para governar. O Partido Socialista só tem 84 deputados de um total de 350. E o conservador Partido Popular tem maioria absoluta no Senado.

   14. A Espanha poderá entrar em turbulência, país que vinha crescendo com o PP. Mas, isso são outros quinhentos. O importante neste comentário é salienter a questão do 'golpe' no Brasil, termo que continua sendo usado pelos petistas, comunistas e socialistas.
                                                              *****
   15. Em função do vendaval que destelhou residências na Rua da Tranquilidade e no fim de linha do bairro da Boca do Rio, a Defesa Civil de Salvador (Codesal), em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), realizou a demolição parcial de estruturas de alvenaria que ficaram em risco de desabamento.

   16. Foram demolidas quatro estruturas de imóveis, localizados na Rua da Tranquilidade, que apresentaram risco, de acordo com a avaliação dos engenheiros da Codesal. Oito residências no mesmo local, além de um shopping, situado no fim de linha, também foram afetados pela ação do vento. Nestes casos, os proprietários assumiram a responsabilidade pela demolição posterior das estruturas, com brevidade.

   17. A beleza e a tradição da maior festa do Nordeste farão parte da programação musical gratuita que o Shopping Itaigara preparou especialmente para o período junino. Diversas bandas, trios de forró pé-de-serra e grupos de dança se apresentarão diariamente, na Praça de Eventos, no térreo, durante todo o mês, proporcionando aos clientes do shopping um pouco do São João raiz. 

   18. Além dos pocket shows, os amantes da culinária junina poderão conferir nas barraquinhas de comidas típicas, deliciosas iguarias como pamonhas, canjicas, bolos, cuscuz, doces, licores e muito mais.

    19. Em todos os dias da semana haverá pocket shows do trio de forró pé-de-serra, Zé Grilo e Sua Gente, sempre a partir das 14h. Neste sábado, 2, o forró será com a banda 20Xotear, a partir das 17h. Na segunda-feira, 4, o grupo Essência Academia de Dança volta ao palco do shopping. Já o som ficará a cargo do Forró Massapê, também a partir das 17h. Na terça, a animação ficará sob o comando do grupo Forró Alumiar e da banda 3+1 Matutu.

   20. O jogo de video gama FIFA 18 recebeu uma atualização que traz a Copa do Mundo para o game gratuitamente. A novidade inclui modos e lendas ao jogo da EA no Xbox One, PS4, PC e Switch. 

   21. Esta é a primeira vez que FIFA 18 Copa do Mundo é lançado como um DLC (conteúdo via download). Anteriormente, a EA Sports lançava títulos separados na época do mundial, usando a mesma engine da versão atual da série. Em 2018, a empresa resolveu reduzir esse custo.

   22. A expansão traz novos modos de jogo à FIFA 18. Além de uma modalidade que recria as chaves da competição, com atualização das seleções, jogadores e uniformes que farão parte da Copa, também será possível criar uma versão personalizada do mundial.

   23. A empresa baiana Medicicor será uma das expositoras participantes do Self 2018 - Simpósio Endovascular  Fronteiras entre os dias 07 a 09 de junho, no Hotel Deville – Itapuã. O encontro é o principal evento do Instituto de Ensino e Treinamento em Saúde Vascular da Bahia, tendo como foco a atualização em Angioradiologia, Flebologia, Cirurgia Endovascular, Ecografia e todos que representem Fronteiras da Cirurgia Vascular e Angiologia.

   24. Serão apresentadas novas técnicas e tecnologias de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças vasculares.  Segundo Ronald Fidelis, coordenador cientifico do evento, vários especialistas locais e de renome nacional já confirmaram presença. 

   25. A Medicicor que estará realizando demonstrações dos equipamentos mais modernos na área, também será promotora do simpósio Endologix que abordará as novidades no tratamento de aneurisma da aorta e do simpósio Bard que debaterá as inovações do tratamento venoso.

   26. Os últimos ajustes na reforma do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Apoio Educacional Tecnologia da Informação Isaías Alves (antigo Iceia) estão em ritmo acelerado. As equipes de trabalho estão mobilizadas diuturnamente para que tudo fique pronto, para receber o Virtual Educa Bahia 2018, que será iniciado na segunda-feira (04).

   27. "Esta etapa da reforma está praticamente pronta, sendo que o foco no momento está na montagem das estruturas provisórias para receber o Virtual Educa. O Iceia trabalhará com novas áreas, como a área de artes, além de curso de teatro, manutenção do curso de restauro, a introdução da restaurante-escola, as práticas de hotelaria e de tecnologia de ponta. A escola continuará sendo um centro formador, como foi no passado", explica Pinheiro.

   28. A Ótica da Gente vai lançar, na próxima quarta-feira (6), mais uma Loja Conceito em Salvador. A unidade da avenida Paulo VI ganhará um novo layout, moderno e aconchegante, que dará ao cliente uma experiência exclusiva na escolha dos seus óculos.

   29. "Estamos seguindo a tendência mundial de levar para as lojas de rua conforto e atendimento individualizado ", afirmam Gleiser e Karina Penna, proprietários das 13 lojas Ótica da Gente na cidade.

   30. Na nova unidade, os clientes vão encontrar modelos masculinos e femininos de grifes como Cartier, Tom Ford, Miu Miu e Bottega Veneta, levando para o seu público o conceito de moda com grande variedade de modelos e oferta de lançamentos simultâneos aos da Europa.