Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CONTA chega à mesa na República Sindical e marajás não estão nem aí

A Petrobras era a única joia com alguma eficiência no governo Tmer e se o presidente mudar a política de preços dos combustíveis só vai adiar a crise para o próximo presidente
01/06/2018 às 19:28
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O direito a greve no Brasil está previsto em lei, assim como manifestações de protestos. Mas, esse direito também pressupõe deveres que também são obrigatórios por lei. Infelizmente, no território nacional essa segunda parte não tem sido respeitada e os cidadãos que não têm nada a ver com determinadas categorias em greve ou em protesto pagam o pato, são prodibidos de circularem e, normalmente, nada acontecem aos grevistas/manifestantes salvo exceções. 

   2. A greve dos caminhoneiros foi um exemplo dessa baderna onde fecharam-se rodovias e portos, dessabasteceram as cidades, provocaram prejuizos bilionários ao país, aos governos e a iniciativa privada, e ainda destituiu-se o presidente da Petrobras, Pedro Parente.

   3. A Petrobras que havia sido praticamente aniquilada no último governo com dívidas astronômicas e uma política de combustíveis subsidiada, estava sendo recuperada nestes dois últimos anos, voltou a ser o top no valor de mercado da América Latina e vê-se, agora, novamente ameaçada de ir às cordas do rinque e tombar. 

   4. Os aloprados dizem que a atual política da Petrobras é para beneficiar o capital estrangeiro, como se todo mundo no Brasil fosse analfabeto e não soubesse que uma grande parte dos acionistas da Petrobras são brasileiros que investiram seus capitais na empresa, muitos deles servidores e ex-servidores da Petrobras, e que hoje amargam prejuizos em suas finanças.

   5. Onde existe empresa S.A. no mundo que pode sobreviver com prejuizos acumulados? Na cabeça de alguns políticos aloprados só no Brasil e, na Bahia, hoje, houve até políticos comemorando a queda de Pedro Parente. Ora, se o governo Temer aniquilar com a política de preços atual da Petrobras só vai adiar o problema para o próximo presidente eleito em outubro próximo porque em ecnonomia global não existe mágica. Ou se tem eficiência ou paga-se alto preço pelo deficit.

   6. E quem vai investir em ações da Petrobras com essa posição política instável do governo federal? Só loucos ou especuladores da Bolsa. A Petrobras era uma das poucas coisas positivas dos dois anos do governo Temer. Se o presidente jogar esse 'capital' fora perde seu único filão e deixará o comando do país desmoralizado mais do que já está.

   7. O Brasil se tornou uma República Sindical. São milhares de sindicatos para tudo uma pelegagem imensa. Recentemente, a FUP decretou uma greve dos petroleiros por 72 horas que durou 24 horas. Qual seria o objetivo dessa greve? Não havia uma explicação lógica ainda mais o país atravessando uma crise de dessabastecimento até de remédios. Greve posta de forma política erradamente.

   8. Salvador tem assistido ao longo dos últimos anos movimentos paredistas de toda natureza. Duas dúzias de sindicalistas fecham o entrocamento do Iguatemi e a cidade trava. Milhares de pessoas ficam ilhadas, perdem compromissos, perdem voos no aeroporto LEM, e não acontece nada. Ilhéus, neste final de semana está sem ônibus urbaons. A lei diz que parte da frota 50% tem que rodar, mas, os rodoviários não rodam. 

   9. Em Salvador, também recentemente, aconteceu a mesma coisa e a PMS disse que aplicou multas milionárias nas empresas de ônibus e todo mundo duvida se são pra valer e se as empresas pagam.

   10. É isso, o país atravessa essa instabilidade política e institucional, e mais uma vez só quem paga o pato é a população. O Brasil está repleto de marajás no Executivo, no Judiciário e no Legislativo. E o barco segue sem que ninguém mexa com eles.
                                                                      *****
   11. (Santa Casa de Itabuna) Informamos que o contrato existente entre Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e a Secretaria Municipal de Saúde que garantia o funcionamento do Hospital São Lucas findou no dia 31 de maio e não foi renovado, levando a interrupção dos serviços nesta data.

  12. Embora o contrato com o Hospital São Lucas tenha sido objeto de acordo judicial, nos últimos dois meses, a unidade manteve as suas atividades por meio de um termo aditivo que findou ontem (31).

   13. Não obstante os valores deste termo aditivo terem sido inferiores aos pactuados pela Secretaria Municipal de Saúde em audiência judicial, foram dadas garantias pelo atual secretário Deivis Guimarães do cumprimento dos valores acordados. No entanto, vencido o contrato nenhuma solução foi apresentada.

   14. Espaço que sediará o XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018, de 4 a 8 de junho, o Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação - Isaías Alves (antigo Iceia) passa por ampla reforma física, com investimentos de R$ 4 milhões. A partir da reforma, ele será transformado em centro de formação, eventos e convenções na área da Educação.

   15. O centro terá um novo teatro, com mais de 1,3 mil lugares, e complexo poliesportivo com quadras, piscina semiolímpica e ginásio. Terá ainda hotel-escola e restaurante-escola, para formação nas áreas de hotelaria e culinária; praça da ciência; foyer para vernissage de obras produzidas pelos estudantes; praça de alimentação com capacidade para cerca de mil pessoas e cozinha industrial.

   16. Os altos ruídos provocam diversos efeitos negativos, dentre eles o estresse, a perda da capacidade auditiva, aumento do batimento cardíaco, infartos, podendo, inclusive, levar à morte. Esses foram pontos abordados em palestra realizada na manhã desta terça-feira (29), na Prefeitura-Bairro Barra/Pituba, localizado no Rio Vermelho, pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

   17. A ação foi realizada como parte da programação pelo Dia Municipal de Combate à poluição sonora, com o objetivo de conscientizar a população sobre os diversos riscos à saúde da população.

   18. Com isso, este problema, comum nas grandes cidades passa a ser encarado de forma mais preocupante, já que a poluição sonora gera vários malefícios para a população, além de ser crime, previsto no Artigo 54 da lei nº (9.605/1998), que prevê pena de um a quatro anos de reclusão e multa. O agente de fiscalização e combate à poluição sonora, Judielson Castro, ressalta a importância das ações educativas propostas pela Semop. 

   19. “Eu acredito na educação, e com essas ações propostas pela Semop, podemos alertar sobre os riscos que este grave problema pode trazer", destaca.

  20. O Abrigo Animais Aumigos realiza mais uma campanha nas redes sociais com o objetivo de ajudar o cachorro de raça Akita carinhosamente chamado de Louis , portador de luxação patelar grau IV.

  21. Para que seja possível a realização de forma gratuita, o Abrigo precisa alcançar o número de 550 mil seguidores no perfil do Instagram (@abrigoanimaisaumigos). A contrapartida da clínica que fará o procedimento será a divulgação na rede social.

   22. A luxação patelar causa uma série de incômodos nos animais, afetando muito a mobilidade e, consequentemente, a saúde dos animais.

  23. As Reservas Extrativistas, também conhecidas como Resex, são unidades de conservação essenciais para a preservação ambiental e manutenção dos modos de vida das populações tradicionais presentes nessas áreas. Agricultores familiares, pescadores e marisqueiras se relacionam de forma harmônica, assegurando o uso sustentável dos bens disponíveis nas unidades.

  24. Seja pela riqueza de recursos naturais ou pela beleza encantadora, as Reservas são alvos da destruição ambiental por parte do setor imobiliário e agrícola, interessados na exploração desenfreada da natureza. Por suas propriedades e recorrentes disputas, as unidades são um patrimônio brasileiro a ser protegido. Tendo em vista a necessidade de preservação das Resex, apresentamos à Alba o Projeto de Lei nº 22.847/2018, que institui o 18 de julho como o Dia Estadual dos Povos Extrativistas e das Reservas Extrativistas.