Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEGUNDO SOL dá uma força ao mambembe turismo da Bahia. Aproveitem (TF)

Tá na hora dos órgãos oficiais e a iniciativa privada 'pongarem' na novela aproveitando o marketing de oportunidades
20/05/2018 às 19:20
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A novela SEGUNDO SOL que está sendo exibida no horário nobre da Rede Globo com média de audiência de 33 pontos, portanto, chegando a milhões de lares no país, mostra as belezas naturais e a cultura da Bahia, em especial Salvador, é uma incentivadora e difusora do turismo do Estado, ainda hoje praticado pelos órgãos oficiais com amadorismo. 

   2. Ainda se nada for feito na ponga da novela, por sí só, a trama novelesca tendo como protagonista principal um cantor da axé música, fará sozinha esse papel. Já está fazendo. Nas redes sociais os elogios a cidade capital primeira do país são diários.

   3. As imagens exibidas pela Globo, as músicas, a vinheta de abertura, os personagens, o mar da Bahia e o casario da cidade do Salvador são atrações que seduzirão milhões de brasileiros que ainda não conhecem a capital baiana e que terão mais vontade de conhecê-la. 

   4. Asssim aconteceu, recentemente, com O Outro Lado da Paraíso que mostra a capital do Tocantins, Palmas, agora bem mais conhecida e o místico Jalapão com suas belezas naturais e sua cultura. A diferença é que Salvador está no meio do Brasil com acesso por avião dos quatro cantos do país; e o Jalapão a 800 km de Palmas. Levamos uma vantagem enorme.

   5. Há quem conteste que Segundo Sol deveria ter mais negros-mestiços como atores uma vez que na cidade do Salvador a populaçaão negro-mestiça abrange 80%, o que de certa maneira tem sentido, ainda que não atrapalhe a difusão em sí da cidade e de sua cultura. Quando aparece a voz de Alcione cantando a música do Ilê Aiyê é de arrepiar; o mesmo com a interpretação de Quixabeira.

   6. Somos da opinião que os órgãos oficiais e os privados devem pongar no Segundo Sol com um marketing de oportunidades com peças institucionais - hoje raras no Estado - chamando os brasileiros para conhecerem a Bahia e incrementando nosso mambembe turismo. 

   7. Até vale propagandas da vavó, do metrô, de praças, de hospitais, mas, é preciso algo mais impessoal, Bahia, nossa cultura, numa venda direta com objetividade e charme.
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   8. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e o Sebrae promovem, na próxima quinta-feira (24), o evento "Café com Turismo – A Importância da Gestão da Reputação para Hotelaria", que será realizado no Fiesta Convention Center, na Pituba, das 8h às 10h. Na ocasião, o titular da Secult, Claudio Tinoco, apresentará o Programa de Otimização de Performance (POP). Já o consultor do Sebrae-Ba, Christiano Penna, realizará a palestra: "Gestão da Reputação e sua importância para as empresas".

   9. Empresários da rede hoteleira e a imprensa poderão participar do encontro, que tem como objetivo principal a divulgação do POP, sistema online que monitora e gerencia a reputação dos equipamentos e atrativos turísticos de Salvador. 

   10. Entre os principais pontos do programa estão a geração de vantagens competitivas e a atuação mais eficiente para obter melhores resultados na atração de turistas, através de um melhor atendimento. Salvador é o primeiro destino turístico brasileiro a classificar a qualidade dos equipamentos e atrativos turísticos a partir do monitoramento online da reputação.

   11. Com investimentos de R$ 38 milhões, o Hospital Geral Prado Valadares foi ampliado e ganhou estrutura para dobrar o atendimento médico à população da região de Jequié. A inauguração das novas alas da unidade hospitalar será realizada nesta segunda-feira (21), às 8 horas, com uma visita guiada à imprensa pelo governador Rui Costa. 

   12. Construído anexo ao hospital, na rua São Cristóvão, centro da cidade, o novo prédio de 6 mil m² dobrou também o tamanho da área construída para o HGPV. Agora serão 276 leitos, 6 consultórios, 4 enfermarias e 6 salas de cirurgias para atender toda a região formada por 600 mil habitantes de 27 municípios.

   13. A Secretaria da Educação do Estado publicou, no Diário Oficial de sábado (19), o edital da terceira etapa do Mais Futuro, programa estadual de assistência estudantil. A iniciativa oferece auxílio financeiro para os estudantes das universidades Estaduais de Feira de Santana (Uefs), de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e da Universidade do Estado da Bahia, (Uneb), que estejam em condições de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no CadÚnico, além de oportunidades de estágio no setor público.

   14. O período para as inscrições é de 23 de maio a 21 de junho deste ano, através do site maisfuturo.educacao.ba.gov.br.
 
   15. Segundo o secretário da Educação, Walter Pinheiro, o programa vem contribuindo de forma decisiva para a permanência daqueles estudantes que mais precisam de apoio para continuar estudando. “Esta iniciativa já beneficiou cerca de 8.600 estudantes das universidades públicas estaduais nas duas primeiras etapas. 

   16. Com o Mais Futuro, estamos contribuindo para que os estudantes concluintes do Ensino Médio tenham a garantia de que, ao ingressar em uma de nossas universidades, possam cursar e finalizar o Ensino Superior, principalmente para os de baixa renda, que por muitos motivos acabam abandonando a universidade“.

   17. Nesta terça (22) começa a 27ª edição da Expo de Moda, evento idealizado pela produtora de moda Vera Pontes. A feira acontece mais uma vez no Porto de Salvador e será realizada até o dia 27 de maio, oferecendo ao público todas as tendências da estação outono/inverno.

   18.  Com um espaço totalmente climatizado e vista para a Baía de Todos os Santos, vai reunir expositores e marcas de todo o Brasil com vendas a preço de fábrica e diversas opções nos segmentos de roupas, sapatos e acessórios, além de desfiles por dia com dicas de looks para o Dia dos Namorados e o São João, participação de influenciadoras digitais e muitas outras novidades.

   19. A Evolução do Marketing e das Mídias: como utilizar a internet para ter resultado nos negócios" é o tema da nova palestra da publicitária e empresária Luana Trindade. Depois do sucesso de "Marketing Digital: as regras mudaram", a criadora do Marketing Experto, empresa especializada em soluções criativas e estratégias digitais, desenvolveu um conteúdo que aponta soluções para quem quer usar as novas tecnologias como aliadas no trabalho. 

   20. A palestra, voltada exclusivamente para lojistas, será ministrada no dia 23 de maio, às 8h30, no Boulevard Shopping Camaçari. A inscrição, gratuita, está sendo feita pelo e-mail marketing@boulevardcamacari.com.br, com limite de 30 vagas.
14. ano passado

    21. Está em tramitação na Câmara Municipal de Salvador o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município para 2019. O texto, enviado pelo Executivo prevê uma receita total de R$7,7 bilhões, o que corresponde a um aumento de 5% em relação ao orçamento de 2018. Também são projetados investimentos da ordem de R$1,2 bilhão, o que equivale a um crescimento de 4% em relação à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 e representa 15,2% do total da receita estimada.

   22. A matéria segue para avaliação e emissão de parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Casa. Antes de o texto ser submetido à votação, serão realizadas audiências públicas sobre o projeto.

   23. Dentro do Planejamento e Orçamento Público, a LDO é um dos documentos que balizam a avaliação da conduta responsável do gestor, na qual são assumidos compromissos de metas fiscais a serem atingidas, tomando por base a construção de estimativas de receitas e despesas pautadas, principalmente, na conjuntura econômica e desempenho histórico da gestão.

   24. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, oferta gratuitamente 325 tipos de medicamentos nas unidades de saúde para a população soteropolitana. O elenco é disponibilizado de acordo com a necessidade de cada farmácia e tem como base a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que orienta a oferta, a prescrição e a dispensação de remédios nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). De janeiro a maio deste ano, já foram entregues 52,8 milhões de medicamentos a pacientes da capital baiana.

   25. A Assistência Farmacêutica é o setor responsável pela logística de medicamentos e materiais médico-hospitalares, desde a aquisição até a utilização. O coordenador do setor, Bruno Viriato, disse que os remédios mais procurados são para o tratamento de hipertensão e diabetes, como losartana e metformina. “A nossa meta, ano após ano, é manter as farmácias abastecidas com pelo menos 80% dos remédios através da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune), para que a população tenha a garantia dos respectivos tratamentos”, disse.