Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DOIS ANOS NO CARGO: DEFENSORES DA CRISE PERDERAM diz TEMER

Dilma Rousseff sofreu impeachment há dois anos e o PT não fez nenhuma manifestação contra o "golpe"
12/05/2018 às 18:56

Michel Temer completa 2 anos no poder
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. No dia em que completam-se dois anos do afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e da sua posse interina, o presidente Michel Temer (MDB) saiu em defesa do seu governo. Em recado aos críticos, exaltou números econômicos e afirmou que os “defensores da crise perderam”.

   2. “Temos um novo Brasil, mais forte, mais otimista. Não há espaço para retroceder. As mudanças precisam continuar. Os defensores da crise perderam. O Brasil aprendeu a crescer com consistência”, escreveu.

   3. O presidente elencou os temas que considerou resolvidos nesses dois anos. “Assumi o governo do Brasil com uma dura missão: retirar o país da sua mais grave recessão, estancar o desemprego, recuperar a responsabilidade fiscal e manter os programas sociais. De fato, tudo isso foi feito”.

   4. Michel Temer não menciona as duas denúncias criminais apresentadas pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nem os temas ainda pendentes, dos quais se destaca a Reforma da Previdência. O foco do discurso feito nas redes sociais, através de tweets, foi a mudança de paradigma na economia: “O Brasil, que encolhia a um ritmo de quase 4% ao ano, agora vai crescer mais de 2%”.
                                                                                *****
   5. Curioso, também, é o fato do PT não ter feito, hoje, nenhujm ato de apoio a Dilma a qual teria sofrido um golpe como ainda pregam alguns petistas. É a vida. Daqui a mais uns anos vão esquecer de Lula.

   6. A comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia visita nesta terça-feira (15), às 8h, as obras do hospital Couto Maia - que passará a se chamar Instituto Couto Maia -, no bairro de Cajazeiras, em Salvador.  A informação foi confirmada pelo presidente do colegiado, deputado Alex da Piatã (PSD). 

   7. Os deputados pretendem conhecer as novas instalações que estão na fase de conclusão e em breve serão inauguradas pelo governo do Estado.

   8. Com investimento de cerca de R$109 milhões, o Icom substituirá a edificação original no bairro do Monte Serrat, que já não comporta o volume de atendimentos e a complexidade das doenças atuais. A oferta de leitos será ampliada de 97 para 120, sendo 20 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

   9. Este é o segundo hospital no estado a ser construído por meio de uma Parceira Público-Privada (PPP). No modelo adotado, os serviços médicos são prestados pelo Estado e os serviços de apoio pelo parceiro privado.

   10. Além do Dia D de Vacinação contra a gripe H1N1, neste sábado (12), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Lauro de Freitas também realizam a pesagem dos beneficiários do Programa Bolsa Família (BF). De acordo com a coordenadora de Nutrição e Alimentação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), Juliana Queiroz, são esperados mais de dez mil pessoas para avaliar o peso e altura das crianças, acompanhamento nutricional e de saúde das mulheres com idade entre 14 e 44 anos, gestantes em todas as idades e crianças com até sete anos.

    11. Queiroz alerta para a importância de comparecer as UBS para a pesagem que seguirá até o dia 20 de junho. “Os beneficiários que não comparecerem terão o BF suspenso”, disse. Para realizar a pesagem é necessário levar RG, cartão do SUS e do Bolsa Família, caderneta de vacinação e cartão da gestante. A avaliação é uma condicionalidade do programa, exigida duas vezes ao ano para o recebimento do benefício. Em Lauro de Freitas apenas 1.695 famílias realizaram até o momento o procedimento. Isso nos preocupa muito”, completa.

   12. Até o final do prazo a Secretaria de Saúde promoverá mutirões para atingir a meta e pesar todas as famílias incluídas no programa no município. Na próxima terça-feira (15), os interessados poderão comparecer à escola estadual Alfredo Augustinho de Deus, na Itinga, das 8h às 16h, para serem pesados. 

   13. Com horário semelhante, na quarta-feira (16), o mutirão segue na escola Vereador José Ramos, na Itinga, na quinta-feira (17), será feita a pesagem na escola Professor Emerson Palmeira, localizada no Parque São Paulo, na Itinga, na sexta-feira (18), será a vez do Colégio Municipal 2 de Julho, também na Itinga, sediar a ação.

   14. Com muito pesar à família e, especialmente, ao nosso amigo Marcus Habib, que informamos, ao público, o falecimento do senhor Afonso Habib, hoje 12, aos 96 anos de idade, na cidade de Salvador. Ele já vinha lutando pela vida há 40 dias.

   15. Ainda informou o engenheiro e ex-diretor da Emasa, Marcus Habib, que o seu corpo será transladado, e deverá chegar ainda na madrugada de hoje a Itabuna, para ser velado no velório do SAF, na Rua Juca Leão, enfrente ao Grapiúna Tênis Cube.

    16. Afonso Habib pessoa pioneira de Itabuna ajudou muito no desenvolvimento dessa cidade. Figura humana e muito simpática e  educada, tinha um grande relacionamento de amizade em nossa cidade e todo o Estado. Que Deus nosso Pai Supremo, Lhe conceda um ótimo lugar em Seu Reino de Luz.  

    17. O sepultamento do seu corpo deverá acontecer durante o dia de amanhã, 13, no cemitério do Campo Santo da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.  

   18. A Secretaria da Educação do Estado abrirá, de 16 a 23 de maio, as inscrições para o processo seletivo dos estudantes interessados em participar do curso pré-vestibular do Programa Universidade para Todos (UPT). Estão sendo destinadas 14 mil vagas. A inscrição é gratuita e estará disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). As aulas serão realizadas de 5 de junho a 14 de dezembro. O edital de seleção foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (11).

   19. O programa UPT é desenvolvido em parceria com as quatro  universidades estaduais (UEFS, UNEB, UEFS e UESC), em diversos municípios da Bahia. Serão ofertadas as disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia.

   20.  “Este programa tem um caráter de inclusão muito importante, porque é oferecido para aqueles jovens que mais precisam e envolve as nossas quatro universidades estaduais, por meio de um projeto pedagógico que prepara os estudantes para o ingresso no Ensino Superior”, destacou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro.

   21. O deputado estadual Eduardo Salles, presidente da Frente Parlamentar da Micro, Pequena e Média Empresa da Bahia, comemorou a decisão judicial que determinou a suspensão da cobrança de estacionamento para funcionários e terceirizados que trabalham no Salvador Shopping. Em junho de 2015, o parlamentar entrou com ação no Ministério Público do Trabalho (MPT) pedindo a interrupção da cobrança feita a funcionários, lojistas e terceirizados.

   22. O entendimento do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia é que a cobrança modificou as condições iniciais dos contratos de trabalho, criando aos empregados um custo não previsto no início do vínculo empregatício. O Ministério Público do Trabalho (MPT) foi notificado, na última quarta-feira (9), sobre a determinação.

   23. “Minha denúncia no Ministério Público do Trabalho foi contra todos os shopping centers de Salvador. Essa é a primeira vitória”, acredita Eduardo Salles. “Fui procurado pelos trabalhadores, fiz reunião com os lojistas do Salvador Shopping, e fui batalhar para acabar com injustiça feita aos funcionários”, acrescenta o parlamentar.

   24.   A Secretaria da Administração (Saeb) iniciou as obras para recuperação estrutural do prédio público que abriga o Instituto do Cacau, localizado no bairro do Comércio, em Salvador. Vencedora da concorrência pública realizada em agosto de 2017, no valor de R$ 1,77 milhão, a construtora AMF Engenharia e Serviços irá conduzir a primeira etapa das obras, que inclui a recuperação da laje da cobertura e da casa de máquinas do edifício, que foram atingidas por um incêndio.

   24. O cronograma de atividades contempla a preparação dos locais afetados para demolição e posterior reconstrução, trabalho que terá duração estimada de onze meses. Serão contempladas ações de recuperação estrutural, como a remoção de elementos de alvenaria e concreto já comprometidos, bem como a recomposição da cobertura, além da impermeabilização e pintura.