Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA FORA DA CRISE arrecada R$7.2 bilhões de ICMS de jan a abril 2018

A política do governo do Estado é de manter o arrocho aos servidores públicos sem reajuste linear há 4 anos, mas, o IAF entende que há folga para dar um reajuste salarial
11/05/2018 às 19:35
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A arrecadação de ICMS do Estado da Bahia fecha o primeiro quadrimestre de 2018 com crescimento real, em relação ao mesmo período de 2017. A Bahia continua em 2018 com um bom desempenho na arrecadação de ICMS, tendo no período de janeiro a abril de 2018 apresentado crescimento real de 4,29%, em relação ao ano anterior, e com crescimento nominal de 7,02%.

   2. A arrecadação de ICMS atualizada pelo IPCA-e de janeiro a abril de 2018 alcançou nos quatro primeiros meses do ano o montante de 7,2 bilhões frente aos 6,9 bilhões de 2017.

   3O crescimento da arrecadação de ICMS é resultado da continuação do ciclo de melhoria da saúde fiscal do Estado da Bahia, que ao contrário de diversos estados, conseguiu passar ao largo da crise em 2017, pagando em dia suas obrigações com o funcionalismo público, fornecedores e realizando investimentos.

   4. O incremento da arrecadação de ICMS também contribuiu com o aumento do Fundo de Participação dos Munícipios, ajudando por tabela com as finanças municipais.

   5. "Os Auditores Fiscais estão comprometidos com o incremento da arrecadação dos impostos estaduais, com a manutenção da saúde fiscal da Bahia, e os resultados até aqui alcançados só aumentam a nossa responsabilidade, mesmo cientes das dificuldades no ambiente econômico nacional. Somente com empenho, trabalho e muita criatividade viraremos esta página", diz presidente do IAF, Lícia Soares.
                                                              *******
   6. O comércio varejista na Bahia registrou crescimento de 1,0% no mês de março, quando comparado a igual mês do ano de 2017, mudando a trajetória de queda do setor nos meses anteriores. No varejo nacional as vendas cresceram em 6,5%, em relação à mesma base de comparação. Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado baiano ficou estável. 

   7. Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

   8. O resultado das vendas na Bahia no mês de março reflete o aumento da confiança dos consumidores quanto ao comportamento da economia. Nesse período, observou-se melhoria gradual do emprego, principalmente o de carteira assinada. Além do que a comemoração da Páscoa nesse ano se verificou no final de março, incentivando aos segmentos que comercializam produtos típicos da época. 

   9. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança do Consumidor em março avançou 4,6 pontos, ao passar de 87,4 para 92,0  pontos. Em relação ao mesmo período do ano passado o índice avançou 8,1 pontos.

   10. Por atividade, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a março de 2017, revelam que cinco dos oito segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento positivo, sendo determinantes para o comportamento do setor, sãos eles: os segmentos de Outros artigos de uso pessoal e doméstico (15,5%); 

   11. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,4%); Livros, jornais, revistas e papelaria (9,1%); Tecidos, vestuário e calçados (3,0%), e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,5%). Quantos aos demais apresentaram comportamento negativo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: Combustíveis e lubrificantes (-11,9%), Móveis e eletrodomésticos (-1,8%); e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-0,4%). 

   12. No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que registraram variações positivas os subgrupos de Hipermercados e supermercados e Eletrodomésticos com taxas de 3,6% e 1,7%%%%, respectivamente, enquanto no subgrupo de Móveis a variação foi negativa em 7,8%.

   13. Quanto aos segmentos que mais influenciaram, em março, o comportamento positivo das vendas na Bahia tem-se: Outros artigos de uso pessoal e doméstico e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. Em contrapartida ao comportamento negativo de Combustíveis e lubrificantes.

   14. Em março, o segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico exerceu a maior contribuição positiva. Essa atividade foi influenciada pela comemoração da Páscoa que se verificou no final desse mês. Esse ramo engloba diversos segmentos como lojas de departamento, ótica, joalheria, artigos esportivos, brinquedos, etc., que comercializam, principalmente, produtos de menor valor agregado.

   15. O segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que comercializa produtos de caráter de uso essencial exerceu a segunda maior influência positiva para o setor. A razão para esse movimento se explica pelo aumento da procura de medicamentos dados a incidência de virose no período.

   16. Nesse mês de março, a atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou crescimento, rompendo uma trajetória de queda, verificada até o mês imediatamente anterior. Segmento de maior peso para o Indicador de Volume de Vendas, essa atividade vinha registrando, na Bahia, quedas consecutivas nas vendas desde maio de 2015. Esse comportamento se justifica pelo aumento da massa real de rendimentos e pela redução sistemática da inflação de alimentação no domicílio.

   17O segmento de Combustíveis e lubrificantes exerceu, na Bahia, a maior contribuição negativa para o setor do comércio. Esse comportamento se deve à elevação nos preços dos combustíveis acima da média de preços, obrigando os consumidores a utilizarem os seus veículos de forma mais racional.
                                                                  *****
   18. Os colégios da rede estadual, da capital e do interior, realizaram, nesta sexta-feira (11), o Dia D ENEM 100%, uma das etapas de mobilização dos estudantes para que se inscrevam no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições seguem abertas até o dia 18/5, através do endereço https://enem.inep.gov.br/, com a gratuidade automática da taxa de inscrição para estudantes concluintes do Ensino Médio na rede pública. Durante todo o dia, as escolas disponibilizaram computadores e técnicos e professores se disponibilizaram para auxiliar os alunos no processo de inscrição.

   19. No Colégio Estadual Paulo Américo, no bairro do Bonfim, em Salvador, a mobilização dos estudantes foi iniciada desde o último dia 7 e, até o momento, 70% dos alunos do 3º ano da unidade escolar já se inscreveram. Mesmo assim, o Colégio participou do Dia D Enem 100%, conforme explicou o diretor Ricardo Monteiro. 

   20. “Aqui, a gente trabalha com a integração dos estudantes às atividades, buscando sempre conscientizá-los para a importância de cada ação, como o ENEM 100%. Estamos incentivando os estudantes a se inscreverem para o exame; orientando-os na inscrição e oferecendo uma logística de computador, internet e impressora; e, sobretudo, preparando-os para as provas que serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro”, afirmou o gestor.

   22. Antes de seguir para Jussara, onde vai autorizar novos serviços, na tarde desta sexta-feira (11), o governador Rui Costa passou a manhã em Lapão e inaugurou diversas obras que vão melhorar a vida da população local.

   23. Soteropolitano, Rui Costa já recebeu títulos de cidadão de algumas cidades baianas e, em Lapão, também foi agraciado com a honraria. "Sou grato por receber esse título, que é um reconhecimento pelo esforço e dedicação para melhorar a vida das pessoas nessa cidade. Mais uma vez, trazemos muitas ações para Lapão, em diversas áreas estruturantes. Com foco e trabalho, estamos conseguindo realizar muitas ações em toda a Bahia”, afirmou Rui.

   24. Dando início à série de ações no município, o governador inaugurou uma unidade da Praça da Ciência, com oito brinquedos lúdico-científicos, onde jovens estudantes terão a chance de aprender noções de física de uma maneira mais divertida. O investimento foi de R$ 84 mil. Os estudantes aprendem com os balanços de comprimentos diferentes, bicicleta geradora de energia, conchas acústicas, dentre outros dispositivos. A fim de estimular a prática de exercícios, também foi entregue uma Academia da Saúde, no bairro São João Batista. 

   25. A Bahia é o estado do Nordeste com maior número de MEIs, são mais de 370 mil. Destes, 47% são mulheres. Segundo dados do SAC Empresarial - vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), entre fevereiro de 2016 e março de 2018, 2 mil atendimentos foram de formalizações de MEIs. Este número tende a crescer durante a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), de 14 a 19 de maio, das 9h30 às 18h, no estacionamento do Shopping da Bahia.  

   26. "A Semana do MEI é uma grande oportunidade para as pessoas entenderem melhor sobre as vantagens de ser um empreendedor e enxergarem nisso um potencial de investimento nelas mesmas. Como defendo o protagonismo feminino em todos os setores, acredito que este evento é uma grande chance para as mulheres que procuram inserção no mercado de trabalho e querem contribuir positivamente para economia do estado", afirma a secretaria da pasta, Luiza Maia. 

   27. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelino Galo (PT), destacou, nesta sexta-feira (11), em Jacobina, durante a entrega de uma unidade da Ronda Maria da Penha, que está garantida proteção às mulheres do município que forem vítimas de violência. De acordo com o parlamentar, a Ronda funcionará com 11 policiais militares no município, capacitados para atuar no atendimento às vítimas, seguindo o padrão adotado em outras dez cidades contempladas com a instalação da Operação.