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Tasso Franco

ACORDA NETO: Esquece o BRT e corre atrás do SKYPORT do UBER (TF)

Salvador precisa entra na era das novas tecnologias e sair do circulo vicioso de reformar escolas e postos de saúde
10/05/2018 às 15:25

Skyport do UBER estarão funcionando até 2023
Foto: ILS
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Prefeitura de Salvador ao invés de ficar insistindo no projeto jurássico do BRT com grande desgaste para o prefeito ACM Neto, defasado em tecnologia, deveria fazer gestões junto ao UBER para sediar um dos aeroportos que esta empresa pretende instalar mundo à fora para os carros voadores. Aí, sim, seria algo inovador e a PMS colocaria vários dos seus técnicos para atuarem numa área com tecnologia de ponta. 

   2. Pode ser até utopia, porém, o  Uber já apresentou as primeiras ideias de seus "skyports", os projetos de infraestrutura para o funcionamento do UberAir o carro voador da companhia feito em parceria com a Nasa e a Embraer. 

   3. Seis grandes empresas de arquitetura e engenharia estão envolvidas no trabalho, cada delas foi uma responsável por um conceito diferente. O anúncio foi feito na segunda conferência anual do Uber, na última terça-feira, 8, mesmo evento que mostrou detalhes sobre o funcionamento do UberAir. 

   4. A ideia é que os skyports sejam construídos em locais movimentados, como estádios ou teatros, e que tenham capacidade para transportar mais de 4 mil pessoas por hora. Além disso, segundo o Uber, os projetos atenderão às exigências ambientais e de ruído, para evitar incômodos na vizinhança. 

   5. O plano da empresa de transportes compartilhados é tornar o Uber Air realidade até 2023, e os aeroportos são parte essencial do processo. “Embora o UberAir possa parecer um sonho distante, ele está mais perto do que você pensa e a infraestrutura urbana precisa começar a evoluir agora para poder acompanhar”, disse John Badalamenti, diretor de design da Uber para programas avançados e aviação.

   8. Estamos no ano de 2018 e esses carros estão voando daqui a 5 anos. Imaginem vocês que a FIOL - Ferrovia baiana Oeste-Leste tem mais de 10 anos sendo construida e não rodou nem um trem; e o metrô de Salvador data de 1999 e só tem 30 km de linhas. Portanto, os técnicos da Prefeitura precisam correr atrás do projeto do Uber Air urgentemente.
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   9. O reitor do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Guilherme Marback Neto, participou hoje (09) da Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Salvador em homenagem aos 18 anos do curso de Relações Internacionais da instituição de ensino. 

   10. O coordenador do curso, Matheus Souza, também marcou presença no evento. O reconhecimento é consequência de diversos resultados alcançados pelo curso ao longo dos anos, entre eles, a maior nota do Brasil entre instituições públicas e privadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

   11. A necessidade de regionalização da política de desenvolvimento do turismo, a fim de fortalecer a promoção dos destinos, foi um dos itens em debate no  Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), nesta quarta-feira (09), no auditório da Fecomércio, em Brasília. Em comum entre os estados reunidos, a meta de incremento da atividade turística, com geração de emprego e crescimento econômico.

   14. Representante da Bahia no Fornatur, o subsecretário do Turismo, Benedito Braga, defendeu ações que possam produzir resultados em curto prazo. “A Embratur pode contribuir decisivamente com os Estados, implementando  promoção mais eficaz do Brasil nos mercados emissores internacionais”, afirmou.

   15. Com o intuito de proteger o consumidor na relação da prestação de serviço em oficinas de manutenção automotiva, o deputado Alex da Piatã (PSD) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia que visa proibir o impedimento aos clientes de acompanhar os reparos em seus veículos. 

   16. Os locais serão obrigados, além de permitir o acompanhamento do cliente no serviço, de fixar um cartaz com os dispositivos da lei que informa a garantia de acesso. Pela matéria também se enquadram as oficinas localizadas no interior de concessionárias.

   17. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos comerciais estarão sujeitos a multas que variam de R$ 2 mil, em caso de primeira reincidência, a R$ 5 mil.

   18. A CCR Metrô Bahia está promovendo dias mais leves e com mais beleza para as usuárias do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. Em parceria com a SE7E Centro Tecnológico, a concessionária está oferecendo gratuitamente serviços de beleza e massagem relaxante na Estação Rodoviária de Metrô, uma ação em homenagem ao Dia das Mães. 

   19. A iniciativa coloca à disposição sessões de massoterapia, maquiagem com design de sobrancelhas, esmalteria (limpeza, higienização das unhas, pintura e desenhos artísticos) e distribuição de brindes. Os serviços serão realizados até amanhã (11), das 8h às 18h, conforme programação. Na sexta-feira, a partir das 9h, também haverá fotografia com revelação instantânea para as 500 primeiras usuárias. 

   20. No Terminal de Ônibus Pituaçu, as usuárias poderão conhecer gratuitamente os produtos do Instituto Beleza Natural até hoje (10). Até o sábado (12), das 8h às 19h, o terminal também vai receber a Feira Solidária de Artesãos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e uma ação comercial da Cacau Show. Todas as ações integram o projeto Vem pra Cá, que promove eventos durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.

   21. Salvador avança para a 4ª semana da campanha de vacinação contra a influenza, com apenas 29% de cobertura do público alvo. Iniciada no dia 23 de abril, a estimativa é imunizar 90% das 541.451 pessoas elegíveis para receberem o imunobiológico, conforme recomendação do Ministério da Saúde. No entanto, até o momento, apenas 158.554 doses foram aplicadas, número considerado abaixo da expectativa.

   22. “Na última semana, uma criança de apenas 2 anos veio a óbito na capital vítima da doença. Apesar da gravidade dos casos, é o público que menos tem procurado os postos de saúde para se proteger, menos de 20% foi imunizado. As crianças estão entre os grupos mais vulneráveis para complicações caso contraia a doença, inclusive com risco de morte, o que infelizmente já é uma realidade no município’ alertou a subcoordenadora de Imunização do município, Doiane Lemos.

  23. A coordenadora destaca ainda a importância da vacinação como a melhor forma de prevenção, uma vez que a doença não tem classe social. “Qualquer pessoa dos grupos elegíveis pelo Ministério está suscetível às complicações, independente de bairro ou classe social. A prevenção é a melhor medida para evitar os casos”, completou.

   24. A taxa de cobertura dos demais grupos também continua baixa, como gestantes (28,6%), idosos (34,6%) e trabalhadores da saúde (31,9%). As puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) estão com a cobertura mais avançada, mas ainda distante do que é recomendado, com 50,7%. Dos 20.570 elegíveis para tomarem a vacina, apenas 20% procuraram os postos.

   25. Para manter-se competitivo nos dias atuais e nas próximas décadas, um dos desafios do Polo Industrial de Camaçari é fortalecer a sua cadeia de fornecedores. Para isso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) lança, juntamente com a Prefeitura de Camaçari, o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) do município, nesta quinta-feira,10 de maio, às 8h30, na Cidade do Saber. O evento, que conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), do CDL local e do Cofic, integra as comemorações pelos 40 Anos do Polo de Camaçari.

   26. “Trata-se de um passo muito importante para o comércio e serviços de Camaçari, para ampliar de forma significativa o seu mercado junto ao Polo e à Prefeitura Municipal”, defende o secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Waldir Freitas.

   27. Já a coordenadora do Programa na Bahia, Maihara Caramés, do IEL, observa que “ o grande desafio é integrar as empresas locais com o Polo de Camaçari, principal demandante de produtos e serviços da região, fortalecendo a cadeia de suprimentos e levando empresas compradoras e fornecedoras a aperfeiçoarem e ampliarem sua rede de negócios, estabelecendo troca de serviços com maior eficiência e qualidade".