Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PSB SACO DE GATOS: Para onde irão os 10 milhões de votos de Barbosa?

Por enquanto, só quem perdeu foi o PSB e seu socialismo mambembe e de oportunidades como acontece na Bahia, atrelado até o pescoço ao PT
08/05/2018 às 15:23
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O pré-candidato do PSB a presidência da República, Joaquim Barbosa, tinha 10% das intenções de votos nas pesquisas eleitorais. A esquerda e a direita do PSB brigaram tanto que Barbosa desistiu de ser candidato. A pergunta que fica é para onde irão esses votos? Não é pouca coisa. 

   2. Num país de 100 milhões de eleitores estamos falando de 10 milhões de votos. Os analistas da política nacional estão confusos e admitem que Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL e lider das pesquisas) serão os mais beneficiados. Mas, também pode sobrar uma parte para Ciro Gomes.

   3. Provavelmente, dado seu temperamento, Barbosa não irá anunciar o apoio a quaisquer dos candidatos e os eleitores serão os responsáveis, por sí sós, por essa migração. Como o PSB é um saco de gatos, tem tendências à direita e à esquerda,  e libera suas lideranças nos estados a apoiarem quem quiser, tudo pode acontecer.

   4. É só verificar o que se dá na Bahia. A senadora Lidice da Mata, lider do PSB, está colada no governador Rui Costa almejando um lugar na chapa majoritária para tentar sua reeleição. Lídice, na campanha passada, foi candidata a governadora. E, no segundo turno da eleição presidencial apoiou Marina Silva inclusive recepcionando Marina no interior do Estado.

   5. Hoje, no entanto, o tempo é outro. Lidice depende de Rui para continuar senadora e certamente vai apoiar o candidato a presidente indicato pelo PT caso seu desejo seja atendido. Não sendo, aí é outra história. 

   6. Especula-se, mais uma vez, que Jaques Wagner poderia ser o candidato do PT a presidente uma vez que Lula dificilmente terá essa condição. Mas, Wagner sabe o perigo que corre de ficar sem um mandato se isso acontecer. E, sejamos franco, está com um mandato praticamente garantido ao Senado.

   7. Uma outra hipótese seria Wagner ser candidato a deputado federal abrindo a vaga para Lídice. Isso, no entanto, parece improvável. O PT trocar uma vaga no Senado com representação de 81 senadores; por uma vaga na Câmara onde existem 530 deputados, não teria lógica. O Senado é muito mais importante e valioso.

   8. O certo é que os votos de Joaquim Barbosa vão migrar rapidamente, pois, já estamos quase no mês das convenções, novas pesquisas certamente virão sem o nome dele e teremos mais certeza para onde esse votos migrarão. Parece-nos mais lógico que a direita do PSB migrará para Alckmin; e a esquerda para Ciro.

   9. Por enquanto só quem perdeu mesmo foi o PSB. Esteve com a presidência ao alcance das mãos.
                                                                               ******
  10. Entre os próximos dias 17 e ‪20, na capital baiana, empreendedores, cientistas e apaixonados por jogos e inovações poderão trocar experiências tecnológicas nos campos da educação, economia, trabalho e cultura digital. A segunda edição baiana da Campus Party, maior evento de tecnologia do mundo, foi lançada oficialmente pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (8), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 

   11. A expectativa é que cerca de 90 mil pessoas participem de atividades na área aberta do evento e 5 mil barracas abriguem “campuseiros” de todas as regiões do Brasil. 
A Arena Fonte Nova será o palco do grande festival de tecnologia, que acontece no Brasil desde 2008. 

   12. "A Campus Party é mais do que o encontro de pessoas da área de tecnologia. É um encontro de pessoas em busca de caminhos alternativos para se inserir neste mundo produtivo a partir da criação. Que a Campus Party abra a cabeça dos nossos jovens e permita que eles se apaixonem por esse mundo. Que consigamos criar uma geração empreendedora e inovadora, mantendo nossos talentos aqui na Bahia", afirmou Rui. 

   13. Menos de uma semana após a cúpula da segurança pública da Bahia festejar uma redução no número de mortes violentas no Estado, a Região Metropolitana de Salvador teve o fim de semana mais sangrento deste ano, disse o deputado Carlos Geilson (PSDB), em discurso na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (8).

   14. Geilson lembrou que na quarta-feira (2), o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, reuniu as cúpulas das polícias Militar, Civil e Técnica e do Corpo de Bombeiros Militar e anunciou que as estatísticas do órgão mostravam uma redução de 14,2% no número de mortes violentas durante os quatro primeiros de 2018, na comparação com igual período do ano passado – foram 1.993 casos em 2018, contra 2.322 no ano anterior.

   15. “A festa, porém, durou pouco, pois o fim de semana passado foi o mais sangrento deste ano na Grande Salvador. Nada menos que 22 pessoas foram mortas a tiros na capital e nas cidades da Região Metropolitana, no sábado e no domingo passados”, disse o deputado.

   16. A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realiza Sessão Especial para entrega do Título de Cidadão Baiano ao diretor-geral da Air Europa, Enrique Martín-Ambrosio, nesta quinta-feira (10), a partir das 10h, no plenário da Casa, via requerimento – aprovado por unanimidade – do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).

   17. A honraria foi motivada pelos investimentos no setor de turismo, além do apoio às manifestações culturais e esportivas promovidas por Enrique Martín-Ambrosio, via Air Europa, com voos regulares que ligam o velho continente à capital baiana; e se estende simbolicamente à presença da comunidade espanhola na Bahia e de empresas de capital espanhol no setor de turismo, a exemplo dos resorts Iberostar e Grand Palladium.

   18. O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (08/05) a saída dos Estados Unidos do tratado nuclear com o Irã, assinado em 2015 e que ele considera "o pior acordo da história". O prazo final para a decisão era 12 de maio, mas Trump antecipou o anúncio.

   19. Com a medida, o presidente americano ignorou os apelos de seus parceiros europeus para a permanência dos EUA no acordo, fechado entre o Irã, as cinco potências com direito de veto no Conselho de Segurança (EUA, Reino Unido, França, China e Rússia) e a Alemanha.

   20. Condutor flagrado estacionando indevidamente em vagas reservadas a gestantes, em shoppings, supermercados e lojas, será autuado pela Transalvador a partir desta terça-feira (08). A infração é gravíssima, punida com sete pontos e multa de R$ 293,47. Desde agosto do ano passado, a autarquia já emitiu mais de 1.800 credenciais de gestantes e lactantes gratuitamente, tendo feito apenas fiscalização educativa para essas vagas.

   21. A emissão de credenciais pela Transalvador foi intensificada em 2013, tendo alcançado 65.356 usuários, 58.219 idosos, 5.315 pessoas com deficiência e 1.822 gestantes ou lactantes. No caso de lactantes, a credencial é válida até que a criança complete dois anos, período de amamentação, somente no município de Salvador, de acordo com a Lei Municipal nº 8.627/2014 e o Decreto Municipal nº 28.337/2017. 

   22. Deverão ser destinados 2% das vagas de estabelecimentos comerciais, como shoppings centers, supermercados e lojas de material de construção.

   23. Foi assinado, nesta segunda-feira (07), o Convênio de Adesão à PrevNordeste pelo Governo de Sergipe. O evento aconteceu no auditório do Palácio dos Despachos, em Aracaju, e contou com a presença do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas Silva, do diretor-presidente do SergipePrevidência, José Roberto de Lima Andrade, do secretário de Estado de Planejamento de Sergipe, Rosman Pereira, do secretário estadual da Administração da Bahia, Edelvino Góes, e do diretor de Seguridade da PrevBahia, Romulo de Souza Cravo.

   24. Com a assinatura do documento, a Fundação de Previdência Complementar do Estado da Bahia (PrevBahia) torna-se a primeira entidade pública de previdência complementar do Nordeste a administrar o plano de benefícios de outro ente federativo, sendo Sergipe o primeiro Estado a aderir à PrevNordeste. Essa decisão é fruto de uma deliberação ocorrida no 8º Encontro dos Governadores do Nordeste, em maio de 2017, que posteriormente ocasionou a assinatura do protocolo de compromisso com o Estado da Bahia em setembro do mesmo ano. Com o convênio de adesão firmado, a última etapa é a aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).