Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNADORES ainda não acreditam que o Brasil está mudando

Nesta quinta-feira (12), às 18h30, o prefeito ACM Neto entrega 181 unidades habitacionais reformadas pelo programa Morar Melhor no bairro.
11/04/2018 às 10:02
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Um grupo de governadores tentou fazer uma visita ao ex-presidente Lula da Silva, preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Superintendência da Policia Federal, em Curitiba, sem um agendamento prévio dentro das normas carcerárias e foi barrado no baile. Isso denota que, algumas utoridades nacionais das mais relevantes (governdores) não acreditam que o Brasil passa por transformações onde deve-se respeitar as leis.
  
   2. O ex-presidente Lula é um preso da Operação Lava Jato, a Justiça está tendo todo respeito ao cargo que exerceu, tanto que não está num presídio em cela com outros presos e sim numa sala especial, conforme manda a lei, mas, não há regalias na sua sala, muito menos na prisão, obedecendo as normas da funcionamento e operacionalidade da PF.
  
   3. Portanto, imaginar que a cela de Lula pudesse ser uma espécie de 'comitê presidial' onde o ex-presidente pudesse receber quem quizesse e a qualquer dia, ou foi ingenuidade dos governadores - o que é improvável - ou o grupo foi com o objetivo de criar um fato político novo, além de prestar solidariedade a Lula. A juiza Carolina Moura Lebbos, da Vara de Execuções Penais, com base na regra geral da carceragem.

   4. Os governadors protestaram inclusive o da Bahia, Rui Costa, o qual suspendeu sua agenda no interior, no dia 10, e hoje retornou a localidade de Adustina. É preciso, portante, que esss autoridades entendem que o país vive numa nova fase em sua história, sua democracia ainda que com alguns deslizes respeita o estado democrático de direito, tanto que Lula faz sua defesa em várias frentes e  chegou a participar de um movimento político no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

   5. Creio que ficou a lição aos governadores. Imaginem vocês se governadores, quaisquer que sejam, recebem alguém ou um grupo de pessoas em seus despachos diários sem um agendamento prévio! Isso não existe, assim como, os ritos para visitas ao ex-presidente são reservados a advogados, familiares, amigos, dentro do previsto na carceragem.

                                                                     *****
   6. A Frente Brasil Popular em Alagoinhas, coletivo composto por partidos progressistas do município, promoverá na próxima sexta-feira (13), no Clube dos Ferroviários, às 18h, o lançamento do Comitê Popular em Defesa de Lula. 

   7. Dentre as presenças esperadas para o evento estão a do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado e ex-governador, Jaques Wagner (PT); da senadora Lídice da Mata (PSB); do presidente do PCdoB de Alagoinhas, Pedro Marcelino; do líder do PT na Assembleia Legislativa e ex-prefeito da cidade, Joseildo Ramos; e do deputado estadual, Alex Lima (PSB).

   8. O governador Rui Costa assina nesta quinta-feira (12), às 15h, convênios com diversos municípios baianos para pavimentação de ruas, reformas e construção de praças e mercados.

   9. A solenidade no auditório da Secretaria de Infraestrutura, no CAB, vai contar com a presença de secretários estaduais e prefeito.

   10. A extorsão sofrida pelos comerciantes do Vale das Pedrinhas, em Salvador, obrigados a pagar uma “taxa de proteção” mensal aos bandidos que dominam a área, foi denunciada pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta (11).

   11. “Isso ocorre a pouco mais de dois quilômetros do Palácio de Ondina, onde mora o governador, protegido por um monumental aparato de segurança”, frisou o deputado, que responsabilizou os quase 12 anos de governo do PT pelo avanço da criminalidade e pelo aumento da violência na Bahia.

   12. Seja o dono de uma pequena barraca de frutas, seja o proprietário de um supermercado ou de uma academia, todos os comerciantes do bairro, que já arcam com uma elevada carga de impostos, agora têm que pagar uma taxa aos criminosos para que eles os protejam da bandidagem. Os valores variam de R$ 50 a R$ 1.000, a depender do tamanho do estabelecimento.

   13. Os irmãos Marcell e Marcelle Moraes participaram na tarde desta terça-feira (10), no Shopping da Bahia, do coquetel de lançamento da loja Micaretegão, evento beneficente que ajudará o Hospital Martagão Gesteira. Padrinhos do evento, os parlamentares ajudarão na divulgação da estratégia que beneficiará a instituição filantrópica que há 53 anos atende crianças e adolescentes de todo o Estado baiano.   

   14. “É com muita satisfação que somos voluntários e padrinhos desse evento que ajudará centenas de crianças com câncer do nosso estado. Fico imensamente feliz em poder dar uma pequena ajuda como representante da Câmara Municipal de Salvador, para que essa instituição possa minimizar as deficiências financeiras e suprir suas necessidades”, declarou Marcelle.

   15. pela liberdade do ex-presidente Lula, lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, da classe da trabalhadora e da juventude da Bacia do Jacuípe protagonizaram um ato político histórico nesta quarta-feira, 11 de abril. O movimento da resistência democrática ocupou as ruas de Capim Grosso com a participação de caravanas de 15 municípios da região e em seguida os manifestantes fecharam a BR324 durante toda a manhã.

   16. A deputada estadual Neusa Cadore e o ex-deputado Robinson Almeida participaram da agenda. “É pelo melhor presidente que o Brasil teve que nós estamos aqui. Sabemos dos desafios que Lula passou no governo, mas ele nunca se curvou e fez grandes transformações em nosso país. Dobrou as vagas nas universidades, tirou a sede do povo Nordeste, tirou o povo do interior da escuridão.

   17. Lula dedicou a sua vida para combater a pobreza e para garantir o pão três vezes ao dia. Esses são os crimes de Lula, e por não aceitar sua condenação ilegítima, nós estamos nas ruas”, afirmou a parlamentar.

  18. O deputado Valmir Assunção (PT-BA) aderiu à campanha nacional e mudou seu nome nos informes e no plenário da Câmara Federal incluindo o do ex-presidente Lula. Em ofício encaminhado à presidência da Casa, o parlamentar petista ratificou a mudança e passou a ser identificado como ‘Valmir LULAssunção’. Nesta quarta-feira (11), Valmir comentou o assunto e voltou a relatar a preocupação do PT com a saúde e a segurança do ex-presidente da República.

   19. “Todos os parlamentares petistas mudaram seus nomes, nas redes sociais os militantes também fazem isso. Aderi! Somos milhares e não vamos descansar enquanto o presidente não estiver livre”, afirma o parlamentar baiano. Para Assunção, a luta segue nas ruas e em todos os locais de poder do país em mobilização a favor da democracia e contra a prisão, considerada por ele como ilegal.

  20.  Nesta quinta-feira (12), às 18h30, o prefeito ACM Neto entrega 181 unidades habitacionais reformadas pelo programa Morar Melhor no bairro. A solenidade ocorrerá na Rua Raul Seixas, com acesso pela Avenida Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto), próximo à Nacional Gás (entrada da panificadora e lanchonete Confiança). 

   21. É a primeira vez que a localidade é beneficiada com o programa, que tem o objetivo de realizar intervenções escolhidas pelos moradores em residências que estejam em situações precárias.

   22. Estão abertas até 20.04 as inscrições para o Festival Internacional Latino-Americano de Teatro da Bahia – FilteBahia 2018. Os espetáculos selecionados irão compor a Mostra Oficial do FilteBahia 11 Anos e fazer parte da VI Plataforma Internacional Cênica da Bahia, a ser desenvolvida entre os dias 01 a 09 de setembro de 2018.

   23. - Nome do responsável pelo espetáculo, e-mail, cidade, telefone com DD, nome do espetáculo / performance, link com imagens do espetáculo na íntegra,  desbloqueado ou com acesso à senha, para que curadoria possa assistir.