Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Mistério da desistência de Neto ainda sem explicação convincente

José Ronaldo assume candidatura a governador e torna-se o novo líder da política baiana nas oposições
07/04/2018 às 20:09

Zé do Sertão, o José Ronaldo de Carvalho, é o candidato as oposições a governador
Foto: Acorda Cidade
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Até agora as lideranças que seguiam ACM Neto, prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, confiante de que ele seria candidato a governador da Bahia, em 2018, enfrentando o governador Rui Costa (PT) estão de queixo caído procurando uma explicação mais convincente de sua desistência. 

   2. Deputados experientes e que vinham fazendo um trabalho persistente e diuturno de oposição ao governo petista tentam encontrar uma resposta e não acham sequer uma luz no final do túnel. Nos meios políticos chega-se a admitir que Neto pode estar passando por algum problema pessoal além das citadas razões do "coração". 

   3. Lideranças políticas que participaram de encontros com o prefeito na tentativa da formatação da chapa, a essa altura já praticamente definidos os deputados João Gualberto (PSDB) na vice e um parlamente do PR para senador dizem que o prefeito mudava de posição e não deixa claro o que realmente queria. 

   4. Fontes deste BJÁ afirmaram, hoje, que os mais abatidos com a decisão extemporânea de Neto são o presidente do DEM, José Carlos Aleluia, e o deputado federal Paulo Azi, ex-lider da bancada do DEM na Assembleia, hoje, parlamentar federal, um dos que vinham fazendo trabalho há anos para voltar a conquistar o Palácio de Ondina.

   5. Há informes também chegadas ao BJÁ dando conta de que o prefeito estaria marcando e desmarcando compromissos de sua agenda já pré-estabelecidos e que teria ficado bastante chateado em não ter conseguido organizar uma aliança com o PP, em princípio, confiante demais em Cacá Leão, o que não deu certo. 

   6. Há, ainda, uma corrente dentro da Prefeitura entendendo que Neto poderia se preservar na Prefeitura e lançar, no futuro, uma candidatura a presidência da República. 

   7. Esse fato, associado a decepção dos seus aliados com a desistência de ser candidato a governador, lembra, um pouco, a entrega do governo do Estado por Waldir Pires (PMDB) a Nilo Coelho, no final da década de 1980, Waldir lançando-se candidato a presidente e perdendo o governo e a eleição, pois, acabou sendo candidato a vice na chapa de Ulysses Guimarães.

   8. Hoje, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, de Feira de Santana, que era apontado como candidato a senador na sonhada chapa Neto, aceitou a missão de ser o candidato a governador pelas oposições. Agora, cabe a Ronaldo costurar as possíveis alianças para tentar salvar alguma coisa, uma vez que, embora eleição não se ganhe de véspera, Rui é visto como o favorito. 

   9. Pesquisas recentes feitas pela oposição apontam um crescimento de Rui diante Neto, bem expressivo até dezembro 2017, depois deu uma parada, nada assustador para Neto, mas, agora, com Zé Ronaldo, quem garante essa transferência de votos.

   10. Vale lembrar que a decepção com Neto já chegou ao interior do estado e a choradeira é geral entre prefeitos, ex-prefeitos e vereadores e lideranças. Um estrago imenso que, pelo andar da carruagem, faltando 5 meses para as eleições é dificil consertar. Zé do Sertão, o novo lider, vai tentar.
                                                                    *****
   11. Nesta segunda-feira (9), às 8h30, o governador Rui Costa entrega a passarela da Estação Flamboyant de Metrô. O equipamento possui 5,09 metros de largura e 450 metros de extensão. Foi construído em 16 meses e envolveu cerca de 90 colaboradores no pico da obra.

   12. O deputado estadual Dr. David Rios se filiou, no começo da tarde desta sexta-feira (dia 6), ao PSDB. O ato contou com a presença de líderes tucanos da Bahia, como o presidente regional do partido deputado federal João Gualberto, e o deputado estadual Adolfo Viana.

   13. Segundo o novo tucano, o partido que representa a social-democracia brasileira, lhe possibilitará uma atuação mais ampla em defesa do Estado Bem-estar social. 

   14. É com profundo pesar que a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna recebe a notícia do falecimento da Técnica de Enfermagem do Centro de Terapia Intensiva – CTI, Maria Ferreira Lima.

   15. Maria Ferreira estava internada na CTI do Hospital Calixto Midlej Filho desde a última quinta-feira (5), vítima de traumatismo craniano, após uma queda ocorrida durante um assalto no bairro de Fátima.

   16. Com 51 anos, vinte e sete deles dedicados a cuidar de pessoas, Maria Ferreira Lima escreveu uma trajetória de amor e dedicação na Instituição. Neste momento de consternação, A SCMI, expressa condolências à família, bem como a todos os colegas de trabalho.

  17. A Prefeitura de Feira de Santana normatizou o funcionamento excepcional do comércio local – inclusive shopping e supermercados, durante dois dias da Micareta, que acontece de 19 a 22 de abril.

   18. Todos os estabelecimentos estão autorizados a abrir na quinta-feira e na sexta-feira, definidos como dias festivos. Entretanto, o comércio central não abre no sábado e no domingo de Micareta. Reabrem na segunda-feira, ao meio-dia.

   19. Os shoppings abrirão das 10h às 20h, na sexta-feira e no sábado, das 10h às 16h. Não abrirão no domingo e retornam às atividades normais na segunda-feira, a partir das 10h. Os supermercados funcionarão das 7h às 20h no sábado, fecharão no domingo e reabrirão às 8h da segunda-feira.

   20. A Arena Fonte Nova celebra cinco anos com balanço positivo. Desde a sua inauguração, em 7 de abril de 2013, Arena já contabilizou mais de 4 milhões de espectadores em eventos esportivos e não-esportivos. Desses, mais de 3 milhões foram de torcedores em 187 jogos de futebol disputados pelo Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro e pelas copas das Confederações (2013), do Mundo (2014) e das Olimpíadas Rio 2016.

  21. Nesses cinco anos, a Arena sediou, também, 257 eventos não-esportivos, com público estimado de 1.121.437 pessoas, a exemplo da Campus Party Bahia 2017 e shows de Ivete Sangalo, David Guetta, Dire Straits Legacy, Elton John e Paul McCartney, contribuindo para o incremento do turismo na cidade e no estado da Bahia. 

   22. Apenas em 2017, calcula-se que os eventos realizados na Arena tenham gerado 32 mil empregos diretos e indiretos em Salvador. “Cerca de 40% dos eventos realizados em 2017 foram não-esportivos, o que reforça o caráter multiuso da Arena”, informa Dênio Cidreira, presidente da Fonte Nova Negócios e Participações.

   23. Também no ano passado, foram promovidas 66 ações sociais, beneficiando 641.998 pessoas. Entre essas ações de responsabilidade social estão a doação de alimentos não perecíveis, prestação de serviços gratuitos para o público, apoio à divulgação de campanhas sociais, aquisição de materiais para auxílio a instituições beneficentes e realização tours gratuitos na Arena para estudantes de escolas públicas e de instituições beneficentes. A interação com a comunidade também foi destaque este ano, com a realização do campeonato de integração e a festa de natal.

   24. “A legislação brasileira assegura liberdade religiosa aos templos de qualquer culto no País, bem como estabelece a imunidade tributária, mas para exercer seus direitos, as igrejas precisam estar regularizadas”, ensina o deputado Heber Santana (PSC). Com essa visão, o parlamentar apóia o treinamento que está sendo organizado em parceria com a Igreja Batista Missionária da Independência, denominado Dia da Regularização. A advogada e vereadora Lorena Brandão também participará do evento como palestrante.

   25. Marcado para acontecer no dia 14 deste mês, às 8:30 hs, no auditório do Seminário Teológico Logos, localizado na Ladeira da Independência, número 1, Nazaré, em Salvador, o treinamento visa orientar os líderes de igrejas quanto à regularização da documentação, elaboração de estatuto, procedimentos para obtenção de isenção de impostos municipais e estaduais, solicitação de alvarás para construção e licenciamento para eventos.