Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JEITINHO BRASILEIRO: Lula segue solto e prisão só na semana que vem

A essa altura duvida-se que, de fato, o ex-presidente Lula seja preso
06/04/2018 às 19:11
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Brasil segue como o país do jeitinho. O ex-presidente Lula não cumpriu a decisão do juiz Sérgio Moro em apresentar-se a PF de Curitiba, resiste num 'bunker' do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e nada acontece. Agora, o juiz Moro diz que Lula não descumpriu sua ordem uma vez que, diante do alto cargo que ocupou, a intimação, a rigor, era uma espécie de convite, embora não esteja livre da prisão. E a presidente do PT diz que espera uma decisão da ONU e mais HCs.

   2. Essas situações, de fato, só acontecem no Brasil e mais em nenhum outro país do mundo. A ex-presidente da Coreia do Sul - a imprensa mostrou hoje, foi algemada e presa por 24 anos, sem dó nem piedade. Mas, entre os brasis, mesmo com decisão do STF, negativa de HVC do STJ, intimação de juiz, um ex-presidente ainda se sente acima da lei e seus partidários promovem atos políticos, fecham estradas, causam enormes prejuizos ao país e nada acontece.

  3. O petista segue no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, para onde foi desde a véspera, acompanhado por aliados. Lula nega ser dono do tríplex, assim como quaisquer irregularidades. O ex-presidente, que é réu em outros seis processos, afirma ser alvo de uma perseguição política promovida por setores do Ministério Público, do Judiciário e da Polícia Federal com o objetivo de impedi-lo de ser candidato a presidente.

  4. A defesa de Lula, segundo a Folha de SP, negocia para que ele se apresente na semana que vem.  A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse ao público que Lula lhes enviou um "abraço caloroso, um beijo" e sua gratidão. Ela reforçou o discurso de resistência. "Não espere que a gente vá de cabeça baixa rumo ao matadouro."
                                                                   *****
  5. o deputado estadual Leur Lomanto Jr. anunciou hoje a sua filiação ao Partido Democratas, onde pretende concorrer a deputado federal, nas eleições de outubro. “Ingresso no Partido Democratas por acreditar em sua linha partidária e porque faço política não por conveniências eleitorais, mas por acreditar em projetos políticos. Escolho dessa forma ser leal a minha trajetória na política e seguir o propósito de continuar defendendo aquilo que eu penso que representa o melhor para a Bahia”, afirmou.

   6. Lomanto Jr. destaca que a sua decisão em filiar-se ao DEM foi baseada também na convicção de que a Bahia pode conquistar muito mais espaços, com uma nova proposta de gestão. Além disso, o parlamentar enfatiza a crença na força da política para transformar o Brasil em um país mais justo, com mais esperanças e perspectivas de melhorias para o seu povo.  

   7. 8. O deputado estadual Marcell Moraes assinou nesta sexta-feira (06) ato de filiação ao PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira.

   8. O parlamentar alega que viu no PSDB uma forte ligação com a bandeira que defende: defesa dos animais. “Os parlamentares do PSDB têm se destacado pela atuação em defesa da vida animal, apresentando vários projetos nas esferas nacional, estadual e municipal voltados para a causa. Os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Maranhão e Pernambuco já contam com parlamentares do PSDB que defendem firmemente a bandeira animal. Pouso agora em ninho tucano para integrar a Bahia a este grupo, intensificando os trabalhos para se evitar maus tratos e garantir melhores condições de vida aos bichos”, justificou Marcell.

   9. Na Bahia, o PSDB é presidido pelo deputado federal João Gualberto, com quem Marcell alinhou sua ida para a legenda. Na Câmara Federal, representando o estado, o PSDB conta com o deputado federal Jutahy Magalhães Júnior.

   10. O parlamentar integrou o Partido Verde (PV) por 20 anos, se desincompatibilizando da sigla no último dia 2 de abril.

   11. O deputado estadual, Hildécio Meireles, após tomar a decisão de se desfiliar do MDB, escolheu o PSC como novo abrigo político. A decisão se deu, conforme ele explica, por se tratar de uma legenda comprometida com seus ideais partidários,políticos, sempre em prol de uma Bahia melhor, de um Brasil melhor. 

   12. “Por sua coerência, perfil e possibilidade sólida de crescimento, o que me possibilitará continuar trabalhando, cobrando de forma contundente, mas responsável por melhorias para nosso estado, em especial nos setores primordiais como educação, segurança, infraestrutura e saúde”, comemorou. 

   13. Quatro dirigentes municipais deixaram a Prefeitura de Salvador para concorrerem a cargo eletivo no pleito de 2018. São eles o secretário-chefe de Gabinete do Prefeito, João Roma; as secretárias Taissa Gama, de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e Tia Eron, de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps); além da presidente da Fundação Cidade-Mãe (FCM), Roberta Caires. 

   14. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (6) e os cargos serão assumidos interinamente pelos subsecretários Luiz Galvão (Gabinete), José Castro Filho (SPMJ) e Lilian Almeida (Semps).  

   15. Cláudio Silva se filiou ontem (05) ao PHS e colocou seu nome à disposição como pré-candidato ao Governo do Estado. Ele afirmou que vai propor à direção estadual do PHS uma aliança com outras legendas, tais como o MDB, para o enfrentamento à candidatura petista. Recentemente, foi divulgado na imprensa baiana que Cláudio Silva foi sondado pelo MDB para ser pré-candidato ao Governo do Estado. 

   16. Neste sábado (7), às 8h30, em Salvador, o governador Rui Costa assina ordem de serviço para construção de Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Academia de Saúde, no bairro de San Martin. Em uma área de 560 metros quadrados, o investimento total é de, aproximadamente, R$ 2,3 milhões, entre obras, equipamentos e mobiliário, com previsão de conclusão em oito meses. No domingo (dia 8), o governador assina ordem de serviço para construção da Unidade Básica de Saúde de Pirajá, envolvendo recursos da ordem de R$ 1,7 milhão.

   17. O evento de sábado ocorrerá na Avenida San Martin, ao lado do Centro Municipal de Educação Semente do Amanhã, sentido Avenida Luís Eduardo (em frente ao supermercado G Barbosa). Já assinatura da ordem de serviço no domingo, em Pirajá, vai acontecer às 8h30, na Rua Elísio Mesquita, s/nº, próximo à Escola Professora Alexandrina Santos Pita.

  18.  O deputado soldado Prisco deixa o Partido Popular Socialista (PPS) e passa a integrar o Partido Social Cristão (PSC) ao lado dos deputados estaduais Heber Santana, Sildevan Nóbrega e Hildécio Meireles. A filiação aconteceu na tarde desta sexta-feira (6), na presença do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (DEM) e do presidente do PSC na Bahia, Eliel Santana. 

  19. Popularizar a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e democratizar o acesso à internet de qualidade, por fibra óptica, para todos os baianos. Estas são algumas das metas traçadas e alcançadas pela gestão de José Vivaldo Mendonça à frente da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em um ano de gestão (2017/2018). 

   20. O balanço e a despedida ao secretário mobilizaram servidores, amigos e políticos ao auditório da Secretaria de Educação, nesta sexta-feira (06), onde foram recebidos pelo coral da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e assistiram a apresentação dos resultados.

  21. O agora ex-secretário acredita que o trabalho da Secti tem caráter transversal às diversas secretarias, buscando atuar em conjunto na solução de problemas comuns. “Foi um ano muito difícil, mas de grandes aprendizados, de repactuação das relações e, sobretudo, de planejamento para a inauguração de um novo tempo, onde há a necessidade de organização de uma política da CT&I no estado, em um patamar que nos permita um ciclo longo de realizações e integração com as políticas públicas conectadas a uma agenda global”, disse.