Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DECLARAÇÕES DE RUI e morte de vereadora esvaziaram visita Lula

A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quinta-feira (15), o resultado do sorteio eletrônico das vagas residuais da Educação Profissional e Tecnológica
15/03/2018 às 19:31
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A visita do ex-presidente Lula da Silva a Salvador nesta quinta-feira, 15, durante encontro na Assembleia na programação do Fórum Social Mundial não teve a repercussão que se esperava. Nem mesmo chegou a erntusiasmar a "militância petista", outrora tão aguerrida e hoje empregada, empalitozada. Acrescente a esse momento, dois fatos que senão reduziaram a pó o entusiasmo lulista atrapalhou bastante.

   2. A primeiro fato esteve relacionado com a divulgação pelo UOL de uma entrevista do governador Rui Costa (PT), um puro-sangue petista admitindo que o PT poderia ir pensando logo na possibilidade de aliançar-se à presidente com um nome fora de sua sigla; e o segundo fato, relevante e que tomou conta da midia nacional, o assassinato ao que tudo indica por execução, da vereadora Marielle Franco, do PSOL do Rio de Janeiro, que levou até o presidente da República a fazer uma reunião no Palácio do Planalto com o Ministro da Segurança e outros.

   3. Lula também não tinha mais o que dizer aos baianos, salvo sua incessante luta para livrar-se da prisão com recursos junto a tribunais. Teve que engoliar a seco as declarações de Rui e só lhe restou elogiar o governador num programa de rádio. Coube ao ex-governador Jaques Wagner tentar apgar o incêndio, mas, não tinha como porque as labaredas estavam altas. É isso, o entusiasmo com Lula arrefeceu.

   4. No freier das circunstâncias, o presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel, o anfitrião do evento, foi quem mais defendeu Lula e sua candidatura e ainda criticou os "menudos" numa direta ao possível adversário de Rui, em 2018. Coronel foi um apaziguador no descofiômetro Lula/Rui.
                                                                   ******
   5. Salvador sedia nesta sexta-feira (16), às 9h, a X Reunião de Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento acontece no Hotel Deville Prime, em Itapuã, com as presenças do ministro da Educação, Mendonça Filho, e do prefeito ACM Neto, além de autoridades políticas e representantes de nações lusófonas.

   6. A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, e é constituída por nove estados-membros: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

   7. A presença e a atuação do grupo têm contribuído para a projeção internacional da língua portuguesa, para o fortalecimento institucional e político de seus membros em situação de crise ou instabilidade e para a afirmação conjunta dos interesses comuns de desses países em outros foros internacionais, além do desenvolvimento de programas de cooperação em diversas áreas.

   8. A Secretaria da Administração (Saeb) cedeu um imóvel público para o Instituto Psicopedagógico de Bonfim (IPPB), uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta atendimento multidisciplinar para pessoas com deficiência. Com a cessão de uso, a instituição vai transferir sua sede para a nova casa, situada no município de Senhor do Bonfim, desocupando o imóvel alugado onde funciona atualmente.

   9. A entidade atende diariamente 135 pessoas com deficiência, oferecendo serviços médicos, odontológicos, fonoaudiólogos, oftalmológicos, assistência social, psicológicos e educacionais. A instituição ministra também cursos do sistema Braille e de habilitação em Libras, dentre outros atendimentos, a exemplo da preparação para inserção de pessoas com deficiência na sociedade.

   10. O Decreto nº 29.559/2018, publicado nesta quinta-feira (15), veda o lançamento de Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) para débitos de IPTU ou Taxa de Lixo nos exercícios de 2019 e 2020. Esta decisão tem consequência direta sobre a situação de cerca de 5 mil contribuintes que aderiram aos PPI de 2014 e 2015 e que, mesmo estando em dia com o pagamento das respectivas parcelas, deixaram de quitar os tributos relativos aos exercícios posteriores, na expectativa do lançamento futuro de novos programas.

   11. Para coibir este tipo de prática, as leis municipais que criaram os PPI de 2014 e 2015 (nº 8.422/2013 e nº 8.927/2015) já estabeleceram que a falta de regularidade fiscal por parte do contribuinte implicará o rompimento dos acordos de parcelamento, impondo o retorno dos débitos aos seus valores originais, com a reincorporação de juros e multas. A estimativa é que isto acarretará um prejuízo de cerca de R$ 100 milhões para esses contribuintes.

   12. (FEIRA) O túnel construído pela Prefeitura de Feira de Santana no cruzamento das avenidas João Durval Carneiro e Presidente Dutra vai ser aberto aos condutores na próxima segunda-feira, 19, a partir das 18h. A informação é do secretáriode Gestão e Convênios do Município, Ozeny Moraes. 

   13. Nesta quarta-feira, 14, ele e o seu colega secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, visitaram a trincheira - nome técnico do equipamento. Eles observaram os reparos finais na obra e a iluminação, que usará lâmpadas de LED, o que há de mais moderno neste setor, mais a sinalização adotada. 

   14. No dia 20 de março, a nova Diretoria do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia - CRCBA, eleita para o biênio 2018-2019, e os novos conselheiros eleitos para o quadriênio 2018-2021, serão apresentados solenemente à sociedade baiana, em cerimônia realizada Clube Espanhol, Salvador – BA. O professor doutor Antonio Carlos Ribeiro da Silva, conhecido como Professor ACR no meio acadêmico, é o novo presidente do órgão.

    15. O novo presidente possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu; graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia; é licenciado em Técnicas Comerciais pela Universidade do Estado da Bahia; é Especialista em Psicopedagogia Escolar e Clínica (FEBA); Especialista em Contabilidade Gerencial (UFBA); Especialista em Educação à Distância (UCB); possui Mestrado em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu e Doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - Portugal.

   16. Com previsão de inauguração em 29 de março deste ano, quando Salvador comemora seus 469 anos, o primeiro Hubb de Tecnologia do Brasil da iniciativa pública - uma das ações do programa Salvador 360 -, já tem seus operadores oficiais. A Prefeitura divulgou nesta quinta-feira (15), por meio do Diário Oficial do Município (DOM), a transferência das operações do Hubb para o consórcio formado pelas empresas Bossa Nova Investimentos e DP Participações. 

   17. Com a transferência, essas empresas passam a ser responsáveis pela apresentação de serviço de incubação e aceleração, por meio de mentoria, suporte de gestão administrativa, financeira e a gestão física das instalações do complexo pelo prazo de cinco anos. O Hubb será instalado no Terminal Marítimo de Salvador e contará com 100 startups (empresas de tecnologia com alto potencial de crescimento), na fase inicial, que deverão desenvolver projetos que envolvam os setores financeiro, jurídico, social e de serviços, dentre outros.

   18. Com o tema “A quem interessa o trabalho escravo? Os Auditores-Fiscais do Trabalho combatem esse crime!”, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) traz a exposição de 32 fotos que retratam flagrantes de trabalhadores resgatados durantes as ações do Grupo Especial de Fiscalização Móvel ou, simplesmente, Grupo Móvel, em várias regiões do país.

   19. As imagens foram captadas pela lente sensível e olhar aguçado do Auditor-Fiscal do Trabalho e fotógrafo Sérgio Carvalho. Ele integra equipes do Grupo Móvel e tem livros publicados sobre o tema. As fotos retratam em cores a vida cinza de trabalhadores reduzidos à condição análoga à de escravo e a degradância, como os direitos são afrontados. É impossível não se emocionar com as expressões dos trabalhadores nas imagens. Para o autor, as fotos revelam a necessidade de dar dignidade a esses trabalhadores desamparados.

   20. A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta quinta-feira (15), o resultado do sorteio eletrônico das vagas residuais da Educação Profissional e Tecnológica na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio (PROSUB), no ano letivo de 2018. A lista dos contemplados está disponível no Portal da Educação (www.educacacao.ba.gov.br). Foram 3.406 vagas para cursos técnicos de nível médio ofertados em Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, além de unidades compartilhadas.

   21. A diretora da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica, Daniele Sanches, explicou que nem todas as vagas ofertadas foram preenchidas. “Ofertamos vagas em 66 municípios, mais em 23 deles a procura foi insuficiente para a formação de turmas. Por isso, foram contempladas 1.544 vagas em 43 municípios da Bahia, onde foram formadas 87 turmas, em 35 diferentes cursos técnicos de nível médio”, afirmou, ao destacar a crescente oferta de cursos de qualificação e formação profissional na Bahia.

   22.  "É importante destacar que o Estado vem ampliando gradativamente a oferta de cursos técnicos de nível médio em todos os 27 Territórios de Identidade, oportunizando formação para os jovens e trabalhadores, para que possam ter uma inserção cidadã no mundo do trabalho ou para que possam empreender e montar o seu próprio negócio", destacou.

  23. As paróquias da Península de Itapagipe e Cidade Baixa e entidades representativas de classes sociais e comunitárias realizam no próximo domingo (18) a Caminhada pela paz e superação da violência. 

   24. O percurso começa na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, e segue até a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, onde será celebrada, na praça, uma missa campal. O horário de saída está programado para as 8h. A ação faz parte das atividades da Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e lema “Vóis sois todos irmãos (Mt 23,8)”. Os participantes estão sendo convidados a comparecer vestindo roupas brancas.

   25. O objetivo da caminhada, segundo o reitor da Basílica Santuário de Nosso Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes Silva, é chamar a atenção para a realidade e agravamento da violência que vem assustando cada vez mais a cidade, o Estado e o País. “Sabemos da realidade de violência que atinge nossa sociedade em todas as esferas e devemos buscar meios para superá-la. O caminho principal é a fraternidade entre as pessoas com o chamamento para que se unam com o objetivo de implantar a cultura da paz”. 

   26. A Caminhada pela Paz conta com o apoio das Polícias Militar e Civil, Governo do Estado, Prefeitura do Salvador e escolas da região.