Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

OPOSIÇÃO põe base governista na defensiva com tema falta de segurança

O Postos SAC do Comércio passará a contar com o kit-bio, equipamento que irá agilizar a coleta biométrica para a emissão do documento de identidade na unidade
22/02/2018 às 19:59
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A base governista de Rui Costa na Assembleia Legislativa que, em 2017, havia empatado o jogo e até colocado a Oposição na defensiva com ataque à gestão ACM Neto, neste 2018, pelo menos até agora, tem se portado na defensiva com a oposição, de forma unida, articulada, abordando o tema da violência na Bahia, o calcanhar de Aquiles do Governo.

   2. O governo ainda não acordou para o problema, o lider da Maioria, Zé Neto (PT) é candidato a deputado federal e articula seu nome em várias bases eleitorais, há uma certa disperssão da base, e a Oposição entrou 2018 batendo firme no governo. Tema único: a falta de segurança no Estado.

   3. Ademais, o deputado Targino Machado (PPS) mirou em atos que considera de improbidade administrativa na SSP, em especial do secretário Maurício Barbosa, e o govermo ainda não saiu da inércia para organizar um contra-atque. Olíder do PT, Rosemberg Pinto, saiu em defesa de Barbosa, classificando-o como gestor honrado.

   4. Rui, a rigor, só conta, prioritariamente, com a defesa feita por petistas e, eventualmente, algum deputado do PSD e o ex-presidente da Casa, Marcelo Nilo. Mas, tem sido pouco: ou o governo se articulamelhor ou vai ficar a reboque da Oposição na Casa Legislativa. Em ano eleitora, isso não é bom.
                                                                                   *****
   5. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, recebeu representantes do MSTS - Movimento dos Sem Teto de Lauro de Freitas. Além de reafirmar a parceria com a gestão, o MSTS pediu apoio da Prefeitura na assistência às famílias que estão ocupando as terras da comunidade de Terra Nova, no bairro de Vida Nova.

   6. Juridicamente a reintegração de posse das terras, que estão ocupadas há três meses por 185 famílias, foi determinada para esta quinta-feira (22) embora a audiência esteja marcada para o dia 5 de março.  

   7. “Não queremos que ninguém fique na rua. Nossa equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania vai fazer o cadastro de cada uma das famílias em nossos programas de políticas habitacionais para que sejam comtempladas à medida do possível”, destacou a prefeita Moema Gramacho. Ela ressaltou sua preocupação para que a desocupação da área seja de forma pacífica.

   8. Para o presidente do MSTS em Lauro de Freitas, Jhones Bastos, a prefeita sempre se posicionou de forma solidária com as causas sociais. “Em nosso caso, ela que tem origem também nos movimentos sociais, vem dando sequência a esse sentimento por compreender a necessidade deste povo”.

   9. Jhones chamou atenção pela maneira acolhedora com que foram recebidos pela equipe do gabinete da Prefeitura. “Sempre clamamos por um Governo que comungasse da nossa ideologia, como foi o de Lula, de Dilma e como é o de Moema, que não impede o movimento de se manifestar.

   10. Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) visa incluir na rede pública de ensino do Estado, a capacitação em primeiros socorros para alunos e profissionais das instituições escolares. 

   11. De autoria do deputado estadual Samuel Júnior (PSC), a iniciativa visa garantir rápida intervenção em casos graves. “Muitas pessoas acabam sendo vítimas de sequelas irreversíveis ou até mesmo indo a óbito porque não tiveram uma internação rápida em casos como paradas cardiorrespiratórias, queimaduras, asfixias ou até mesmo ataques de animais. Nossa intenção é evitar esses casos, contribuindo para que essas vítimas recebam em tempo hábil atendimento adequado com as técnicas de primeiros- socorros”, justifica o Social Cristão. 

   12. A inauguração da Avenida Mário Sérgio Pontes de Paiva, a Via Barradão, aconteceu no último sábado (17) e foi marcada pela prestação de exames e serviços gratuitos. Destes, destacam-se a emissão de carteira de identidade, de CPF e de antecedentes criminais, bem como serviços da Ouvidoria Geral do Estado e o Recadastramento de Pensionistas do Estado, todos oferecidos pelo SAC Móvel.

   13. Com a procura acima das expectativas, a unidade itinerante da Rede SAC não só aumentou as senhas para atendimento no sábado como também estendeu sua estadia no bairro: na segunda e na terça-feira (19 e 20), a carreta do SAC Móvel atendeu ao moradores da vizinhança no estacionamento do Estádio Manoel Barradas.

   14. Nos três dias de ação foram realizadas a emissão gratuita de 438 documentos de identidade, além de 45 CPFs. Na opinião do secretário da Administração do Estado da Bahia, Edelvino Góes, a ação foi positiva: “É uma orientação do governador aproximar cada vez mais a população de nossos serviços, e o SAC Móvel é a materialização desse esforço do Governo do Estado de ir até a população, de facilitar a vida das pessoas, possibilitando o pleno exercício da cidadania”.

   15. A seleção pública para formação de Banco de Projetos do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), recebe propostas até o dia 10 de março.

   16. O Funtrad, que tem natureza contábil-financeira, é um instrumento de captação de recursos, proveniente de fontes diversas, exclusivamente destinadas para colaborar de forma subsidiária na implementação de ações de promoção do trabalho decente no estado da Bahia.

   17. O objetivo do Edital 003/2018 do Trabalho Decente é selecionar projetos para o desenvolvimento de ações que estejam relacionadas aos resultados esperados pela Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD) e que atendam à finalidade do Programa Bahia do Trabalho Decente.

   18. Podem participar instituições governamentais e entidades civis sem fins lucrativos, cujas propostas estejam alinhadas com, pelos menos, um dos nove eixos prioritários: Erradicação do Trabalho Infantil; Erradicação do Trabalho Escravo; Saúde e Segurança do Trabalhador; Promoção da Igualdade da Pessoa com Deficiência; Promoção da Igualdade de Gênero e Raça; Trabalho Doméstico; Juventude; Serviço Público; Empregos Verdes.

   19. Em marcha, a dobradinha João Roma e Léo Prates. É o que se fala no mundo da politica sendo candidatos a deputados federal e estadual.

   20. Quem está calado é o deputado e ex-ministro Antonio Imbassahy. Acorda senão neguinho vai comer seu milharal eleitoral todo.

   21. A Embasa informa que o reparo na adutora principal de água tratada, iniciado na manhã de hoje (22), teve o prazo de conclusão atualizado para a madrugada de amanhã (23). Com isso, o fornecimento de água permanece suspenso nos bairros de Salvador listados abaixo. Após o término da manutenção, o abastecimento começará a ser retomado de forma gradativa e deve estar plenamente regularizado em até 48 horas.

    22. Bonfim, Calçada, Uruguai, Mares, Jardim Cruzeiro, Massaranduba, Boa Viagem, Ribeira, São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, IAPI, Curuzu, Pero Vaz, Santa Mônica, Liberdade, São Gonçalo, Bom Juá, Engomadeira, Arraial do Retiro, Cabula, Pernambués, Saboeiro, Tancredo Neves, Arenoso, Jardim Santo Inácio, Sussuarana Nova e Velha, Mata Escura, Calabetão, Novo Horizonte, Brotas (parte), Federação, Engenho V. da Federação, Barra, Ondina, Calabar, Graça, Vitória, Canela, Tororó, Garcia, Centro, Centro Histórico, Barris.

   23. O Postos SAC do Comércio passará a contar com o kit-bio, equipamento que irá agilizar a coleta biométrica para a emissão do documento de identidade na unidade. O instrumento permite inserir foto e impressões digitais no Sistema Informatizado de Identificação por Impressões Digitais (SIIDA) de forma automática, tornando desnecessário o uso de tinta e a entrega de foto 3x4 pelo cidadão. 

   24. A exceção fica por conta de cidadãos que apresentem problemas com as impressões digitais, crianças pequenas e idosos, que precisarão coletar os dados biométricos de maneira tradicional.

    25. Para que o sistema seja implantado, a emissão do documento de identidade será suspensa na unidade nos dias 26 e 27 de fevereiro, para a instalação do equipamento e treinamento da equipe. Os procedimentos são realizados pelo Instituto de Identificação Pedro Melo (IIPM), ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), órgão responsável pela emissão do RG. 

   26. A implantação do sistema acontece até 9 de março, mas os usuários do posto podem emitir o documento com a nova funcionalidade já a partir do dia 28 de fevereiro, quando o atendimento para este serviço será retomado.

   27. O time do Vitória que jogou contra o Jacuipense e venceu por 1x0 é melhor do que o time do Leão que jogou contra o Bahia.

   28. A grama do CAB - Centro Administrativo da Bahia - tá ficando deserto de Saara. No heliponto, antes usado muito por Wagner, só pousam corujas.

   29. O deputado lider do governo, Zé Neto (PT), considerou o termpo 'ladrão' dirigido por Targino Machado ao secretário Maurício Barbosa, como muito forte e descabido.

   30. Segundo fontes da Oposição na Assembleia, o prefeito ACM Neto ainda não sentou com os parlamentares e os partidos para tratar da sucessão 2018. Há uma ansiedade enorme na Casa.