Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MP BA dividido leva lista tríplice a governador para procurador geral

Trinta e um voluntários do Projeto Mobiliza foram certificados, na tarde de hoje (21/02), em cerimônia realizada na sede da Prefeitura-Bairro Cabula/Tancredo Neves.
21/02/2018 às 19:27
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Os promotores de Justiça Pedro Maia, Ediene Lousado e Alexandre Cruz integram a lista tríplice que será entregue ao governador do Estado, Rui Costa, para escolha do nome do procurador-geral de Justiça que chefiará o Ministério Público do Estado da Bahia no biênio 2018/2020. Dos votos computados, 292 votos foram para Pedro Maia, 266 para Ediene Lousado e 233 para Alexandre Cruz. A lista será entregue ao governador pela procuradora-geral de Justiça em exercício Sara Mandra Rusciolelli Souza.

   2. Quatro candidatos disputaram a eleição, que aconteceu das 9h30 às 17h30 no auditório da sede do MP-BA, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. Além dos três mais votados, concorreu o procurador de Justiça Aurisvaldo Sampaio, que obteve 106 votos. Dos 577 membros do Ministério Público, 516 votaram.  

   3. Pela votação, vê-se que as correntes políticas internas no MP estão bem divididas. A diferença do mais votado para a atual procuradora chefe foi de 26 votos; e dela oara Cruz, 33 votos. Considerando a lógica do mais votado e a renovação no MP, Pedro Maia, poderá ser o novo Procurador Chefe.

   4. Confira o perfil dos candidatos eleitos: Pedro Maia Souza Marques – Natural de Salvador, tem 38 anos e ingressou no MP em 2004. Atuou nas comarcas de Canarana, Santa Maria da Vitória, Barreiras, Gandu e Vitória da Conquista. Foi promovido em 2013 para Salvador. Coordenou o Grupo de Atuação Especial de Combate a Sonegação Fiscal e Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf) e Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim).

   5. Ediene Santos Lousado – Natural de Santa Terezinha, tem 50 anos e ingressou no Ministério Público em 1993. Atuou nas Promotorias de Justiça de Bom Jesus da Lapa, Itiúba, Caravelas, Ilhéus e Barreiras. Foi promovida para Salvador em 2009, onde atuou na Vara de Tóxicos. Coordenou a Promotoria de Justiça Regional de Barreiras, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Crimonosas (Gaeco) e foi secretária-geral do MP. Atualmente exerce o cargo de procuradora-geral de Justiça.

   6. Alexandre Soares Cruz – Natural de Salvador, tem 42 anos e ingressou no MP em 2002. Atuou nas Promotorias de Justiça de Conceição da Feira, Macaúbas, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana. Foi promovido para Salvador em 2013. Coordenou as Promotorias Regionais de Teixeira de Freitas e Santo Antônio de Jesus. Foi presidente da Associação dos Membros do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb).
                                                                            *****
   8. “A Eletrobras será uma empresa brasileira com foco no desenvolvimento nacional”, afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), nesta quarta-feira (21/02), após reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (Democratas-RJ), e o presidente da empresa, Wilson Ferreira Junior.

   9. Relator do projeto que pretende reestruturar a estatal (PL 9463/18), Aleluia assinalou que “a nova distribuição societária da Eletrobras vai preservar os interesses do Estado brasileiro, com o governo tendo presença significativa e controle sobre as grandes decisões”.

   10. De acordo com o parlamentar, o governo terá controle sobre as grandes decisões, mas haverá uma gestão técnica, eficiente e blindada de eventuais interesses políticos momentâneos. “Nossa intenção é modernizar o setor para que o Brasil volte a ser um grande player internacional no campo da energia”.

   11. Após cumprir agenda de trabalho no início da manhã em Salvador, o governador Rui Costa segue, nesta quinta-feira (22), para o município de Dom Macedo Costa, onde, a partir das 10h, faz entregas e autoriza novas obras. 

   12. Na sede municipal, na Praça Cônego José Lourenço, Rui assina ordem de serviço para execução de obras de extensão de rede para abastecimento de água de 13 localidades da zona rural, além de autorizar a duplicação da adutora de água tratada entre Santo Antônio de Jesus e Dom Macedo Costa. O investimento total nos serviços de abastecimento de água da região totaliza mais de R$ 1,9 milhão, oriundos do recursos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza – Funcep. 

   13. No local, o governador ainda entrega quatro ambulâncias para os municípios de Laje, Varzedo, Santo Amaro e Saubara; e 398 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos produtores rurais da região.

   14. Torcedor do Vitória, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), através das suas redes sociais, condenou a atitude dos jogadores do rubro negro e do Bahia que provocou uma confusão generalizada no gramado na tarde do último domingo (18) durante o clássico do Campeonato Baiano. Para Alex, as cenas que ele viu foram lamentáveis e espera que a torcida não seja punida por isso.

   15. “O primeiro BA-Vi do ano estava cercado de grandes e boas expectativas. Mas terminou antes do tempo regular com nove expulsos, após uma briga generalizada entre os jogadores, durante a comemoração do gol de empate do Bahia. Atitude lamentável do goleiro Fernando Miguel que bateu no jogador Vinícius, o que provocou início da baderna, e por consequência a troca de agressões. As cenas me causaram tristeza e vergonha”, disse.

   16. Trinta e um voluntários do Projeto Mobiliza foram certificados, na tarde de hoje (21/02), em cerimônia realizada na sede da Prefeitura-Bairro Cabula/Tancredo Neves. O projeto, introduzido este ano para reforçar as atividades preventivas da Defesa Civil de Salvador (Codesal).  O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, acentuou que "é indispensável a participação de toda a comunidade para o sucesso das atividades preventivas da Defesa Civil de Salvador".

    17. A diretora das Prefeituras-bairro, Ana Paula Matos, reforçou a necessidade do exercício pleno da cidadania. "Essa prática permite aos cidadãos contribuírem para implementar as atividade do poder público e usufruir dos serviços ofertados". 

   18. Ela citou que a prática cidadã também passa pela solidariedade, citando o exemplo das fortes chuvas de 2015, quando famílias vitimadas não se omitiram em ajudar os que estavam a situação de maior precariedade.

    19. O prefeito-bairro bairro do Cabula e Tancredo Neves, Jose Miguel Bastos, falou ainda sobre o tripê "cidadão, cidade, cidadania" na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.  Por seu turno, Wanete Carvalho, gestor da Gerência Regional de Educação do Cabula, destacou que as nações organizadas formam cidadãos para atuarem no âmbito da solidariedade e do bem-comum.

   20. Assembleia Legislativa da Bahia começa instlar as comissões temáticas para dar inicio a apreciação de projetos de lei, em 2018. Até terça-feira as lideranças esperam que todas as comissões estejam instaladas.
 
   21. O deputado Hildécio Meireles (PMDB) disse que o discurso do seu colega Marcelo Nilo (PSL) enaltecendo a segurança na Bahia foi uma 'fumaçaria'. Ou seja, só fumaça.
  
   22. O deputado Bira Corôa (PT) diz que o governo Rui sofre cortes financeiros trumáticos do governo Temer, mas, não os enumerou.
  
   23. As três principais entidades representativas do agronegócio baiano participaram, no último sábado (17), com um estande institucional, do “Super Dia Agrosul/John Deere", em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Fundação Bahia marcam presença no evento, distribuindo informações e orientando os agricultores.

   24. O intuito é reforçar, junto ao público, o desenvolvimento de programas e projetos que vêm proporcionando maior produtividade no campo, além de apresentar as ações nas áreas social e ambiental na região, a exemplo da revitalização de nascentes de rios, recuperação de estradas vicinais e apoio a entidades sociais por meio de um fundo criado pelos produtores, o Fundesis.

   25. O presidente da Aiba, Celestino Zanella, fez questão de ir ao evento. Ele vê como positivo o crescimento do “Super Dia da Agrosul”, que leva os agricultores para um dia de interação e descontração. 
  
   26. “Além de encontrar novidades e facilidades na compra de máquinas, é um dia que nós agricultores podemos trocar experiências do que estamos fazendo no campo, principalmente no que diz respeito ao combate a pragas como ferrugem que começam a querer atacar as nossas lavouras. Temos que continuar vigilantes neste momento”, reforça.