Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BARCA MOMESCA partiu com prefeito de um lado; governador do outro

Trios vistoriados: Foram 121 veículos que deram entrada na área montada no antigo Aercolube, sendo que 120 concluíram a vistoria
09/02/2018 às 20:08
 MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. Partiu Carnaval no seu segundo dia, em Salvador. Alguns contratempos, mas, nada que impeça a barca momesma em sua folia. A arquibancada popular do Campo Grande gorou. Mal feita, foi interditada. Pode reabrir domingo, se consertada. Um camarote em Ondina, interditado e shows cancelados. Banda do Léo Santana começou a tocar na Barra sem o cantor e levou vaia. O gigante apareceu e tome mais vaias. 

   2. E Pitbull, o raperr convidado de Claudia Leite apareceu hoje. No mais, os foliões já ocupam os três circuitos. Até agora, sem nada especial que chame a atenção. O rei da noite na abertura, como se previa, foi a galera do bloco OS Mascarados. Um mar de gente. O rei Momo só apareceu no dia da entrega das chaves. Sumiu. 

   3. Na política, o prefeito e o governador não estão se bicando. Um pra lá; outro pra casa. Bajulam os afros e assinam convênios. O gov não apareceu na abertura da folia, a entrega as chaves para Momo. Mandou um representante, o secretário do Turismo. Poderia ter mandado Leão, mas, como este é catingueiro, poderia aparecer na Barra com chapéu de couro.

   4. A vistoria dos trios para o Carnaval foi encerrada às 18h desta sexta-feira (09). Foram 121 veículos que deram entrada na área montada no antigo Aercolube, sendo que 120 concluíram a vistoria e receberam autorização para sair nos circuitos da folia de Salvador. Apenas 1 caminhão-trator, que serviria de carro reserva, desistiu da vistoria.

   5. Na lista dos itens avaliados estão: protetor de rodas, guarda-corpo (espécie de proteção para as pessoas em cima do trio), altura do veículo, largura, comprimento, peso, capacidade, funcionamento da comunicação entre cabine e palco, gerador, e mais a documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico.

   6. Os inspetores também verificaram as condições de sanitários e lanchonetes, que precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. Tudo estando em ordem, um adesivo é colocado no para brisa do trio. Um dos coordenadores da vistoria, major Sérgio Almeida alertou para a necessidade de dar atenção a pequenos detalhes. “É comum lâmpadas queimadas e fios desconectados, problemas fáceis de resolver”, avisou. 

   7. A ação fora executada por uma força-tarefa formada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e da Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), além da Superintendência de Telecomunicações da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.
   
   8. A mistura rítmica vai ficar por conta do Palco Multicultural, no Terreiro de Jesus, desta sexta-feira (9) a terça-feira (13), com mais de 20 atrações, como Diamba, Mosiah, Rael e Nova Saga. As atrações têm início às 18h. Na praça Castro Alves, o pôr do sol vai ser mais um cenário carnavalesco, com direito a shows de Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Davi Moraes, Moraes Moreira, Àttøøxxá e Armandinho, de domingo (11) a terça-feira (13), às 18h. 

   9. Para quem curte o bom e velho samba, ritmo nascido na Bahia, o Terreiro do Samba, na Praça da Cruz Caída, terá uma programação específica em homenagem ao ritmo, a partir deste sábado (10) até terça-feira (13), começando às 18h. São 20 atrações, entre elas Chocolate, Samba de Farofa, Fora da Mídia e Pagode Total. O Circuito Batatinha é outro velho conhecido dos baianos, completando o clima de nostalgia e muita animação, revivendo os antigos carnavais. 
   
   10. Há doze anos, Rosildo Euclides de Souza tira seu sustento da catação de material reciclável. No Carnaval, ele aproveita a grande oferta desse material, principalmente as latinhas de alumínio, para incrementar a renda. Para isso, ele conta com o apoio importante do Governo do Estado, por meio da Operação Carolina de Jesus, que beneficia 1.500 trabalhadores desse segmento durante os sete dias da folia na capital baiana.

   11. Rosildo destaca, além das refeições diárias oferecidas pela ação, a segurança que o fardamento oferece para os catadores: “Com essa identificação, a gente tem o acesso facilitado nos blocos, as pessoas dão a latinha em nossa mão, chamam pra mostrar onde tem mais”. Ele retirou seu kit na Central de Apoio ao Catador do Politeama nesta sexta-feira (9).

   12. Os kits contêm equipamentos de proteção individual (botas, luvas e protetor auricular) e fardamento (calça, camisa e boné), e são   distribuídos nas cinco centrais de apoio, que funcionam na Ladeira da Montanha, Politeama, Barra, Ondina e Nordeste de Amaralina. É também nestes locais que é efetuada a compra do material coletado pelos trabalhadores avulsos, praticando preços justos.

   13. A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), disponibilizou para o Carnaval deste ano 3 mil banheiros químicos, um acréscimo de 13% em relação ao ano passado, quando foram instalados 2.613 equipamentos do tipo. Neste ano, 72 contêineres climatizados completam o serviço disponibilizado ao folião.

   14. Os sanitários químicos foram instalados nos circuitos Osmar, Dodô, Batatinha e nos bairros que recebem os festejos. A instalação dos sanitários climatizados (concentrados no Pelourinho, Centro, Barra e Ondina) teve início há um mês, executada sempre à noite, com ruas fechadas, em prol da segurança. A antecedência se fez necessária para que pontos de água, luz e esgoto fossem estruturados.

   15. Durante todos os dias de Carnaval, a Limpurb contará com uma equipe de 3.855 colaboradores, sendo 936 na Coordenação e no Apoio, 1.339 agentes de limpeza e 1.580 serventes de sanitários públicos (químicos e climatizados). Além da coleta, estão sendo realizados os serviços de varrição; lavagem de vias e logradouros; instalações, limpeza e manutenção de sanitários públicos.

   16. Dentre as áreas de limpeza estão os circuitos Batatinha (Pelourinho), Osmar (Centro), Dodô (Barra/Ondina), Orlando Tapajós, Sérgio Bezerra, Riachão, Mestre Bimba; bairros; ilhas; e acessos aos circuitos. A estimativa é que durante os dias de festa sejam coletadas 1,6 mil toneladas de resíduos, e consumidos 7.756 m³ de água e 31,53 m³ de detergente aromatizado. 

   17. Já na primeira noite de Carnaval (quinta-feira, 8 de fevereiro) foram coletadas 35,2 toneladas de resíduos; consumidos 260 mil litros de água e 320 litros de detergente aromatizante.
   
   18. O início das ações do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) no Carnaval de Salvador, na noite de quinta-feira (8), foi marcado pela realização de blitz de alcoolemia, na avenida Frederico Pontes, na Cidade Baixa, em parceria com a Polícia Militar. 

   19. A operação abordou 335 foliões e 161 veículos, com 89 autuações e a remoção de 28 veículos. Dos 171 condutores submetidos ao teste do bafômetro, dois estavam embriagados e vão responder ao processo de suspensão do direito de dirigir.

   20. “O ideal seria que nenhum motorista fosse flagrado sob o efeito de álcool, mas as ocorrências têm diminuído. Vamos dar continuidade ao trabalho intenso para retirar das vias os que insistem em não cumprir a legislação”, afirmou o coordenador de Fiscalização do Detran, Márcio Santos.

   21. No posto de serviços, em Ondina, que funciona 24 horas, o órgão começou a oferecer a segunda via da habilitação e do licenciamento para resolver situações como a da jornalista Cláudia Santana, que foi atendida em poucos minutos.
  
   22. A banda Psirico tem uma verdadeira maratona de shows na maior festa popular do planeta, o Carnaval de Salvador, na Bahia. A banda faz  11 shows nos 05 dias da folia momesca. A primeira homenagem  acontece  hoje  dia 09/02,no "Pipoca do Psi” no circuito Barra-Ondina, quando o cantor irá se vestir de Ivete Sangalo com  cropped e saia com estampas florais, viseira, peruca e com a barriga de grávida, feita com material de espuma

   23. Depois o grupo segue para o Camarote Band. No sábado, dia 10/02, o Psirico anima novamente a “Pipoca do Psi” no circuito Barra-Ondina e  trará a temática das redes sociais . No domingo, 11/02, abre o Carnaval da avenida com o Bloco Inter vestido como jogador da copa do mundo, e a noite segue para agitar o Camarote do Nana, na Barra. 

   24. Na segunda-feira, 12/02, o grupo agita o irreverente bloco As Muquiranas, na avenida, e  Márcio Victor se vestirá de Carmen Miranda, tema do bloco. A  noite o grupo segue para animar a cidade de Porto Seguro, na Bahia. Na terça, dia 13/02, puxa pela primeira vez a “Pipoca do Psi” no circuito tradicional da avenida e faz homenagem ao tema “Água – Uma preocupação Mudial” , a noite segue para agitar o Camarote Club e depois anima o Camarote Salvador, na Barra. Na quarta –feira , dia 14/02, faz o tradicional “Arrastão de Quarta Feira de Cinzas”.  Em tempo, todos os figurinos são assinados pelo figurinista Cid Brito.