Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CARNAVAL DE SALVADOR abre o reinado com trios à mancheia para pipocas

Ao que tudo indica será o mais medíocre Momo em termos musicais e tem mais músicas falando de bundas do que de qualquer outra coisa
07/02/2018 às 21:48
MIUDINHAS GLOBAIS:
   
    1. O carnaval de Salvador começa oficialmente nesta quinta-feira, 8, com a entrega das chaves ao Rei Momo. Dois carnavais: o da Prefeitura; e o do Governo do Estado. Carnaval mais estatizado que já aconteceu no Momo baianao. E, também, ao que tudo indica, o mais medíocre em termos musicais. Tem 8 músicas com títulos de bundas. É bunda pra todo lado. 

   2. Vai ser também o Carnaval com maior número de trios para os foliões ppipoca, aqueles que não podem pagar o abadá. Os artistas estão adorando porque embolsam uma boa grana sem muito esforço. Será, assim, o mais democratizado. Será também um Carnaval politizado diante do ano eleitoral.

    3. “Polpa da Bunda”, “Bumbum Carente”, “Rabetão no Paredão”, “Psiquiatra do Bumbum”, “Bumbum do mal”, “Sarra Bumbum”, “Bum bum tam tam”… é grande a lista das músicas, do verão baiano, que traz a bunda da mulher como foco, segundo a deputada Luiza Maia (PT). O fato motivou o tema da campanha Carnaval Antibaixaria 2018: “Sem retrocesso”. 

   4. “Não podemos retroceder na luta pela valorização e respeito à mulher. Não somos só peito, coxa e bunda! A Lei Antibaixaria tinha inibido esse tipo de música que nos rebaixa a objeto, mas no carnaval deste ano a coisa descambou outra vez. Não iremos nos curvar. Temos, inclusive, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça como aliados nesta luta”, afirmou a parlamentar, que preside a Comissão dos Direitos da Mulher da Alba.

   5. Quando o Rei Momo receber as chaves da cidade pelas mãos do prefeito e do governador, nesta quinta-feira (8), no Circuito Dodô (Barra/Ondina), o Carnaval de Salvador será oficialmente aberto. A cerimônia, que acontece a partir das 17h, no Camarote Expresso 2222, no Edifício Oceania, em frente ao Farol da Barra. 

   6. A partir das 17h30, o trajeto Barra/Ondina será tomado por foliões que acompanharão o show da cantora Cláudia Leitte. Ela se apresentará junto com o DJ PitBull, com participação do grupo Fitness Zumba, em desfile sem cordas. O Circuito Dodô também será palco do segundo dia de Furdunço.

   7. Serão 24 atrações que animarão o público com uma diversidade de ritmos. Se apresentam: Dan Miranda e Baiana Folia (18h), Afoxé Kambalagwanze (18h10), Juan e Ravena (18h20), Banda Milsinho Veloso (18h30), Duas Medidas (18h40), Kuque Malino e Cativeiro  (18h50), Armandinho, Dodô e Osmar (19h10), Maglore (19h20), Pimenta Elétrica (19h30), Marquinho Café (19h40), Peu Baiano e Banda (19h50).

   8. A noite segue com as apresentações de Thomé Vianna & Banda Ragga (20h), Jau (20h10), Virgilio (20h20), Banda Nave Louca (20h30), Alavontê  (20h40), Banda Aiyê Baiyê (20h50), Welington Pacheco (21h), Os Marchistas (21h10), Bonneco (21h20), Outros Baianos (21h30), Áttooxxá (21h40), Júlio Caldas (21h50). Na sequência desfilam dos trios de Daniela Mercury (22h30), Jammil (23h), os Mascarados (23h45) e Aline Rosa (meia-noite).

   9. Quinta do Samba – No Circuito Osmar, a partir das 16h, acontece a Quinta do Samba, festa dedicada ao ritmo e que já está consolidada na programação da folia soteropolitana. Os foliões poderão conferir belas apresentações de entidades tradicionais, como Alerta Geral, Amor e Paixão e Vem Sambar.
                                                           ******
   10. Robério de Freitas trabalha como mototaxista em Salvador há oito anos e está motivado para faturar no Carnaval. Ele integrou a turma de 86 alunos do curso gratuito de capacitação do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que receberam o certificado, nesta quarta-feira (7), em solenidade realizada na sede do órgão, na capital. 

   11. “O curso foi maravilhoso, com instrutores bem preparados. Aprendi diversos comportamentos que vão melhorar meu desempenho no trânsito. Sempre quis estar legalizado e incluir na minha habilitação que exerço atividade remunerada”,comemorou Freitas.

   12. A capacitação é obrigatória para o exercício da atividade, onde os alunos têm 30 horas de aulas sobre legislação, direção defensiva, transporte de passageiros, situações de risco, cidadania e primeiros socorros. Em um ano, mais de dois mil mototaxistas foram capacitados pelo Detran. Para participar do curso, é preciso ser maior de 21 anos, estar habilitado na categoria A, pelo menos há dois anos, e não responder a processo de suspensão do direito de dirigir.

   13. O diretor-geral do Detran Lúcio Gomes, destacou a importância de preparar os mototaxistas para melhorar a segurança no trânsito " Antes mesmo da regulamentação da profissão, já oferecíamos a capacitação, o que deu celeridade ao processo de regulamentação em Salvador. É uma iniciativa que valoriza os profissionais e aumenta a segurança no transporte de passageiros, principalmente agora no Carnaval".

   14. A diretora da Escola Pública de Trânsito, Ilnara Menezes, anunciou o aumento na oferta de vagas para o curso, neste mês. “Na capital, começamos com uma turma quinzenalmente. Com o aumento da procura, ampliamos para três turmas semanais. A partir do próximo dia 19, teremos cinco turmas por semana, inclusive para motofretistas".

   15. Os foliões que vão para as ruas curtir o Carnaval de Salvador contarão com atrações para todos os gostos, desde o tradicional axé até o rock. Agregando ritmos como o reggae, rock, hip-hop, rap e outras vertentes, têm início nesta sexta-feira (9) as atrações especiais do Palco Multicultural, montado no Terreiro de Jesus (Circuito Batatinha), no Centro Histórico.

   16. Em seu terceiro ano, o espaço vai receber 22 atrações diversas até a próxima terça-feira (23). O agito começa às 19h, com exceção do primeiro dia (sexta-feira), quando a programação tem início às 16h, e do último dia (terça-feira), com início programado para as 18h. Os shows vão invadir as noites do público alternativo até as 23h30. Apenas no primeiro dia, as apresentações musicais terminarão um pouco mais cedo, às 22h.

   17. Para a sexta, uma programação de maestros e bandas orquestradas trará uma mistura única entre a música clássica, o axé e o pagode. A primeira banda a se apresentar será a Sanbone, que tornou possível o inusitado: tocar pagode como música sinfônica. A ideia surgiu de Hugo San, um dos trombonistas da Orkestra Rumpillez. 

   18. A tarde e a noite seguem com as apresentações de Sérgio Benutti, Zeca Freitas, Paulo Primo e Fred Dantas, que encerra a noite com músicas instrumentais em ritmo de Axé Music e de marchinhas de carnaval.

   19. Uma das atrações mais esperadas é a banda Diamba, que esquenta os espaços alternativos da cidade com o Reggae Music. Esse ano, a banda vai tocar pela segunda vez no Palco Multicultural, por volta das 22h, no domingo. Completando 22 anos de estrada, em 2018, a banda segue com sucessos inesquecíveis como ‘Loucura Maior’, ‘Eu Piro Quando Você Passa’ e as atuais ‘Risca na Pista’ e ‘A Vida é Bela Para Quem Sabe Amar’, do disco Setas Indicam a Direção, de 2016.
   
   20. Os catadores de latinha apoiados pela Operação Carolina de Jesus, ação do Governo do Estado que vai beneficiar trabalhadores do segmento durante o Carnaval, ganhou um reforço nesta quarta-feira (7).

   21. Foi assinado um Termo de Compromisso entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e a Associação Baiana de Camarotes, que entre outros objetivos, vai promover a contratação das cooperativas e associações de catadores para realizar os serviços de coleta e recepção do material reciclável nos camarotes, associados à entidade, durante o Carnaval de Salvador.

   22. Com investimento no valor de R$ 820 mil, a Operação Carolina de Jesus vai atender 1.500 catadores durante os sete dias de Carnaval. Eles vão receber kits contendo camisa, calça, bota, luva e protetor auricular. Além disso, os catadores recebem um auxilio para refeições diárias nas centrais de apoio, que funcionam na Ladeira da Montanha, Politeama, Barra, Ondina e Nordeste de Amaralina. Nessas centrais é efetuada a compra do material coletado pelos trabalhadores avulsos, praticando preços justos.

   23. Além da Setre, são parceiras na Operação Carolina de Jesus, as secretarias da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e de Meio Ambiente (Sema).