Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Recado de Lula para Lídice ao Senado foi dado a Wagner e chegou a Rui

É uma casca de banana colocada por Lula na campanha de Rui, pois, já estaria certa a vaga ao Senado para Angelo Coronel, aliado de Otto Alencar. Vamos acompanhar.
03/02/2018 às 20:51
 MIUDINHAS GLOBAS:

   1. Segundo fonte de um deputado da base governista na Assembleia Legislativa, o recado enviado ao governador Rui Costa pelo ex-presidente Lula da Silva dando ciência de que a senadora Lídice da Mata (PSB) deve ser mantida na majoritária do PT ao governo do Estado, em 2018, foi dito ao ex-governador Jaques Wagner para que este transmitisse a Rui. 

   2. Wagner, ao que tudo indica, não querendo criar qualquer tipo de atrito com Rui, pediu que sua esposa Fátima Mendonça tornasse público o recado num evento organizado por Moema Gramacho, PT,  prefeita de Lauro de Freitas. E assim foi feito.

   3. A partir daí, Lídice e o PSB iniciaram uma ofensiva de divulgação envolvendo esse tema, Lula como aval de sua candidatura, mas, de tal forma a não constranger Rui. Perguntado pela imprensa sobre esse assunto, Wagner disse que uma das vagas a disputa para o Senado é dele, pois, não existe Plano B para a candidatura à preidência da República, Lula sendo o único nome, e a outra vaga para o Senado na Bahia é com o governador Rui.

   4. Rui nada comentou até agora e certamente não vai comentar deixando esse assunto para mais adiante. Há, nos bastidores, o entendimento de que a outra vaga para o Senado já teria sido negociada com o senador Otto Alencar (PSD) para que Angelo Coronel seja o nome indicado, com o filho de Coronel sendo candidato a deputado estadual. Essa parece ser a lógica politica uma vez que Otto, hoje, é a maior liderança da base de Rui no interior.

   5. Integrantes do PT, caso do vereador Suica, da capital, já se manifestaram em favor de Lídice. A corrente petista do deputado Valmir Assunção, MST, vai por essa linha pró-Lídice. Como respaldo, usam o ex-presidente Lula para ancorarem declarações.

   6. Em nossa opinião, essa casca de banana posta por Lula na campanha de Rui, tem que ser tratada com muito carinho para não melindrar Otto. Numa hipótese de Otto retornar ao 'carlismo', donde era, ACM Neto tem uma chance maior em ser governador da Bahia, caso seja candidato. 

   7. Isso será tudo que Rui não quer. A opinião de Lula, óbvio, tem peso. Mas, o que interessa a Rui são votos. Fidelidade por fidelidade, Lula disse que Lidice sempre foi correta com o PT; Otto também é muito fiel. Daí que, por esse item, há empate.

   8. Pelo peso político Rui vai atender Otto. Há também quem diga que Lidice e o PSB estariam colocando um 'bode' na sala para retirá-lo negiciando a candidatura de Lidice a prefeita da capital, em 2010.

   9. Esse é um outro tema a ser abordado adiante. Rui reeleito governador ele é quem ditará o candidato a prefeito de seu grupo. E, petista que é, o nome será do PT. Não sendo reeleito, aí é outra conversa.
                                                                *****
   10. Um total de 103,5 mil candidatos se inscreveu no concurso público para preenchimento de vagas de professores e coordenadores pedagógicos do magistério público do ensino fundamental e médio da Bahia. Realizado conjuntamente pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Educação (SEC), o certame vai ofertar 3.760 oportunidades, sendo 3.096 vagas para professor e outras 664 para coordenador.

   11. Para provimento das vagas de professores foram inscritos 69.558 candidatos, enquanto que para coordenador pedagógico foram 33.995.  As inscrições foram abertas no dia 14 de novembro de 2017 e encerraram em 15 de dezembro do mesmo ano. O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e terá validade de um ano, prorrogável por igual período.

   12. As vagas para professor são nas áreas de arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, língua Inglesa, língua portuguesa, matemática, química e sociologia, sendo exigida formação específica e diploma concedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Para coordenador pedagógico é exigida formação em pedagogia, também com reconhecimento do MEC. Em todos os casos, a carga horária semanal é de 40 horas.

   13. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Junto com o Ministério Público do Estado da Bahia conseguiu fechar um termo ajuste de conduta (TAC) com a Prefeitura de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, para a realização de concurso público. 

   14. O município se comprometeu a substituir os contratos de trabalho irregulares por servidores concursados. De acordo com o documento, a Prefeitura deverá realizar o processo seletivo dentro 12 meses, a contar de 4 de dezembro de 2017, data em que o acordo foi assinado.

   15. A procuradora do trabalho Annelise Fonseca, responsável pelo inquérito que comprovou as irregularidades e pela assinatura do TAC, informou que o município estava em desacordo com a Constituição Federal, que trata do prévio concurso para preenchimento de cargos no serviço público. 

   16. O documento foi assinado pela prefeita do município de Nova Redenção, Guilma Gostchall Soares. A prefeitura se comprometeu a não contratar pessoa física, cooperativas de trabalho, associação civil nem empresa prestadora de serviço para desempenhar atividade permanente.

   17. O prefeito ACM Neto entrou no clima de folia com o Fuzuê, primeiro dia do pré-Carnaval de Salvador 2018 que acontece neste sábado (3), no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra). Acompanhado de secretários e gestores municipais no posto avançado da Prefeitura-Bairro Barra/Rio Vermelho, na Avenida Oceânica, ele ressaltou o grande público atraído pela festa, que marca o início do “Salvador Meu Carnaval”.

    18. “O Fuzuê está muito animado, como a gente vê, neste que é o maior Carnaval do Brasil e que começa hoje. Com essa alegria aqui na Barra, absolutamente lotada, tenho certeza de que, até a Quarta-feira de Cinzas, será de muita festa em toda a cidade”, pontuou ACM Neto.

   19. Na próxima segunda-feira, dia 5 de fevereiro, às 18h, acontecerá a cerimônia de reabertura da Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, localizada no Centro Histórico de Salvador. O templo que se tornou mundialmente conhecido por fazer parte do cenário do filme "O Pagador de Promessas" foi completamente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

   20. Neste domingo (4), às 9h, o governador Rui Costa entrega 137 novas unidades habitacionais do Loteamento Bom Sucesso, no bairro de Nova Esperança, em Salvador. As unidades possuem infraestrutura urbana, como rede de água e esgoto, pavimentação em asfalto e concreto e drenagem, somando um investimento de R$ 64,8 milhões. Os trabalhos foram coordenados pela Conder, empresa ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

   21. A atriz global Mariana Ximenes marcou presença na primeira edição da festa Despertar de Iemanjá, na sexta-feira (2), no Armazém de Época, no Rio Vermelho, em Salvador.

   22. Com direito a muitas fotos com os convidados e principalmente com atriz Neuza Borges, Mariana se deliciou com a feijoada assinada pela banqueteira amazonense Claudia Pio. O evento foi produzido por Antonio Junior, Marcio Sobral, Neto Barros e Vlady Alves.

   23. Atualmente Mariana está mergulhada na próxima produção da Globo, a série "Se eu Fechar os Olhos Agora", que tem estreia prevista para 2019.