Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CARNAVAL DE SALVADOR vira pacotão do governo do estado e da prefeitura

Serão dois carnavais e uma guerra midiática entre governo do Estado e Prefeitura de Salvador o folião como vitima
13/01/2018 às 19:38
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Desde que o prefeito ACM Neto (DEM) assumiu a Prefeitura de Salvador, em 2013, que o Carnaval da Cidade passou a ter dois momos: um da prefeitura; e o outro do governo do estado. Isso não é bom, nem para a cidade em termos de civilidade; nem para a festa popular em si ainda que possa ter algumas melhoras aqui e acolá. O correto seria, como acontecia antes, a união da Prefeitura e do Governo atundo juntos para o bem da festa. 

   2. Neste 2018, ano eleitoral, vai ser uma 'guerra' midiática e ela já começou com a referência do governador Rui Costa (PT), em, ele próprio, anunciar nas redes sociais a contratação da Banda Baiana System, tida entre os 'coxinhas' como itegrada por 'petralhas'. 

   3. Ao que tudo indica também estará se configurando uma mudança estrutural na folia com um excesso de trios patrocinados pelo governo e pela prefeitura para atender o folião que se intitula de 'pipoca'. Alguns artistas, por certo, já descobriram que esse é um caminho mais fácil de receber altos cachês sem a necessidade de organizar blocos e adoraram a idéia. 

   4. Esse desequilíbrio feito em nome da politica e não da folia, uma vez que a iniciativa parte de cima para baixo, ninguém sabe aonde vai parar.

   5. Na disputa governo x prefeitura ainda no governo João Henrique, o então governador Jaques Wagner criou o "Carnaval Ouro Negro" com subsídios para os blocos afrobaianos, hoje, com investimentos a fundo perdido em torno de R$5 milhões. Foi uma fórmula que se encontrou para proteger os afros e ter uma marca governamental bem explorada midiaticamente. 

   6.Essa fórmula, no entanto, retirou de parte dos afros, o que havia de mais original que era a luta para desfilarem, com as suas capacidades de organizações próprias. Com dinheiro garantido essa luta arrefeceu. Nada de novo surgiu, salvo, alguns novos blocos para integrarem o bolo financeiro. Marcam, ainda, Ilê e Olodum, que agora também se ancoram em governos africanos.

   7. O Carnaval, como um todo, vinha ganhando contornos camarotizados com suportes das empresas privadas. E, diga-se, uma onda que envolvia agremiações de todo porte e etnia, alguns vilões empresários, empresas que não cuidaram bem de algumas estruturas chegando a haver desabamento na Barra, e esse modelo vai se modificando e até a PMS já anuncia um camarote popular na Barra. Tem-se, então, arquibancada popular, no Campo Grande, e camarote popular.

   8. O que há de novo no Carnaval é que as mudanças estruturantes estão partindo não dos foliões e das entidades, como vinha acontecendo há décadas, e sim da prefeitura e do governo do estado, os quais deveriam cuidar do que sempre esteve reservado a eles: segurança, saúde, limpeza, iluminação, comunicação e transportes. Mas, estão entrando na folia porque os itens relacionados como de suas obirgações, em tese, não dão votos. 

  9. Não podemos avaliar se essa onda será ciclica ou não. Isso é muito ruim para o Carnaval espontâneo e criado pelo folião. Vamos ter um Carnaval empacotado, propagandeado, sem espontaneidade, salvo algumas exceções.
                                                                  ********
  10. O que diz a PMS com seu pacotaço: Na edição 2018 do Carnaval de Salvador, o público contará com uma alternância maior de blocos e atrações sem corda nos circuitos Osmar (Centro) e Dodô (Barra/Ondina). A afirmação foi feita pelo prefeito ACM Neto, durante coletiva de apresentação da folia, realizada no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. 

   11. Foram confirmadas 26 atrações a serem apoiadas pela administração municipal. Na lista estão as cantoras Daniela Mercury, Cláudia Leitte, Alinne Rosa, Larissa Luz, Ju Moraes e Margareth Menezes, e os cantores Saulo, Carlinhos Brown, Emicida, Tuca Fernandes, Denny Denan, Léo Santanna, Danniel Vieira, Igor Kannário e Jau. Já as bandas que se apresentarão sem cordas são Cheiro, Psirico, Baco Exu do Blues, Eva, Alavontê, Duas Medidas, Harmonia do Samba, É o Tchan, La Furia, Chiclete com Banana e Parangolé. Além disso, os blocos afros, afoxés e de índios também contarão com o apoio municipal.

   12. De acordo com o prefeito, a iniciativa vai fortalecer, principalmente, o Circuito Osmar de domingo (11) a terça-feira (13). “Percebemos, sobretudo no ano passado, o esvaziamento do circuito do Centro. As pessoas estavam indo para o circuito Barra/Ondina devido às atrações que passaram a se apresentar lá. Houve uma estratégia pensada pela Prefeitura para oferecer pelo menos sete atrações apoiadas pela administração municipal nos principais dias, envolvendo grandes nomes. Com isso, pretende-se revitalizar e reforçar o local, possibilitando a quem gosta do circuito contar com mais atrações.”

   13. ACM Neto também salientou a importância dos blocos de trio e camarotes para a realização da festa. “Não há como conceber o Carnaval de Salvador sem essas estruturas. A intenção da Prefeitura não é competir, mas sim complementar a grade de atrações para o público. Inclusive, todas essas ações foram discutidas com o Comcar (Conselho Municipal do Carnaval) e os representantes das entidades carnavalescas”, completou.

   14. Patrocinadores e investimento – Em 2018, a folia contará com quatro patrocinadores oficiais. Além da Ambev e da Air Europa, integram a lista duas novas empresas: o banco Caixa e a empresa de preservativos Olla. Com isso, o Carnaval de Salvador 2018 terá mais da metade do investimento, estimado em R$55 milhões, pagos pela iniciativa privada.

   15. Pôr do Sol – A grade de atrações gratuitas inclui também o Pôr do Sol na Castro Alves, que já possui confirmadas as bandas Atoxxá, na segunda-feira (12), e Armandinho, Dodô e Osmar, na terça-feira (13). Outros nomes devem reforçar um dos pontos mais queridos da história da folia em Salvador.  

   16. Quinta do Samba – Na quinta-feira (8), o Circuito Osmar ganha oficialmente a Quinta do Samba, que reúne desfiles de agremiações de entidades dedicadas ao ritmo.

   17. Camarote Acessível – As pessoas com deficiência podem curtir o carnaval com mais conforto nos camarotes exclusivos, a serem instalados no Campo Grande e Piedade (Circuito Osmar) e Ondina (Circuito Dodô).
                                                                             ******
   18. O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em dezembro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

   19. O ICEB marcou -60 pontos no mês, melhora de 28 pontos em relação ao registrado em novembro (-88 pontos). Após ligeiro aumento no mês anterior, o pessimismo voltou a cair em dezembro, atingindo o menor nível desde fevereiro de 2014 e recompondo o circuito de queda iniciado há mais de um ano. A expectativa geral do empresariado baiano, assim, continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 16 meses seguidos nessa região.

   20. A melhora do nível de confiança, captada na passagem de novembro a dezembro, evidenciou o progresso no indicador de três dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de -77 para 18 pontos), Serviços (de -145 para -116 pontos) e Comércio (de -35 para 34 pontos). Por outro lado, o setor de Indústria (de 33 para 5 pontos) diminuiu a confiança.

   21. A Agropecuária, após quatro meses seguidos com melhora das expectativas e a maior evolução no indicador entre os setores no mês, atingiu seu maior nível de confiança desde maio de 2014. A Indústria foi o único a exibir recuo da confiança, deixando de figurar como o setor de melhor expectativa após três meses seguidos. 

   22. A atividade de Serviços, pela terceira vez seguida, continuou ocupando o posto de mais pessimista. Por fim, o Comércio exibiu o terceiro avanço seguido, assumindo o maior nível de confiança entre os setores no mês e a melhor pontuação registrada desde o início de sua série.

   23. Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Estadual e PIB Nacional foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Vendas e Capacidade Produtiva apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

   24. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) participa a partir das 17 horas, de mais uma grande mobilização nacional de fiscalização no trânsito. As blitzes, que vão até a madrugada de domingo (14), darão início às ações do calendário do Fórum Permanente das Operações Lei Seca, que tem como objetivo diminuir os índices de acidentes decorrentes da combinação álcool e direção.

   25. A ação prevê a realização de blitzes de alcoolemia em pontos estratégicos de Salvador e região metropolitana, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e órgãos municipais de trânsito.