Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TORCEDOR DO VITÓRIA exige respeito da direção do Clube

O governador Rui Costa vai a Lauro de Freitas. Às 9h, e assina ordem de serviço para o início imediato da construção do Hospital Metropolitano
03/12/2017 às 19:49
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. É ipossível entender a relação do torcedor do Vitória com seu clube do coração e o emocional dos jogadores do "Leão" neste campeonato brasileiro. A partida final, em que precisava vencer e começou bem, dando 1x0 no Flamango, de repente perde de virada aos 50 minutos do segundo com mão na bola, bola na mão. O certo é que se não fosse o gol da Chape contra o Coritiba, o Vitória estaria na segunda divisão. O torcedor ainda teve fôlego para saudar a Chape, com um humor fora de série.

   2. Fica a lição para 2018. O clube vai eleger um novo presidente depois do desastre que foi a gestão Ivan de Almeida, necessita acabar com as rusgas internas, que elas sejam sepultadas logo após a eleição do novo presidente, e que se faça uma gestão profissional no futebol, que é a alma do clube.

   3. O torcedor, diga-se de passagem, fez a sua parte. O Vitória perdeu quase todas as partidas jogando no Barradão. Veja que o Sport, hoje, jogando em casa, precisava vencer o Corinthians e ganhou por 1x0. O Bahia cresceu na competição, não a ponto de alcançar a Libertadores, vencendo seus jogos na Arena Fonte Nova. É isso. Que o Vitória, em 2018, faça com que o seu torcedor sofra menos. 

   5. E que o Bahia e o Vitória atuem com o objetivo de vencer algum título e não apenas joguem com a finalidade de não cair para a segunda divisão. 
                                                                 ****** 
   6. O início da semana do governador Rui Costa será marcado por uma agenda de trabalho nesta segunda-feira (4), em Lauro de Freitas. Às 9h, ele assina ordem de serviço para o início imediato da construção do Hospital Metropolitano, que atenderá os 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

   7. Com investimento da ordem de R$ 120 milhões e capacidade para 265 leitos, o hospital ficará localizado no bairro de Areia Branca.

   8. Na solenidade, realizada no local da futura unidade de saúde, o governador também autoriza as obras de pavimentação asfáltica de 2,6 quilômetros da Rua Djanira Maria Bastos, via de acesso ao novo hospital. 

   9. Rui ainda entregará 134 certificados para empreendedoras individuais qualificados do Programa Vida Melhor, além de equipamentos individuais para beneficiários do programa, sendo 59 máquinas de costura, 15 fogões industriais e 10 tabuleiros de acarajé. Para a comunidade do bairro de Biribeira, em Dias D´Ávila, o Governo do Estado disponibilizará equipamentos para a implantação de uma cozinha industrial comunitária. 

   10. O prefeito ACM Neto inaugura, na manhã desta segunda-feira (04), o primeiro Centro Dia do país para atender crianças com microcefalia e deficiências associadas. A entrega do equipamento será realizada às 10h, na presença do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, e da titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Tia Eron, no térreo do Edifício Cosmopolitan Mix, no Parque Bela Vista.
 
   11. A iniciativa terá atuação intersetorial entre a Semps e as secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Smed). O equipamento será dotado de equipe multidisciplinar composta por coordenador, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores e auxiliares, que dedicarão atenção exclusiva às crianças e seus familiares.
 
   12. A intenção é que as famílias passem a contar com um ambiente especializado de acompanhamento das crianças que sofrem da Síndrome Congênita do Vírus Zika, preferencialmente aquelas com idade entre 0 e 6 anos, para que as sequelas da malformação congênita sejam reduzidas. 

   13. Essa pode ser também uma oportunidade para que as mães resolvam assuntos pessoais e até deem continuidade à educação formal, já que a maioria delas abdicou de seus afazeres diários para dedicar-se aos filhos em tempo integral.

   14. Na próxima quarta-feira (dia 6), às 8h30, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), vinculada à Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom), celebra 15 anos de atuação como canal de comunicação entre o cidadão e o Governo do Estado. Na ocasião, o órgão irá receber a Certificação NBR ISO 9001 e apresentar balanço das principais ações do ano.
 
   15. O evento será no auditório da Secretaria de Educação do Estado (SEC), localizada na 5ª Avenida, 550, Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contará com a presença da Rede de Ouvidorias Especializadas do Estado, formada por 288 ouvidores, representantes da Lei de Acesso à Informação (LAI) e autoridades.

   16. “Se minhas raízes são mineiras, a minha mente e coração são e sempre serão baianos. É com muito orgulho que recebo esta homenagem do povo da minha terra”, declarou o neurocirurgião Márcio César de Mello Brandão, que foi condecorado, nesta sexta-feira (01), com o Título de Cidadão, recebido pelas mãos da deputada estadual Maria del Carmen (PT), proponente da homenagem. A solenidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia e contou com a presença dos familiares e amigos do médico
 
   17. “Doutor Márcio é extremamente merecedor da honraria oferecida por esta Casa legislativa, por seu trabalho, atuação e contribuição para o desenvolvimento dos estudos em neurologia e neurocirurgia no estado da Bahia, além de ser um defensor feroz da cultura baiana”, justificou Del Carmen.
 
   18. Natural de Santos Dumont, Minas Gerais, Márcio Brandão, que vive há 35 anos na Bahia, chefia o Serviço de Neurocirurgia e Neurologia do Hospital Roberto Santos – onde a única residência médica em Neurocirurgia da Bahia – é membro fundador da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, da Sociedade de Neurocirurgia da Bahia, titular da Academia Brasileira de Neurocirurgia e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. 

   19. Ele também é fundador da Academia de Letras e Artes do Salvador e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.

   20. Dados do Anuário Estatístico da Previdência Social sinalizam que o Brasil é o quarto país no mundo em números de acidentes de trabalho, com uma média de 700 mil registros por ano. Em 2015, ocorreu a ocorrência de 612,6 mil acidentes dentre esses 2500 foram trabalhadores que chegaram a óbito. 

   21. A China, Índia e Indonésia estão à frente. Entre 2004 a 2013 houve um amento de 199% dos auxílios-doença acidentário, no Brasil, de acordo com Boletim de Monitoramento dos Benefícios, o Ministério da Previdência Social. A Previdência Social registrou em 2013 um total de 717.911 incidentes, porém o IBGE e o Ministério Público de Saúde (MPS), chegaram a registrar 4.948.000 incidentes. 

   22.  “O maior mal que uma organização pode fazer ao trabalhador é negligenciar sua saúde diante de ambiente de trabalho que o deixa completamente vulnerável e mais ainda quando ele precisa de ajuda para tratar sua doença ocupacional lhe é negado todos os seus direitos”, afirma Luiz Carlos, ex-trabalhador do Polo Petroquímico de Camaçari aposentado por invalidez.

   23. ​​Na Bahia houve um aumento de 253% no número de processos trabalhistas em acidentes de trabalho no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Em 2014 foram 1.986 ações ajuizadas, 3.618 em 2015, e em 2016 elas totalizaram 5.437. Enquanto não é julgada a ação ajuizada contra a empresa negligente o trabalhador arca com as consequências do acidente que lhe promoveu a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, isso quando não lhe ocasiona a morte. 

   24. Esta situação ocorreu com o trabalhador Luiz Carlos Alves da Cruz, que teve o fim prematuro da sua carreira ao descobrir, após 13 anos de dedicação à empresa, que teve sua medula lesionada e comprometimento de suas funções hepáticas provocada pela exposição aos aromáticos hepatotóxicos e seus derivados quando ainda trabalhava Polo Petroquímico de Camaçari-Bahia, contratado pela empresa Pronor. O trabalhador luta há 24 anos na justiça para ter o direito à indenização garantido.