Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

OPOSIÇÃO mantém na pauta showmícios do governo, mas não decidiu nada

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Angelo Coronel (PSD), solicitou ao governador Rui Costa (PT), através de indicação, a construção do Hospital do Homem no município de Salvador.
29/11/2017 às 19:03
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A bancada da Oposição na Assembleia Legislativa ainda não decidiu se vai entrar com uma ação de improbidade contra o governador Rui Costa por estar o governo do Estado promovendo e patrocinando shows nas inaugurações de Policlínicas, no interior. Já foram gastos, só com cachês dos artistas , em Teixeira de Freitas e Guanambi, R$280mil. Fora a instalação dos palcos, iluninação, segurança, saúde, etc. Diz-se que vem mais shows à caminho, sendo os próximos em Jequié e Seabra. 

   2. Na verdade, houve uma queda de rendimento da Oposição na Assembleia neste segundo semestre de 2017 e as decisões da bancada são lentas.

   3. Hoje, em nota, a liderança da bancada comenta que a Bahia vem se mantendo em primeiro lugar em ocorrências de homicídios dolosos em todo o país, superando São Paulo, estado com população três vezes maior. Essa realidade exposta, através dos dados da Secretaria de Segurança Pública, apontando que no período entre janeiro a agosto deste ano 4.267 pessoas foram assassinadas no estado

   4. Essa situação é avaliada pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, como uma prova da ineficiência do governo petista na Bahia, na gestão das políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população e no combate a criminalidade. Deputados da Oposição relacionaram o fato também as baixas remunerações dos policiais e a falta de investimento na estrutura policial ao citarem o projeto de reajuste dos policiais e bombeiros, aprovado ontem, na Casa Legislativa.

   6. Dados mostram que o número de ocorrências na Bahia é quase o dobro do estado de São Paulo em 2017, onde foram assassinadas 2.173 pessoas. “No período de 2015 a agosto de 2017, no governo de Rui Costa 17. 650 pessoas já foram assassinadas na Bahia e em São Paulo este número caiu para 12.294. Enquanto na Bahia, neste ano, em média 18 pessoas são assassinadas por dia, em São Paulo a média é de 9 por dia. Esses dados mostram a gravidade da crise de segurança no estado e a incompetência do governo na falta de melhorias em políticas públicas, que possam garantir mais proteção e qualidade de vida aos cidadãos”, afirmou o líder Leur Lomanto Jr (PMDB).

   7. Durante a sessão ontem, o deputado Marco Prisco (PPS), protestou contra o descaso com a segurança pública e o projeto de estruturação remuneratória dos policiais e bombeiros, classificado por ele como uma “proposta enganosa”, pois não contempla as reais necessidades dos servidores. 

   8. “Há três anos, o governador Rui Costa, então candidato ao governo disse em campanha que jamais os servidores do governo dele ficariam com o soldo abaixo do mínimo. Mas, após chegar ao governo só fez maltratar os servidores. O auxílio-alimentação tem o mesmo valor há onze anos. Tem dinheiro para fazer showmícios em inaugurações no interior, mas não tem para aumentar os salários dos policiais. Nós apresentamos emendas ao projeto para valorizar mais os servidores, porém o governo não acatou, passando o rolo compressor. Enquanto isso, são mais de 40 homicídios aos finais de semana”, condenou. 
                                                                  *****
   9. A cidade de Serrinha, a 182km de distância de Salvador, comemora, nesta quinta-feira (30) o Dia do Evangélico. O feriado municipal se estende até o dia seguinte (1º), através do decreto de número 065/2017, que determina ponto facultativo na data. Nos dois dias, o Ponto SAC da cidade estará fechado, retornando ao seu funcionamento habitual na segunda-feira (04).
 
   10. Inaugurado em 2010, o Ponto SAC de Serrinha fica na Av. Carlos Freitas Mota, 377, no bairro do Ginásio, e atende aos cidadãos de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. Para mais informações sobre os horários de atendimento da Rede SAC em todo o Estado, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br e o aplicativo SAC Mobile, disponível na PlayStore e na AppStore.

   11. Como parte integrante das atividades da Universidade de Verão - Univerão, uma iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas, estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no Seminário Inclusão e Diversidade na Educação Básica. Professores e coordenadores da rede municipal poderão submeter trabalhos nas modalidades de comunicação oral, pôster, oficina e minicurso, de diversas temáticas, especificadas no edital: http://io.org.br/ba/laurodefreitas/diarioOficial/download/461/1032/5
 
    12. As inscrições seguem até o dia 15 de dezembro e deverão ser feitas pelo e-mail: educacaobasicauniverao@gmail.com, seguindo a seguinte orientação: solicitar o formulário da inscrição. Os trabalhos selecionados receberão e-mail com a Carta de Aceite da comissão especial de avaliação, formada pela equipe técnica da Secretaria de Educação de Lauro de Freitas – SEMED, no período de 15 a 18 de dezembro de 2017.

   13. Nesta sexta-feira (1º de dezembro) começa a 27ª edição da Made In Bahia, a feira de moda que é destaque e sucesso entre o público baiano reunindo fabricantes de todo o Brasil. O evento será realizado de 1° a 6 de dezembro, no Porto de Salvador (Comércio) das 12h às 20h (sexta, segunda, terça e quarta) e das 14h às 20h (sábado e domingo).

   14. Em sua estrutura, cerca de 80 expositores apresentando as principais tendências da moda e do verão 2017/2018 em roupas, sapatos, bolsas e acessórios. Durante a programação, desfiles e muito mais novidades. A feira conta ainda com espaço climatizado, policiamento e seguranças por toda a área e transversais.  Os ingressos são vendidos no local a R$ 10.
  
   15. Na manhã desta quarta-feira (29), o governador Rui Costa participou da reunião da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB), em Salvador, na qual discutiu oportunidades de negócios, nas áreas industrial, comercial e de  infraestrutura, e investimentos entre a França e a Bahia. O encontro teve a finalidade de estreitar ainda mais as relações comerciais entre o país europeu e o estado baiano. 

   16. Durante o encontro também foi discutida a possibilidade de a Bahia atrair novos parceiros francesas. Atualmente, o estado conta com investimentos de nove empresas da França que atuam nos setores petroquímico e de energia.

   17. “Nós tivemos a oportunidade de apresentar todas as oportunidades de negócios no estado inteiro, em todas as regiões, e eles demonstraram bastante interesse. Muitas das empresas francesas já estão instaladas na Bahia, nos setores de energia solar e  de energia eólica, e esperamos ter conquistado hoje mais projetos e mais participação francesa. Eu saio bastante otimista da reunião, esperando que isso se materialize, num prazo curto, em novos investimentos”, afirmou Rui Costa.

  18. A superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BA) atento as necessidades da população, recebeu a informação de que as agências do Banco do Brasil, nesta terça-feira (28), em todo o estado, não estariam realizando atendimento presencial em sua agência, apesar dos caixas eletrônicos estarem funcionando normalmente.  
 
   19. Por meio de notificação expedida para este fornecedor, o órgão buscou informações sobre os fatores que levaram a suspensão do atendimento, bem como, quais medidas foram adotadas para minimizar os transtornos sofridos pelos consumidores.
 
   20. O Banco do Brasil terá 10 (dez) dias para apresentar os documentos que justificam a ausência da prestação do serviço, sob pena de incorrer na aplicação de possíveis sanções dministrativas.  
 
    21. O Diretor de Fiscalização do PROCON Bahia, Iratan Vilas Boas, ressalta que, "o fornecedor quando coloca um produto ou serviço no mercado de consumo, é responsável por ele, e deve manter o consumidor informado sobre tudo, até mesmo sobre os motivos pelos quais não está prestando o serviço da forma como oferta", disse.
 
  22. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Angelo Coronel (PSD), solicitou ao governador Rui Costa (PT), através de indicação, a construção do Hospital do Homem no município de Salvador.

   23. O parlamentar, na justificativa, ressalta estudo realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que coordena a Campanha do Novembro Azul - responsável pela prevenção do câncer de próstata -, onde mostra que “as doenças mais comuns que acometem a população masculina estão, de modo geral, mais ligadas ao aparelho sexual e perpassam várias fases da vida do homem”.

   24. Angelo Coronel reforça a indicação ao chefe do Palácio de Ondina destacando os diagnósticos da fimose, a infecção urinária e a prostatite (inflamação da próstata), comuns à adolescência; os cálculos renais e os tumores de próstata da fase adulta; e por fim a disfunção erétil, própria da terceira idade.


   25. Deputado reitera sua argumentação recorrendo a uma cultura masculina do Nordeste de somente procurar os serviços médicos quando possuidor de plano de saúde. E que apenas 4% do universo masculino procuram o médico para a importante prevenção às neoplasias da glândula prostática – índice ainda menor entre as classes sociais de baixa renda, conforme pesquisa do mesmo instituto.