Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA muda paisagismo no entorno do Farol de Santo Antônio

Democratizar a leitura, dar acesso a clássicos da literatura brasileira. Esse é o objetivo do projeto Biblioteca Dinâmica que inaugura nesta segunda primeiro espaço em Salvador, no Colégio Leopoldo dos Reis, Dois Leões.
26/11/2017 às 19:27
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Prefeitura de Salvador está promovendo mudanças no paisagismo do entrono do Farol de Santo Antônio (ou Farol da Barra) e já removeu toda a grama velha e praticamente sem vida que existia em frente do monumento. 

   2. Já havíamos mostrados aqui no BJÁ que a grama do farol parecia 'Serra Pelada'. Não conhecemos o projeto que está sendo executado por lá, mas, pela movimenação das máquinas e aberura de novos caminhos com passeios, um deles do lado esquerdo do farol e que vai até a área onde a galera assiste o por do sol, haverão algumas modificações no que existia. Que sejam para melhores.

    2. Agora, a PMS não pode fazer um investimento como o que faz e o durante o réveillon ou qualquer outro evento, especialmente no Carnaval, permitir a instalação de palcos e tudo mais e destruir tudo de novo. Assim também - já florida e reformada - a área em frente ao Clube Espanhol. Quando chega o Carnaval instala-se camarotes por lá e destroi-se tudo. Quem paga a conta? Os contibuintes.
                                                                   *****
   3. Democratizar a leitura, dar acesso a clássicos da literatura brasileira e transformar a escola em um local de convivência para comunidade. Esse é o objetivo do projeto Biblioteca Dinâmica que inaugura nesta segunda-feira, 27, às 14h, o primeiro espaço em Salvador, no Colégio Leopoldo dos Reis, no bairro Dois Leões. 

   4. Para a inauguração, os estudantes estão preparando apresentações em homenagem ao Dia da Consciência Negra com leitura de poemas, textos literários, musicais e teatrais. A primeira Biblioteca foi inaugurada dia 20, no Colégio Estadual Alaor Coutinho, situado em Praia do Forte, no município de Mata de São João.

   5. Promovido pelo Instituto Educare, com patrocínio do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e com apoio da CCR Metrô Bahia, o projeto traz um acervo inicial de 500 livros de diversos títulos selecionados exclusivamente para o público frequentador.

   6.  “A doação desse bem é reafirmação do compromisso do Instituto CCR e da CCR Metrô Bahia com projetos e ações socioambientais não apenas em nosso entorno, pois expandimos a cada dia nosso legado por toda a cidade de Salvador e região metropolitana”, afirma Alvaro Britto, Relações Institucionais da CCR Metrô Bahia. O espaço pretende ser um multiplicador de conhecimento, trazendo a comunidade para dentro da escola. 

   7.  O deputado federal Benito Gama (PTB-BA) participou do XII Encontro de Revendedores de Combustíveis do Nordeste que tem como tema “Brasil: desafios e esperanças. O impacto das reformas estruturais” realizado em Imbassaí (BA). “É um evento de extrema importância deste setor que cumpre um papel fundamental para a economia e desenvolvimento do país”, disse Benito Gama.

   8. O parlamentar falou sobre os impactos das reformas na economia nacional. “É bem verdade, estamos avançando. Mas, isso não é simples. É uma coisa complexa, pois na democracia você tem que discutir todos os interesses em prol do país. E, as reformas trabalhista, previdenciária, tributária, fiscal demonstram todo o nosso empenho e trabalho neste desafio”, disse Benito Gama.

   9. Segundo o deputado Benito Gama os números positivos já apontam para o resultado importante com as reformas do Governo Temer. “Pelo sétimo mês consecutivo, a economia brasileira abriu mais vagas com carteira assinada do que fechou. Um total de 76,6% de vagas com carteira gerando um saldo positivo. O Juros em 7, 5% gerando otimismo no mercado que também acompanha a bolsa em cerca de 74 pontos”, disse.

   10. Projeto de lei apresentado pelo deputado David Rios (PMDB) prevê a adoção de bicicletas apreendidas pela polícia na Bahia. De acordo com a proposição, as bicicletas apreendidas serão encaminhadas às entidades sem fins lucrativos declaradas de utilidade municipal e estadual e associações de ciclistas, regularmente instituídas.

   11. Para receber a doação, as entidades deverão manifestar seu interesse no recebimento das bicicletas e informar os projetos de ciclismo nos quais elas serão utilizadas. As doações só poderão ocorrer após 90 dias da apreensão, depois de esgotadas todas as diligências para identificação de seus proprietários e desde que não haja sua vinculação a qualquer procedimento investigatório.

   12. Segundo David, a proposição tem como objetivo materializar um mecanismo para uma melhor destinação das bicicletas apreendidas pelas delegacias de polícia da Bahia. Ao justificar a proposta, o peemedebista lembrou que o número de furtos e roubos de bicicletas ainda é muito elevado no Estado. E que as bicicletas que não possuem seu proprietário devidamente identificado, em sua grande maioria ficam sem o correto uso e destinação.

   13. Foi iniciado o curso do programa MedioTec EAD para mais de 450 estudantes do ensino médio de seis unidades escolares da Rede Estadual. A aula inaugural foi promovida no campus de Santo Antônio de Jesus do Instituto Federal da Bahia (IFBA).  Os cursos da área de Tecnologia da Informação, na modalidade concomitante, estão sendo oferecidos na forma semipresencial nas escolas. 

   14. A aula contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que esteve acompanhado pelo superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, e pelo gestor da Coordenação dos Núcleos Territoriais de Educação, José Barreto Bitencourt, e reuniu todos os alunos matriculados, professores, diretores das escolas, secretários municipais de educação, além do prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro.

   15. O secretário Pinheiro destacou que esta parceria com o IFBA aumenta a capilaridade da oferta de cursos da Educação Profissional na Bahia. "O desafio para nossa rede é que até o final de 2018 todos os municípios do estado tenham pelo menos um curso da Educação Profissional, e queremos ainda ofertar cursos de música, teatro, cinema, audiovisual, design gráfico, dentre outros e já estamos nos articulando com as universidades federais e estaduais novas parcerias neste sentido", destacou.

   16. No Diário Oficial do Estado (DOE) desta quartafeira, (22.11.17), fora publicado a nomeação do cabo
da polícia militar (PM) Roque de Jesus Carvalho, matrícula nº 30.284.003-5, da Polícia Militar da
Bahia, nos termos do art. 21 e do inciso I do art. 22, ambos da Lei nº 7.990, de 27 de dezembro de
2001, para o cargo de Diretor Adjunto, símbolo DAS- 3, do Conjunto Penal de Feira de Santana, da
Superintendência de Gestão Prisional, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização
(SEAP).

   17. O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (SINSPEB), vem a público, formalizar
veemente o repúdio à iniciativa de tal ato, que reafirma a falta de uma política de valorização na
SEAP e o desrespeito aos Servidores Penitenciários os quais dedicaram sua vida inteira ao Sistema
Prisional Baiano. A política da SEAP é de desvalorização do Servidor Penitenciário.

   18. A Unidade Prisional de Feira de Santana assim como as demais, possuem um quadro de profissionais competentes e capacitados para exerceram a função de gestores. Mas, o governador prefere nomear um Cabo PM, que em sua corporação não está habilitado nem para comandar uma companhia e na SEAP terá incumbência de administrar uma das maiores e mais complexa Unidade Prisional do Estado.

   19. Levando em conta o aumento da criminalidade na região do recôncavo e o quantitativo hoje de apenas 320 policiais militares no 14º batalhão da PM para atender a um total de 12 municípios, o deputado estadual, Alan Sanches (DEM), encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-BA), solicitando a instalação de uma Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Recôncavo) em Santo Antônio de Jesus e uma Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp Recôncavo) na cidade de Conceição do Almeida. Como reforço, Alan Sanches se reuniu com o coronel Anselmo, comandante geral da Polícia Militar. 

   20. “Afinal, se formos contabilizar, para uma população de 252.800 pessoas existe somente um policial para proteger 790 pessoas, o que tem gerado um clima de grande insegurança para os moradores da região, que se sentem reféns dentro das suas próprias casas e conclamam por mais segurança e eu acredito na sensibilidade da SSP, da PM”, frisou.