Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BLACK-FRIDAY ou BLACK-FRAUDE o povo gostou e aproveitou promoções

Depois de divulgar a Bahia em Portugal, na Inglaterra, Colômbia e na Argentina, a Bahiatursa participa da 10ª edição do Workshop UAVI, nos dias 25 e 26 de novembro em Piriápolis (Moldonado), no Uruguai
25/11/2017 às 19:45
    MIUDINHAS GLOBAIS:
   
    1. Tem muita gente criticando a 'black-friday' na Bahia, especialmente, em Salvador, classificado de 'black-fraude'. Tem até agum sentido porque alguns gerentes de lojas chegaram a ser levados a delegacias por agentes do Procon, ou seja, teria havido, de fato, fraudes nas promoções. 

   2. Além disso, muitos produtos em pomoções foram de baixo preço e até de qualidade não das melhores - copos, frigideiras, shampoos, toalhas, travesseiros, etc - mas, também a julgar pelas filas nos caixas das lojas a cópia brasis do 'black-friday' norte-americano agradou aos consumidores. Teve também muita coisa boa e promoções - livros, vinhos, eletrodomésticos, etc - que agradaam em cheio aos consumidores.
    
   3. E como na Bahia tudo tem suas peculiaridades, as promoções seguem no final de semana e as lojas - algumas delas - seguem com grande número de consumidores, especialmente entre a população de média e baixa renda que sabe de cor e salteado o que deve ser comprado ou não. Neste sábado, a correria ainda aconteceu em algumas lojas de departamentos e deve seguir no documento. Os comerciantes estão adorando e ainda há promoções de tudo.
                                                                       *****
    3. Há 22 anos, o casal de professores Sinvaldo Lopes e Eliene Pereira, que mora em Igaporã, passa pela BA-156 para dar aulas em um povoado da zona rural de Caetité. A rotina do casal vai ser facilitada com a recuperação da rodovia, autorizada pelo governador Rui Costa, neste sábado (25), no município de Tanque Novo, no sudoeste. 

   4. No total, serão asfaltados 83 quilômetros, desde o entroncamento da BA-152, em Caturama, passando por Botuporã e Tanque Novo, até o entroncamento da BR-430, em Igaporã. A obra irá beneficiar aproximadamente 300 mil pessoas.

   5. Rui comentou sobre a importância do investimento. “Nós estamos assinando a ordem de serviço, estamos anunciando R$ 13 milhões para, eu diria, refazer a estrada, já que em alguns trechos o asfalto nem existe mais. Essa é uma estrada de passagem e interligação de vários municípios, e nós vamos, com muito esforço, superando as dificuldades que o Brasil passa”.
       
   6. Após o término da primeira fase das obras iniciadas na última segunda-feira (20) para reparos na estrutura física do prédio e readequação das normas sanitárias, a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 Horas Adroaldo Albergaria, em Periperi, volta a atender normalmente a população do Subúrbio Ferroviário na tarde deste sábado (25).

   7. A requalificação que trará mais segurança, conforto e qualidade aos usuários SUS da região, proporcionou a ampliação da sala e medicação adulta, garantido que um maior número de pacientes sejam medicados simultaneamente, a implantação da sala de medicação pediátrica, além da readequação dos espaços internos, reparos estruturais do prédio para sanar de forma definitiva o problema crônico de infiltração e o reordenamento do sistema de refrigeração.
    
   8. O governador Rui Costa anunciou, após inauguração de Policlínica em Guanambi, na sexta-feira (24), que vai antecipar a última parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 2017 aos 417 municípios baianos. 

   9. A parcela que seria repassada apenas em janeiro de 2018 será paga no mês de dezembro deste ano, atendendo a um pleito dos prefeitos baianos. A medida, que possibilita às prefeituras baianas o fechamento de suas contas públicas, também foi adotada pelo governador nos últimos dois anos.
   
   10. Projeto de lei apresentado pelo deputado David Rios (PMDB) prevê a adoção de bicicletas apreendidas pela polícia na Bahia. De acordo com a proposição, as bicicletas apreendidas serão encaminhadas às entidades sem fins lucrativos declaradas de utilidade municipal e estadual e associações de ciclistas, regularmente instituídas.

   11. Para receber a doação, as entidades deverão manifestar seu interesse no recebimento das bicicletas e informar os projetos de ciclismo nos quais elas serão utilizadas. As doações só poderão ocorrer após 90 dias da apreensão, depois de esgotadas todas as diligências para identificação de seus proprietários e desde que não haja sua vinculação a qualquer procedimento investigatório.
   
   12. Itabuna passa por um momento político importante. A expectativa pelo julgamento do prefeito Fernando Gomes,  já está em processo de conclusão de acordo com Tribunal Superior Eleitoral, é o assunto em todos os cantos da cidade. As opiniões se dividem. Especialistas não se entendem, divergem em diversos pontos.

    13. Coincidentemente, Fernando está em Brasília, e sua assessoria aponta vários eventos como motivo da estada na capital federal. No entanto, fontes ligadas ao prefeito afirmam que o motivo é acompanhar de perto a nova estratégia traçada pela sua defesa.
   
   14. Na hora de decorar um ambiente é fundamental ter em mãos algumas dicas e inspirações que facilitem a escolha das peças e as melhores combinações. Por causa disso, a Novo Projeto promove, na próxima quarta-feira (29), um bate papo sobre a produção de ambientes. Na ocasião, o arquiteto Geo Rocha vai receber Ana Zaidan, colunista da Revista Yacht (Yacht Clube Bahia) em seu ambiente elaborado para a Mostra de Verão da loja, o “Mezanino”. 

   15. No evento, Geo Rocha vai dar luz a um novo olhar sobre a arrumação da casa. “Hoje, o cliente acaba tendo uma visão engessada: o sofá, duas poltronas e a mesa de centro. Então, entro com novas referências, com o mobiliário afetivo, as peças de família, objetos que vamos garimpando...”, explica o arquiteto. 

   16. O trabalho de Geo se concentra justamente na combinação de produtos para que o ambiente possa refletir a identidade da pessoa que nele vive. “A memória afetiva consiste em não desvalorizar os objetos e, sim, inserir. Combinar peças de antiquário, peças de design e produtos desenvolvidos exclusivamente para o cliente. Por isso, detalhes como cheiros, texturas, cores e conforto são tão importantes”.
   
   17. Democratizar a leitura, dar acesso a clássicos da literatura brasileira e transformar a escola em um local de convivência para comunidade. Esse é o objetivo do projeto Biblioteca Dinâmica que inaugura nesta segunda-feira, 27, às 14h, o primeiro espaço em Salvador, no Colégio Leopoldo dos Reis, no bairro Dois Leões. 

   18. Para a inauguração, os estudantes estão preparando apresentações em homenagem ao Dia da Consciência Negra com leitura de poemas, textos literários, musicais e teatrais. A primeira Biblioteca foi inaugurada dia 20, no Colégio Estadual Alaor Coutinho, situado em Praia do Forte, no município de Mata de São João.

   19. Promovido pelo Instituto Educare, com patrocínio do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e com apoio da CCR Metrô Bahia, o projeto traz um acervo inicial de 500 livros de diversos títulos selecionados exclusivamente para o público frequentador. 

   20. “A doação desse bem é reafirmação do compromisso do Instituto CCR e da CCR Metrô Bahia com projetos e ações socioambientais não apenas em nosso entorno, pois expandimos a cada dia nosso legado por toda a cidade de Salvador e região metropolitana”, afirma Alvaro Britto, Relações Institucionais da CCR Metrô Bahia. O espaço pretende ser um multiplicador de conhecimento, trazendo a comunidade para dentro da escola. 

   21. Depois de divulgar a Bahia em Portugal, na Inglaterra, Colômbia e na  Argentina, a Bahiatursa participa da 10ª edição do Workshop UAVI, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro em Piriápolis (Moldonado), no Uruguai. Em seguida, em 27 e 28, os técnicos da Superintendência de Fomento ao Turismo farão visitas técnicas e capacitações nas principais operadoras e agências de viagens da capital, Montevidéu. 

   22. O evento da Unión de Agentes de Viajes del Interior visa aproximar os operadores de turismo, concentrados em sua maioria na capital, com as agencias de viagens do interior do Uruguai. Segundo o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado, a Bahia terá mais destaque porque é o único destino brasileiro presente no workshop.

   23. “A meta é divulgar todos os segmentos e serviços turísticos do estado na América do Sul. Estivemos recentemente em cidades como Bogotá e Buenos Aires e agora vamos ao principal evento de turismo do Uruguai. Queremos fazer com que eles vejam a Bahia como um dos principais destinos em vários segmentos e não apenas sol e praia”, completa Diogo.