Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A ARGENTINA, o BRASIL, Perón, Getúlio, Lula e emoção de cada povo (TF)

A Argentina já foi o país mais desenvolvido da América Latina, a Suiça da AL, e hoje se aproxima do Brasil ou se parecem com sindicalismo do século XIX
23/11/2017 às 19:28
 MIUDINHAS GLOBAIS:
   
   1. Os argentinos são muito mais emotivos do que os brasileiros. Se a tragédia que aconteceu com o time da Chapecoense, em Medelin, fosse com um time argentino abalaria até as estruturas politicas do governo. O presidende Mauricio Macri cujo partido venceu as eleições legislativas recentes e tenta dar um jeito na bagunça que virou a Argentina com governos populistas e um sindicalismo ainda do século XIX.

   2. Sofre, no entanto, com o abalo que se deu no país diante da morte de 5 argentinos que comemoravam uma formatura de 30 anos e foram mortos por um terrorista, atropelados por um uzbeque que usou uma van e passou por cima deles, os quais, passeavam de bike em NY, agora se vê diante do caso do submarino Ara San Juan, 44 tripulantes a bordo, provavelmente todos já mortos uma vez que, hoje, divulgou-se uma informação confirmada pela Marinha de ter havido uma explosão na área em que a embarcação navegava.
   
   3. Com a gestão da informação centralizada na Marinha, por ordem expressa do Governo, é mantida extrema cautela na Casa Rosada. Mas, a partir das últimas notícias, o tempo está mudando para um cenário pessimista. 

   4. É a última novidade relatada pelo porta-voz da força Enrique Balbi impactada no humor dos principais funcionários. Incluindo o próprio Mauricio Macri, que seguiu o caso "minuto a minuto", apesar das reuniões privadas que ele desenhou em sua agenda e, como o jornal Clarín sabia por fontes oficiais altas, recebeu a notícia "com preocupação e angústia"
   
   5. Se confirmada a tragédia, Macri passará por maus bocados uma vez que diferente do acidente da Chape ou da morte dos ciclistas em NY em que os governos do Brasil e da Argentina, respectivamente, não tinham nada com isso, no caso do Ara San Juan, é público e notório na midia portenha que há um sucateamento das Forças Armadas Argentinas e em outras instituições do país devido exatamente ao populismo governamental que vem imperando naquele país desde Juan Domingos Perón. 

   6. É um carma. O Brasil já teve seu carma, com Getúlio Vargas, e agora tem outro ainda maior insistindo em ser presidente, Lula da Silva, mesmo condenado a 9 anos de prisão. Em alguns pontos, Lula foi um bom presidente, mas quis e quer se perpetuar no poder, porém, ele e seu partido estão envolvidos no maior esquema de corrupção que o país já teve. 
       
                                                             ******
   7. Proprietários de veículos com placas de final zero devem ficar atentos ao último prazo para quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que vence na próxima segunda-feira, dia 27 de novembro. Este é o prazo final para pagamento em cota única, e também para quitação da última parcela para quem optou por dividir o imposto em três vezes.

   8. Os contribuintes devem efetuar o pagamento nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. O pagamento é integrado: é necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado.

   9. A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) ressalta que não encaminha para os contribuintes boleto de pagamento do imposto. Em caso de dúvida, é possível entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071. O calendário anual do imposto pode ser consultado no site da Sefaz-Ba (www.sefaz.ba.gov.br), clicando-se no canal Inspetoria Eletrônica e, em seguida, em IPVA.
   
   10. O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA) denunciou, nesta quinta-feira (23), um lobby do governo britânico para favorecer duas empresas inglesas - a Shell e a BP - em licitações que resultaram na aquisição de três áreas para exploração de petróleo e gás no Brasil. Em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, o parlamentar afirmou que a manobra teve participação do alto escalão do Ministério de Minas e Energia (MME).

   11. Davidson cita uma reportagem do jornal inglês The Guardian, segundo a qual, em março deste ano, o ministro de Comércio Exterior do Reino Unido, Greg Hands, veio ao Brasil para se encontrar com o secretário-executivo do MME, Paulo Pedrosa. No encontro, esteve em pauta o que o deputado denuncia há meses: a flexibilização da política de conteúdo local para as áreas de exploração petrolífera no Brasil.
   
   12. Criado há 60 anos e responsável pela formação de homens e mulheres que engrandecem a Bahia, o Colégio da Polícia Militar da Bahia deverá ser reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Estado. Essa é a proposta do deputado estadual Heber Santana (PSC), que nesse sentido apresentou na Assembléia Legislativa o projeto de lei número 22.477/2017. 

   13. “A história do Colégio da Polícia Militar da Bahia precisa ser preservada e disseminada, servindo como exemplo para outras organizações de ensino”, afirma Heber Santana.
   
   14. Dois vereadores de Bom Jesus da Lapa, no oeste do Estado, registraram, nesta quinta-feira (23), uma queixa-crime contra o prefeito daquele município e também presidente da UPB, Eures Ribeiro. Segundo os autores da denúncia, o gestor teria proibido os dois parlamentares de terem acesso às repartições públicas, as quais ambos vinham fiscalizando e denunciando as irregularidades da administração.

   15. “Como fazemos sempre, hoje tentamos visitar uma escola da rede municipal para mostrar como a unidade está funcionando de forma precária, mas fomos barrados na entrada e surpreendido com a notícia de que eram ordens do prefeito. 

   16. Ao fazer isso, Eures infringe a Lei Orgânica do Município, da Constituição Estadual e Federal (Artigo 31), que assegura ao vereador a prerrogativa legal de fiscalizar repartições municipais, sem nenhuma restrição”, argumentou o vereador Neto Magalhães.

   17. Ele classificou a medida como “ato desesperado e arbitrário”. Para ele, essa é uma tentativa de ocultar as irregularidades da gestão e de amordaçar a oposição. “Para quem anunciou recentemente que a prefeitura tem em caixa mais de R$ 10 milhões, ele não deveria estar com medo de mostrar a realidade, pois presume-se que tudo esteja no lugar. Então, por que tentar atrapalhar o trabalho dos vereadores?”, indaga.

   18. Durante seu retorno de Brasília nesta quarta-feira (22), onde participou da Marcha dos Prefeitos, o deputado Alex da Piatã (PSD), através das suas redes sociais, comemorou as conquistas alcançadas pelo movimento municipalista numa articulação que envolveu, além dos chefes do Executivo, vereadores e deputados estaduais junto com Congresso Nacional e a presidência da República.

   19. Uma das primeiras conquistas versou sobre o auxílio no valor de R$ 2 bilhões que será repassado as prefeituras brasileiras até dezembro através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) liberado pelo governo federal. 

   20. É isso aí: deputado de oposição a Temer comemorando decisão de Temer.
   
   21. Jovens educandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) foram premiados nesta quinta-feira (23), na segunda edição do Prêmio Jorge Amado de Literatura, na categoria História em Quadrinhos. Mais que o prêmio, a conquista simboliza uma chance de recomeço para os jovens, que ganham novas perspectivas e mais autoconfiança.  

   22. “Para mim, esse prêmio representa muita coisa. Eu não acreditava que conseguiria conquistar nada, não me sentia bom e inteligente o suficiente, mas a equipe da Fundac e os professores nos incentivam a todo o momento. Eles me fizeram acreditar em mim mesmo e que eu posso melhorar e alcançar tudo o que eu desejo, só preciso me esforçar”, afirma J.J.S, de 16 anos, que ficou com o segundo lugar.

   23. P.T.A, de 19 anos, quer seguir a arte e deseja se profissionalizar. “Tudo começou como um passa tempo. Construindo a história para me distrair. Pensando nos personagem eu descobri um novo mundo, cheio de possibilidades. É um universo em que eu posso mergulhar e descobrir mil sentimentos e novas formas de dizer e expressar o que sinto. Quero continuar melhorando e me desenvolvendo, até, quem sabe, fazer dessa a minha fonte de renda”.
   
   24. As principais companhias aéreas estão apostando alto na demanda turística para a Bahia na alta estação. A oferta de voos extras cresceu substancialmente em relação ao último verão, passando de 1,5 mil para mais de 3 mil, o que representa um incremento de 100%. Além do aumento de frequências nos voos domésticos, há novas rotas internacionais programadas a partir de janeiro, interligando o estado com Montevidéu, Santiago e Buenos Aires.

    25. A estimativa da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) é que a Bahia receba milhares de turistas nacionais e estrangeiros no verão de 2017/2018. “Fatores como a redução do valor do ICMS para o combustível, pelo Governo do Estado, e a promoção da Bahia contribuíram para o reforço da malha aérea”, afirmou o secretário do Turismo, José Alves.
 
   26. Somente a Gol colocará à disposição mais de dois mil voos extras para atender às cidades de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus.  O aumento, de mais de 100% em relação ao verão passado, resulta, segundo o vice-presidente de Planejamento da companhia, Celso Ferrer, de estudos constantes para proporcionar aos clientes a melhor experiência e o menor tempo de viagem.
    
   27. No cenário da cafeicultura, nosso País há muitos anos se destaca como o maior produtor, exportador e segundo consumidor em nível mundial. Nesse contexto, de cada três xícaras consumidas no mundo uma é brasileira. 

   28. Entretanto, o mercado brasileiro do produto industrializado tem se mostrado cada vez mais concentrado, pois, atualmente, as três maiores empresas do setor que operam aqui são responsáveis por mais de 50% das vendas. Dessa forma, para as pequenas e médias torrefadoras que beneficiam e vendem o café ‘tradicional’ o desafio para atuar nesse mercado altamente competitivo e acirrado é cada vez mais difícil.
 
   29. Esses dados e análises do mercado de café e também do chá, que são duas plantas que estão competindo em vários países por fornecerem cafeína para a humanidade, entre várias outras análises da produção e consumo no contexto da conjuntura mundial da cafeicultura, constam do Relatório Internacional de Tendências do Café, do Bureau de Inteligência Competitiva do Café (VOL. 6/Nº 09/30 OUTUBRO 2017), da Universidade Federal de Lavras – UFLA, instituição integrante do Consórcio Pesquisa Café.
  
   30. Após relatar favoravelmente o Projeto de Lei que eleva as comarcas de Santo Antônio de Jesus e Valença de entrância intermediária para entrância final, o deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB), comemora a aprovação por unanimidade da proposta na Assembleia Legislativa da Bahia.

   31. Segundo ele destaca, a partir de agora, além de os processos serem agilizados, estas comarcas terão o tratamento que merecem. “Valorizando o trabalho e a dedicação dos magistrados que atuam nessas  cidades, o que beneficia todos os cidadãos que dependem dos serviços jurisdicionais prestados, uma vez que permite a alocação maior de recursos e pessoal para a prestação de serviços jurisdicionais”, frisou.

   32. Por fim ele enfatizou que: “Estamos contribuindo para melhorar o acesso da população ao serviço judiciário, de forma que a Justiça se aproxima dos cidadãos desses municípios tão importantes para nosso Estado e com isso todos ganham”.