Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITURA vai construir piscinão em praça pública e afogar memória

Governador Rui Costa anuncia concurso para a Policia Civil com 1000 vagas
14/11/2017 às 21:45
   MIUDINHAS GLOBAIS:
    
    1. Pela placa da Prefeitura vamos presenciar mais um desrespeito a história da Bahia. Anuncia-se a construção de uma piscina olímpica na praça WILSON LINS, o grande escritor e jornalista baiano. E agora? Vão sepultar a praça? Vão afogar a memória do velho sertanejo das barrancas do São Francisco nas águas olímpicas? O que vai acontecer ? 

    2. Imagina-se que a praça, local onde funcionou o antigo Clube Português da Bahia, reurbanizada ano governo JH, seja mantida coma tal da piscina no seu centro. Para o filho do escritor, Antonio Lins, "melhor do que ficar como está, pois, certamente, será urbanizada e guardará outros equipamentos. Melhor ainda seria se ali pousasse uma bela Concha Acústica, rodas de capoeira, feira de livros, teatro de bonecos e tantas outras atividades culturais", diz o poeta.

   3. A escultura de Chico Liberato fincada na antiga (ou nati-morta praça), a cada dia cai um pedaço. Agora, imaginem! A Sucop vai construir uma piscina olimpica em frente ao mar numa praça de lazer . É isso: temnos que orar pela sensatez.
                                                           ******
   4. A recusa da Embasa em fornecer informações à Polícia Federal sobre o lançamento de esgoto sem tratamento no mar, na costa de Salvador, foi criticada pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), nesta terça-feira (14), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa.

   5. Ele disse que a prática de sonegar informações de interesse público à sociedade tem sido constante na atual administração estadual, citando também o caso do laudo do Departamento de Polícia Técnica sobre as causas do desmoronamento parcial do Centro de Convenções, que ficou mais de seis meses trancado nas gavetas do Palácio de Ondina.

   6. “É impressionante o descaso do Governo do Estado com um dos mais elementares direitos do cidadão, o de receber informações claras e verdadeiras sobre atos e ações governamentais”, salientou o deputado, em seu discurso.

   7. A recusa da Embasa em fornecer as informações sobre o crime ambiental levou a Polícia Federal a realizar nesta terça-feira, com autorização judicial, uma operação de busca e apreensão na sede da empresa e em outros endereços, em busca de documentos
    
   8. O prefeito ACM Neto, vai estar presente na Península Ibérica durante uma semana, a partir desta quarta-feira (15).

   9. A agenda terá início na capital portuguesa, Lisboa, às 20h, com uma reunião com representantes do Grupo Pestana. O tema principal da conversa será as atividades da empresa na capital baiana, no ramo hoteleiro, com ênfase na reabertura do Hotel Pestana, no Rio Vermelho.

   10. No dia seguinte (16), às 19h, acontece no Hotel Pestana Palace Lisboa o “Meeting Salvador 360 – Você sente que é diferente”, com o objetivo de promover turisticamente e atrair investidores para a cidade. Tendo como parceira a companhia aérea Air Europa, o evento vai reunir operadores e agentes internacionais de turismo, empresários, investidores, influenciadores, formadores de opinião e imprensa de Portugal.

   11. Espanha – No domingo (19), a agenda acontece na capital da Espanha, Madrid. Ocorrerá uma reunião com empresários e diretores da Câmara de Comércio Brasil/Espanha, além da Antônio Peres Junior, presidente da Abresco – Acercamientos Brasil España em Cultura y Comercio (Salvador-Madrid).

   12. Na segunda-feira (20), às 14h, será realizado um almoço com o corpo diplomático a convite do embaixador do Brasil na Espanha, Antonio Simões, na residência oficial. O assunto a ser tratado são as oportunidades de intercâmbio Espanha-Salvador nas áreas de economia, negócios, cultura e turismo.

   13. No mesmo dia, às 19h, o prefeito ACM Neto faz apresentação das ações realizadas em Salvador no evento “Brasil Sustentável – Ecoturismo y turismo de aventura”, na Embaixada do Brasil em Madrid. Estarão presentes cerca de 100 operadores e agentes de viagem internacional da Espanha, empresários, representantes governamentais, jornalistas e influenciadores.  

   14. Na terça-feira (21), às 13h15, será feito o lançamento da nova campanha de promoção “Salvador na Europa”, em parceria com a companhia aérea Air Europa. O evento conta com a entrega da aeronave plotada e novos materiais de bordo, como filme, revista e encosto de cabeça, que circulará por diversos países do continente europeu.

   15. Os candidatos interessados em concorrer a uma bolsa de estudos de até 100% de desconto para cursos de graduação devem ficar atentos à oportunidade oferecida pela Rede FTC. A Instituição de Ensino Superior disponibiliza 250 bolsas para os estudantes que tiverem as melhores notas nos processos seletivos 2018.1 da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e da Faculdade da Cidade do Salvador (FCS). 

   16. As bolsas estão disponíveis para todas as Unidades da FTC e a oportunidade é válida somente para o próximo vestibular, agendado para domingo, 19 de novembro. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, 17, para fazer a inscrição.

   17. Dentre os cursos que estão sendo oferecidos pela FTC, estão Medicina Veterinária, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Administração, Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, Cinema e Vídeo, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Sistema de Informação, Ciências Aeronáuticas com Habilitação em Piloto Comercial e as Engenharias Ambiental, Civil, Produção Química, Elétrica em Automação, Mecatrônica e Química - Petróleo e Gás. 

   18. A Instituição também possui os cursos Tecnológicos de Design de Interiores, Design de Produto, Gastronomia, Logística e Radiologia.
  
   19. Inserção do negro nas estruturas de poder. Esse é o tema do evento do Podemos Negritude que acontece na próxima quinta-feira (16), às 17 horas, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores.
O objetivo é chamar a atenção para todos os tipos de violência contra a população negra, em especial a juventude da periferia de Salvador.

   20.  “A cidade é majoritariamente negra mas evidencia a falta de oportunidades, seja no mercado de trabalho, nas universidades públicas ou na política”, diz Adenilton Oliveira, presidente do Núcleo Negritude do Podemos Bahia.

   21. A palestra será ministrada pela publicitária e ativista social, Juci Santana, coordenadora de  Informações Estratégicas e Monitoramento da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre), e também responsável pela comunicação e pelo Edital Ecosol de Matriz Africana.
  
   22. O governador Rui Costa confirmou a publicação do edital do concurso da Polícia Civil ainda este ano, na primeira quinzena de dezembro.

  23. “Me reuni nesta semana com o secretário da Segurança Pública, com o secretário da Administração do Estado e também com o secretário da Fazenda, e nós batemos o martelo, e o concurso público será realizado com mil vagas para a Polícia Civil, entre agentes policiais civis e delegados”, afirmou o governador.
 
   24. O Governador do Estado autorizou a realização de concurso público para contratação de mil novos policiais civis, atendendo a resolução número 433/2017, expedida pelo Conselho de Política de Recursos Humanos (Cope).
 
   25. O concurso vai abrir 880 vagas para investigador de polícia, 82 para delegado e 38 para escrivão. O edital de abertura para inscrição dos candidatos no certame está previsto para ser lançado na primeira quinzena de dezembro deste ano.
   
   26. A Polícia Militar forma 279 alunos no Curso Especial de Formação de Sargentos  na tarde desta quinta-feira (16) em solenidades simultâneas em batalhões de seis cidades baianas. Em Salvador, a solenidade de formatura dos 178 policiais militares ocorre às 16h, na Vila Policial Militar do Bonfim, com a presença do comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, e do tenente coronel Wamberg Serrão, que responde pelo comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
 
   27. Já no interior do estado, as solenidades acontecerão em Feira de Santana (24 formandos), Ilhéus (33), Juazeiro (9), Vitória da Conquista (20) e Teixeira de Freitas (15).
 
   28. Os novos sargentos, que já integravam a Corporação na graduação de cabo, passaram por 60 dias de instrução que envolveu aulas de tiro policial, policiamento ostensivo geral, ética, direitos humanos, direito militar aplicado, entre outras.