Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GEDDEL dá sinais de desespero e pode fazer uma delação premiada

A Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) está com inscrições abertas para 211 vagas em diversas modalidades esportivas em parceria com 10 clubes sociais de Salvador
07/10/2017 às 21:48
 MIUDINHAS GLOBAIS:
    
    1. segundo a coluna Radar, de Veja, Geddel Vieira Lima chegou ao limite. O ex-ministro deixou claro para colegas de prisão seu desespero: “Não sei mais o que fazer para sair daqui”. O ex-ministro foi preso há quase um mês após o cumprimento de mandado de busca e apreensão no “bunker” onde foram encontrados mais de 51 milhões de reais em espécie.

   2. Quando estevee preso em Salvador - prisão domiciliar - Geddel teria dado sinais depressivos e solicitado ao juiz, em Brasília, autorização para fazer ginástica e tomar banho de sol na parte térrea do prédio onde mora, no Chame-Chame, o que lhe foi negado. Analistas politicos dão conta de que essa nova postura do ex-ministro é sinal que pode estar pensando numa delação premiada.

                                                                ****
    3. O projeto de lei do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que transforma o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) em feriado no Brasil teve parecer favorável aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara na última quinta-feira (5). 

    4. A relatoria foi do parlamentar Chico Alencar (Psol-RJ) e a peça agora segue para apreciação no plenário. “É importante que a resistência da população negra diante da subalternização que lhe é imposta desde a época da escravidão, guarde um simbolismo que represente a atuação desse segmento de maneira ativa no processo de libertação e luta pelos seus direitos violados”, justifica Valmir sobre o projeto aprovado.
 
   5. A data de 20 de novembro, é também o dia em que se lembra da morte do herói nacional Zumbi dos Palmares. Para Assunção, a aprovação da peça em plenário – próximo passo para se aprovar em definitivo a lei, “guarda em si a perspectiva do enfrentamento e da postura crítica ao discurso que projeta no imaginário a ideia da concessão branca em relação às conquistas historicamente empreendidas pelas negras e negros”.

    6. O município de Cachoeira, no Rescôncavo Baian se transformou num caldeirão cultural até este domingo (8), com a realização da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica). Uma das maiores atrações é a oportunidade de ouvir o que os autores têm a dizer, conhecer um pouco da história de cada um deles, que não está contada nos livros. 

   7. Na última sexta-feira (6), os convidados foram a bicampeã do prêmio Jabuti, Maria Valéria Rezende, e o escritor baiano Franklin Carvalho, vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2016.
 
   8. Maria Valéria afirmou que a Flica é um modelo de evento que deveria se multiplicar.  "O escritor não é trazido para ficar inacessível em cima de um palco, cercado de pessoas que o levam para cá e para lá e não consegue chegar perto do público. Eu, que sou meio cega, quando me botam com um enorme holofote na frente e um público lá embaixo, eu fico falando com a escuridão, é horrível. 

    9.  E nós, escritores, precisamos de gente para nos inspirar e ter energia para escrever. Este tipo de encontro, que depois a gente anda na rua, é isso que tem que fazer, levar os momentos de convivência literária para o maior número de lugares possíveis e a Flica indica esse caminho".

    10. O investimento financeiro, aliado à habilidade técnica e à capacidade de gestão, integra a lista principal de incentivos para alavancar um projeto de sucesso, em especial no setor de inovação. E é justamente em busca de novos investidores que a plataforma Mosquito Zero participa do Baanko Challenge, um programa de pré-aceleração de negócios para empreendedores voltados para a área de inovação. 

   11. O evento integra o Startup Day do Sebrae, e visa fomentar ações de impacto para populações com problemas socioambientais. A atividade acontece no Hotel Fiesta, na Avenida Antônio Carlos Magalhães.
 
   12. A etapa final do Baanko Challenge contará com a participação de dezesseis equipes, cujos projetos de impacto social atendem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Destes, os três melhores trabalhos serão contemplados. 

  13. A equipe do Mosquito Zero leva como trunfo um sistema que conta com tecnologia virtual e física, através de aeronaves não tripuladas, também conhecidas como drones, atuando na identificação, catalogação e controle dos focos de infestações dos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus, responsáveis por arboviroses como dengue, zika vírus, chikungunya e a síndrome de Guillain-Barré.

    14. (FEIRA) Com o objetivo de oferecer ambientes agradáveis, limpos e de convívio social, onde as pessoas possam interagir, criar vínculos, praticar atividades esportivas, recreativas e de lazer, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos, vem intensificando a revitalização de praças públicas nas zonas urbana e rural.

   15. De acordo com o diretor do Departamento, Deodato Peixinho, em Feira de Santana há mais de 180 praças públicas, que recebem manutenção periódica com serviços de pintura; corte de gramas; poda de árvores; replantio de mudas; manutenção da iluminação e do sistema de irrigação; reposição de lixeiras; recuperação de piso, meio-fio, bancos e de parques infantis; entre outras intervenções para prolongar a vida útil desses equipamentos.

    16. “A SESP revitaliza ou recupera uma média de oito a 12 praças públicas mensalmente. As praças dos conjuntos ACM, Luís Eduardo e Feira IV, bem como do Povoado Alto dos Santos, Candeal II, Tiradentes e 2 de Julho estão entre os logradouros que já receberam manutenção este ano. Estamos trabalhando intensamente para ultrapassarmos, até o final do ano, a marca de 100 praças revitalizadas”, anseia.
    
   17. A Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) está com inscrições abertas para 211 vagas em diversas modalidades esportivas em parceria com 10 clubes sociais de Salvador. As atividades são destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, que podem participar de aulas gratuitas de basquete, futebol, voleibol, tênis, dança, ginástica olímpica, capoeira, natação, entre outros esportes, em clubes sociais da capital baiana. 
 
   18. Os interessados devem se dirigir, das 8h às 12h e das 13h às 17h, à sede da Semtel, localizada na Ladeira do Boqueirão, nº 1, Santo Antônio Além do Carmo, ao lado da Igreja do Boqueirão. É necessário levar certidão de nascimento ou RG, comprovantes de matrícula em escola da rede pública de ensino e de residência e atestado médico. Os documentos deverão ser apresentados em vias originais e em duas (02) cópias, no ato da inscrição.
    
   19. O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) viabilizou, por solicitação do prefeito de Brumado Eduardo Vasconcelos (PSB), uma importante obra estrutural junto ao Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, para recuperação de 7 km de extensão das principais vias do município. 

   20. As obras já iniciaram. O gestor brumadense agradeceu o empeno de Luciano Ribeiro na conquista do pleito, já que a obra é necessária e de grande importância para urbanização da cidade e circulação dos brumadenses. Luciano Ribeiro salientou que a obra virá atender uma real necessidade, que Brumado e os brumadenses merecem. “Nosso mandato é empenhado atentamente nas possibilidades de melhoria aos municípios que representamos”, destacou o deputado.

    21. A Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 420/17 - Plano de Incentivos Fiscais no âmbito do Programa Salvador 360. Na tarde de quinta-feira (5), o único voto contrário foi apresentado pela vereadora Marta Rodrigues (PT), que pediu vistas para apreciação do texto na reunião passada.

    22. Será no Centro Cultural de Plataforma, na Praça São Braz, no dia 23, às 14h30, a quarta edição do Projeto Câmara Itinerante do Legislativo Municipal de Salvador. A sessão ordinária fora do Paço aproxima ainda mais a Casa do cidadão.
 

   23. Autor do projeto de resolução que vai possibilitar a outorga do Título de Cidadão de Salvador ao capitão da Marinha Robson Aparecido Campos de Lima, o vereador Orlando Palhinha (DEM) informa que a condecoração do oficial nascido em Patos de Minas/MG será no dia 16, às 19h, em sessão solene no plenário da Câmara.
 

    24. A vereadora Rogéria Santos (PRB), presidente da Comissão Especial Temporária dos Direitos dos Consumidores, participou da 102ª reunião do grupo que compõe a Operação Integrada Comércio Ilegal. O encontro serviu para suprimir as ações ilegais realizadas em Salvador e no estado da Bahia.