Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

EFEITO CATALUNHA: PLEBISUL no Brasil; e Salvador x Lauro na Assembleia

udiência pública sobre a divisão territorial Lauro de Freitas x Salvador acontece nesta quarta na ALBA. Vai sair faisca.
03/10/2017 às 20:23
   MIUDINHAS GLOBAIS:
   
    1. O efeito da Catalunha, região mais rica da Espanha cuja capital é Barcelona e quer se desligar deste país, já surtiu o primeiro efeito na América Latina. Moradores da região Sul do Brasil vão fazer um plebiscito informal. Essa idéia de separar o Sul (Paraná/Santa Cataina e Rio Grande do Sul) do resto do Brasil é antiga. Lembrando que muitos sulistas consideram nordestinos seres inferiores e os baianos, em particular, preguiçosos e festeiros.

   2. Segundo Veja, cédulas de papel serão distribuídas no próximo sábado, dia 7 de outubro, em 900 cidades brasileiras diante de quase 3 mil urnas informais com a seguinte pergunta: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. 

   3. Os interessados em participar da consulta informal, chamada Plebisul, sem validade legal, podem responder “sim” ou “não” na votação promovida pelo movimento “O Sul é meu país”. Em outubro do ano passado, 95,7% dos 617.543 participantes votaram pelo “sim”. A meta do movimento era atingir 1 milhão de pessoas, o equivalente a 5% dos eleitores do Sul.

   4. No Sul, não é esperado nenhum tipo de violência na votação. “Será bem democrático e extremamente pacífico. Se a pessoa quiser ir na urna e votar ‘não’, ela tem o direito. Todo sulista tem o direito de não querer o Sul separado”, disse a VEJA Anidria Rocha, coordenadora do movimento no Rio Grande do Sul. 
   
   5. Além disso, ela afirma que, diferentemente da Catalunha, o movimento não tem como declarar unilateralmente a separação do Brasil. “Ainda estamos na fase de consultar a população de forma extraoficial para que, no futuro, possamos ser um país próspero e independente.”
                                                             *****
   6. Na Bahia, a briga territorial é entre Salvador e Lauro de Freitas,  Uma audiência pública convocada pela Comissão de Divisão Territorial da ALBA, presidida pelo Deputado Estadual Zó, acontece nesta quarta-feira, às 10h30min, e vai aquecer ainda mais o debate. 

   7. A definição de alterações entre municípios cabe, de acordo com a lei 12.057/2011, à Assembleia Legislativa da Bahia, onde já tramita projeto nesse sentido, e não à Câmara de Salvador que recentemente aprovou projeto de lei do Executivo incorporando áreas de Lauro de Freitas ao território da capital baiana. Na pauta da audiência pública está a apresentação de estudos técnicos elaborados pela Superintendência de Estudos Econômicos –SEI e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE com a proposta de limites entre os dois municípios.  

   8. Salvador quer Itinga, Cassange e Vida Nova. Ou seja, uma grande parte do eleitorado de Lauro e a área mais pobre. O que isso significa? Ganhos para os politicos de Salvador e perdas para os de Lauro. O pessoal de Itinga, em consultuas informais, não querem saber de Salvador. Acham que os impostos e taxas serão mais caras e a manutenção do bairro mais deficiente.

   9. Há, ainda na Bahia, uma velha aspiração do pessoal do Além São Francisco em criar o Estado do São Francisco com capital em Barreiras. A ex-deputada Kelly Magalhães, de Barreiras (não reeleita, em 2014) levantou essa bandeira na Assembleia, na época do governo Wagner. Os "franciscanos" alegam que o governo central, em Salvador, só dá migalhas para eles. É uma tese. Essa onda também aconteceu no governo de Waldir Pires, o qual criou uma campanha chamada "A Bahia não se divide"
                                                       *****
   10. O deputado estadual, Alan Sanches (DEM), que pôde ver de perto a atual realidade da BA-093, que liga Araças a Entrerios, pede ao governador Rui Costa que tome uma providência o quanto antes, afim de que se preserve a vida humana. 

   11. “Afinal, além de possíveis acidentes, que são mais do que presumíveis, tem ainda a questão da segurança pública e de que a infraestrutura é de fundamental importância para o desenvolvimento de uma região”, conclamou, destacando que uma das menores crateras da via quase toma todo um lado. “E não é possível que o executivo estadual não esteja vendo isso”, reforçou.  

   12. A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi pauta de uma série de reuniões em Brasília nesta terça-feira (03.10). No Ministério da Saúde, o Provedor Eric Ettinger Júnior, foi recebido pelo  Ministro Ricardo Barros e atendido por sua equipe técnica. 

   13.A visita foi agendada pelo Vice-Governador da Bahia, João Leão, presente no encontro, que também contou com o Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas. Ainda na capital federal, a comitiva da Santa Casa, complementada pelo Tesoureiro Peter Devires, pelo Diretor Administrativo Financeiro André Wermann, e pelo Diretor José Rodrigues, teve audiência também com o Deputado Federal Cacá Leão. A UTI Pediátrica do Hospital Manoel Novaes foi um dos temas tratados na audiência.
   
   14. “O avanço da criminalidade na Bahia ocorre em todas as áreas. Cresce o número de homicídios, aumenta o número de ataques a bancos, multiplicam-se os roubos de carros e os assaltos em ônibus”. Quem traz essa afirmação é o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB). De acordo com ele, em setembro ocorreram na capital baiana e nos municípios de sua Região Metropolitana nada menos que 392 roubos e furtos de veículos. Uma média de 13 por dia.

   15. Em setembro de 2016 foram registrados 82 furtos e roubos de veículos. Em setembro deste ano, foram 392. Ou seja, 310 casos a mais. O número é quase cinco vezes mais que o registrado no mesmo mês do ano passado. “E aqui vêm os deputados governistas dizerem que nunca antes na história da Bahia se investiu tanto em segurança. 

   16. Dizem eles que o governo contratou mais policiais, que gastou mais dinheiro com a segurança. Ora, se há mais policiais e a criminalidade avança é porque os recursos humanos estão sendo mal administrados. Em síntese, falta comando”, protestou Geilson.
   
   17. A partir de agora todos os impressos distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação terão que ter a seguinte informação: "Disque 100 - Denúncia de abuso e exploração contra a criança e adolescente". O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre sancionou a Lei 3.870, de 21 de agosto de 2017, decretada pela Câmara de Vereadores.

   18. De acordo com a lei publicada na edição online do Diário Oficial de ontem (02), a mensagem deverá ser igualmente apresentada nos livros e cadernos escolares distribuídos aos alunos da rede pública de ensino do Município de Ilhéus em condições de possibilitar sua fácil visualização e leitura.
  
    19. Chamar a atenção da sociedade para os graves riscos da intolerância foi o tema do pronunciamento do deputado federal Bacelar (Podemos/BA), nesta terça-feira (3), na Câmara . Na avaliação do parlamentar, o extremismo é uma realidade que aumenta a cada dia no país, principalmente, quando envolve questões religiosas. Segundo ele, entre 2011 e 2016, os registros de intolerância religiosa aumentaram 4.940%.

    20. “Na história da civilização,  temos muitos exemplos de intolerância e censura, como Hitler, o Talibã e Estado Islâmico. Essa realidade sempre me pareceu muito distante do Brasil. Agora, o monstro está aparecendo. O enraizamento do fundamentalismo e do conservadorismo é perigoso e representa um enorme risco para a sociedade brasileira”, alertou. 
   
   21. O aumento da violência no campo no Brasil expõe diretamente cerca de 93,8 mil famílias, o que deixou o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) perplexo nesta terça-feira (3). Atualmente, a região Norte do país é o foco dos debates sobre a exploração de terras, com a Amazônia tendo 977 áreas com conflitos. 

   22. “Esse aumento é devido ao fim das políticas agrárias e das decisões desse governo golpista de Michel Temer, que teve o apoio dos ruralistas para golpear a Constituição. Dados divulgados essa semana apontam que nesse ano pelo menos 47 pessoas morreram somente nessas regiões, conforme aponta o Atlas de Conflitos da Amazônia, apresentado pela CPT [Comissão Pastoral da Terra]”, salienta Assunção com informações de nove Estados da Amazônia Legal. 

   23. “Em 2016 foram no total 48 mortes, e neste ano neste período já temos 47. Tudo isso para saquear os bens naturais e manter os latifúndios nessas localidades”.
 
   24. O prefeito ACM Neto inaugura nesta quarta-feira (4), às 9h, a primeira sala destinada à ludicidade de crianças vítimas de violência física ou sexual nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas). 

    25. A cerimônia terá a presença da titular da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Tia Eron, além de funcionários e lideranças locais. O espaço, que é fruto de parceria da Semps com o Instituto Sabin, fica localizado na sede do Creas-Liberdade, na Rua Adelino Santos, no Curuzu, e tem por objetivo proporcionar atendimento lúdico e acolhedor para os usuários, em especial crianças e adolescentes.

   26. O Creas Liberdade funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e realiza, mensalmente, cerca de 80 atendimentos. Atualmente, 234 famílias são acompanhadas em virtude da violação de direitos, e 39 adolescentes estão em acompanhamento por meio do serviço de cumprimento de medidas socioeducativas. 

   27. Salvador tem, atualmente, sete Creas, localizados nos bairros de Boca da Mata, Bonocô, Cabula, Liberdade, Fazenda Coutos, Garcia e Itacaranha.
   
   28. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores, Paulo Magalhães Jr (PV) criticou o líder da oposição na Casa pelo discurso que fez, utilizando palavras de baixo calão contra o prefeito ACM Neto. 

   29. Para Magalhães, Trindade passa dos limites em suas atitudes. "Quem ele pensa que é para agredir verbalmente o prefeito? Além de não ter limites, ele é mal educado. Tem que se respeitar e lavar a boca para se referir a Neto . Ele deve uma retratação pública. Atitudes como a dele é que enfraquecem a política e jogam o nome dos políticos na lama", disse.

  30. Membro do conselho de ética, Magalhães assinou a representação na Corregedoria da Câmara de Vereadores de Salvador proposta pelo Vereador Téo Sena, em decorrência do discurso do líder Trindade.  Com a aceitação do documento, que acusa quebra de decoro, um inquérito no Conselho de Ética será aberto, podendo gerar até a perda do mandado.
   
   31. Com prova de vestibular marcada para o próximo dia 8 de outubro, o centro universitário Unijorge está oferecendo descontos de até 65%, para os funcionários públicos estaduais interessados em ingressar nos seus cursos de graduação neste segundo semestre de 2017.  

   32. Realizada em parceria com o Clube de Desconto do Servidor, a promoção – que é extensiva a dependentes dos servidores – garante abatimento nos valores da matricula e das diversas mensalidades dos cursos, realizados nas modalidades presencial e a distância.
 
   33. O percentual do desconto – oferecido até a última mensalidade no caso das graduações presenciais - varia de acordo com o curso de interesse. No campus Comércio, é possível obter abatimento, por exemplo, nos cursos superiores de Tecnologia em Logística, Tecnologia em Gestão Comercial, Enfermagem e Serviço Social (65%); Tecnologia em Gestão de RH e Administração (60%), e licenciatura em História (55%).  

   34. No campus Tancredo Neves, o servidor pode ter desconto nos cursos superiores de Tecnologia em Design de Interiores (55%); Ciências Contábeis e Administração (50%), Enfermagem (45% matutino e 50% noturno) e Direito (45%).
   
   35. A Secretaria da Administração (Saeb), por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb), realiza em agosto a primeira turma do curso Processos de Trabalho e Comportamento Organizacional. A iniciativa integra o Programa de Fortalecimento das Funções Administrativas e terá inscrições abertas de 20 de julho a 3 de agosto, no Portal do Servidor ( www.portaldoservidor.ba.gov.br ). Ao todo, serão ofertadas 30 vagas.

   36. A capacitação é voltada para servidores que atuam na função de secretariado e que tenham, obrigatoriamente, concluído o curso básico de Capacitação para os Profissionais de Secretariado. As aulas serão ministradas de 7 a 11 de agosto, turno vespertino, na sede da Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas (DDE/Saeb). 

   37. A DDE está situada no SAC Servidor, que atende no Multishop Boca do Rio. Informações pelo telefone (71) 3115-1681 ou pelo e-mail programa.secretarias@saeb.ba.gov.br.
   
   38. Em ato realizado na tarde desta terça-feira (3) no gabinete do deputado estadual Heber Santana, o missionário João Gomes, da Igreja Mundial do Poder de Deus, denominação com presença na maioria dos municípios baianos, filiou-se ao Partido Social Cristão (PSC).

   39. Ele é pré candidato a uma cadeira na Assembléia Legislativa nas próximas eleições. "Estamos trabalhando para fortalecer o PSC na Bahia, e o ingresso de João Gomes reforça a legenda em Ilhéus, e vai nos ajudar a transformar e resgatar a nossa Bahia", disse Heber Santana.

   40. A ficha de filiação do novo militante do partido foi abonada pelo presidente estadual do partido, Eliel Santana, na presença do secretário geral Jorge Mendes e o secretário executivo Osny Bonfim. Também participaram do ato o bispo França, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, o vereador do PSC Ricardo Almeida, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Léo Prates, e o presidente do PSC Jovem, Sandro Bispo.