Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PMS lança projeto para melhorar CH onde floresce uma horta de milho

Em breve, moradora de Brotas, dona da hoirta, vai colher espigas de milho, limões e quiabos. É a Bahia porreta como diria o saudoso jornalista Valmir Palma
19/08/2017 às 20:01
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Em nota da Secom, a Prefeitura de Salvador pretende melhorar o berço histórico e cultural da primeira capital do Brasil nos próximos anos e retomar o lugar de destaque local, nacional e internacional com um leque de ações que irá impulsionar investimentos, infraestrutura, ocupação de espaços e, principalmente, a geração de emprego e renda.

   2. Segue a nota: O Programa Salvador 360 – será lançado pela Prefeitura nesta segunda-feira (21), às 17h, no Fera Palace Hotel, na Rua Chile. Os detalhes serão apresentados pelo prefeito ACM Neto e gestores municipais na cerimônia, que também marcará a assinatura do decreto que regulamenta o programa Revitalizar.

`  3. Sob a coordenação geral da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), contará também com a participação direta das secretarias de Cultura e Turismo (Secult), Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Fazenda (Sefaz) e Mobilidade (Semob), além das fundações Mário Leal Ferreira (FMLF) e Gregório de Mattos (FGM). A iniciativa engloba os bairros que compõem a região e tem como objetivo resgatar o Centro Histórico como uma região economicamente ativa da cidade, tradicionalmente frequentada por moradores e turistas. 

   4. Com investimento inicial de R$200 milhões, o Salvador 360 Centro Histórico inclui intervenções públicas estruturantes, programas de habitação, mobilidade e projetos âncoras de transformação. Serão também reforçadas as ações de regulamentação e concessão de incentivos na região, com até R$28 milhões já aprovados para os editais.

   5.  No total, estão previstas 39 ações, divididas em oito áreas: Incentivos, Intervenções Urbanas, Equipamentos Estruturantes, Mobilidade, Habitação, Regulamentações, Cultura e Gestão. Algumas propostas, inclusive, já foram iniciadas pela Prefeitura e deverão ganhar ainda mais relevância, a exemplo do Pelourinho Dia e Noite.

   6. Toma que isso seja verdade porque o CH está semiabandonado. A pouca distância do gabinete do prefeito ACM Neto floresce uma horta com milho, abobreira, laranja-lima, pimentão, numa área dos antigos alicerces da Sé Primacial derrubada em 1933. O mato toma conta de outra parte da área dessa antiga igreja, no outro espaço dos alicerces há um criatório de gatos, a praça está repleta de ambulantes, as inscrições do antigo Colégio do Jesuitas apagaram, parte do piso está quebrado. E até sanitários quimicos foram colocados no centro da praça.

   7. Imagina!, isso tudo, próximo do prefeito e a pouca distância da sede da Fundação Gregório de Matos. Será que ninguém vê uma situação dessa natureza?

   8. Na Sé e no Terreiro de Jesus há uma dezena de tendas de tererê, a fonte do Terreiro está sem água e sem jorro, na rua da Oração há coco nos passeios, comerciantes na Alfredo de Brito ocupam alguns passeios, a praça ACM (de Artes) está abandonada e há muitas outras coisando caindo, se deteriorando. Portanto, falta do que fazer é o que menos existe no CH.

   9. Na frente da Igreja de São Domingos tem uma tenda de tererê enorme. Agora, só pra fazer um comparativo rápido: já pensaram uma pessoa chegar na escadaria da Igreja de Santa Madalena, em Paris, e colocar uma tenda? 

   10. Vou dar outro exemplo: Barcelona, recentemente abalada com atos de terrorismo, tem um sitio antigo no CH atrás da Catedral chamado de Bercino, uma área arqueológica do tempo do Império Romando a.C. onde se pode ver (a entrada é paga) alicerces, praças, muros, interiores de casa daquela época. Já imaginaram um pessoa chegar a plantar uma horta com pés de feijão em Bercino?

   11. Pois foi isso que aconteceu na Sé. Uma senhora de Brotas chegou com uma enxada e ajudantes e fez uma horta nos alicerces da Sé Primacial. Mais um mês vai colher espigas de milho e laranja lima. E algumas abóboras (vide foto).

   12. Portanto, vamos levar alguma fé no programa da PMS. Na Barra recuperada e remodelada, outro exemplo, há ambulantes, uma imundicie no Porto com tendas de comidinhas e caipiroscas, prostituição à noite, grama torrada no Farol, vendedor de caldo de cana e outros. Ainda assim, fazemos alguma fé, no projeto do Centro Histórico.
                                                                         *****
   13. Quem sonha ser policial militar terá mais uma chance de ingressar nas fileiras da corporação baiana neste domingo (20). As provas de conhecimentos gerais e específicos serão aplicadas para 15.338 candidatos que se inscreveram para o certame. 60 vagas são oferecidas para a PMBA, outras 30 vagas também estarão sendo disputadas, mas para aqueles candidatos que no momento da inscrição optaram pela carreira de bombeiro militar.

   14. A concorrência calculada em razão da quantidade de inscritos e do número de vagas disponíveis aponta 215/1, para os cargos na PMBA, e 80/1 para as vagas no CBMBA.

   15. Ela gosta de camisetas folgadas, calças largas e as características do universo feminino são indiferentes no seu dia a dia. Biologicamente mulher, Gabriel Giffoni, de 25 anos, descobriu que, na verdade, é ‘ele’: um transgênero. O termo, que pode ser confuso para muitos, se refere a uma pessoa que não se identifica com o corpo que nasceu. Ou seja, apesar de ter órgão sexual feminino, não consegue se enxergar como mulher.
 
   16. Segundo o psicólogo e diretor da Clínica Fênix, Joaquim Moura, apesar de ser complexa, a questão pode ser definida de maneira objetiva. “A identidade de gênero vai muito além do órgão sexual; está diretamente relacionada ao fator psicológico e social”, afirma. Ainda de acordo com o especialista, até o indivíduo chegar à conclusão que é ‘trans’, a caminhada, em busca da aceitação, pode ser dolorosa.

   17. Em Cícero Dantas, a 330 km de Salvador, o fim de semana será mais longo: a cidade comemora a festa profana do Bom Conselho, tradição local que determina ponto facultativo nesta sexta (18) e feriado na segunda-feira (21).

   18. As datas alteram o funcionamento do Ponto Cidadão do município. A unidade de atendimento da Rede SAC, interrompe o atendimento nas duas datas, retornando ao seu horário habitual de funcionamento na terça (22).

   19. Localizado na Praça Raimundo Borges de Santana, o Ponto Cidadão de Cícero Dantas atende aos cidadãos das 07h às 13h. Para mais informações sobre os horários de atendimento da Rede SAC em todo o estado, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br e o aplicativo SAC Mobile, disponível na PlayStore e na AppStore.

   20.   A Secretaria da Administração (Saeb) assinou termo de cessão para uso de imóvel público pela administração municipal de Jeremoado. O bem irá abrigar, naquela cidade, o Centro de Atendimento Especializado à Criança e ao Adolescente com Deficiência (Cecad), a ser inaugurado ainda no segundo semestre de 2017. A instituição irá beneficiar os dezoito municípios incluídos no Território de Identidade Semiárido Nordeste II, onde Jeremoabo está localizado.

   21. O termo de cessão de uso do imóvel foi assinado pelo secretario da Administração, Edelvino Góes, e pelo prefeito de Jeremoabo, Antônio Chaves. O termo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (18).

   22. O bem público pertencia à Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), extinto em 2015. O imóvel está situado na Avenida Nossa Senhora da Rosa Mística, s/n, bairro de João Paulo II, cadastrado no Sistema de Controle de Bens Móveis (Simov) sob o n° 8104. São 1.120 metros quadrados de área construída, que serão recuperados pela prefeitura de Jeremoado para adequar as instalações físicas ao projeto do Cecad.

   23. Os 12 anos de atuação do Núcleo de Religião de Matriz Africana da Polícia Militar da Bahia (Nafro-PM) serão comemorados na próxima terça-feira (22/08), a partir das 18h, em Sessão Especial no Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador. A iniciativa da celebração é do vereador Sílvio Humberto (PSB), que justifica a homenagem, defendendo o simbolismo e a importância do Núcleo para a sociedade baiana e para todos os praticantes das religiões de matriz africana.

   24. Uma iniciativa pioneira no País, o Nafro-PM foi criado em 2005, a partir da indignação de um sargento da corporação, ao constatar a não representação da religião que cultuava num seminário inter-religioso promovido pela PM. Desde então, o grupo vem pautando a proteção dos cultos afros e a garantia do direito dos religiosos de professarem sua crença dentro dos quadros da Polícia Militar.

   25. O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realiza na próxima segunda-feira (21), às 14h30, a aula inaugural dos cursos do Programa Qualifica Bahia, voltados para educandos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) dos municípios de Salvador e Camaçari. O evento, que acontece na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Irmã Dulce, em Camaçari, contará com a presença da titular da Setre, Olívia Santana.

   26. Na capital baiana, 20 jovens da instituição serão beneficiados com o curso de Encanador Predial. Já no município da Região Metropolitana de Salvador, será oferecida formação na área de Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração para outros 20 educandos. Está prevista ainda a oferta do curso de Eletricista de Instalações Prediais na unidade da Fundac em Feira de Santana.