Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FLIPELÔ tenta colocar Salvador no debate sobre literatura no Estado

Prêmio Boas Práticas do Governo do Estado tem 167 projetos inscritos
04/08/2017 às 19:54
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A partir da próxima quarta-feira (9), Salvador recebe a primeira Festa Literária do Pelourinho, a Flipelô. O evento vai colocar a capital baiana no cenáriode eventos literários com a participação de autores nacionais e de outros países, pesquisadores, críticos, estudantes e apaixonados pelo mundo da literatura. 

   2. A programação é gratuita e conta com mais de 50 atividades que vão ocupar museus, teatros e diversos espaços do Centro Histórico com saraus, debates, oficinas literárias e outras atividades que atendem aos públicos adulto e infanto-juvenil.

   4. O escritor baiano Douglas de Almeida será uma das atrações da Flipelô. Nascido em Itabuna, no sul do estado, o autor tem poemas publicados em revistas, livros e antologias. Foi editor da revista “Sem Perfil” e organizador da mostra “La nueva generación de la poesía brasileña”, em Buenos Aires. Para ele a literatura do estado ganha energia e um novo fôlego com a festa literária.

   5. “Sem dúvida, vai ser algo fantástico. Salvador é uma cidade turística, com uma cultura imensa em todos os sentidos, mas no Pelourinho a música e a dança tem uma força maior. Esse evento vai dar mais força para que a população baiana, jovens e adultos, e turistas conheçam mais sobre nossos escritores e nossa literatura, que é tão forte quanto a musica e a dança”, afirma, Douglas.

  6. Um dos momentos mais aguardos da festa é a mesa ‘A Rua é Nóiz’, que será realizada no Espaço Sesc, no Pelourinho, na quinta-feira (10). O encontro terá as presenças do presidente do Olodum, João Jorge, e do rapper paulista, Emicida, com mediação da cantora baiana, Larissa Luz. Os três vão debater preconceito e protesto através da arte e da poesia. 

   7. “Vamos falar sobre a musica social, da música negra de protesto na Bahia e no mundo, e como essa ajudou na formação de uma identidade afro-brasileira, de auto valorização”, explica João Jorge.
                                                                       *****
   8. As inscrições para o Prêmio de Boas Práticas se encerraram, mas o saldo foi positivo. Com 167 projetos inscritos, sendo 96 na capital e 71 no interior, a edição de 2017 conseguiu superar o dobro do número registrado em 2016, que teve 75 inscrições. 

   9. Com projetos enviados de 38 cidades, incluindo Salvador, a edição de 2017 passa a ser a segunda maior em quantidade de participantes desde que surgiu, em 2009. A primeira é a de 2012, que chegou a 169. O número de 2017 também segue a tendência de crescimento em inscrições, registrando 41 em 2015, e 75, em 2016.

   10. Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, a premiação revela a importância da inovação na gestão pública e o reconhecimento dos servidores como peças-chave para o desenvolvimento de ações de melhoria do ambiente de trabalho.

   11. "É fundamental que os servidores compreendam o foco na gestão, buscando soluções para melhorar a prestação do serviço público, seguindo sempre o discurso da modernização e qualidade do gasto", disse.

   12. Ainda de acordo com Góes, a questão da inovação no serviço público é essencial para que o governo enfrente os desafios da sociedade atual. "Esse volume de projetos mostra o esforço inovativo do Estado, já que estamos falando de entregas que não são frutos de uma consultoria ou fornecedor, mas de servidores públicos motivados e comprometidos", ressaltou o secretário.

   13. O Assentamento Frei Vantuy, no município de Ilhéus, Território Litoral Sul, recebeu na sexta-feira (04) a primeira oficina educativa do Projeto Ciranda com a Ronda Maria da Penha, iniciativa que tem por objetivo garantir os direitos das agricultoras familiares, assentadas, quilombolas e marisqueiras, com ações preventivas e integradas de enfrentamento e combate à violência cometida contra as mulheres do campo.

   14. Durante a oficina, que contou com a participação de 60 pessoas, foram abordados os temas como Relações Interpessoais, Relações de Gênero e Conhecimento Prático da Lei Maria da Penha. “Nós conseguimos contemplar a metodologia de dialogar com homens e mulheres sobre a importância de conscientização da violência contra mulher rural e, principalmente neste assentamento, que tem histórico e necessita do aparato do estado. Por isso, estamos numa ação conjunta e integrada, onde todos e todas são importantes para obtermos sucesso”, afirmou Fernanda Silva.

   15. Interessados em conhecer as últimas novidades do ramo de panificação, confeitaria e food service, um grupo de 16 empreendedores de Feira de Santana, Irará e São Gonçalo dos Campos participou da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos - Fipan 2017, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de julho, em São Paulo. 

   16. O Sebrae em Feira de Santana subsidiou e coordenou a viagem, oportunizando o acesso a novas técnicas, networking e parcerias comerciais na visita aos estandes da feira.

   17. Victor Oliveira, da Panificadora e Delicatessen Victor, em Irará, participa da feira desde 2009 e aprovou esta edição. “Participamos do evento sempre em busca de inovação, tendências e esse ano não foi diferente. A feira estava lotada. Encontramos opções para nossas demandas de aumento de produtividade e estamos em processo de negociação”, detalha o empresário. Ele relata também que conheceram algumas tendências na produção de pães como o uso das enzimas e fizeram visitas proveitosas.

   18. Já o empresário José Alves, que administra a Arte Pães, em Feira de Santana, esteve pela primeira vez no evento. “Pela dedicação de todos do Sebrae e pelos novos conhecimentos adquiridos, posso dizer que foi tudo muito bom e proveitoso”.

   19. No próximo domingo (6), a cidade recebe uma opção de lazer diferente, principalmente para os amantes dos móveis antigos, obras de arte e decorações retrô. A Feira de Arte e Antiguidades de Salvador realiza sua próxima edição na Praça Dois de julho, no Campo Grande, e reúne comerciantes, lojistas e expositores em um único espaço. 

   20. O evento, que conta com apoio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), começa às 9h e encerra às 16h.
 
   21. Com ações sendo realizadas desde o ano passado, essa será a 5° edição do projeto, que vem conquistando em pouco tempo uma legião de admiradores e frequentadores. O público pode esperar novidades, a exemplo de santos esculpidos detalhadamente e lojas de raridades que fazem parte de um universo que mistura história, cultura, curiosidades e muita personalidade. Será, portanto, uma opção de lazer que conquista a todas as idades, com entrada gratuita.

   22. (FEIRA): Familiares, artistas e intelectuais prestigiaram a inauguração do Espaço Cultural Marcus Moraes, na área externa do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, que será multiuso. O evento aconteceu na noite de quinta-feira, 3.

   23. Marcus Morares foi um dos artistas plásticos que atuou em muitos outros setores da cultura: foi ator, produtor e diretor de teatro, professor. Um agitador cultural. Um artista multifacetado. Morreu em 2009.

   24. “Marcus vai estar sempre presente no nosso dia-a-dia porque foi uma pessoa brilhante em todos os sentidos”, afirmou Mauro Moraes, seu irmão. “E esta homenagem o eterniza juntamente com a sua obra”.

   25. Os 10 anos do programa Todos Pela Alfabetização (TOPA), programa criado em 2007 para combater o analfabetismo e a pobreza na Bahia foram celebrados nesta sexta-feira, 04, na Assembleia Legislativa da Bahia. 

   26. Uma sessão especial de iniciativa da deputada estadual Neusa Cadore reuniu alunos, professores, coordenadores, supervisores e representantes de organizações sociais, como o Instituto Paulo Freire. A atividade contou ainda com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e ex-governador Jaques Wagner, responsável pela implantação do TOPA; do secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro; além dos ex-gestores da pasta Osvaldo Barreto e Adeum Sauer, bem como os deputados federais Afonso Florence e Robinson Almeida.

   27. Em 2007 quando o TOPA foi iniciado, a Bahia amargava um dos piores índices do Brasil em analfabetismo. Entre os adultos com mais de 40 anos a taxa era de 33,4% e caiu para 26,3% em 2013, de acordo com dados da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia).

   28. A TIM sai na frente novamente e é a primeira empresa do setor a oferecer chamadas ilimitadas para qualquer operadora em um plano controle. A companhia acaba de reformular seu portfólio neste segmento e, entre os novos benefícios, estão ligações à vontade para qualquer operadora do Brasil em algumas ofertas e mais internet, com pacotes de 2GB e 3GB. 

   29. As mudanças fazem parte da aposta crescente da TIM no pós-pago: a base de clientes da operadora cresceu 15% no segundo trimestre de 2017 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

   30. “O controle é a porta de entrada para o pós-pago e, cada vez mais, queremos incentivar a migração para esses planos dentro da nossa base, além de trazer novos clientes do mercado. Por isso, estamos reformulando o portfólio para oferecer o melhor custo-benefício e reforçar o posicionamento de inovação da TIM. 

   31. As novas ofertas – aliadas a nossa liderança na cobertura 4G no Brasil – permitirão a melhor experiência de uso para os consumidores brasileiros”, conta Daniel Cardoso, CMO da TIM Brasil.

   32. A Câmara Municipal concederá, na próxima segunda-feira (7), às 19h, o Título de Cidadão da Cidade do Salvador ao prefeito de São Paulo, João Doria. A proposição é de autoria do vereador Felipe Lucas (PMDB) e tem por intenção homenagear o gestor pelos “serviços prestados na promoção do carnaval baiano” no exterior.

   33. “Salvador registrou grande incremento do turismo justamente no período em que Dória esteve à frente da Embratur, na década de 1980. Ele ajudou a vender essa festa que é a nossa marca para o mundo”, justifica o vereador.

   34. (ILHÈUS) Um convênio assinado na manhã de hoje (4), no auditório do Centro Administrativo, no bairro da Conquista, em Ilhéus, pelo presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, oficializa dois acordos de cooperação técnica: o primeiro, para dar celeridade no processo e cadastramento biométrico e, o segundo, para que as escolas da rede municipal de ensino sejam integradas ao Projeto Eleitor do Futuro, voltado para a valorização da cidadania e que está sendo interiorizado pela Escola Judiciária Eleitoral.

   35. A solenidade contou com a presença de  dirigentes do TRE, representantes do judiciário e do Ministério Público, vereadores, secretários e servidores municipais. O prefeito Mário Alexandre destacou o papel do município no avanço da democracia e que este fortalecimento dá um novo impulso ao entendimento pleno do que seja cidadania. 

   36. “Com a descentralização do Poder Judiciário é permitido a gente aprender e dialogar, resultado de um trabalho sério, tendo como prioridades a educação, a saúde e segurança de nossos munícipes”, disse.