Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TEMER diz na Rússia que a Reforma Trabalhista vai passar no Senado

O prefeito ACM Neto assina nesta quarta-feira (21), às 9h30, a ordem de serviço para a execução de contenção da encosta localizada na Rua da França, s/nº, no bairro de Sete de Abril
20/06/2017 às 19:58
 MIUDINHAS GLOBAIOS:
  
   1. Em visita a Rússia, o presidente Michel Temer diz que está convicto da aprovação da Reforma Trabalhista que sofreu um revés, hoje, na Comissão de Assuntos Sociais. A matéria vai a CCJ e ao plenário.  Já o relatório parcial enviado pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal (STF) afirma que é possível concluir que o presidente Michel Temer aceitou vantagem indevida por intermédio do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures. Segundo o documento, Temer incorreu em crime de corrupção passiva.

    2. O resultado da votação da proposta de reforma trabalhista afetou a confiança do mercado financeiro na capacidade do governo de organizar a economia do país. O dólar saltou quase 1,5% e foi a 3,33 reais nesta terça-feira após a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado rejeitar o texto principal da reforma trabalhista.

    3. O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, fechou em forte baixa de 2,01%, aos 60.766,16 pontos.
  
    4. A senadora Lidice da Mata  comemorou a rejeição na Comissão de Assuntos Sociais (CAS)  do relatoria da reforma trabalhista, nesta terça-feira (20) e lembrou as atrocidades nele contidas. Ela frisou que o projeto afeta principalmente as trabalhadoras mulheres. Num tom firme, apelou aos senadores  para  não aprovarem o relatório:

   5.  “ Não manchem suas biografias aprovando essa iniquidade para salvar o mandato de Temer. Esta reforma trabalhista é um estatuto da destruição do valor do trabalho no Brasil, do valor da força de trabalho e do valor do trabalhador brasileiro”, acrescentou.
 
   6. A senadora também denunciou o uso indevido de recursos públicos pelo governo federal, que editou uma cartilha de “propaganda a favor da reforma, sem que ela (a reforma) seja lei, pois sequer foi votada no plenário do Senado.
 
   7. Durante os encaminhamentos da votação, Lídice também lembrou que “nenhum apoiador da reforma teve coragem de dizer que o projeto vai melhorar a vida dos trabalhadores”. 

   8. Ao encaminhar voto contrário ao relatório do projeto  pelo PSB, lembrou que a Executiva Nacional deliberou pela rejeição. E completou: “Este relatório da reforma trabalhista tem requintes de crueldade. Não dá para entender um projeto que prejudica as mulheres, as mães que estão amamentando e os trabalhadores em geral. 

   9. Só o requinte da perversidade permitirá que mulheres precisem negociar com o patrão seus 30 minutos para amamentar. Ou que os trabalhadores percam seus direitos amplamente conquistados. Na verdade, essa pseudo reforma de Temer vai precarizar ainda mais as relações trabalhistas no País. Por isso, votamos não aqui na CAS”, declarou a senadora baiana.
 
   10. Ao final dos debates, por 10 votos contrários e nove a favor, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado rejeitou o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre o projeto da reforma trabalhista (PLC 38/2017). Com a rejeição do relatório, foi colocado em votação e o voto em separado do senador Paulo Paim (PT-RS)  aprovado em votação simbólica para constituir o parecer da CAS.

   11.  Agora, este parecer segue para a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), onde será lido juntamente com o relatório aprovado na semana anterior pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), este outro favorável à reforma.
                                                                           ******
   12. O prefeito ACM Neto assina nesta quarta-feira (21), às 9h30, a ordem de serviço para a execução de contenção da encosta localizada na Rua da França, s/nº, no bairro de Sete de Abril (próximo ao supermercado Mix Bahia). A solenidade de assinatura do documento contará com a presença de diversas autoridades municipais, a exemplo do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo.

   13. Será investido neste local R$ 1.049 milhão, proveniente de recursos exclusivamente municipais. A encosta possui 30 metros de extensão e contará com 190m² de cortina atirantada. Através das obras, também será efetuada a recomposição da pavimentação da rua. Estima-se que 30 famílias da região sejam beneficiadas com a contenção.
   
   14. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, iniciou na semana passada, a ampliação da rede de abastecimento de água para localidades do distrito de Maria Quitéria, também conhecido como São José, em Feira de Santana. As intervenções serão desenvolvidas ao longo de três etapas, para assegurar maior regularidade e oferta de água para a região.
 
   15. Nesta primeira etapa, serão instalados 11 mil metros de rede e implantadas mais de 600 novas ligações de água, beneficiando os moradores do Loteamento Jardim do Eden e das localidades de Cajueiro I e II. As obras de extensão devem durar cerca de seis meses, com recursos da ordem de R$ 922 mil do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
   
   16. Dificil mesmo é a Embasa pagar o banner dos sites de Salvador.
   
   17. Os primeiros quatro mil estudantes das universidades públicas do estado inscritos no Programa Mais Futuro assinam, hoje (21), com o governo baiano, os termos de compromisso e recebem os cartões bancários para o recebimento do auxílio financeiro do programa, cujo lançamento ocorre hoje com a participação do governador Rui Costa, no Bahia Othon Palace, no bairro de Ondina.
 
   18. Foram inscritos 5.763 estudantes universitários, dos quais 4 mil foram selecionados nesta primeira etapa pelo Mais Futuro. O pagamento das bolsas será realizado a partir da primeira semana de julho.
   
    19. O projeto de lei que autoriza a doação de um terreno da  Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) para a  Universidade do Estado da Bahia (Uneb), cuja tramitação estava parada na Comissão de Comissão e Justiça há dois anos, foi aprovado na noite desta terça-feira (20), graças a forte mobilização interna por parte da deputada Luiza Maia (PT), atendendo a um pedido do reitor da Uneb, José Bites.

   20. "Começamos os diálogos para a cessão desde terreno em 2013. A Sudic concordou com a doação, o governo do estado concordou. Só faltava a Assembleia aprovar o Projeto de Lei (PL) do Poder Executivo e finalizar o trâmite, permitindo que a Uneb tome posse da área (situada em frente ao atual campus da universidade, em Camaçarie efetive a ampliação da oferta de cursos.

   21.  A aprovação deste projeto é uma mais uma vitória da educação superior, na Bahia", comemorou Luiza Maia, que foi relatora da proposição.
 
   22. Uma iniciativa da deputada Ivana Bastos pode colocar a região da Chapada Diamantina ainda mais em posição de destaque no estado. Através de Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia, a parlamentar quer criar o Dia da Chapada Diamantina, a ser comemorado dia 11 de abril.

   23. Na data, que passaria a fazer parte do calendário oficial do estado, seriam realizadas ações e atividades sustentáveis que promovam a história, cultura, artes, o ecoturismo e a educação ambiental nos municípios componentes da região. Com a aprovação do projeto, essas ações passariam a ser definidas em conjunto pelas secretarias estaduais de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.