Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FOGO NO MERCADO MUNICIPAL DE CAJAZEIRAS: Onde estava a Guarda da PMS?

Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 6 têm até o dia 28 de junho para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única
19/06/2017 às 18:55
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Causa estranheza que a Guarda Municipal de Salvador criada exatamente para proteger o patrimônio público da cidade - parques, jardins, escolas, mercados, etc - não estivesse de plantão no Mercado de Cajazeiras que foi particalmente destruido por um incêndio no final de semana, de domingo para segunda. 

   2. Ora, a GM tem um grande contigente, de vez em quando a Secom manda releases sobre seus feitos, especialmente na captura de animais selvagens - cobras, escorpiões, etc - e deveria estar presente no Mercado de Cajazeiras.
   
    3. Os permissionários ouvidos pela imprensa, hoje, afirmaram com bastante convicação duas situações: a primeira, de que, o incêndio tem característica de criminoso, uma vez que setores da comunicade não aceitam nada ordenado, organizado; e a segunda é de que faltam segurança e vigilância, especialmente vigilância.
   
   4. O que estamos observando, ultimamente, é que os homens da GM sumiram das ruas. Na época do governo JH, pelo menos duas duplas faziam rondas o dia todo na Avenida Centenário. Ainda nos primeiros anos do governo ACM Neto, primeiro governo, os GMS andavam por lá, Agora, desapareceram de vez. Na Praça da Piedade, idem; no Campo Grande, idem.
    
   5. Está na hora, portanto, de colocar esse pessoal pra trabalhar.
                                                                ******
   6. Salvador sedia, entre os dias 8 e 10 de agosto, a 1ª edição da Feira de Soluções para a Saúde, onde serão apresentados produtos e serviços voltados para o combate, prevenção, diagnóstico e tratamento da Zika, Dengue e Chikungunya. 

   7. A Bahia foi escolhida por concentrar experiências exitosas, a exemplo dos testes rápidos para diagnóstico das três doenças, que são produzidos e distribuídos pela Bahiafarma para todo o Brasil, permitindo o diagnóstico em até 20 minutos. Nos dois primeiros dias do evento, a programação contempla também o Seminário Internacional da resposta brasileira ao Zika vírus, organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e parcei
   
   8. O governador Rui Costa viaja, nesta terça-feira (20), para o município de Senhor do Bonfim, onde realiza, a partir das 11h, uma série de ações nas áreas de infraestrutura e agricultura familiar. O primeiro compromisso de Rui é a entrega da rodovia que liga o entroncamento da BR-407 até o distrito de Quicé totalmente recuperada. 

   9. Em seguida, Rui autoriza a construção de sistemas de dessendentação animal e a aquisição de equipamentos para a unidade de resfriamento de leite, no distrito de Quicé. 
   
   10. Em resposta ao deputado federal Paulo Azi (DEM), que em entrevista à rádio Metrópole criticou o governador Rui Costa, o deputado federal Jorge Solla (PT-BA) lamentou o que chamou de “ladainha eleitoral” da insistência na repercussão da pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas há mais de dez dias.

   11. “No fundo eles sabem que essa pesquisa é uma farsa. Se acham que estão bem, por que não antecipar a eleição? Quem tem medo do voto são eles, que não querem devolver ao povo o direito de escolha”, disse Solla, destacando que Rui se propõe a encurtar o próprio mandato, caso a direita concorde em antecipar as eleições gerais de 2018 para 2017, como propõe a bancada petista na Câmara.
   
   12. O deputado federal Félix Mendonça Junior (PDT-BA) se solidariza com a dor das famílias das vítimas do acidente de ônibus que deixou 11 pessoas mortas e 20 feridas. Entre os mortos está um bebê de dois meses. O capotamento do veículo aconteceu por volta das 4h desta segunda-feira na BR-251, próximo à cidade de Salinas, Nordeste de Minas Gerais.
  
   13. Com a proposta de sensibilizar os usuários da Estação da Lapa para o movimento de combate ao trabalho infantil, acontece nesta terça-feira, dia 20 de junho, das 9h às 14h, evento gratuito com oferta de serviços e atividades culturais no 1º piso do Terminal. 

    14. No stand montado serão disponibilizadas 25 senhas para a emissão da carteira profissional de trabalho para os interessados, que devem apresentar: documento oficial de identificação, CPF, comprovante de residência com CEP, comprovação do estado civil, que pode ser certidão de nascimento (se solteiro) ou de casamento e a carteira de trabalho antiga, caso tenha.

    15. A vereadora do município de Valente (BA), Mabel Amaral (DEM), acompanhou os trabalhos da Câmara de Salvador nesta segunda-feira (19). Na visita, Mabel, que é vice-presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB), foi recepcionada pelo presidente do Poder Legislativo da capital baiana, Leo Prates (DEM), e pelos vereadores Suíca (PT) e Alexandre Aleluia (DEM).
    
   16. A vereadora Marta Rodrigues (PT) disse que a suspensão da licitação das obras do BRT pela Justiça só corrobora as denúncias feitas por ela sobre a subjetividade, falta de informações concretas e de estudos para a idealização do projeto.  

   17. No entanto, ela pontua ainda problemas mais graves envolvendo o projeto: prevê a construção de quatro elevados somente no trecho 1, indo na contramão do que pregam arquitetos e urbanistas, prevê tamponamentos de rios e possui um valor exorbitante que destoa do que foi gasto com BRTs em outras capitais do país.
    
   18. A UNE caiu na mão do PCdoB. Agora é que vai ser atraso.
    
    19. O TCE entregou ao presidente da ALBA o parecer prévio das contas do governo Rui Costa, ano 2016, em meio eletrônico. Bacana.
   
    20. Os torcedores do Vitória foram às ruas nesta segunda vestidos de vermelho e preto diante da vitória do "Leão" em Recife.
    
    21. Nesta segunda não teve sessão ordinária na Assembleia. Acontece na terça apreciação inicial da LDO.
    
   22. O vereador Vado Malassombrado (DEM) visitou obras indicadas por seu mandato nos bairros de Vale dos Lagos e São Marcos.
   
    23. Os contribuintes que possuem veículos com placas de final 6 têm até o dia 28 de junho para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto, em cota única. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), existe ainda a opção do pagamento do IPVA em três parcelas, com o vencimento da primeira cota também no dia 28. Caso o contribuinte prefira pagar em cota única, sem desconto, a data limite é 31 de agosto.
   
    24. A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) firmou um importante convênio com uma das principais instituições de ensino da cidade, a Universidade Católica do Salvador (UCSal).

   25. A parceria reflete a preocupação e o investimento da ADEMI-BA na educação. Assim, o Termo de Cooperação Técnico-Pedagógico oferecerá aos associados, seus familiares e funcionários descontos de até 30% sobre o preço da mensalidade dos cursos presenciais de graduação e até 15% para os de pós-graduação, além de isenção na taxa de inscrição de vestibular de R$50,00 para aqueles indicados pela ADEMI-BA.