Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TEMER diz que vai processar JOESLEY por chamá-lo de chefe do crime

A Salvador Destination quer ampliar o número de congressos e eventos na capital baiana
17/06/2017 às 21:02
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Após reunir-se com o ministro da Justiça, o presidente Michel Temer afirmou neste sábado que vai processar o empresário Joesley Batista. Em comunicado, o peemedebista anuncia que na segunda-feira protocolará ações civil e penal contra o empresário e o acusa de contar “mentiras em série” e proteger seus “reais parceiros” de crime.

   2. “O presidente tomará todas medidas cabíveis contra esse senhor. Na segunda-feira, serão protocoladas ações civil e penal contra ele. Suas mentiras serão comprovadas e será buscada a devida reparação financeira pelos danos que causou, não somente à instituição Presidência da República, mas ao Brasil”, diz a nota. “O governo não será impedido de apurar e responsabilizar o senhor Joesley Batista por todos os crimes que praticou, antes e após a delação.”

   3. O comunicado de Temer foi motivado pela entrevista de Joesley à revista Época, em que o dono da JBS acusa o presidente de ser “chefe de organização criminosa”. “Temer, Eduardo, Geddel, Henrique, Padilha e Moreira. É o grupo deles. Quem não está preso está hoje no Planalto. Essa turma é muita perigosa”, disse Joesley à publicação.
                                                                                *****
   4. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso da defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) para que o pedido de prisão contra ele, apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), seja apreciado pelo plenário da Corte e não pela Primeira Turma.

   5. O advogado de Aécio, Alberto Toron, alegava que a análise do pedido de prisão é uma questão “da mais alta relevância e gravidade” e, portanto, deveria ser remetida ao plenário. Já Marco Aurélio entendeu que “o desfecho desfavorável a uma das defesas é insuficiente” para este deslocamento e manteve sua decisão anterior.

   6. Para facilitar ao usuário o acesso à informação, o Supremo Tribunal Federal (STF) disponibiliza em sua página na internet o serviço de emissão de certidões judiciais. Por meio do site, o interessado solicita a certidão que deseja mediante o preenchimento de formulário eletrônico, sem a necessidade de protocolar petição. São dois os tipos de certidões que podem ser solicitadas: on-line, emitidas automaticamente, e eletrônicas, enviadas posteriormente por e-mail ou retiradas presencialmente.

   7. A certidão de objeto e pé e a certidão de antecedentes para fins eleitorais são emitidas automaticamente. Esse serviço possibilita que advogados, partes no processo ou interessados não tenham que peticionar ou fazer qualquer requerimento para sua obtenção. O usuário ou qualquer interessado poderá validar a certidão no portal eletrônico do ST.

   8. Uma publicidade considerada irregular do Shopping da Bahia foi retirada por agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). O órgão informou neste sábado, 17, que a propaganda não tinha autorização para exposição.

   9. O shopping foi autuado e notificado. Segundo a Sedur, o empreedimento já tinha sido alertado para não exibir qualquer tipo de publicidade sem licença do município, conforme prevê a legislação. O shopping é reincidente.

   10. No início de junho, em sua passagem pela Alemanha durante a Feira Intersolar, em Munique, o superintendente de Promoção do Investimento, Paulo Guimarães, participou da assinatura de um memorando de entendimento para formação de uma Joint Venture entre a empresas baiana AN Solar e a alemã Kaco New Energy, uma das maiores produtoras de inversores de potência do mundo. 

   11. O documento dá seguimento às etapas que viabilizarão a futura instalação de uma fábrica de inversores no Estado da Bahia.
           
   12.  "Uma vez de posse desse documento, nosso próximo passo, que deve acontecer em julho, é assinar protocolo de intenções com a empresa AN Solar para implantação da fábrica de inversores com a tecnologia da alemã Kaco. 

   13. A Bahia passará a produzir um dos itens mais importantes dos módulos fotovoltaicos, que é composto do painel (vidro + célula), do "tracker" que faz o painel girar acompanhando o sol e do inversor de potência", afirma Guimarães.

   14. A Comissão de Agricultura da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), presidida pelo deputado estadual Eduardo Salles, vai realizar na próxima segunda-feira (19), às 9h, no Plenário da ALBA, uma audiência pública para discutir a Importância da Defesa Agropecuária na Bahia.
 
   15. O evento deve reunir a Comissão de Agricultura da ALBA, o colegiado da Casa, secretários estaduais e representantes do setor agropecuário. A proposta foi apresentada por Eduardo Salles, na última terça-feira (13), e aprovada por unanimidade durante a Comissão.
 
  16. Jornalistas ganharam um tempo extra para participar da edição 2017 do Prêmio Estácio de Jornalismo. As reportagens veiculadas no país entre 11 de junho de 2016 e 10 junho de 2017, que tenham o Ensino Superior como tema central, poderão ser enviadas até o dia 25 de junho de 2017. 

   17. Cada concorrente poderá inscrever até 5 (cinco) reportagens. A premiação irá distribuir R$ 125 mil para as melhores matérias do ano produzidas sobre o tema.
 
   18. As reportagens poderão ser inscritas por meio do site www.premioestaciodejornalismo.com.br. Além de cadastrar as informações sobre as reportagens, é possível fazer o upload dos arquivos das matérias pela plataforma de inscrição online. O processo é seguro e rápido.

   19. A Salvador Destination quer ampliar o número de congressos e eventos na capital baiana. De olho nesse filão, promove um Networking Cocktail para 50 dirigentes de associações de classe do Estado com o objetivo de apresentar as novidades da cidade e sua infraestrutura para eventos, convencendo-os a realizar seus congressos em Salvador. 

   20. O encontro, que acontece na próxima terça-feira, 20/6, às 19 horas, no Fiesta Bahia Hotel, contará com a presença do secretário Cláudio Tinoco, da Secretaria municipal de Cultura e Turismo (Secult), parceiro do evento. 

   21. Em uma pesquisa de satisfação feita em 22 delegacias de Salvador, 64% dos cidadãos entrevistados classificaram o atendimento como bom e ótimo. Elaborado pelo Conselho de Qualidade do Serviço Público (Conquali), o levantamento ouviu 6.174 pessoas que foram atendidas nas unidades policiais da capital, entre setembro de 2016 e janeiro de 2017.

   22. A pesquisa avaliou itens como instalações físicas das delegacias, atendimento prestado pelos policiais, limpeza, acessibilidade, tempo de atendimento, prestação de informações, dentre outros assuntos. O grau de confiança no levantamento é de 95%. O Conquali é um comitê formado por representantes de seis órgãos estaduais, capitaneado pela Secretaria da Administração, criado para avaliar a qualidade da prestação do serviço público.